Últimas indefectivações

sábado, 20 de julho de 2019

Uma antiga paixão

"No dia 20 de Julho de 2019, 50 anos após da chegada do Homem à Lua, chega o jogador que promete levar os Benfiquistas aos céus.
Carlos Vinicius, um antigo amor do clube, assinou pelo Benfica até 2024. Uns chamam a transferência de "valores exagerados e desnecessária", outros dizem que foi uma "boa compra". Aqui explicamos tudo.

Valores da transferência
O ponta de lança chega do Nápoles (estava emprestado ao Mónaco) por 17 milhões de euros, 3 milhões a menos que RDT, sendo assim a 3ª transferência mais cara do clube (apenas atrás de Raúl Jiménez e de RDT) e uma das mais caras do futebol português.

Números do jogador
Na última época, o brasileiro jogou a primeira metade no Rio Ave tendo realizado 14 jogos e marcado 8 golos. Na segunda metade da época foi emprestado ao Mónaco e em 16 jogos (3 a titular) marcou 2 golos e fez 1 assistência.

Mais um jogador no lote dos avançados
O brasileiro tem uma grande capacidade física, é rápido e como, a isto, alia uma boa capacidade técnica e grande finalização, encaixa como uma luva a ponta de lança, daí ser na teoria uma boa contratação.

Porém, neste defeso saíram do clube João Félix e Jonas e entraram RDT, Cádiz e agora Vinicius, três jogadores completamente diferentes dos que saíram. Por um montante de 17 milhões, é de esperar que seja aposta e isto só faz sentido com a saída de um dos pontas de lança, daí a transferência ser um pouco desnecessária, já que temos jogadores competentes para essa função até porque no 4-4-2 de Bruno Lage, só vai jogar um ponta de lança de cada vez.
O mais indicado seria Vinicius jogar com um jogador do estilo de Chiquinho ou Taarabt a segundo avançado, pois este tem maior capacidade de atacar a profundidade do que recuar no campo para vir buscar jogo às entre linhas.
Resta-nos esperar para ver como Bruno Lage vai gerir tanta qualidade ao longo da época."

Carlos Vinícius realiza o sonho e reforça o Benfica!

"Carlos Vinícius é o quinto reforço do SL Benfica para atacar a temporada 2019/2020! Aos 24 anos, foi contratado em definitivo ao Nápoles por 17 milhões de euros. Assinou contrato por cinco temporadas, até 2024, com a cláusula de rescisão fixada em 100 milhões, informou o clube à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O ponta de lança brasileiro regressa a Portugal, depois de ter representado o Real SC (2017/2018) e o Rio Ave FC (2018/2019), antes de ser emprestado ao Monaco, onde jogava até se mudar de novo para o futebol português.
Formado no Santos e no Palmeiras, iniciou a carreira profissional em 2016 no também clube brasileiro Caldense. Antes de chegar a Portugal por empréstimo, representou o Grémio Anápolis em 2017. Nesse percurso, começou por chamar as primeiras atenções. Até concretizar, em Julho desse ano, o sonho de jogar na Europa! Ao serviço do Real SC, na Segunda Liga, o camisola 95 – número que partilhou no Nápoles e Rio Ave – foi o segundo melhor marcador da competição com 19 golos, tendo apontado mais um na Taça da Liga. Totalizou 39 jogos. Mas não foi suficiente para salvar o clube da descida de divisão (terminou na última posição).
Seguiu-se o Nápoles. Fez a pré-temporada e saiu de imediato. Não vingou. Foi de novo emprestado, desta vez ao Rio Ave, onde na Primeira Liga, adquiriu os minutos e a experiência que precisava. Num patamar de maior exigência, foi o melhor marcador dos vila-condenses em toda a época, com 14 golos em 20 partidas. Três deles aos três grandes, curiosamente!
As boas prestações e o destaque que mostrou levaram-no, em Janeiro, para o Mónaco, onde cumpriu a segunda metade da época. E, de novo, emprestado pelo Nápoles! Pela terceira vez na curta e já promissora carreira! Com o regressado Leonardo Jardim no comando, estreou a camisola 11 e foi utilizado por 16 vezes. Continuou a marcar golos. Desta vez, foram mais dois.
No final da época, o mercado de transferências coincidiu com o namoro com o Benfica, onde chega na segunda metade de Julho. Em declarações à BTV, Vinícius afirma que é “um sonho realizado”. Por se tratar da terceira temporada em Portugal, mostra-se conhecedor da realidade que vai encontrar. Já conhece o inferno da Luz enquanto adversário e desta vez irá vivê-lo enquanto jogador das águias. Esta consciencialização torna-se um factor importante para se adaptar ao campeão em título, onde pretende ser mais um para ajudar a cumprir os títulos e os objectivos para a nova temporada.
Quem já privou com Carlos Vinícius aponta-lhe características que podem ser mais-valias para um clube grande como o Benfica: além da potência muscular, aliada à forte estrutura (1,90 cm e 86 kg), tem vindo a transformar a capacidade de remate, pressiona e desequilibra bem, é explosivo e agressivo, domina o um para um, o controlo e a progressão com bola. Daí resultaram muitos dos golos que marcou ao longo da carreira.
Como já foi referido, é ponta de lança, embora começasse por jogar a médio centro no Brasil. Mas as características que apresentava assemelhavam-se mais a um homem forte no ataque, pela forma habilidosa como ganhava a bola e arrancava para a baliza, deixando os oponentes para trás.
Constitui uma aposta de futuro e o valor que o Benfica pagou por ele, bem como a cláusula de rescisão, provam isso mesmo. Como é óbvio, a pressão não podia ser maior. Sendo um clube campeão, cujos objectivos passam por revalidar os títulos e ganhar outros tantos, as expectativas são muitas. Por isso, para um reforço, a adaptação tem de ser mais rápida. O que não duvido, dado o método de trabalho de Bruno Lage e restante equipa técnica. A este nível, adequa-se ao sistema táctico do setubalense, que privilegia o ataque organizado, que resulta na maior parte das vezes em contra-ataque e/ou ataque rápido. Sendo ponta de lança, Vinícius mais facilmente pende para um dos corredores, onde habitualmente recupera as bolas e estabelece um trajecto rápido para chegar às redes adversárias. O Benfica pode e certamente vai explorar essa vertente, que Vinícius irá intensificar sempre que for chamado.
Mas não nos esqueçamos da forte concorrência para a posição, onde existem mais três opções para um, eventualmente dois lugares no onze-tipo (Seferovic, Raul de Tomas e Cádiz – que deve ser emprestado), o que pode influenciar o tempo e a forma de utilização. Ao que tudo indica, o brasileiro será a terceira opção no ataque, sendo mais provável o espanhol e o suíço alinharem de início. A não ser, no entanto, que Lage adapte Vinícius para segundo avançado ou para um dos corredores, visto que também se sente confortável nessa posição. Se o mercado significar as saídas de Cervi, Zivkovic e eventualmente Jota, sobrarão Caio Lucas, Pizzi, Rafa e Chiquinho. E, mesmo assim, a concorrência volta a ser forte!
É certo que, com Lage, os jogadores têm utilização regular desde que o provem nos treinos. A chegada de Vinícius significa isso mesmo: a prova de que realmente vai constituir um ponto forte no Benfica. Caso contrário, voltará a não vingar e os 17 milhões poderão significar uma perda significativa de dinheiro quando se trata de uma aposta que, sendo de futuro, é para aplicar de imediato. Mas sou positivo e acredito que Carlos Vinícius será uma grande mais valia para o Benfica versão 2019/2020. Tem é de fazer por isso! E o trajecto, esse, não será nada fácil!"

Carlos Vinícius

"Chega ao Benfica um ponta de lança com muita facilidade na zona de finalização, maioritariamente com o pé esquerdo.
A chegada de Vinícius e de Rau de Tomas é um uprade no que concerne à capacidade finalizadora do homem mais avançado dos encarnados. Mas, terão os dois capacidade para jogar em conjunto, isto é: Terão nível e competência para mais do que na zona de finalização ajudarem a equipa a criar e a chegar a essa mesma zona de finalização?
Dúvida a ser esclarecida nos próximos tempos.
Eis Carlos Vinícius na “cara do golo”:

"

Fernando Redondo, in Lateral Esquerdo

Benfica no Feminino

"Na última temporada, o Sport Lisboa e Benfica teve equipas femininas nos principais desportos colectivos, tornando-se num caso único em Portugal e quiçá no mundo inteiro. Assim alcançara mais um marco na história do clube, mostrando-se como um clube ecléctico e capaz de promover o desporto feminino em Portugal.
Nesta época que foi história para as nossas "desportistas de salto alto", irei aqui fazer um pequeno balanço do desempenho de cada uma das principais equipas femininas do Benfica e um ponto da situação do estado actual.

Futebol
O principal feito da nova temporada foi a criação de uma equipa de futebol feminino pela primeira vez na história do clube. Começando a competir na Segunda Divisão, foi feito um investimento estratosférico na equipa que lhe permitisse lutar pela conquista da Taça de Portugal. O objectivo foi cumprido com a equipa a conseguir a subida de divisão sem quaisquer dificuldades, mas o ponto alto seria mesmo a conquista da "Prova Raínha", eliminando o SC Braga (que conquistou a Liga BPI e a Supertaça) nas meias-finais e derrotando o Valadares Gaia na final por 4-0. Como se não bastasse, o futebol feminino ainda ganharia todas as provas nos escalões de formação (sub-15, sub-17 e sub-19). Foi claramente uma entrada a todo o gás.
Para a nova época já foram feitas algumas alterações no plantel. Saíram as brasileiras Rilany (fim da carreira) e Ana Alice e as portuguesas Filipa Rodrigues e Jassie Vasconcelos. Chegaram a canadiana Cloé Lacasse e as jovens portuguesas Lúcia Alves, Catarina Amado, Ana Seiça e Adriana Rocha. Carlota Cristo, Evy Pereira, Darlene Souza, Beatriz Carneirão e Ana Rita Lopes (Tita) já renovaram contrato.
Este Verão também fica marcado pela mudança no comendo técnico, com João Marques a ser substituído pelo antigo jogador do Benfica Luís Andrade, que já integrava a estrutura da secção como Secretário Técnico. Vai também ser criada uma equipa B para competir na Segunda Liga.

Futsal
Na última temporada deu-se continuidade à hegemonia no futebol feminino, com a equipa a ganhar tudo o que havia para ganhar a nível nacional pela terceira época consecutiva, ficando ainda em terceiro lugar no Torneio de Desenvolvimento da UEFA.
A nova época fica já marcada pela saída do treinador Bruno Fernandes. O Treinador que liderou a equipa para este domínio nacional será substituído por Pedro Henriques, que passou pela equipa masculina como treinador de guarda-redes e treinador-adjunto. De saída também estão as atletas Bety Delgado, Cláudia Costa e Ana Mendonça. Destaque ainda para a promoção das juniores Marta Costa (guarda-redes) e Beatriz Marques (fixa). As restantes atletas renovaram contrato.

Hóquei em Patins
Para não variar, a equipa orientada por Paulo Almeida voltaria a ganhar tudo internamente só com vitórias, enquanto na Liga Europeia, a equipa seria eliminada nos quartos-de-final pelo CP Voltregà. A época ficaria ainda marcada pela participação na Taça Intercontinental em Dezembro do ano passado, onde a equipa perderia nas meias-finais contra a equipa argentina do Concepción por 4-3.
A nova época fica marcada pela entrada do Sporting CP na modalidade, clube para o qual vão as gémeas Lopes. De saída está também a espanhola Aina Arxé para o CP Voltregà, bem como Sandra Coelho e Raquel Abreu. Também já foram garantidas as contratações da guarda-redes Margarida Brandão e da avançada Sofia Contreiras, da internacional espanhola Marta Piquero e ainda o regresso da internacional chilena Maca Ramos após um ano em Espanha. Maria Vieira, Inês Vieira, Marlene Sousa, Andreia Leal e Maria Sofia Silva renovaram contrato.

Basquetebol
O basquetebol feminino também voltou à actividade recentemente, tendo regressado à primeira divisão em 2013/2014. No entanto, ao contrário do futsal e do hóquei, a equipa não tem tido sucesso desportivo, não tendo ainda conquistado qualquer título desde então. Isto acontece porque o projecto não tem qualquer sustentabilidade e solidez, sendo que todos os anos a estrutura base da equipa é alterada.
O melhor conseguido até ao momento foi a chegada à final da Taça da Federação em 2016/2017 e a chegada às meias-finais do play-off da Liga Feminina em 2017/2018. Nesta última temporada, houve mudança de treinador, com André Cardoso a ser substituído por Isabel Ribeiro dos Santos. O plantel sofreu ainda duas alterações nas jogadoras estrangeiras durante a época. A equipa chegaria aos quartos de final do play-off, sendo eliminada pela equipa açoriana do União Sportiva.
Para a nova época, o clube já anunciou a saída da capitã de equipa Joana Ramos, as renovações de Dora Duarte e Mariana Silva e as contratações de Joana Soeiro e Josephine Filipe, oriundas do União Sportiva, clube que ganhou três dos últimos cinco campeonatos na modalidade.

Andebol
O andebol feminino foi mais uma modalidade que regressou na última temporada, com a equipa a começar na Segunda Liga. Depois de ter feito o pleno na fase da Zona Sul, na Fase de Promoção, a equipa disputou o acesso à primeira divisão taco-a-taco com o ABC e o AC Ílhavo. A tão desejada promoção chegaria já no último jogo, onde a equipa orientada por Ana Rita Sobral derrotaria o AC Ílhavo por 36-30. Na Taça de Portugal, a equipa seria eliminada na segunda eliminatória pelo Colégio de Gaia, clube que se sagraria campeão nacional.
Apesar de ter poucos anos de existência na sua história, o Benfica é o segundo clube mais titulado no andebol feminino, estando apenas atrás do Madeira SAD.

Voleibol
O voleibol está associado a um dos períodos mais dourados do desporto feminino do Benfica, com a mítica "Equipa das Marias", que conquistou nove campeonatos entre 1966 e 1975. Mais de vinte anos depois, o Benfica voltou a ter uma equipa de voleibol feminino, que iria começar na Terceira divisão. 
A equipa orientada por Nuno Brites (ex-adjunto de José Jardim na equipa masculina) fez o pleno na Terceira divisão, vencendo os jogos todos na competição por 3-0, alcançando a subida sem quaisquer dificuldades. Na Taça de Portugal, seriam eliminadas na segunda eliminatória pelo CD Aves da Segunda Liga por 3-0, o que mostra que terão de se fazer alterações na equipa para conseguir lutar por mais uma subida na próxima época.

Pólo Aquático
Apesar de não estar englobada na matriz do futebol e das modalidades de pavilhão, não posso deixar de mencionar o pólo aquático feminino, que tal como o futebol, o futsal e o hóquei, fez o pleno a nível interno: campeonato, Taça de Portugal e Supertaça.
Fundada em 2014, o pólo aquático feminino é uma modalidade completamente ignorada pelo clube, com o investimento a sair do bolso dos seus responsáveis. Nestes cinco anos, a equipa já conquistou três Taças de Portugal e na última temporada conseguiu finalmente a conquista do campeonato, acabando com a hegemonia do Clube Fluvial Portuense."

Notícia falsa

"O Sport Lisboa e Benfica esclarece que é falsa a notícia que dá conta do interesse do Clube nos serviços do jovem jogador Gonçalo Cardoso do Boavista.
Mais se esclarece que nunca foi nem vai ser feita a apresentação de qualquer proposta junto do Boavista ou empresa que representa o jogador em causa, a Gestifute, para a sua aquisição, pelo que a notícia hoje publicada pelo suplemento “Sport” do “Correio da Manhã”, sob o título “Ex-assessor do Benfica leva central para a Luz”, é totalmente falsa nos pressupostos e também nos elementos supostamente envolvidos em algo que nunca existiu."

“Governo quer medalhas e não controlar o doping. Fui afastado por ser amigo de Carlos Alexandre. Secretário de estado é próximo de Sócrates”

"Em entrevista ao "Record", Rodrigo Jóia, Ex-presidente da ADoP diz que foi afastado por razões políticas e que lança suspeitas sobre o número de medalhas conquistado nos Jogos Europeus de Minsk. "Está tudo bem, está tudo em família"

O antigo presidente do organismo que combate o doping em Portugal garantiu, em entrevista ao Record, que algo se passa no desporto português, lançando suspeitas sobre o número de medalhas conquistadas pelos atletas nacionais nos Jogos Europeus de Minsk. Além disso, Rodrigo Jóia insinua que foi afastado do cargo e substituído por Manuel Brito por razões políticas: é amigo do juiz Carlos Alexandre e o secretário de estado da Juventude e do Desporto era próximo do engenheiro José Sócrates.

O Afastamento
“Não traga o dr. Carlos Alexandre para esta situação, porque ele já é perseguido o suficiente pelo facto de ser um homem sério e corajoso. Em Portugal os homens sérios, corajosos, que combatem a corrupção e que enfrentam lóbis são perseguidos e não reconduzidos. Mas, claro, tenho de acreditar que haja ligação e que esta seja uma destas. O secretário de Estado era o presidente da Movijovem e a ligação dele ao eng. Sócrates e ao Grupo Lena é publicamente conhecida. Mas quero acreditar que o primeiro-ministro nada sabe disto. Porque tenho dele a ideia de que, se soubesse, isto levava uma volta… Acredito que [António Costa] não pode saber, porque isso era dar razão a quem diz que era o segundo ministro do eng. Sócrates. Por isso, acredito que vai demitir o ministro da Educação e o secretário de Estado do Desporto. Se assim não for, como dizia um vizinho meu há pouco tempo e um pouco na brincadeira, um pouco a sério: como há dias nacionais para tudo, o primeiro-ministro podia criar um dia a favor da corrupção”.

As Medalhas de Minsk
“Competência e sucesso no combate ao doping são coisas que algumas pessoas não querem. E o que o Governo quer são medalhas como as de Minsk [Portugal conquistou 15 medalhas nos Jogos Europeus] e não a ‘chatice’ do combate ao doping. E hoje não, porque ainda tenho muito para contar e isto deve ser bem digerido, mas na altura certa direi por que é que o COP tem a Secretaria de Estado do Desporto na mão. Agora está tudo bem, está tudo em família, mais medalhas, menos controlo. Esta promiscuidade entre o secretário de Estado, o COP e esta ADoP faz-me recordar o escândalo de doping na Rússia, que levou à proibição dos atletas russos de competirem internacionalmente. Isto não é só o que é, mas também o que parece. Esta promiscuidade é muito grave para o desporto português”.

As Amostras Roubadas
“Percebi que queriam roubar as amostras do Benfica e do Sporting e denunciei-o à PJ; denunciei ao MP a falsificação do caso [do ciclista] Rúben Almeida, quando a FPC do vice-presidente do COP, Artur Lopes, o queria absolver e a ADoP, sob a minha presidência, lhe aplicou oito anos de suspensão; denunciei ao MP o caso de Caminha, quando o ministro e o secretário de Estado, alegadamente, disseram que há instituições que estão acima da lei. O resultado de tudo isto foi que não fui reconduzido. Isto é um sinal claro do Governo para qualquer dirigente da Administração Pública: caso esteja perante uma situação de corrupção, não a deve denunciar. Essa situação [das amostras do Benfica e do Sporting] está em segredo de Justiça, pelo que não posso adiantar muito sobre isso.""

Golo...

Palavras...

Benfiquismo (MCCXXXVII)

Posses!!!

Ainda Jonas...

Desejos e delírios

"É bom ler, rir e guardar as declarações dos comentadores de outros emblemas. Vão dar boas gargalhadas durante a época.

Nesta fase da época, aconselho os benfiquistas a leram essencialmente os comentadores clubísticas afectos a outros emblemas. Na silly season futebolística, são a parte mais divertida do verão. Atrapalhados com a realidade, confundem os sonhos, os desejos e os delírios de forma muito engraçada. É bom ler, rir e guardar porque vão dar boas gargalhadas durante a época. Eu já tenho boas recortes guardados.
O Benfica venceu por números pesados a Académica num treino no qual o resultado não tinha importância alguma mas deixou indicadores interessantes. Percebeu-se o que quer Bruno Lage e, mais ainda, tudo aquilo que ainda falta que a equipa faça, para estar no nível pretendido pelo treinador.
Perin, se estiver recuperado de todas as suas limitações físicas, é um excelente guarda-redes mas isso não invalida que Odysseas Vlachodimos tenha deixado de ser uma solução segura e que garante tranquilidade. O grego entrou na segunda parte em Coimbra e demorou um minuto a fazer a melhor defesa de todo o jogo. Qualidade e soluções nunca são de mais.
A partida (anunciada) de Salvio não causa grande dano desportivo, mas é justo referir que o argentino tinha uma característica rara, pois quanto maior era a qualidade do adversário melhor era o seu desempenho em campo. Os grandes jogos de Salvio com o manto foram, na sua maioria, contra adversários de grande valia. A saídas de Luisão na época passada e de Salvio e Jonas esta época baixam os níveis de maturidade e experiência desde Benfica.
Chiquinho parece confirmar tudo o que se esperava dele, um jogador muito interessante e parece ser de total acerto a sua contratação. Raul de Tomas, mesmo sem jogar ao seu melhor nível fez dois golos em meia parte, parece haver razões para esperar coisas boas desde novo avançado.
Este torneio de prestígio internacional em que o Benfica participa nos Estados Unidos dará uma noção mais clara do que já temos, como estamos e daquilo de que ainda precisamos. Sendo que a contratação de um avançado de qualidade parece consensual no universo benfiquista, depois das saídas de Jonas e Félix e dos empréstimos de Castillo e Ferreyra.
Nas pré-épocas, não há nada para vencer, preparam-se, sim, as vitórias de uma época. Tudo o resto é a espuma de efémero, com pouco interesse e nenhum valor."

Sílvio Cervan, in A Bola

PS: O Castillo foi vendido, não está emprestado.

Bom problema

"Os números divulgados recentemente acerca da venda de Red Passes (incremento de cerca de 125% desde 2013/14 até 44 mil) são impressionantes e revelam, por um lado, o entusiasmo em torno da equipa e a satisfação pelo percurso no campeonato nas últimas temporadas; e, por outro, o sentimento generalizado de que deter um lugar de época é realmente compensador e diversos níveis, incluindo, tendo em conta a capacidade limitada do estádio, que o lugar estará garantido para este e para os próximos anos.
A manter-se a tendência de procura de Red Passes no futuro próximo, a que se tem de acrescentar camarotes e executive seats, além da obrigatória cedência de 5% da lotação do estádio aos adversários, sobrarão poucos bilhetes disponíveis em cada jogo, os quais terá de existir sempre de forma a proporcionar a possibilidade de aquisição de ingressos a sócios que, por esta ou aquela razão, não conseguiram ou quiseram comprar Red Pass. Ou seja, é real a possibilidade de, a curto prazo, terem de se criadas listas de espera para quem quiser adquirir Red Pass.
Do meu ponto de vista, o maior problema neste âmbito está relacionado com a capacidade de criar novos públicos, mesmo sabendo-se que, todos os anos, há lugares que não são renovados devido a causas como morte, envelhecimento, emigração, etc. Com a taxa de ocupação verificada, haverá, por exemplo, uma dificuldade enorme para os pais comparem Red Pass para os seus filhos quando estes atingirem a idade mínima de entrada (3 anos).
Se tivermos de facto este problema, só vejo duas soluções: Reconfiguração da disposição dos lugares. Ampliação do estádio conforme julgo ter sido anunciado, aquando da construção, que é possível."

João Tomaz, in O Benfica

Um caso isolado

"Vou chamar-lhe Zé António', com o devido pedido de desculpas a todos os Josés Antónios adeptos e sócios do Sport Lisboa e Benfica. Escolho este nome fictício porque sei pouco sobre esta pessoa. O episódio passa-se no primeiro jogo da pré-temporada, em casa, com os belgas do Anderlecht. O SLB vai perdendo por dois a zero no jogo de despedida de Jonas. A apresentação do plantel já tinha sido feita, a ovação ao avançado brasileiro também já tinha sido ouvida em todo o estádio. Até as lágrimas já me tinham chegado à beira dos olhos quando me tive de despedir do Pistolas.
A mim e a milhares de outros adeptos presentes na Catedral. Foi um dia de emoções fortes. É na segunda parte do jogo que este tal de Zé António começa a assobiar e a insultar a equipa e os jogadores que ousaram falhar um passe, um corte ou um remate no primeiro jogo-treino de uma época em que a camisola do nosso clube leva o escudo de campeão. Lamento muito, mas eu não estou para isto.
E saiu-me um frase com um sonoro palavrão para quem foi capaz de tal desplante. Podem encher a boca com a conversa da exigência e que no Benfica tem de ser assim, mas isso comigo não pega. Quem assobia a equipa e os nossos jogadores no jogo de apresentação só pode ser um frustrado. Todos queremos o melhor para o SL Benfica: os melhores jogadores, o estilo de jogo mais bonito, o maior número de golos, as melhores defesas ou uma excelente saúde financeira. E todos sofremos quando as coisas não correm pelo melhor, mas a atitude deste adepto ultrapassa o que é razoável. O que ficamos a saber com este episódio é que o valor pago pela quota mensal, pelo lugar anual ou pelo bilhete daquele jogo específico - não sei qual terá sido o caso deste Zé António - não incluiu cultura desportiva. Nem inteligência emocional."

Ricardo Santos, in O Benfica