Últimas indefectivações

sábado, 31 de agosto de 2024

Vermelhão: Bola de neve negativa!

Moreirense 1 - 1 Benfica


Existe uma coisa que o Schmidt não se pode queixar: da atitude dos seus jogadores! Se por exemplo, nos tempos do Lage, muitos de nós, ficámos com a ideia que havia jogadores a 'fazer a cama' ao treinador (mesmo que isso tenha sido desmentido por todos os envolvidos...), desta vez isso não está a acontecer! Os jogadores estão a dar tudo, mas nada corre bem... com muito ansiedade pelo meio, e precipitação

O Roger pode-se queixar da falta de eficácia, mas o nosso sistema ofensivo é confuso, afunilado e deixa quase sempre os jogadores em zona de remate, 'fora de posição', desenquadrados com a baliza...

Defensivamente, o momento mais perigoso, é a nossa 1.ª fase de construção, com a bola muitas vezes nos defesas sem opções seguras de passe! As melhores oportunidades do Moreirense, foram passes errados, perfeitamente evitáveis...

Nos primeiros minutos da 2.ª parte, jogámos bem, criámos perigo, mas quase sempre na base da pressão alta... quando o adversário fez uma substituição para 'encaixar', deixámos de criar perigo! A nossa construção ofensiva é lenta e previsível...

Algumas notas de 'esperança': o Barreiro foi o nosso melhor jogador; o Renato entrou bem: curiosamente errou os dois primeiros passes, mas depois foi o melhor no 2.º tempo, provando que com mais ritmo, pode ser importante, mas num papel mais cerebral, fazendo circular a bola, e não fazendo as cavalgadas que estávamos habituados no início da sua carreira...

O Di Maria na 1.ª parte voltou a ser o nosso jogadores mais desequilibrador, mas os passes falhados em zonas proibidas, também apareceram... O gelo no tornozelo é um mau sinal!

O Prestianni também tem um potencial enorme, a 'fome' pelo remate agrada-me, mas neste momento, ainda não tem consistência para ser titular. Rollheiser, o Kokçu ou o recentemente contratado Amdouni são melhores opções!

O mais estranho disto tudo, é que temos plantel (a narrativa da falta de investimento é absurda...), houve muitas alterações, mas o potencial existe! E fica sempre a ideia que estamos a 'pormenores' de acertar com a dinâmica! Pessoalmente, tenho defendido que a entrada do Rollheiser para '8' pode ser decisiva (e hoje numa posição mais ofensiva também entrou bem...), mas com as boas indicações do Renato, até pode ser que o Renato seja a solução... mas depois, quando chegamos aos últimos 15 metros, temos que ter melhores opções de posicionamento e de passe...


Inacreditável como mais uma arbitragem anti-Benfiquista vergonhosa está a ser 'invertida'!!!
Mais uma vez, critério absurdo nos Amarelos, em prejuízo do Benfica e mais uma vez, absurdo o critério nas faltas marcadas ao Benfica: mais de metade simplesmente não existem!!! Qualquer tentativa dum jogador do Benfica usar o físico, ou 'meter o pé' dá falta contra... Este 'critério' condiciona o jogo do início ao fim!!! Ao contrário vale tudo: por acaso o fanático Vasco Santos, viu a falta sobre o Barreiro no golo anulado... mas no golo validado ao Moreirense, no início da jogada também existe uma falta sobre o Bah, mas como o Benfica ficou com a bola (para a perder logo de seguida...), o VAR não pode intervir...
- Penalty do Fabiano: o lance não é igual ao do Sporting em Faro, neste existe um cruzamento, com a bola a partir a mais de 20 metros, com o defesa 'sozinho' sem oposição. Sim, a bola bate na relva, mas o posicionamento do corpo, é claramente uma 'parede' para evitar que a bola fugisse... e até mexe ligeiramente o braço, quando percebe que o ressalto na relva foi traiçoeiro.
Em Faro, dois jogadores lutaram pela posição, com a bola a ressaltar inesperadamente na perna do Sportinguista e a desviar para o braço, que não estava a tentar fazer volumetris...
- Golo bem anulado ao Moreirense... o pisão é claro, e até me parece que existe fora-de-jogo mais à frente...
- Penalty sobre o Barreiro: a falta sobre o Barreiro é clara: joelho contra joelho, desnecessário mas claro! A única dúvida é a Mão na Bola do Leonardo: Cruzamento, o Leonardo tenta chutar a bola, a bola parece raspar na perna, mas depois vai ao braço do nosso avançado! Braço que estava a ser agarrado pelo defesa segundos antes... Aqui não existe volumetria, porque o objetivo era chutar a bola... Sim, o ressalto acabou por ser favorável ao Benfica, mas isso não é critério. Recordo que em cruzamentos, só quando os braços estão levantados acima da linha do ombro, é que existe recomendação para marcar sempre falta...

Até tinha uma boa imagem do César Peixoto, mas hoje não resistiu, e no final caiu na tentação de se queixar da arbitragem, num jogo onde foi beneficiado, numa situação que contra outro adversário, nunca se atreveria!!!

Paragem para as Seleções, desta vez, com menos Internacionais do que é costume, normalmente seria uma boa altura para integrar as contratações recentes, e melhorar os mecanismos, mas muito sinceramente tenho muitas dúvidas... Parece que a paciência, até do Rui Costa, está a esgotar-se!!! É verdade que com o Mercado, as lesões, e o regresso atrasado dos Internacionais do defeso, ainda não jogámos com o 11 mais forte, o Amdouni tem tudo para ter um impacto importante na equipa, o Renato ou o Rollheiser podem mudar a forma de jogar da equipa, mas a esperança é pouca... Se continuarmos a 'repetir' os resultados da última época, não vamos lá!

PS: A saída do Morato foi oficializado hoje. Jogador com muito potencial, mas com falhas de concentração em praticamente todas as partidas... Boa sorte para Inglaterra!

Vitória em inferioridade...


Benfica 2 - 1 Torrense
Prieto, Lund


Mais de 80 minutos a jogar com 10, após a expulsão da Carole, mesmo assim, marcámos dois golos e acabámos por vencer! Final feliz, mas com muito sofrimento depois do Torrense ter reduzido para 2-1, aos 71' e ainda com a lesão da Christy a poucos minutos do fim, que deixou o Benfica a jogar com 9 contra 11!!!

Aliás, a lesão da Christy deixa-me muito preocupado, temos as nossas melhores jogadoras no estaleiro, e como se viu hoje todos os jogos vão ser complicados...

5 minutos: Diário...

Zero: Mercado - Harder, Jair, Morato

Terceiro Anel: Diário...

Zero: Tema do Dia - Sorte ou azar? O destino português na Europa

El Mítico #100 - Entrenadores y jugadores españoles en la Historia del SL Benfica

Vencer


"O destaque desta edição da BNews é o desafio do Benfica em Moreira de Cónegos, hoje às 20h15.

1. Somar três pontos
Roger Schmidt mostra-se confiante para o encontro desta noite: "Estamos bem preparados, temos muita motivação para continuar a jogar um bom futebol e vencer. É o que queremos fazer e estamos prontos para isso. Queremos mostrar a nossa atitude e motivação neste jogo."

2. Amdouni é jogador do Benfica
O avançado internacional suíço Zeki Amdouni, que na época passada representou o Burnley da Premier League, reforça o plantel às ordens de Roger Schmidt.
"Estou muito feliz. É uma honra vestir esta camisola. O Benfica é um clube muito grande, que deve lutar por títulos todos os anos. Sempre consegui marcar golos. Esse é também o meu lado instintivo e que também quero trazer para a equipa", refere.

3. Adversários na Liga dos Campeões
Já são conhecidos os 8 adversários do Benfica na Liga dos Campeões, a qual estreia um novo formato.

4. Chamadas internacionais
António Silva é um dos eleitos por Roberto Martínez, Bah está convocado pela seleção da Dinamarca e Leandro Barreiro faz parte da convocatória da seleção luxemburguesa. André Gomes, Samuel Soares e Tomás Araújo integram a chamada dos Sub-21 portugueses. Trubin (Ucrânia), Otamendi (Argentina) e Pavlidis (Grécia) também estarão ao serviço das seleções dos seus países.

5. Objetivo: penta
A equipa feminina de futebol do Benfica dá o pontapé de saída da Liga BPI frente ao Torreense, hoje às 19h30, no Benfica Campus. Filipa Patão salienta que "estão reunidas as condições para ser um excelente Campeonato, e para nos obrigar a ser melhores do que fomos anteriormente. A equipa está preparada".

6. Futebol de formação
A equipa B joga no domingo, às 14h00, no reduto do Feirense. No sábado, os Sub-19 recebem o Tondela (17h00) e os Sub-17 são os anfitriões do Vitória de Setúbal (11h00).
Os Sub-23 ganharam, por 5-0, ao Portimonense. Os Sub-19 venceram, por 1-0, ao Lusitânia.
Nas mais recentes convocatórias das seleções nacionais jovens, constam muitos jogadores do Benfica: 9 nos Sub-19; 3 nos Sub-18; 8 nos Sub-17; 8 nos Sub-15.

7. Começa a pré-época
A equipa de hóquei em patins do Benfica já trabalha com vista à nova temporada, apesar das muitas ausências de jogadores ao serviço das seleções. Pedro Henriques afirma que "esperamos estar nas decisões e conquistar o máximo de títulos".

8. Em busca do tetra
Começa a temporada oficial do andebol feminino, com duas deslocações para o Campeonato Nacional (Colégio de Gaia, sábado às 17h00, e CJ Almeida Garrett, domingo às 16h00). O treinador Luís Monteiro aborda o plantel, a pré-época, o início das competições e os objetivos da equipa.

9. Renovações e reforços
Sidney Brown junta-se às campeãs nacionais de basquetebol feminino, que continuam a contar com Raphaella Monteiro, Artémis Afonso, Isabela Quevedo e Leonor Peixinho.

10. Morreu uma glória do Benfica
Adolfo Calisto, que representou o Benfica em 311 jogos (incluindo particulares) de 1966 a 1975, contribuindo para a conquista de 6 Campeonatos Nacionais, 3 Taças de Portugal e 4 Taças de Honra, e esteve ligado durante vários anos ao futebol de formação benfiquista, faleceu aos 80 anos."

João Mário apagado da história do Benfica


"Depois de Neves, Neres e Rafa, mais um campeão de há pouco mais de um ano está prestes a deixar a Luz. Neste caso, pela porta pequena...

No Benfica, apesar de certas memórias terem elevadíssimo valor, há algo muito mais precioso e que Eriksson soube sublinhar com excelência. «Aqui, no Benfica, há que ganhar pelo menos um título por ano!», disse em abril passado o saudoso treinador sueco, que nos deixou no início da semana e cujo legado ficou gravado para sempre nos corações dos benfiquistas por conta dos três títulos de campeão em cinco anos nas águias.
Os mesmos três títulos que Jorge Jesus conquistou, embora tenha necessitado de mais uma época (seis, no total) para igualar a proeza de 'Sir' Sven. No caso de JJ, porém, a saída direta para o Sporting levou, literalmente, a um apagão na memória encarnada - literalmente, porque, na fotografia dos então bicampeões, o Benfica apagou mesmo a imagem de Jesus da foto gigante da megastore.
Foi em 2015, o ano em que, dias mais tarde, também a foto de Maxi Pereira foi recortada e... enforcada, isto depois de o lateral rumar ao FC Porto.
Mais recentemente, foi a vez de Schmidt, campeão amado num ano e derrotado e odiado logo no seguinte, num sentimento que persiste nesta sua terceira temporada na Luz.
E, agora, é João Mário a cair no olho do furacão do ativismo virtual das redes sociais mais visitadas por adeptos encarnados, que não perdoam ao antigo sportinguista os aplausos irónicos com que respondeu aos assobios de que foi alvo no momento em que foi substituído no duelo contra o Casa Pia, a 17 de agosto, tendo seguido diretamente para o balneário.
João Mário quer agora sair, seguindo os passos de Neres, Neves e Rafa. E também ele está destinado a ser apagado, mesmo tendo sido campeão pelo Benfica.

Notas finais de cá e de lá
1. Parabéns ao ideólogo desta nova Liga dos Campeões. Vêm aí grandes jogos!
2. Parabéns ao SC Braga pela chegada à Liga Europa e, sobretudo, ao V. Guimarães pela inédita (e brilhante) qualificação de equipa lusa para a Liga Conferência.
3. Notável arranque de Kika Nazareth no Barcelona, com um golo e duas assistências nos primeiros dois jogos de pré-temporada. Já há, até, quem comece a apontá-la à Bola de Ouro. Depois de Eusébio, Figo e Ronaldo, porque não Kika?"

ESPN: Futebol no Mundo #375 - Juve forte em campo e no mercado, Dani Olmo brilha na estreia

Rabona: Cancelo...

BolaTV: Ana Catarina...