Últimas indefectivações

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Zurique: ao centésimo...!!!

No segundo dia dos Europeus de Zurique, mais um grande recorde nacional, mais duas Finais históricas... e mais umas Finais perdidas por - literalmente -, uma unha negra!!!

Podem não concordar, mas para mim, o grande resultado do dia, voltou a ser da exclusiva responsabilidade do Ricardo dos Santos, com um novo recorde nacional dos 400m planos: dois recordes nacionais em dois dias!!! O facto do Ricardo ter ficado fora da Final - por uma unha negra!!! -, não retira em nada o mérito. Aliás, olhando para as marcas, o Ricardo fez o 7.º tempo das 3 Meias-Finais, e mesmo assim ficou de fora!!! O vencedor da 1.ª meia-final fez pior tempo que o Ricardo... aliás não percebi a distribuição dos atletas pelas meias-finais, a 3.ª meia-final teve os 3 atletas mais rápidos...!!!
O Ricardo acabou por ficar a 0,16s da qualificação, do Espanhol, Samuel Garcia. Mas isso agora não interessa, 45,74s é o novo recorde... aos 19 anos de idade.
Tenho que destacar mais uma vez a forma como o Ricardo no final da corrida não aparenta estar cansado... com mais alguns anos poderá ser um grande corredor de 800m, mas para já é procurar chegar aos 44s. Espero que o Ricardo nas próximas semanas faça algumas corridas, porque na forma que se encontra, em condições climatéricas melhores, poderá ainda bater o recorde nacional (novamente) esta época...



A forma como o Yazaldes Nascimento terminou a Final dos 100m poderá deixar a impressão errada. A Final não lhe correu bem, mas ter chegado à Final foi espectacular... Foi pena, hoje não ter conseguido repetir a excelente partida, que teve ontem na qualificação. Nas Meias-Finais, ainda conseguiu reagir nos metros finais, fazendo uma recuperação inacreditável nas últimas passadas, mesmo assim não chegou, e ficou em 3.º (10,30s), a 1 centésimo do Romeno que ficou em 2.º... tivemos que ficar à espera das outras duas Meias-Finais, para saber se o tempo era suficiente para ser repescado, e foi...!!! Deixando de fora por exemplo o holandês-caribenho Churandy Martina (especialista a fazer as Finais, de grandes Campeonatos, inclusive a nível Mundial).
A Final foi atribulada, o Yazaldes pensou que tinha feito falsa partida, já se encaminhava para fora da pista, já estava a arrancar o dorsal, quando percebeu que não foi desclassificado!!! O Inglês 'culturista' Aryeetey tinha-se mexido nos blocos, ainda antes do Yazaldes: a organização podia ter excluído o Inglês; podia ter excluído os dois (já que a falsa partida do Yazaldes pareceu ser 'independente' do movimento do Aryeetey); mas decidiu não desclassificar ninguém!!! Acho que fez bem, pois uma Final é uma Final... e o Inglês ainda chegou ao Bronze, o Yazaldes foi 8.º com 10,46s!!!
Não creio que esta situação tivesse desconcertado o Yazaldes. Esta foi a primeira grande competição do Yazaldes, a este nível... com a pista molhada, e com muitas rajadas de vento, quase sempre contra, o tempo do Yazaldes acabou por ser normal, tendo em conta a carga de corridas em dois dias.
Foi pena, na qualificação, o Yazaldes ter 'descomprimido' antes de cruzar a meta, pois retirou-lhe a hipótese de bater a sua melhor marca, pois nas outras duas corridas nunca mais conseguiu partir da melhor forma... Mas mesmo assim, este Europeu será um Campeonato marcante na carreira do Yazaldes, espero que não seja o último...!!!
Mas agora, ainda vamos ter a Estafeta, onde Portugal tem o 6.º lugar de Gotemburgo como referência...



A Susana Costa no Triplo acabou por salvar a honra nacional... com a favorita às medalhas Patrícia Mamona a ficar no 13.º lugar, portanto fora da Final, por uma unha negra (6 centímetros)!!! Assim foi a atleta do Benfica, com um salto de 13,76m a conseguir a 9.ª posição, e a levar Portugal à Final.
As medalhas são quase impossíveis para a Susana, já que as Russas e a Ucraniana parecem imparáveis, mas se a Susana passar os 14 metros, algo que já fez este ano, tudo é possível...


O Ricardo Ribas não quis problemas lá em casa, e assim nos 10000m acabou por repetir o 12.º lugar (29:09.47min), o mesmo lugar que a sua esposa, a Dulce Félix, obteve na véspera!!!
O Ribas ainda vai fazer a Maratona - a prova principal -, mas o veterano atleta, não quis deixar passar a oportunidade de se estrear num grande Campeonato, na pista: correr a Maratona na estrada, não é a mesma coisa, do que correr dentro de um Estádio...!!!




A desilusão do dia veio da Marcha. Os gémeos Vieira acabaram por desistir, as lesões, e as dificuldades em treinar acabaram por deitar tudo a perder nos 20 Km... No final da prova, o Sérgio Vieira e o irmão estavam bastante emocionados, espero que os desabafos, tenham sido isso mesmo desabafos, e que eles continuem a marchar... Mas compreendo que não é fácil, quando o profissionalismo, é uma ilusão!!!!

O 'poker' e o futuro

"O Benfica termina a época 2013/14 com o pleno. Quatro títulos, o primeiro poker do futebol português, que, desde há 7 anos, é possível alcançar com a introdução da Taça da Liga.
Pela segunda vez na sua história - se bem me lembro - o Benfica conquista a final de um troféu oficial através da marcação de pontapés da marca de grande penalidade. Só havia acontecido na Taça da Liga contra o SCP. Em outras ocasiões, foi derrotado: contra o PSV para a Taça dos Campeões Europeus, contra o FCP na Supertaça (2) e este ano contra o Sevilha para a Liga Europa.
Artur Moraes desafiou o sismógrafo emocional dos benfiquistas. De inseguro vilão a seguríssimo herói, ao defender 60% dos pontapés decisivos. É assim o futebol, alimentado por estas e tantas outras circunstâncias imponderáveis, inesperadas ou até paradoxais.
O Benfica jogou bem. Fez até o melhor jogo nas 3 finais contra o meritório Rio Ave. Bastou ter Luisão, Enzo Pérez e até Jardel para ser uma reedição do Benfica da época que acabou. A maturidade de Eliseu, vindo do exigente futebol espanhol, vai ser muito útil ao colectivo. Talisca e Tiago (Bebé) têm potencial que, por certo, Jorge Jesus vai saber explorar.
Mas com a previsível saída de Enzo (e esperando que Gaitán por cá fique), o sucesso na temporada (sobretudo para ser bicampeão nacional) exige vários reforços. Na baliza, no meio campo e no ataque, sobretudo. O que se estranha é que ainda não esteja fechado o plantel, sabendo-se que tudo isto era previsível e planeável com mais tempo e racionalidade. Agora, o mercado estreita-se, o preço sobe e a adaptação dos jogadores faz-se já em plena competição."

Bagão Félix, in A Bola

Boas notícias de Zurique...

No primeiro dia dos Campeonatos da Europa de Atletismo em Zurique tivemos vários Benfiquistas em acção.
De todos os resultados, tenho que destacar o Recorde Nacional do Ricardo dos Santos nos 400m planos: 45.81s o primeiro Português na casa dos 45s, batendo um recorde nacional com 18 anos. Afirmei há pouco tempo que o Ricardo era atleta para fazer 45 baixos, mas agora tenho que rever a minha 'profecia': se com 19 anos já faz 45 altos (e o Campeonato ainda não acabou!!!), acredito que o Ricardo chegará mais tarde ou mais cedo aos 44s...!!! Mas hoje além do recorde, aquilo que me também impressionou foi a forma descontraída como o Ricardo se apresentou poucos segundos após o final da corrida, nem parecia que tinha feito uma corrida...!!!
As Meias-Finais de amanhã vão ser muito complicadas, apesar do recorde, o Ricardo fez o 11.º tempo das qualificações... hoje, acabou por ter 'sorte' na pista, ficando com o Polaco à sua frente a servir de 'lebre'...!!! Com somente os 2 primeiros de cada Meia-Final (são 3) a passar, e os 2 melhores tempos não vai ser fácil...



A outra grande marca do dia, foi feita pelo Yazaldes Nascimento nos 100m. Ficou a 2 centésimos da sua melhor marca, com 10,27s. E só não bateu esta marca, porque nos últimos metros, descomprimiu e olhou para o lado... foi pena!!! Amanhã nas Meias-Finais não vai ser fácil, apesar de hoje ter feito a 7.ª marca... vão ser 3 corridas, onde passam os 2 primeiros, e são repescados os 2 melhores tempos. Mas se voltar a sair dos blocos como hoje, será meio caminho andado!!! 

Na mesma prova também participou o nosso Diogo Antunes, que não fez melhor que 10,61s ficando em 7.º... podia ter feito melhor marca, partiu muito bem, mas quebrou no final...


Quem voltou a estar numa Final num grande Campeonato, foi o Marco Fortes: de manhã na qualificação fez 20,03m (10.º) e ao final da tarde, na Final ficou pelo 7. lugar, com 20,35m... Num Europeu nivelado por baixo nas marcas, foi pena o Marco não se ter aproximado dos 21 metros, pois teria conquistado ou a medalha de Prata, ou a de Bronze, estava ao seu alcance... mas dentro das últimas marcas do Marco, este acaba por ser um resultado normal...


A outra grande notícia do dia, foi o regresso do Nelson Évora às grandes Finais, nos grandes Campeonatos... Depois do calvário das sucessivas lesões, parece que desta vez o Nelson vai voltar a lutar pelas medalhas, vamos esperar para ver...
Hoje, só precisou de dois saltos para conseguir a qualificação com 16,82m, sendo a 3.ª melhor marca da qualificação... Tudo em aberto, sendo que os 17 metros devem dar medalha, e o Nelson esta época já ficou muito perto várias vezes...

O único resultado do 1.ª dia de competição que ficou abaixo das expectativas, foi a prova da Dulce Félix nos 10 000 metros, 12.ª com 32:35.12min. A Dulce era Campeã da Europa em título, é verdade que os últimos resultados não foram extraordinários, mas pelo menos a medalha estava no horizonte...  A minha desilusão deve-se essencialmente à forma como a corrida decorreu: só houve prova a partir dos 9000 metros!!! A Dulce nunca foi uma terminadora, mas agora que treina para a Maratona ainda pior... desconheço como têm decorrido os treinos da Dulce, mas a estratégia para estar corrida tinha sempre que passar por uma corrida rápida... em conjunto com a Sara Moreira (5.ª), as duas, deveriam ter imposto um ritmo alto, deixar tudo para a velocidade final, nunca poderia dar certo...

O outro Benfiquista em acção foi o Alberto Paulo, nos 3000m Obstáculos, fazendo uma corrida modesta, abaixo do seu potencial normal, mas com todas lesões que lhe têm apoquentado, acaba por não surpreender... Terminou a sua corrida no 13.º lugar com 8:47.18min. O Alberto Paulo no final anunciou que vai ser operado a uma hérnia inginal.