Últimas indefectivações

sexta-feira, 18 de julho de 2014

1.º treino, público, da época...

Benfica 1 - 0 Estoril
Talisca

Com o cancelamento do Torneio na Suíça, tivemos quase 2 semanas sem poder ver o 'novo' Benfica... enquanto isso, a histeria 'loira' nas redes sociais Benfiquistas ia crescendo!!! E com todos os treinos à porta fechada, a ansiedade foi crescendo ainda mais...!!! Hoje, finalmente, tivemos a oportunidade de assistir ao vivo... após vários meses, a um jogo do Benfica. E depois de tantas notícias, depois de tantas anedotas, afinal, o Benfica ainda tem equipa de Futebol...!!!

O jogo foi o ideal para a adaptação dos novos jogadores: arbitragem má, agressividade máxima por parte do adversário (sempre impune...), e até um relvado cheio de remendos e buracos...!!!
Aquilo que desperta mais interesse nesta altura, são as novidades, e posso afirmar, que fiquei agradavelmente surpreendido!!! O jogo foi de fraca qualidade, além do tal relvado difícil, grande parte destes jogadores não se conheciam à duas semanas, e alguns ainda estão em fase de adaptação a novas posições ou a novas movimentações... e assim, os passes errados, sucederam-se...
Além das ausência dos Mundialistas (Enzo, Maxi, Amorim, Almeida), temos os lesionados da época anterior (Fejsa, Sulejmani, Sìlvio)... a juntar a estes 7 (!!!), a pré-época já fez algumas mazelas (Luisão, Lisandro, Djavan, Pizzi...), por outros motivos, ou por lesão, o Nelson Oliveira, o Vítor Andrade (A ou B?!), o Dawidowivz (A ou B?!), o Fariña, o Cavaleiro, e o Steven também não foram opções. O Djuricic a confirmar-se as noticias de ontem estará de saída. Em sentido contrário, faltará pelo menos contratar um guarda-redes e um médio-centro... Resumindo, o Benfica que se apresentou hoje perante o Estoril, está bastante longe, daquele que deverá ser o Benfica a 1 de Setembro!!!
Antes da analise individual, dizer que o Estoril, é praticamente o mesmo do ano passado, só falta o Evandro e o treinador... Uma equipa já formada, e que já tinha feito jogos particulares nesta pré-época.

Gostei bastante do César e do Benito. Em relação ao César, pelos vídeos que vi, já tinha expectativas altas, parece-me um jogador muito forte fisicamente (rápido, alto e forte...), tinha dúvidas na adaptação ao sistema táctico, totalmente novo para o César, e neste primeiro teste, pareceu-me bem... Não nos podemos esquecer que o César estava a jogar no Brasil, antes de começar o Mundial, portanto esta primeira impressão positiva, é à condição!!! Já não seria o primeiro jogador com ritmo, a enganar o pessoal na pré-época!!!
Admito que a contratação do Benito, me deixou muito desconfiado... e talvez por isso, tenha ficado agradavelmente surpreendido. Agressivo, forte no um para um defensivo, bem a subir, joga simples, centra bem... ainda teve algumas falhas de posicionamento, às vezes 'fechou' demasiado no meio, mas é preferível 'fechar' demasiado no meio, do que abrir espaços entre o Central e o Lateral!!!
O Talisca marcou o golo, e tem tudo para ser adorado pelo 3.º anel, é daqueles jogadores que o toque na bola não engana, mas... não fiquei convencido que temos aqui um '8' !!! Pode ser que com o tempo, evolua, e apreenda a decidir melhor, mas neste momento parece-me muito mais um 2.º ponta-de-lança... aliás o golo que marcou, foi uma movimentação de 2.º ponta-de-lança... Também se notou que ainda não se adaptou à bola, já que falhou quase todas as marcações de bolas paradas (cantos, livres laterais...)!!!
O Derley não marcou o golo que prometeu, mas esteve bem... gostei da forma como jogou de 'costas' para a baliza, combinando bem com os colegas, as movimentações dentro da área não enganam... Naquela jogada individual, devia ter rematado, em vez de tentar passar a bola ao Jara!!!
O Candeias não teve sorte!!! Defensivamente, foi importante a fechar o flanco, mas ofensivamente quando podia ter recebido a bola com espaço, os passes foram quase sempre demasiado compridos...!!! A rever...
O Luís Filipe tem tudo para ser o mal amado do 3.º anel!!! Mas para sermos justos, não nos podemos esquecer, que o Luís Filipe não jogava desde Novembro!!! Mostrou raça, força, bom pé direito, mas não parece ser muito rápido... também tem que perceber que não pode subir em todos os ataques da equipa!!! Arrisca-se a ser comparado com o Cortez, mas pessoalmente mesmo não tendo ficado impressionado, parecem-me muito injustas essas comparações, até porque o Luís Filipe pareceu-me ser um jogador com 'cabeça'...
Hoje também tivemos o regresso de 2 ex-emprestados: o Ola John mostrou que quer mesmo ficar...!!! Se o Ola jogar sempre com esta atitude, terá uma grande carreira, mesmo com alguns erros na decisão, fez um bom jogo...; o Jara foi um mártir!!! Fartou-se de levar porrada, é verdade, que como ele muitas vezes não passa a bola, acaba por se pôr a jeito, mas... Se fosse eu a decidir, ficava no plantel, pode ser o substituto do Rodrigo (o Talisca também esse potencial!!!), é um bocado fução, mas luta, marca golos, e sabe assistir...
A grande surpresa do onze foi a presença do João Teixeira no 11... e o puto, jogou muito!!! O ano passado, na equipa B, teve uma 2.ª fase da época, muito boa, pessoalmente acho que joga melhor como '8', mas hoje jogou a Trinco ('6'), no início do jogo teve um perda de bola perigosa, mas depois demonstrou sempre segurança, e ainda teve tempo de fazer excelentes 'aberturas'... a defender o Talisca ajudou pouco, mas com muita garra, conseguiu fechar o meio-campo...

Como é normal nestes jogos, na 2.ª parte houve muitas substituições, só o Jardel, o César e o Benito fizeram os 90 minutos, mas curiosamente, com os 'titulares' no 2.º tempo o Benfica jogou pior!!! Até acaba por ser normal, já que nesta altura, são os jogadores 'novos' a quererem se mostrar ao treinador!!!
Nota para as entradas de alguns jovens. O melhor foi o Rúben Pinto, o Bernardo teve poucos minutos, mas mostrou pouco, e o Cancelo voltou a demonstrar falta de 'cabeça' para ser lateral do Benfica.