Últimas indefectivações

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

7.º de "Ouro" !!!

O Célio Dias conquistou hoje de forma brilhante o 7.º lugar no Campeonato do Mundo de Judo (absoluto), que está a decorrer no Rio de Janeiro, na categoria de -90Kg.
Para quem não sabe o Célio tem 20 anos, no Judo ainda é considerado Júnior. Tem poucas competições internacionais como Sénior, e no ranking Mundial, iniciou este Mundial no 104.º lugar !!!
No primeiro combate derrotou por Ippon, o Egipcio Hatten Abd El Akher, 16.º no ranking Mundial, Campeão Africano!!!
No segundo combate, venceu por Yuko, o Russo Grigorii Sulemin, 5.º no ranking Mundial !!! O Russo 'desrespeitou' o Célio e lixou-se, ficou com uma cachola monumental no final!!!
No terceiro combate, derrotou o Ucraniano Valentyn Grekov, 17.º no ranking Mundial !!! Combate bem gerido, com um Waza-ri que 'enganou' o árbitro - inicialmente tinha marcado Waza-ri ao Uraniano!!! -, teve que ser a Mesa a rectificar a decisão, isto a pouco mais de 30 segundos do final. Emocionante. Mas fiquei logo com a impressão que o Célio estava a ficar muito cansado...
No quarto combate - Quartos-de-final -, perdeu para o Russo Kyiril Denisov, uma das estrelas da modalidade. Até começou bem, com um Yuko para o Célio, mas o Russo, ao contrário do compatriota Sulemin, levou o combate a sério, e com ataques muito fortes e constantes, deu a volta ao resultado, e ganhou por Ippon... Mas fiquei claramente com a impressão que foi o cansaço o principal adversário do Célio, que nos combates anteriores tinha gerido muito bem as advertências e neste combate rapidamente ficou carregado de 'amarelos'!!!
No quinto combate, na repescagem para o Bronze, o Célio não conseguiu derrotar o Sueco Joakim Dvarby, 64.º no ranking Mundial!!! Provavelmente o adversário mais acessível de defrontou em toda a competição!!! Mas o cansaço e a descompressão emocional, no intervalo entre as sessões, acabou por trair o Célio, sendo derrotado por Ippon.
Mesmo assim, depois da desilusão com a Telma, o Célio provou hoje que no futuro próximo vai estar nas grandes decisões. Sem lesões, poderá fazer 3 ciclos Olímpicos ao mais alto nível. Naquela que é provavelmente a categoria de peso, mais 'prestigiante', competitiva, e com os atletas mais espectaculares. O Célio, conjuntamente com o seu conhecido Húngaro Toth (terminou em 5.º) de também 20 anos, foram as grandes surpresas do dia...
Ainda existe muito espaço para evolução, o Célio foi inteligente, ganhou vantagem no início dos combates e soube aguentar sem fazer 'anti-jogo', no futuro terá que atacar mais, mas demonstrou uma maturidade rara para a idade... Muitos Parabéns.

Figoríficos

"1. Ao Madaleno nunca se conheceu um emprego. É o Destino. Há quem se mate a trabalhar para ganhar a vida e juntar umas côdeas para deixar aos filhos. Outros escravizam-se para nada economizar e para comer mal e porcamente as sobras alheias. E há quem se limite a cruzar as mãos sobre a barriga e a fazer rodar os polegares. Ao ritmo da sua própria preguiça.
2. O coronel Aventino Teixeira era um homem curioso. Curioso e divertido. Durante anos fomos amigos. E seríamos ainda se não tivesse a infeliz ideia de morrer. Do Madaleno dizia sempre o seguinte: «O azar dele foi o Pedroto não perceber nada de electrodomésticos. Senão ainda tinha ficado rico». Referia-se à falência de uma loja de frigoríficos...
3. Nunca gostei de gente que não trabalha. E de gente que vive à conta da especulação ávida de negócios dos quais nunca correr o risco de tirar prejuízo e dos quais vai retirando os seus gananciosos lucros. É bem mais fácil gerir uma loja de jogadores de bola do que uma de frigoríficos.
4. Tenho a certeza de que o Aventino Teixeira diria, hoje em dia, que o azar do Madaleno é o Pedroto não perceber nada de imobiliárias. Se bem que também estou convencido de que gerir imobiliárias seja mais complicado do que gerir lojas de máquinas de lavar. Lave cada uma delas aquilo que lavar... Por mim, lavo daí as minhas mãos.
5. Em duas jornadas, o Porto já beneficiou de dois «penalties». Já só faltam vinte e oito..."

Afonso de Melo, in O Benfica

Mais uma Final

Mais uma Final para o João Ribeiro, nos Mundiais de velocidade que estão a decorrer em Duisburgo. A dupla com o Emanuel Silva está a resultar. Desta vez no K2 500m os Portugueses, começaram nas eliminatórias por fazer um 3.º lugar, para no final da tarde, nas Meias-Finais terem ficado em 2.º, qualificando-se assim para a Final... tal como aconteceu na véspera no K2 1000m.
A Joana Vasconcelos, participou desta vez sozinha em K1 200m, e qualificou-se para as Meias-Finais, ficando em 3.º lugar na sua eliminatória.
Amanhã, Sábado, será um dia dedicado às Finais.

PS: Estes resultados, provam que afinal o Pimenta podia perfeitamente estar concentrado no K1, e o Emanuel com o João Ribeiro podiam representar a Selecção nos grandes Campeonatos dignamente no K2. É impressionante como Portugal, um País onde os talentos com nível Mundial são tão poucos, e mesmo assim, conseguimos abdicar deles de forma perfeitamente absurda, com guerrinhas de capelas...!!!
Tanto o Fernando Pimenta como a Teresa Portela são dos melhores atletas Portugueses de todos os tempos, e estão fora do Mundial !!! Que luxo !!!
No Triatlo vivemos uma situação parecida, com os dois melhores atletas nacionais em conflito com a Federação. Felizmente ainda não foram excluídos da Selecção, mas já faltou mais...!!!

Objectivamente (Gil e Benfica TV)

"No rescaldo das duas primeiras jornadas deste campeonato - detesto chamar-lhe Liga, faz-me recordar coisas muito tristes desde que tomou conta do futebol português - notava-se alguma ansiedade na equipa e nos adeptos.. As responsabilidades de ganhar e jogar bem são a essência do grande SLB. Nós sabemos. Mas penso que a vitória sobre o Gil Vicente da forma como foi conseguida teve o condão de virar TUDO a nosso favor.
Era esse o «clique» que faltava para o arranque da época. A ignição pode ter vindo tarde, mas veio! E aí está o que o Glorioso precisava para entrar na via do triunfo!
Triunfal tem sido também o caminho traçado pela Benfica TV quer na sua reformulação, quer na qualidade que tem mostrado desde que se tornou canal premium com as transmissões dos jogos em directo. Para já de assinalar a grande vitória nas audiências de fim de semana ao bater a concorrente SportTV, dando-lhe um share de 5,5% correspondente a 168.300 espectadores, mais 200.000 que a concorrente no jogo Porto-Marítimo!
Para o ainda «bébé» BENFICA TV, é uma vitória estrondosa que dá forte ânimo a toda a estrutura de comando do Canal Benfica e que entusiasma quer os espectadores quer todos os que trabalham com tanto empenho no Canal do SLB. É bonito vê-los crescer e ganhar batalhas que ainda não há muito tempo pareciam impossíveis.
Mérito à perspicácia e saber do presidente LFVieira que demonstrou estar dentro da razão quando decidiu acabar com o monopólio da SportTV.
Quando logo no arranque o Canal Benfica consegue 150.000 assinantes espalhados por todo o Mundo e vê a sua transmissão por 35 países das Américas, Europa e África ultrapassar em audiências e rigor de informação o mais experiente canal desportivo português, é sinal de que muito em breve o Canal Benfica irá triplicar os assinantes e o sucesso será ainda maior!
De recordar que a Benfica TV transmite jogos dos campeonatos da América latina, Inglês, etc. e que não tem apenas assinantes sócios ou adeptos do SLB, o que lhe dá ainda mais credibilidade. Esta é a primeira grande vitória deste campeonato."

João Diogo, in O Benfica

Entre linhas

"Eu, leigo na matéria da leitura táctico-técnica das basculações ofensivas e outras ‘freitaslobices’ que tais, muito tenho ouvido os especialistas da dita perorarem sobre as dificuldades do nosso Benfica em jogar ofensivamente “entre linhas”. Aparentemente, do padecimento desta maleita resulta um cataclismo de muitas outras que leva a que especialistas em futebol perorem horas a fio.
Um dos antídotos para essa maleita parece estar a ser colocado em prática pelo FCP (o tal da “estrutura perfeita” a malhar também em delegados da Liga). A forma como o FCP joga ofensivamente entre as linhas defensivas do adversário parece-me ter ficado clara na última jornada da época passada (com o Paços de Ferreira), quando o solícito árbitro Hugo Miguel transformou tudo o que era espaço entre a linha de meio-campo e o começo da grande área em zona passível de grande penalidade a favor do clube das viagens Calheiros-Amorim.
Deste tipo de aproveitamento do espaço “entre linhas” muitos se parecem ter aproveitado, inclusivamente, aquele que, à época, era treinador do Paços, uma vez que agora é ele quem beneficia da “inovação” táctica. Aliás, esse conceito táctico teve de tal forma o apoio, conivência e incentivo dos opinadores de serviço e de bolso que, logo na segunda jornada do actual campeonato (contra o Marítimo), o diligente árbitro Jorge Ferreira decidiu aproveitar o tal espaço “entre linhas” e marcar a grande penalidade da ordem a favor do clube que, a julgar pelas escutas do Apito Dourado, costuma dar essas ordens.
Assim, o conceito de jogar “entre linhas” ganha uma nova dimensão e quem estiver atento fica a saber que, para o clube da “estrutura perfeita”, jogar “entre linhas” é aplicar a táctica de beneficiar dentro das quatro linhas dos jogos feitos nas margens e à margem das ditas."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Bati no fundo como adepto

"Imagino ter festejado o segundo golo contra o Gil Vicente, num jogo em casa, contra um modesto adversário, como o meu Pai festejou a vitória por 5-3 contra o Real Madrid na Final da Taça dos Campeões Europeus. Domingo passado Lima foi o meu Eusébio e Markovic o meu Coluna. Eu sei que é muito mau sinal. Não nego as evidências mas de facto foi assim.
O Benfica não pode passar por estes sufocos. No entanto há duas coisas que me distinguem dos insuportáveis comentadores do politicamente correcto: primeiro gosto de ver jogadores zangados quando perdem, gosto até de ver que estão descontrolados e fazem asneiras próprias de quem queria muito ganhar. Eu não culpo Cardozo de nada. Ele, como eu, queria ganhar a Taça de Portugal e por ter perdido fez asneiras em claro descontrolo. Irritava-me mais ver jogadores a rir depois de perder.
Segundo, gostei de ver a forma como se festejou a vitória contra o Gil Vicente, havia chama, havia alma, havia autenticidade nos festejos. Eles (jogadores), como nós (adeptos) querem ganhar. Isso cria união e afectividade. Não houve exagero nos festejos do passado domingo, houve sentimento, por muito que alguns funcionários de clubes que comentam tenham ficado com muita azia. É assim que gosto, é assim que quero. 
O sorteio da Liga dos campeões é uma oportunidade para ajuste de contas. Ao Benfica saiu em sorte um Olympiakos que nos goleou há poucos anos e do qual poderemos obter desforra. O histórico Anderlecht com quem temos a velha final de 83 atravessada. Do poderoso Paris Saint-Germain é uma oportunidade para a minha filha se vingar do pai, porque há dois anos me pede para ir a Paris!
Desportivamente será muito difícil o jogo de Paris, vamo-nos ver gregos em Atenas, sendo Bruxelas o chocolate mais doce deste sorteio."

Sílvio Cervan, in A Bola

Que jogo!...

"1. Era bem importante o Benfica-Gil Vicente do passado domingo. E os nossos adeptos responderam da melhor forma: na pior fase da equipa nos últimos anos, estiveram no Estádio mais de 37 mil. A equipa, essa, foi inexcedível em força de vontade, em garra, mas perdulária por demais. Tantos golos falhados! Tantas bolas baliza aberta (ou quase) desperdiçadas! Ao intervalo já poderíamos ter o jogo resolvido com dois ou três golos marcados. E quando se constroem as oportunidades de golo que tivemos, não se pode falar em má exibição. Má foi a actuação na Madeira, onde foram escassas as oportunidades. Neste jogo falhámos no mais fácil (e importante), na concretização. A segunda parte foi mais do mesmo: oportunidades criadas, oportunidades falhadas. Desesperante.
Depois, veio o falhanço do Maxi e o golo do Gil Vicente, que quase não incomodou o nosso guarda-redes ao longo de todo o jogo. O falhanço daquele que menos merecia falhar, dada a sua entrega de sempre. Os minutos corriam e nova derrota (mas imerecidíssima) parecia inevitável. Até que, já nos descontos, se fez finalmente justiça e se 'vingaram' (de forma bem limitada, claro) os azares dos descontos do final da época passada. Acabou por ser uma vitória saborosa e que pode ter sido importantíssima na viragem de uma fase menos positiva do nosso futebol. Amanhã, sábado, em Alvalade, vamos confirmá-lo, espero...
2. Jorge Jesus afirmou que se vai bater pelo fecho do mercado de transferências a 31 de Julho, no fórum de treinadores da UEFA, onde irá estar presente. Faz bem. E, a propósito disso, gostaria de saber a opinião do presidente da Federação, Fernando Gomes, sobre o assunto (nunca o ouvi falar disso nem me lembro que lhe tenha sido posta a questão). E mais: se ele alguma vez levantou o problema junto das instâncias internacionais ou se já tentou, junto de outras federações da dimensão da nossa, uma posição conjunta sobre o tema. Continuo a pensar que é um escândalo o que se passa: os campeonatos dos vários países a decorrerem, as competições da UEFA já iniciadas (embora em fases preliminares) e empresários e clubes a negociarem jogadores. Até quando? A UEFA fala em 'fair play' financeiro (ainda não vi nada de novo...) mas continua a permitir (ela e a FIFA) este 'regabofe' de transferências fora de horas... com algumas federações, até, a prolongá-lo por mais alguns dias. Até quando?"

Arons de Carvalho, in O Benfica

Luisão e a terapia de grupo

"Confesso que até gostei da reacção do nosso capitão quando se dirigiu aos adeptos reprovando-lhes, por gestos, os assobios. Finalmente, temos terapia de grupo!

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol está preocupado com a Benfica TV. Esta temporada o canal do Benfica assegurou a transmissão dos jogos do campeonato inglês e passa a transmitir todos os jogos do Benfica disputados no Estádio da Luz.
Não é com a transmissão dos jogos do campeonato inglês que Fernando Gomes está apreensivo, o que se compreende. A Inglaterra é a terra do fair-play, é tudo gente séria e aprumada.
O problema é que tal como a Inglaterra é a terra do fair-play, Portugal é a terra da verdade desportiva, coisa completamente diferente. E o presidente da FPF não pode deixar de estar, por inerência de cargo, sempre aflito não vá a verdade desportiva descambar. 
Segundo algumas consciências, a última segunda-feira terá sido um dia mau para a verdade desportiva. Foram divulgadas as medições das audiências televisivas e soube-se que a transmissão do Benfica-Gil Vicente na Benfica TV bateu a transmissão do Vitória de Setúbal FC Porto na Sport TV. Ambos os canais funcionam por subscrição livre do público, é importante não esquecer.
As declarações de Fernando Gomes ao Diário Económico sobre a questão dos direitos televisivos foram amplamente divulgadas na net no mesmo dia. Para o presidente da FPF trata-se de «uma situação que não é normal». E levantou uma questão premente o ex-vice-presidente do FC Porto sobre os «constrangimentos» de um «canal próprio», reconhecendo que, ele próprio, ainda não tem «traquejo» nem «experiência» para concluir «se isso pode ter algum tipo de implicação que condicione a verdade desportiva».
Lá está, justamente, a nossa velha amiga verdade desportiva.
Fernando Gomes, que era vice-presidente do F.C. Porto à época da investigação policial do Apito Dourado, é a figura desprevenida quem o senhor António Araújo, o da «fruta para logo à noite», solicita bilhetes para «as três deusas» que quer levar consigo ao futebol. Tudo isto é lamentavelmente público graças ao YouTube.
Com o traquejo até então adquirido, o então vice-presidente do FC Porto, actual presidente da FPF hoje preocupado com «a verdade desportiva» posta em causa pela Benfica Tv, diz simplesmente ao empresário que suba «ao 14.º andar» para tratar do assunto em causa.
- É daquele assunto que falámos, não é? - pergunta Fernando Gomes, prudente e avisado, ao senhor Araújo das três deusas.
- É, é - responde prontamente o senhor Araújo.
Ouvindo-o responder à solicitação do sr. Araújo, quase dez anos depois da gravação dessa conversa, não parece ter ficado muito preocupado com as três deusas o actual presidente da FPF. Certamente porque não viu ali nada que, tal como a Benfica TV ameaça presentemente vir a fazer, pudesse «ter algum tipo de implicação que condicione a verdade desportiva».
E com certeza que não teve implicação nenhuma. Deusas são deusas, gente bendita, e logo três…
Já a Benfica TV pode vir a tornar-se num perigo público e com isso todos os cuidados são poucos não vá a verdade desportiva fenecer ou mesmo falecer. E isso seria uma grande tragédia.
Como benfiquista, constato com satisfação que o actual presidente da FPF não apoia inequivocamente a Benfica TV.
As situações normais resolvem-se no 14.º andar, é verdade. Mas sendo esta uma situação anormal, falta traquejo a Fernando Gomes. Assim é que é bonito.

POR estes dias perguntam-me muito nas ruas se estou zangada com Luisão. Na verdade, não estou. Talvez por uma questão de educação, da minha educação, não da educação do Luisão.
Comecei cedo a frequentar o estádio da Luz na companhia do meu avô e sempre o ouvi dizer, quando as coisas não nos corriam bem e o público protestava, que assobiar um jogador do Benfica era mais feio do que cuspir na sopa e tão feio como bater na mãe. Foi uma coisa que me ficou.
É dele que me lembro sempre que ouço, na Luz, o público dirigir os seus protestos contra um ou outro jogador ou mesmo contra a equipa toda. Não me considero uma benfiquista exemplar, longe disso, e nunca tive grande paciência para as estéreis e intermináveis discussões que envolvem recurso ao benficómetro, o ainda não inventado aparelho que medirá a devoção dos benfiquistas bons, dos benfiquistas maus e dos benfiquistas assim-assim, entre os quais voluntariamente me incluo.
Por isso, é com todo o à-vontade que falo. E confesso que até gostei da reacção do nosso capitão quando, assegurada a vitória épica sobre o Gil Vicente, se dirigiu desabridamente aos adeptos reprovando-lhes, por gestos, os assobios a Maxi Pereira que, ao contrário do benficómetro que ainda não foi inventado, conseguiu inventar sozinho o lance que resultaria no golo do Gil Vicente lançando a Luz ao desespero.
Se me perguntam se, nesse preciso momento fatal do uruguaio, me levantei do meu lugar em aplausos piedosos a Maxi Pereira, porque é dever apoiar a equipa nos bons e nos maus momentos, terei de responder que não, não me levantei. Francamente, não sou pessoas de extremos.
Mas sou quero ser crente. Antes do jogo com o Gil Vicente perguntava-me que tipo de prodígio, que tipo de milagre poderia vir a salvar o Benfica doente que todos conhecemos desde Maio último. Portanto, naturalmente, quis acreditar que era aquilo o prodígio sonhado quando vi, no espaço de minuto e meio, o golo de Markovic a empatar o jogo, o golo do Lima a ganhar o jogo, o beijo do mister no Mini Pereira, os abraços dos demais jogadores e, finalmente, os gestos de Luisão para a bancada.
Olha, finalmente, tempos sessão de terapia de grupo! Foi nisto que pensei. E continuei tranquilamente a ver o jogo que, como estarão recordados, terminou logo a seguir.
Volto a dizer que o Benfica terminou doente a última temporada e todo o longo tempo do defeso foi apenas a continuação dessa mesma doença sem que nada de visível fosse feito para curar o doente, embora milhares de especialistas tivessem dado as suas opiniões clínicas. Houve até uma maioria de especialistas que, considerando que o mal estava na cabeça e não nas pernas, descurou o assunto pensando, à moda antiga, que os males da cabeça se tratam com banhos de mar. Ideia errada.
A questão é que o mal é mesmo na cabeça. É um desatino o que se tem visto em campo desde o início da pré-temporada. Um desatino que se continuou a ver no Funchal e que se voltou a ver no final da tarde de domingo, na Luz, até ao momento em que Markovic fez o primeiro golo do Benfica.
Depois o doente acordou e, como por milagre, voltou à vida activa envolvido numa aura de inesperado esplendor. Segue-se o jogo com o Sporting, em Alvalade, ocasião que será fabulosa para testar no doente, ou no ex-doente, os efeitos da tão celebrada sessão de terapia de grupo.
No sábado se verá.

O Rio Ave e o Estoril voltaram em excelente plano ao futebol a sério. Duas vitórias em dois jogos é o balanço do arranque da época para as equipas de Nuno Espírito Santo e de Marco Silva. Ora aqui estão dois que não perderam a embalagem.
Já o Paços de Ferreira que foi a enorme sensação do último campeonato começa agora a ser sensação por não conseguir ganhar um jogo. Soma duas derrotas nas duas primeiras jornadas da prova e até acabou, imerecidamente, goleado pelo Zenit de São Petersburgo no jogo da primeira-mão do play-off de acesso à Liga dos Campeões.
Como se não bastasse, tem agora um adversário impossível pela frente. Nem mais nem menos do que o campeão nacional. O FC Porto vai no domingo a Paços de Ferreira, campo de boa memória porque foi lá que, na época passada, selou o título.
O jogo é em Paços de Ferreira, não é? Ou é no Dragão?"

Leonor Pinhão, in A Bola

O caminho para a Luz !!!

É verdade, o sorteio podia ter sido pior, mas também podia ter sido melhor !!! Acho mesmo, que o grupo deste ano, é mais difícil do que o do ano passado!!! Se o Barça é mais forte que o PSG, parece não existir dúvidas - pelo menos vamos ter a bola nos pés!!! -, mas numa comparação directa, acho que o Olympiakos é mais complicado do que o Celtic, enquanto o Anderlecht tem uma valor colectivo idêntico ao Spartak de Moscovo. Não queria viagens longas, e pelo menos esse desejo foi concedido...
Vai ser muito importante vencer os jogos em casa - como é sempre -, e será provavelmente decisivo o jogo em Bruxelas... onde apesar de muitos Benfiquistas nas redondezas, o ambiente será bastante adverso, e o relvado no final de Novembro deverá ser pedra, ou lamaçal!!! Mas vencendo na 1.ª volta, os Belgas e os Gregos na Luz, tudo ficará mais fácil...
17/09 - Benfica - Anderlecht
02/10 - PSG - Benfica
23/10 - Benfica - Olympiakos
05/11 - Olympiakos - Benfica
27/11 - Anderlecht - Benfica
10/12 - Benfica - PSG

Será fácil desvalorizar os nossos adversários, aliás isso já se tornou numa tradição... mas nós Benfiquistas, não devemos entrar na onda:
- O PSG tem um plantel de fazer inveja a qualquer um. Daquela equipa que nós eliminámos em 2012, praticamente não sobra ninguém. E não foi fácil nessa altura, aliás o jogo da Luz foi mesmo muito complicado. Vamos ter muito apoio em Paris? É verdade. Mas não será como em 2012. Pois neste momento, os Parisienses acreditam na equipa, eu sei que os Benfiquistas vão tentar comprar bilhetes destinados aos Franceses, mas não será 50/50 como foi em 2012.
Só alguns nomes para avivar a memória: Thiago Silva, Alex, Maxwell, Marquinhos, Van der Wiel, Ménez, Thiago Motta, Verrati, Pastore, Lucas, Cavani, Maurice, Lavezzi, e Ibrahimovic. Além de jovens como o Digné, ou o Rabiot...
- O Olympiakos é o crónico Campeão Grego dos últimos anos, acreditando nas palavras do Juju, é a aproximação mais fiável dos Corruptos na Grécia: compra tudo!!! Não sei com que fruta, mas compra tudo...!!! É fácil treinadores e jogadores terem sucesso neste Clube, pelo menos internamente. É verdade que apesar do domínio total interno, na Europa não têm conseguido resultados de relevância, mas em casa, com um ambiente super-agressivo conseguem sempre bons resultados. Com o Quique levámos 1-5 em Atenas, recordo-me do jogo, foi um jogo estranho, já que até entrámos bem, mas cada vez que os Gregos rematavam, era golo, creio mesmo que os primeiros 5 remates foram golo, só depois é que remataram mais duas vezes e a bola não entrou... a arbitragem foi a esperada. Quando jogam fora, costumam jogar na expectativa, em puro contra-ataque, e no passado, no antro Corrupto, já conseguiram vencer!!!
Obviamente que os nomes Roberto e Saviola vão ser muito falados, por razões diferentes - creio que o Roberto não tem sido titular... -, mas o Paulo Machado, Leandro Salino e até o Pablo Contreras são velhos conhecidos...!!!
Plantel vasto com vários nomes conhecidos: Carroll, Roberto, Contreras, Maniatis, Papadopoulos, Torres, Salino, Machado, Ibagaza, Weiss, Campbell, Saviola, Djebbour, Mitroglou, Fuster, Dominguez...
- O Anderlecht nos últimos anos tem andado afastado dos grandes palcos, mas recordo que neste momento a Selecção Belga é uma das mais fortes da Europa. Pessoalmente acho mesmo que em termos de profundidade de plantel, neste momento só a Espanha, a Alemanha e a França tem tantos jogadores de qualidade como a Bélgica. Sendo que alguns desses internacionais jogam aqui. Vai-se recordar a Final da Taça UEFA na Luz nas antevisões, mas acho que devemos recordar é a derrota por 0-3 em Bruxelas recentemente. Num jogo curiosamente, onde até podíamos ter saído a ganhar, com o Carlitos - actualmente no Estoril - a falhar alguns golos, e depois acabámos a perder, com uma equipa do Anderlecht provavelmente inferior a esta!!!
Alguns nomes: Gillet, Vandem Borre, de Zeeuw, Milivojevic, Fede Vico, Tielemans, Vargas, Mitrovic, Suarez, Cyriac, Achempong, Alvarez...


Adenda: Recordo que esta época, também vamos ter uma Champions em Juniores, os adversários são os mesmos, e neste caso vamos defrontar 3 boas escolas. Com um Nacional de Juniores muito pouco competitivo nesta 1.ª Fase, os nossos jovens tem aqui uma excelente oportunidade para evoluírem...



Não faz mal nenhum sentirmos orgulhosos pelo Estádio da Luz ter sido escolhido para receber a Final da Champions deste ano. Não é um título - tenho que dizer isto, antes que me acusem de mau-Benfiquismo!!! -, mas é um privilégio. Não entro em loucuras, a equipa do Benfica não tem qualquer obrigação em chegar à Final. Aliás se o Benfica por acaso fosse à Final e perdesse, aí é que o Jesus seria crucificado, empalado, e imolado, tudo a respirar...!!! Passar aos Oitavos-de-final é o objectivo, depois conforme o Sorteio logo se vê...!!!

Numa analise rápida aos outros grupos, tenho que destacar a tremenda 'vaca' do Mourinho, e o tremendo azar do Wenger!!! Quando vi o Marselha - a equipa mais acessível do Pote 2 - a sair ao Arsenal, ainda pensei que seria um grupo fácil, mas depois nos Potes 3 e 4 saíram as duas favas: Dortmund e Nápoles!!! Prevejo também dificuldades para o Manchester United... Estou curioso, para saber se o Givanildo vai estar lesionado quando jogar com o fornecedor da amarelinha!!!
Grupo A:
Manchester United
Shakhtar Donetsk
Bayer Leverkusen
Real Sociedad

Grupo B:
Real Madrid
Juventus
Galatasaray
Copenhaga

Grupo D:
Bayern Munique
CSKA Moscovo
Manchester City
Viktória Plzen

Grupo E:
Chelsea
Schalke 04
Basileia
Steua Bucareste

Grupo F:
Arsenal
Marselha
Dortmund
Nápoles

Grupo G:
Corruptos
Atlético de Madrid
Zenit
Austria de Viena

Grupo H:
Barcelona
AC Milão
Ajax
Celtic