Últimas indefectivações

sábado, 10 de setembro de 2016

Boa defesa!

Benfica 27 - 20 Madeira SAD
(11-10)

Não começamos muito bem, principalmente no ataque, mas estivemos quase sempre bem na defesa! Na 2.ª parte tivemos momentos muito bons...
O Terzic está com dificuldades em recuperar o ritmo... ao contrário do Belone, que está com a 'corda toda'!!!

Recordo que o Madeira SAD, terá sido das equipas que melhor contratou, é claramente favorito ao 5.º lugar, e se alguma das equipas mais fortes, se descuidar, os Madeirenses vão estar por perto... sofrer só 20 golos, é um excelente indicador...

No próximo Sábado, temos o primeiro grande jogo da época, no antro Corrupto, onde o ano passado, até fomos felizes...!!!

Carlos Morais

Já era de conhecimento público que Lace Dunn, não tinha dado notícias, no momento da apresentação da nossa equipa de Basket!!! Seria um regresso ao Benfica, de um jogador que deixou excelentes indicações no passado... Mesmo sem ter jogado na última época por lesão, para o nível do Basket português, parecia que tínhamos 'jogador'... Isso não aconteceu, e pelo que parece, nem sequer avisou os nossos dirigentes!!!!
No momento, onde a maior parte dos plantéis já estavam definidos, principalmente com os 'melhores' jogadores, o Benfica foi obrigado a ir ao mercado. Admito, fiquei preocupado...!!!
O anuncio da contratação do Carlos Morais, apanhou-me completamente de surpresa, e deixou-me bastante feliz!
Estamos a falar do melhor jogador Angolano (mercado que nos últimos anos, tem estado fora do alcance dos Clubes portugueses... será o 'regresso' do Benfica a Angola!!!), jogador com experiência da NBA (diminuta, mas por lá andou...), com experiência de Mundiais, Afrobasket e Jogos Olímpicos, tem sido o melhor jogador da Liga Angolana, repetidamente...
No Benfica vai jogar a 2, ou a 3... lança 3 pontos, mas gosta de 'penetrar'! Acho que tem características parecidas com o Betinho, mas até o considero mais completo!

Ontem fizemos o primeiro jogo de preparação, com o Nanterre, sem os nossos Internacionais (Fernandes, Barroso, Oliveira, Soares, Santos)... e com muita juventude a dar boas indicações! Excelente 1.ª parte, mas cedemos no 2.º tempo (Hollis, 22; Lonkovic 11; Andrade 10; Silva 9; Barber 6; Slutej 4; Stankovic 2; Monteiro; Mendes).
Mas com a entrada do Morais, do Raivio (lesionado), parece que temos equipa... vamos ver se as outras insuficiências, não se vão notar!
Recordo que o nosso primeiro compromisso oficial, é com os Italianos  do Varese, para a Champions, no dia 27 de Setembro!!!

José Gomes, o Rashford da Luz

"Não será inédita, mas é seguramente situação rara uma equipa ver-se provada de todos os seus avançados quando prepara um jogo. Para quem acredita, até parece que mau-olhado sobrevoou o centro de treinos do Seixal e os avançados do plantel foram fulminados pela ira de alguma divindade tresloucada que não inclui o vermelho na lista de cores preferidas. De uma assentada inutilizou os homens que costumam marcar golos: Jonas, Mitroglou e Jiménez. Perigo agravado por duas razões.
O adversário chamar-se Arouca, que, há um ano, à segunda jornada, deu tiro certeiro na águia, em Aveiro; o Benfica, no regresso à Luz na presente temporada ter empatado com o Vitória de Setúbal e riscado dois pontos na sua contabilidade de uma forma tanto inesperada quando imperdoável.
Era natural, por isso, que Jorge Jesus e Espírito Santo,que hoje recebem Moreirense e Vitória de Guimarães, ambos em situação mais confortável, esperassem mais do desempenho do pessoal de Lito Vidigal, o qual, manda a verdade dizer, só deu um ar de graça porque Rafa ainda pensou à Braga: ou seja, rematar muito e mesmo que nada marcasse se antes o enchia de aplausos, agora também... por enquanto. São outras as exigências, muito mais elevadas. Se ele tivesse conseguido pensar já à Benfica, seria uma noite para recordar: a exibição e os golos que prometeu e não concretizou.
Em matéria de novidades, a mais significativa, porém, fica ligada à estreia na equipa principal de José Gomes, 17 anos, quase um ano mais novo do que Rashford quando foi lançado às feras no Manchester United, há meia dúzia de meses. Quando um treinador percebe que tem um jovem praticante acima da média por perto, deve protegê-lo, assumir a responsabilidade pelo seu crescimento e investir nele. É essa a ideia de Vieira. É essa a ideia de Vitória."

Fernando Guerra, in A Bola

Benfiquismo (CCXV)

Mágico... muito bem acompanhado!

Vermelhão: fazer das 'ausências', forças !!!!

Arouca 1 - 2 Benfica


Mais um resultado sofrido, num jogo onde praticámos o melhor futebol da época (até aos 30 minutos), dominámos completamente o adversário, podíamos e devíamos estar a golear (bastaria um dos nossos pontas-de-lança estar apto...)... marcamos o 2.º golo no início da 2.ª parte, temos um penalty descarado a nosso favor, que o Ladrão não marca (seria penalty e expulsão), e na jogada seguinte, no 1.º remate à nossa baliza, o Arouca reduz para 1-2 !!! Inacreditável...
A equipa, ficou inquieta, logo a seguir aquele que estava a ser o nosso principal desequilibrador do jogo: Rafa! Lesiona-se!!! Inacreditável...!!!
É verdade que o Arouca nunca mais acertou na baliza, fez dois remates ao lado... mas nós sabemos como é que estas coisas se podem 'arranjar', com umas faltinhas, uns amarelos... e num ressalto, quem sabe!!!!
Felizmente, aguentámos bem... e nos últimos minutos voltámos a ter várias oportunidades, inclusive o puto, Zé Gomes, podia ter tido uma estreia de ouro!!!!
Como já afirmei o Rafa fez de facto um bom jogo, só não foi perfeito, porque desperdiçou várias oportunidades! Mas como eu já tinha defendido aqui, o Rafa nunca será um 'Jonas', porque falta-lhe a 'pontaria', algo que não se aprende, ou têm-se, ou não se tem... Com os avançados de volta, o Rafa será seguramente, um desequilibrador, que vai fazer muitas assistências e de vez enquanto vai marcar o seu golinho...
Destaco também o regresso do Jardel, muito importante... é de longe o nosso melhor Central a jogar na esquerda. A ausência do Lindelof apanhou alguns desprevenidos, mas o lugar do Jardel na esquerda é dele... com as Selecções, e as viagens, o Lisandro acabou por ser o escolhido para o Central da direita, mas creio que o Lindelof voltará à sua posição natural (isto se não tiver algum problema físico!!!).
O Guedes fez um jogo de muito sacrifício, numa posição que não a dele... foi um dos melhores nos tais 30 minutos iniciais!
Parece que é cada vez mais evidente, que com a entrada do Rafa, a subida de forma do Carrillo... e o crescimento esperado do Cervi (e do Zivkovic), será o Pizzi o 'sacrificado'! E ele parece estar consciente disso, talvez por isso, este 'nervoso'...!!!
Uma nota ainda para a substituição 'atrasada' do Samaris!!! Uma das melhores qualidades do Rui Vitória, é a sua leitura no banco, e o ano passado, raramente 'demorava' a fazer as substituições. Esta época, já é a 2.ª vez, que me pareceu hesitar... Era óbvio que o Samaris tinha que entrar mais cedo!
Conquistámos os 3 pontos, verdade... mas mais uma vez (4 em 4 nesta época... em Tondela terá sido o menos evidente), houve uma clara tentativa, por parte da equipa de arbitragem, em não permitir que o Benfica somasse os 3 pontos!!! Veríssimo é Lagartão, daqueles fanáticos... além disso é corrupto, daqueles que subiu dos Regionais a Internacional de forma instantânea... ficando a dever favores a muita gente no caminho!!! Tenho a certeza absoluta, que vamos ter que levar com ele, durante muitos anos... vai ser um dos adorados da crítica esverdeada, e por isso tem o futuro garantido...
Para os mais esquecidos, recordo o penalty no Rio Ave - Corruptos, da 1.ª jornada, ainda não passou 1 mês: penalty para os Corruptos, falta sobre Otávio e Marcelo com o cartão vermelho! Falta muito parecida, com esta sobre o Rafa... Na altura tinha o Rio Ave acabado de fazer o 1-2... ajudou a garantir uns minutos finais fáceis!!!
Agora, temos Champions, e logo um jogo decisivo!!! Neste grupo, estamos obrigados a fazer os 9 pontos em casa. Com tantas ausências, e tantos jogadores condicionados, aquele que teoricamente seria o jogo mais fácil do grupo, vai ser o mais complicado...!!! E se hoje, o Rafa disfarçou muitas insuficiências, na Luz, com o Besiktas a jogar 'recuado' (estrategicamente), sem 'músculo' na área, será muito complicado!!! Já o disse várias vezes: o Jonas faz mais falta nos jogos da Luz, do que nos jogos fora...

BCC !!!

Confiança no rumo traçado

"Com o mercado fechado, os três grandes candidatos aos títulos viram os seus dirigentes dirigir-se de forma directa ou indirecta aos adeptos. O presidente do Benfica, de forma mais institucional, preferiu uma clássica entrevista para no essencial passar uma imagem de serenidade e confiança num rumo traçado. Aproveitou para reforçar a posição de Rui Vitória e definir os objectivos que são os clássicos num clube como o Benfica.
O presidente do Sporting elogiou os jogadores que ficaram, por um lado para não referir os que tiveram que sair e por outro para diminuir a azia de quem queria seguir o mesmo rumo e não conseguiu. Parece-me correcta a estratégia, e de facto Jorge Jesus tem mesmo que corresponder a um investimento e um esforço financeiro que sem resultados desportivos seriam uma catástrofe com danos vitalícios para o Sporting.
Habituados e com a mesma vontade de ganhar, mas com menos fôlego financeiro, o FC Porto tem o que conseguiu. Com algumas das suas principais figuras a abandonar o barco, o seu presidente de forma inteligente procura um adversário externo para tentar unir os cacos e traçar um rumo. Veremos os resultados porque ao contrário dos sportinguistas, mais habituados a justificar derrotas, os portistas têm patamares de exigência que nos últimos 30 anos fazem da vitória o seu único cimento de aglutinação.
Vai ser um campeonato interessante. É uma análise repetida pelos diversos analistas que o Benfica é o único com margem para não ganhar, pois nos seus adversários o insucesso será desastroso. Discordo. Enquanto adepto também quero ganhar. O Benfica este ano tem que lutar pelo tetra como se o nosso jejum fosse tão desagradável como é o da concorrência. Quero ganhar mais.
Arouca, que no último ano nos deixou marcas, é o próximo adversário nesta busca de glória. Para mim é o jogo mais importante da semana. A minha Liga do Campeões começa em Arouca."

Sílvio Cervan, in A Bola