Últimas indefectivações

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

7.º de "Ouro" !!!

O Célio Dias conquistou hoje de forma brilhante o 7.º lugar no Campeonato do Mundo de Judo (absoluto), que está a decorrer no Rio de Janeiro, na categoria de -90Kg.
Para quem não sabe o Célio tem 20 anos, no Judo ainda é considerado Júnior. Tem poucas competições internacionais como Sénior, e no ranking Mundial, iniciou este Mundial no 104.º lugar !!!
No primeiro combate derrotou por Ippon, o Egipcio Hatten Abd El Akher, 16.º no ranking Mundial, Campeão Africano!!!
No segundo combate, venceu por Yuko, o Russo Grigorii Sulemin, 5.º no ranking Mundial !!! O Russo 'desrespeitou' o Célio e lixou-se, ficou com uma cachola monumental no final!!!
No terceiro combate, derrotou o Ucraniano Valentyn Grekov, 17.º no ranking Mundial !!! Combate bem gerido, com um Waza-ri que 'enganou' o árbitro - inicialmente tinha marcado Waza-ri ao Uraniano!!! -, teve que ser a Mesa a rectificar a decisão, isto a pouco mais de 30 segundos do final. Emocionante. Mas fiquei logo com a impressão que o Célio estava a ficar muito cansado...
No quarto combate - Quartos-de-final -, perdeu para o Russo Kyiril Denisov, uma das estrelas da modalidade. Até começou bem, com um Yuko para o Célio, mas o Russo, ao contrário do compatriota Sulemin, levou o combate a sério, e com ataques muito fortes e constantes, deu a volta ao resultado, e ganhou por Ippon... Mas fiquei claramente com a impressão que foi o cansaço o principal adversário do Célio, que nos combates anteriores tinha gerido muito bem as advertências e neste combate rapidamente ficou carregado de 'amarelos'!!!
No quinto combate, na repescagem para o Bronze, o Célio não conseguiu derrotar o Sueco Joakim Dvarby, 64.º no ranking Mundial!!! Provavelmente o adversário mais acessível de defrontou em toda a competição!!! Mas o cansaço e a descompressão emocional, no intervalo entre as sessões, acabou por trair o Célio, sendo derrotado por Ippon.
Mesmo assim, depois da desilusão com a Telma, o Célio provou hoje que no futuro próximo vai estar nas grandes decisões. Sem lesões, poderá fazer 3 ciclos Olímpicos ao mais alto nível. Naquela que é provavelmente a categoria de peso, mais 'prestigiante', competitiva, e com os atletas mais espectaculares. O Célio, conjuntamente com o seu conhecido Húngaro Toth (terminou em 5.º) de também 20 anos, foram as grandes surpresas do dia...
Ainda existe muito espaço para evolução, o Célio foi inteligente, ganhou vantagem no início dos combates e soube aguentar sem fazer 'anti-jogo', no futuro terá que atacar mais, mas demonstrou uma maturidade rara para a idade... Muitos Parabéns.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!