Últimas indefectivações

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Quatro breves notas


"1. Cinco anos depois, o título nacional de basquetebol voltou a casa. A temporada foi longa, e a dada altura parecia destinada à desilusão. Porém, na hora da verdade emergiu uma grande equipa, muito bem orientada, que venceu o playoff de forma clara e inequívoca, terminando em grande estilo com uma 'cabazada' no Dragão. São já 28 campeonatos, mais do que FC Porto e Sporting juntos;

2. A época das modalidades benfiquistas está, de resto, a ser fantástica, e pode mesmo vir a ser a melhor de sempre. Têm a palavra as meninas e os meninos do hóquei e do futsal, cujas finais estão ainda em disputa. Se ganharmos tudo o que falta (assim os árbitros o permitam), não haverá paralelo em mais de cem anos de história:

3. Depois do que fez, sobretudo na Champions, a saída de Darwin era uma inevitabilidade. O jovem uruguaio foi um furacão que passou pelo Benfica, tornando-se rapidamente jogador a mais para a liga portuguesa. Infelizmente sai sem títulos. Deixará saudades... e muito dinheiro - que tanta falta faz para a necessária reconstrução do plantel. Obrigado e boa sorte.

4. Não sei quantos adeptos a selecção portuguesa terá perdido com a convocatória de Otávio - jogador brasileiro, alvo de um procedimento disciplinar por insultos ao Benfica, e que não representa qualquer mais-valia desportiva para a equipa nacional. Aliás, esta convocatória parece ter como único propósito valorizar o passe do atleta no mercado europeu, ou seja, dar dinheiro a ganhar ao FC Porto. Assim torna-se difícil apoiar o conjunto de Fernando Santos - cujo futebol que pratica, diga-se, também está longe de ser apaixonante."

Luís Fialho, in O Benfica

Orgulho em cada um de nós!


"O futebol poder ser, é efetivamente, muitas coisas além de um espetáculo desportivo. É seguramente uma atividade humana tão completa e abrangente que atinge todos os cantos do mundo e todos os recantos das sociedades humanas independentemente da sua condição. Na riqueza e na pobreza, na paz e na guerra, na saúde e na doença, em liberdade e na clandestinidade, este jogo fantástico já demonstrou sobejamente ao longo da história as suas capacidades de motivação, agregação, interação, partilha, superação e tolerância. Por isso mesmo se usa hoje e cada vez mais para lançar pontes entre opostos em cenários tão críticos como a Palestina ou entre forças policiais e populações prisionais, para dar apenas dois exemplos. Mas também serve propósitos como o combate à exclusão e a integração educativa, como é o caso nos projetos da Fundação Benfica. De facto, não há como negar este papel social fundamental e valioso do futebol. É que a paixão pelo jogo-rei, pelos clubes e seus símbolos, bandeiras e jogadores marca emocionalmente as pessoas, homens e mulheres, da mais tenra infância à adolescência e idade adulta, e prolonga-se como fonte de pertença e bem-estar pelos nossos anos mais dourados. Assim, o futebol nasce e exulta no campo, cultiva-se em família e em comunidade e extravasa da competição para o convívio e desse mesmo para a intervenção social. Eis que nos surge então como um amigo para a vida, irrompendo pela intervenção social e ajudando cada um de nós a revelar e desenvolver o seu potencial, se necessário e empregado com intenção e mestria como procuramos fazer. É que no acreditar em nós próprios, sonhar e trabalhar para os sonhos, é que estão o ganho e o segredo do sucesso. E isso é assim em todos os recantos da vida, na escola também. Que o digam, com orgulho, os jovens do projeto Hat-Trick!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Podridão!


"Quando se trata do FC Porto, no hóquei em patins vale tudo.
Podridão total. A modalidade caiu nas mãos de criminosos."

Fura Redes: Enzo...

Umar Sadiq | O substituto de Darwin?


"O Avançado Foi Contratado Pelo UD Almeria Para Colmatar A Saída De Darwin para A Luz

O ponta de lança nigeriano de 25 anos que atua no Almería, é um dos possíveis alvos do SL Benfica para o defeso. E se lhe soa a familiar é porque é mesmo. O Almería foi o clube onde as águias foram buscar Darwin Núñez há duas épocas por 24 milhões de euros.
Talvez com a ideia de fazer uma jogada parecida à que realizou com o uruguaio, o Benfica pretende Sadiq para aliar a óbvia qualidade na frente de ataque ao possível futuro grande encaixe.
Em terras de nuestros hermanos, Sadiq é visto como um avançado explosivo, muito parecido, aliás, a Darwin, mas num patamar superior ao que o sul americano mostrava quando representava a equipa do sul de Espanha.
Se olharmos para os números de um e de outro no clube, percebemos a semelhança. Enquanto que o avançado que assinou há uns dias pelo Liverpool, marcou 16 golos em 32 jogos.
Sadiq apontou na época passada 19 golos em 38 partidas. Talvez também por esta razão, o clube espanhol tenha fechado a porta a compras como a realizada pelo Benfica.
O presidente e dono do clube, Turki Al-Sheikh, já veio dizer publicamente que Sadiq só sairia por valores a rondar os 60 milhões de euros. O que vem, por si só, retirar o SL Benfica da corrida para a contratação deste poderoso avançado.
É verdade que o clube da Luz já tinha vindo desmentir o interesse no jogador, mas como bem sabemos, o que se diz e o que se faz nem sempre estão de mãos dadas, e no futebol manobras dessas são o pão nosso de cada dia.
Com estes dados, sou levado a pensar que Umar Sadiq foi apenas uma hipótese muito ténue, tendo em conta os valores falados. O SL Benfica não tem arcaboiço financeiro para voltar a negociar com o clube andaluz desta vez.
Para o lugar de Darwin, e já sabendo que Gonçalo Ramos não é um jogador parecido com o uruguaio, resta-nos perceber se Schmidt se vai contentar com o emergente Henrique Araújo ou se vai pedir à direção outro jogador para colmatar a saída do jogador formado no Peñarol."

Fura Redes: Prisão?!

Juventude, desporto e vassalagem


"Teremos de esperar mais quatro anos e meio, ou talvez não, pelo próximo executivo para que alguma coisa mude no desporto português...

Depois de criada uma grande expectativa com a saída do desporto profissional da tutela do Ministério da Educação, embora devesse depender do mesmo departamento que a tauromaquia e as atividades circenses, veio a frustração e a deceção, com a vassalagem pública, prestada pelo novo responsável do setor, ao “vice-rei” do Norte, Pinto da Costa, como primeiro ato público, indicador que a independência do novo secretário do Desporto está hipotecada e pouco mais será que a gestão do futebol profissional, que nada tem que ver com a Juventude e Desporto, já que aquele é apenas espetáculo profissional para a alienação e a fuga ao real dos trabalhadores portugueses. Depois de tantos anos de marasmo, deste setor, parecia, a qualquer observador ingénuo, que havia um novo plano e uma reforma, para o setor, que nunca fez mais do que gerir o circo do futebol dos clubes profissionais. Afinal o que houve foi apenas a expurgação do setor do Ministério da Educação, que se impunha, há muitos anos, e parece que nada mais, pois segundo afirmações do secretário da Juventude e do Desporto: “Pinto da Costa é a referência do desporto português”. O nosso ponto de vista não se refere à pessoa em si que não conhecemos apesar de termos nascido em 1937, mas sim à classificação atribuída de “referência do desporto português”. Primeiro porque o futebol profissional, não é desporto, é uma profissão paga, e depois os clubes de futebol são empresas particulares, nada tendo a ver com o desporto português, mas sim com os espetáculos desportivos.
Em democracia, as afirmações públicas de membros do Governo, interessam não só para avaliar o grau de conhecimentos para o exercício das funções, mas também para perceber o suporte político que pode justificar a escolha para o lugar agora ocupado, que no caso presente demonstra total falta de independência e de conhecimento do setor, já que coloca Pinto da Costa e o futebol profissional no patamar de uma referência do desporto português. Repete-se, não se trata de qualidades pessoais mas sim da qualificação do futebol profissional e do cargo de presidente de um clube privado de futebol-espetáculo como a referência do desporto português. CR7, por quem temos apreço, com um aeroporto público com o seu nome, número 1 mundial do futebol-espetáculo, nunca poderá ser uma referência do desporto português, mas tão só do espetáculo profissional futebol, o que não é, de todo, o mesmo. Enfim, teremos de esperar mais quatro anos e meio, ou talvez não, pelo próximo executivo para que alguma coisa mude no desporto português, a menos que se entregue a tutela do desporto a Pinto da Costa, pois deixava de haver intermediários e, segundo o PCP, “o ópio do povo”, estaria mais presente para alienar o povo português."

Cadomblé do Vata


"No dia em que se comemora década e meia sobre a aterragem de D. Óscar Tacuara Cardozo I em solo pátrio, manda a boa educação dar os parabéns ao FC Arouca. Entre as temporadas 08/09 e 13/14, além do Sport Lisboa e Benfica, passaram pela tabela classificativa da I Liga mais 25 equipas. Destas, o canhoto Paraguaio defrontou 24. E destas, apenas os arouquenses sobreviveram sem sofrer pelo menos 1 golo do Ídolo Encarnado. Se têm museu, gravem esta proeza em placa de ouro e emoldurem-na lá. Tem mais valor do que os 4 títulos lagartos.
a) Para compensar, foram a primeira equipa a levar um tiro do Pistolas de Águia Altaneira ao peito, que de resto sublinhou o primeiro toque na bola ao serviço do Glorioso com um lençol sobre um canarinho de Arouca.
b) O SC Portimonense também passou pela divisão superior incólume ao voraz guarani, mas apenas porque teve a sorte de nunca o ter defrontado.
c) Pesquisa da minha autoria. Não será de estranhar que esteja afundada em erros."

Mais um prolongamento...

Benfica 3 - 4  Sporting

Mais uma derrota no prolongamento, num jogo onde uma 'branca' de 3 minutos, transformou uma vantagem de 2-0, numa desvantagem de 2-3!!!
Com algumas lesões pelo meio, a continuar a sofrer golos de 'cantos', é muito complicado, senão impossível ganhar um jogo, ainda por cima com a impunidade Lagarta, a continuar em grande: hoje só em mergulhos para a piscina deram espectáculo... além dos constantes bloqueios ilegais, que passam sempre em claro!!!

Ofertas!

Corruptos 9 - 6 Benfica

Já sabemos que nestes jogos partimos com um 'handicap' gigante, hoje, só nos primeiros minutos ficaram 2 azuis por mostrar aos corruptos, e quando a esta inclinação cometemos erros infantis na defesa, fica impossível cumprir o objectivo! Ainda conseguimos liderar o marcador, no 4-5, mas depois voltámos a cometer erros... e quando podiamos voltar ao jogo os apitadeiros voltaram a 'cavar' o fosso artificialmente: transformaram um potencial 8-7, num 9-6!!!
Ofensivamente, estivemos muito melhores do que no jogo 1, mas não podemos continuar a oferecer golos!

Depois da lesão do Álvarez, agora, a lesão do Lucas! Nada ajuda...!!!

Para vencer


"A News Benfica de hoje destaca os jogos desta noite relativos às finais dos campeonatos de futsal e hóquei em patins. Raça, querer e ambição é a receita para somarmos dois triunfos.

1
Começa às 20h00, no Dragão Arena, o terceiro jogo da final do Campeonato de hóquei em patins, entre Benfica e FC Porto. A contenda está empatada, com uma vitória para cada lado nos dois jogos realizados.
O nosso hoquista Poka garante que a equipa está focada em ganhar: "Queremos ir buscar a vitória. Temos de ser muito unidos e coesos em campo. Não teremos os adeptos, mas sabemos que para sermos campeões nacionais temos de vencer um jogo no Dragão."

2
Para as 21h00, na Luz, está agendado o segundo jogo da final do Campeonato de futsal. O técnico Pulpis assegura que a equipa só pensa na vitória: "Sabemos que, para sermos campeões, temos de ganhar os jogos na Luz e um em Alvalade. Vamos olhar para o jogo de quarta-feira e vencer."
Pulpis realça que os benfiquistas são fundamentais para que a equipa consiga ganhar: "Os adeptos têm correspondido sempre que precisamos. Assim tem sido com as outras modalidades. Tenho a certeza que, no próximo jogo, os adeptos vão empurrar-nos para a vitória."
A lotação do pavilhão já está esgotada.

3
Dricas e Leninha, futsalistas do Benfica, foram as convidadas do programa da BTV, Sport Lisboa e Modalidades. Veja a entrevista às campeãs nacionais;

4
Campeões e reconhecidos. Marcel Matz foi considerado o treinador do ano pela Associação Nacional de Treinadores de Voleibol, a qual atribuiu também a Hugo Fernandes, responsável pela nossa equipa feminina de Cadetes, o prémio anual de treinador de formação.
No basquetebol, Norberto Alves e Eugénio Rodrigues, respetivamente líderes técnicos das equipas de basquetebol masculina e feminina, foram os escolhidos para treinadores do ano. Nota ainda para o capitão Tomás Barroso, que recebeu o prémio fairplay masculino.

5
A nadadora do Benfica, Diana Durães, classificou-se no 11.º lugar nos 1500 metros livres no Campeonato do Mundo de Budapeste, garantindo assim a participação no Europeu de Roma, agendado para agosto.

6
Fique a par da atividade das Casas Benfica, aqui. Neste artigo, publicado semanalmente no Site Oficial, é prestada informação acerca dos múltiplos eventos das embaixadas do benfiquismo pelo país e resto do mundo."

Com Schmidt os jovens estão a salvo


"Que Jovens É Que Achas Que Vão Ser Mais Potenciados Pelo Alemão?

O mercado na Luz está ao rubro e já estão confirmadas algumas novas contratações para a próxima temporada. Contudo, é a chegada do novo treinador, Roger Schmidt que promete ser uma das maiores mudanças para a equipa encarnada.
É sabido que o treinador alemão tem como hábito a aposta em jovens jogadores, o que pode ser um fator favorável para as águias, que têm uma das melhores academias do mundo do futebol.
Há vários jogadores que espreitam uma chamada para a equipa principal ou, para aqueles que já conquistaram uma chamada à primeira equipa do Sport Lisboa e Benfica, esperam que esta seja uma época de afirmação para eles.
Assim, Roger Schmidt é uma esperança para vários jogadores e o seu estilo de jogo pode ser mesmo uma mais valia para muitos jogadores que já estão ligados ao SL Benfica.

Henrique Araújo
Em grande plano na reta final do campeonato, inclusive na equipa principal, esta pode ser uma temporada de afirmação para Henrique Araújo.
Campeão europeu na Youth League, o avançado português poderá conquistar ainda mais espaço no plantel encarnado, uma vez que Darwin Núñez foi vendido ao Liverpool e são esperadas ainda mais saídas na frente de ataque.
Henrique Araújo iniciará, certamente, a temporada com a equipa principal e terá uma oportunidade de ouro para conquistar um lugar no onze deixado de vago.
Certamente não será por falta de qualidade e de oportunidade, cabendo apenas ao jogador trabalhar para merecer envergar a camisola do SL Benfica na equipa principal na próxima época.

Jota
Sejamos sinceros, Jota foi dos priores empréstimos dos últimos anos! Chegado à Escócia, convenceu no imediato e fez belíssimas exibições pelo Celtic Glasgow.
Atenção que não havia forma de prever esta ascensão de Jota e talvez nunca se conseguisse potenciar da mesma forma se tivesse ficado no Benfica, contudo, colocar uma cláusula de compra de apenas de oito milhões de euros faz deste um empréstimo um dos piores do SL Benfica. Foi um verdadeiro tiro nos pés.
Passada uma temporada, é possível que o clube encarnado tente o seu regresso e creio que o jogador teria muito a ganhar. O extremo português teria maior visibilidade a jogar pelo seu clube de formação e encaixaria naquilo que Schmidt pede aos seus jogadores.
Não será fácil, até porque, segundo avança a imprensa, o Celtic vai mesmo avançar para a compra do extremo português.

Florentino Luís
Emprestado ao Getafe nesta temporada transata, Florentino já foi promovido à equipa principal dos encarnados, contudo, nunca se conseguiu afirmar como um titular indiscutível.
Ao que tudo indica, Schmidt não conta com Julian Weigl e o médio alemão poderá estar mesmo de saída da Luz, pelo que Florentino poderá ser chamado para ocupar um lugar no plantel.
No momento, o SL Benfica conta com Weigl e Meité para a posição seis e, ainda que ache Weigl um excelente jogador, não vai ao encontro daquilo que Schmidt pede. O novo treinador pede um modelo asfixiante e particularmente físico, o que não corresponde ao estilo de Weigl.
Por sua vez, este é muito o modelo de Florentino Luís."

A sério?!!!


"Olha, então, mas? Não pode! Não nos digam que era tudo treta lançada pelos cartilheiros do FC Porto para subir o valor do jogador!?
Estamos estupefactos! Nunca pensámos. 🤣😂"

Visão: Redes Sociais...