Últimas indefectivações

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Deslizando sobre patins vermelhos

"A Taça dos Campeões Europeus de Hóquei em Patins (da qual o Benfica é titular) é quase um feudo espanhol - 42 vitórias contra cinco portuguesas e uma italiana. Ainda assim, a história das 'águias' é brilhante, com seis presenças na Final.

EM 1973 já o Benfica tinha estado presente por duas vezes na Final da Taça dos Campeões Europeus de Hóquei em Patins. Convém dizer que esta competição viu a sua primeira edição ser disputada na época de 1965/66. Por seu lado, o Campeonato Nacional disputou-se pela primeira vez em 1938/39, e o primeiro campeão foi o Sporting. Porque vou encher esta página com factos, números e datas (a vossa paciência que me perdoe), há que ser bem explicativo. Já começámos pela Taça dos Campeões, ideia base desta crónica, mas para já assentemos arraiais no Campeonato Nacional. O Benfica conquistou o seu primeiro título em 1950/51. E o segundo logo a seguir: 1951/52. Daí para cá somou mais 19 vitórias num total de 21. É de estalo!, diria o João da Ega. Pois é. Mas voltemos aos primórdios.
Se o primeiro campeão nacional foi o Sporting, precisaram de esperar os leões até à época de 1973/74 para serem campeões outra vez. Pouco depois venceram a Taça dos Campeões, tornando-se no primeiro clube português a consegui-lo, mas já lá iremos. Nesses tempos primevos, o grande dominador do Hóquei em Patins neste jardim à beira mal plantado era o Paço de Arcos, muito graças ao estilo único dos primos Correia, o Jesus Correia (que foi um dos Cinco Violinos) e o Correia dos Santos. Aliás, Correia dos Santos jogou nos dois Paços de Arcos: no Paços de Arcos Hóquei Clube e no Clube Desportivo Paço de Arcos, depois da fusão de ambos em 1945. Ou seja, até 1950/51, época do tal primeiro título 'encarnado', o Paço de Arcos tinha somado seis campeonatos (cinco de enfiada), cabendo os outros ao Sporting (1), Hóquei de Sintra (2) e Futebol Benfica (2). Tempos em que a Linha mandava no Hóquei.
Depois veio o Benfica: o Sport Lisboa. E a realidade mudou.

Como areia por entre dedos
NOS dias que correm, o Benfica acumula os títulos de Campeão Europeu (Taça dos Campeões), Campeão Continental (Supertaça Europeia) e Campeão Intercontinental (Taça Intercontinental). Falhou o título nacional para melhor ser impossível.
Foram  precisos muitos anos para que o Benfica conquistasse a Taça dos Campeões Europeus que teimou em fugir-lhe por entre os dedos como areia por uma, outra e outra vez. Aliás, e para que conste e aqui fique registado com selo de garantia, o Benfica foi a primeira equipa portuguesa a chegar à Final de tal competição, em 1969, perdendo com o Reus (1-7; 3-0), Reus esse que cometeu a proeza de vencer seis Taças dos Campeões consecutivas, sucedendo ao Voltregá (primeiro vencedor, batendo o Hóquei Clube de Monza) e sendo depois destronado pelo Barcelona em 1973, ano em que o Benfica voltou a ser finalista, precisamente contra o Barcelona como é mais do que óbvio (3-2; 7-7). O Benfica começava a cumular derrotas na Final da maior prova internacional, tal como o Hóquei português que, na época seguinte, viu o Desportivo de Lourenço Marques ser batido pelo Barcelona (5-8; 4-5). Já íamos na décima primeira edição da competição e os clubes espanhóis somavam onze vitórias. Lá está, era de estalo!
Finalmente veio o Sporting. Primeira Final, primeira vitória, sobre o Vilanova (6-0; 6-3) - os leões só voltariam a jogar mais uma final, em 1988/89, frente ao Noia (4-7; 1-3).
Já o Benfica somou mais finais e mais derrotas. Em 1979/80, de novo contra o Barcelona (2-5; 3-6); em 1992-93, frente ao Igualada (1-4; 3-8); em 1994-95, outra vez perante o Igualada /3-4; 1-3). Cinco finais, cinco momentos tristes. A sexta Final do Benfica seria a Final feliz. No Porto, já com o novo sistema de disputa da prova («Final Four», meias-finais e Final a um só jogo, fundido-se as equipas da Taça dos Campeões com as da Taça das Taças), batendo primeiro o Barcelona e sem seguida o FC Porto.
Ah! Era a vingança perante a história.
Uma história que, conclua-se, foi sempre madrasta para com os clubes portugueses na Taça dos Campeões Europeus. Veja-se: vamos na 49.ª edição (e o Benfica defende o título) e só há cinco vitórias lusitanas (Sporting - 1976/77; FC Porto - 1985/86 e 1989/90; Óquei de Barcelos - 1990/91; Benfica - 2012/13). Quanto a finais perdidas, além das do Benfica, da do Sporting de Lourenço Marques e da do Sporting, às quais já fizemos referência, sobram as do FC Porto (1984/85, contra o Barcelona; 1986/87, contra o Liceo da Corunha; 1996/97, de novo contra o Barcelona; 1989/90, frente ao Igualada; 1990/00, perante o Barcelona; 2003/04 e 2004/05, ambas frente ao Barcelona; 2005/06, frente ao Follonica e 2012/13 frente ao Benfica: nove finais na situação de derrotado - é de estalo!), e do Óquei de Barcelos (1993/94, contra o Igualada e 2001/02 frente ao Barcelona). Isto é, só quatro equipas portuguesas foram campeãs da Europa, só cinco equipas portuguesas chegaram à Final da prova. Os espanhóis somam seis vencedores (Voltregá, Sentmenat e Vic), mas somam 42 títulos contra os tais nossos cinco. Sobra uma vitória italiana, a histórica de 2006 contra o FC Porto, e nove equipas italianas que atingiram a Final mas perderam (Novara, Monza, Triestina, Giovinazzo, Amatori Lodi, Roller Monza, Seregno, Amatori Vercelli e Bassano). O único país a fugir à ditadura destes três grandes foi a Bélgica: o Sundays Vanstahl conseguiu o feito extraordinário de atingir a Final na época de 1977/78 - foi inevitavelmente batido pelo Barcelona, por 3-8 e 1-5.
Não ficam por aqui as aventuras europeias do Benfica. Há presenças brilhantes na Taça CERS, no Torneio de Montreux e até na extinta Taça das Taças.
Histórias que ficam para a próxima que a prosa vai longa..."

Afonso de Melo, in O Benfica

Lixívia 11

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica......26 (-5) = 31
Sporting.....26 (-1) = 27
Corruptos...24 (+5) = 19
Braga.........15 (+2) = 13

Quando nem os árbitros conseguem 'salvar' os Corruptos da derrota, é porque a incompetência é realmente muito grande!!!
Agora reparem bem na Tabela lá em cima. Seriam 12 pontos de vantagem em relação aos Corruptos!!!

O Capela tudo fez para reabilitar a sua carreira, mas nem assim... Penalty por marcar logo no primeiro minuto contra os Corruptos, falta de Josué (que se levasse amarelo aqui, provavelmente seria expulso mais tarde!!!), penalty inventado a favor dos Corruptos, perto do final da partida... minutos antes já o Licá se tinha atirado para a piscina, Capela nada marcou, mas não conseguiu resistir ao segundo protesto em poucos minutos (falando verdade, neste lance, nem houve protestos...!!!).
Agora o Capela pode ficar descansado, porque não lhe vai acontecer o mesmo que aconteceu ao Bruno Paixão, após a penúltima derrota dos Corruptos: até hoje, quase 2 anos depois, nunca mais apitou um jogo dos Corruptos!!! O Capela vai ter outra oportunidade de reabilitação, nos tempos mais próximos, tenho a certeza....
A recepção aos Corruptos no seu próprio antro também foi notícia. Quem tem um pouquinho de memória sabe perfeitamente, que uma recepção daquelas só é possível com ordens superiores!!! A ordem deve ter sido mais ou menos assim: 'Apertem lá um bocadinho com os gajos...!!!' E tanto os macacos, como os seus colegas da PSP deram 'espaço' aos pontapés e murros no autocarro... a única coisa que correu mal, foi a tocha, que fez ricochete e 'queimou' um dos 'funcionários' dos Corruptos (a.k.a. PSP)!!! Mas tenho a certeza que tudo se resolverá tranquilamente...

Em Vila do Conde, o Paixão fez uma arbitragem relativamente normal. Relativamente porque não houve grande casos, e como nós já conhecemos a peça, os exageros disciplinares, já nem chateiam... como por exemplo no amarelo ao Gaitán!!!
As Lagartas, induzidas em erro pela SportTV - surpresa...!!! - fartaram-se de gemer, por causa da falta que dá o 2.º golo do Benfica. A falta sobre o Nico é clara... acho que o Paixão não deu a lei da vantagem, não sei se o Matic foi tocado, antes de escorregar, mas no pior dos cenários, marcou a 'falta' errada, praticamente no mesmo sitio!!!
Ainda houve um possível penalty na área do Rio Ave: a bola na Mão do Tarantini acho que foi casual, mas na mesma jogada, o Rodriguez empurra claramente com as duas mãos o Matic... mas nós sabemos como é que este tipo de empurrões são ignorados a maior parte das vezes.
Achei graça ao Bin Espírito Santo Laden, no final da partida, falar das variáveis!!! Insinuando que a barreira do Rio Ave estava demasiado afastada da bola... quando no grafismo da SportTV se viu claramente, que a distância estava correcta. Mas quando se está habituado nos jogos contra o Benfica, em não sofreu livres frontais (o Cardozo é perigoso... e agora o Lima!!!), e nas poucas vezes que beneficiamos de um livre, a barreira costuma ficar a 8 metros, quando se está habituado a isto tudo, levar com um árbitro, que marca o livre, depois mete a barreira nos 9,15m, e ainda por cima a bola entra, é preciso ter mesmo galo!!!

Em Alvalade, além da vantagem física da equipa que está fora da Europa, não se passou nada de especial!!!
Mas se quisermos ser rigorosos, o ataque que dá o pontapé de canto, de onde nasce o 1.º golo do Sporting, nasce de uma falta do William. E o vermelho directo ao Filipe Anunciação é exagerado...

O Braga se calhar já nem devia fazer parte desta tabela, mas vamos ver como decorre o jogo da próxima jornada, contra os amigos Corruptos!!! Este jogo com o Olhanense parece que foi tranquilo... como curiosidade só mesmo a não expulsão de nenhum jogador do Braga, tendo em conta o próximo adversário!!!

Anexos:
Benfica
1.ª-Marítimo(f), D(2-1), Jorge Sousa, Prejudicados, (2-2), (-1 ponto)
2.ª-Gil Vicente(c), V(2-1), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(f), E(1-1), Hugo Miguel, Prejudicados, (0-2), (-2 pontos)
4.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-1), Paixão, Nada a assinalar
5.ª-Guimarães(f), V(0-1), Bruno Esteves, Prejudicados, Sem influência no resultado
6.ª-Belenense(c), E(1-1), Jorge Tavares, Prejudicados, (2-0), (-2 pontos)
7.ª-Estoril(f), V(1-2), Manuel Mota, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8.ª-Nacional(c), V(2-0), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
9.ª-Académica(f), V(0-3), Hugo Pacheco, Prejudicados, Sem influência no resultado
10.ª-Braga(c), V(1-0), Nuno Almeida, Prejudicados, Sem influência no resultado
11.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Paixão, Nada a assinalar

Sporting
1.ª-Arouca(c), V(4-1), Rui Costa, Nada a assinalar
2.ª-Académica(f), V(0-4), Soares Dias, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Benfica(c), E(1-1), Hugo Miguel, Beneficiados, (0-2), (+1 pontos)
4.ª-Olhanense(f), V(0-2), Benquerença, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
5.ª-Rio Ave(c), E(1-1), Xistra, Prejudicados, (2-1), (-2 pontos)
6.ª-Braga(f), V(1-2), Paulo Baptista, Nada a assinalar
7.ª-Setúbal(c), V(4-0), Duarte Gomes, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8.ª-Corruptos(f), D(3-1), Soares Dias, Nada a assinalar
9.ª-Marítimo(c), V(3-2), Bruno Esteves, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
10.ª-Guimarães(f), V(0-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
11.ª-Paços de Ferreira(c), V(4-0), Jorge Ferreira, Nada a assinalar

Corruptos
1.ª-Setúbal(f), V(1-3), João Capela, Beneficiados, Impossível contabilizar
2.ª-Marítimo(c), V(3-0), Jorge Ferreira, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-1), Rui Costa, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
4.ª-Gil Vicente(c), V(2-0), Hugo Pacheco, Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
5.ª-Estoril(f), E(2-2), Rui Silva, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
6.ª-Guimarães(c), V(1-0), Proença, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
7.ª-Arouca(f), V(1-3), Vasco Santos, Beneficiados, Impossível contabilizar
8.ª-Sporting(c), V(3-1), Soares Dias, Nada a assinalar
9.ª-Belenenses(f), E(1-1), Miguel Mota, Beneficiados, (2-1), (+1 ponto)
10.ª-Nacional(c), E(1-1), Xistra, Nada a assinalar
11.ª-Académica(f), D(1-0), Capela, Beneficiados, (2-0), Sem influência no resultado

Braga
1.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-2), Bruno Paixão, Nada a assinalar
2.ª-Belenenses(c), V(2-1), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Gil Vicente(f), D(1-0), Vasco Santos, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Estoril(c), V(3-2), Capela, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Arouca(f), V(0-1), Marco Ferreira, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
6.ª-Sporting(c), D(1-2), Paulo Baptista, Nada a assinalar
7.ª-Nacional(f), D(3-0), Soares Dias, Nada a assinalar
8.ª-Académica(c), D(0-1), Benquerença, Beneficiados, Sem influência no resultado
9.ª-Rio Ave(c), D(0-1), Jorge Tavares, Nada a assinalar
10.ª-Benfica(f), D(0-1), Nuno Almeida, Beneficiados, Sem influência no resultado
11.ª-Olhanense(c), V(4-1), Soares Dias, Nada a assinalar

Jornadas anteriores:

Épocas anteriores:

Parabéns, João Fonseca. Não é para todos esta coragem!

"Há um mês atrás, estava eu no estádio do Restelo, para começar o meu trabalho de reportagem no Belenenses-Porto.
Há um mês, este mesmo jogo terminou empatado a 1 golo.
Há um mês, no final da partida, e cumprindo o meu papel de repórter, dirigi-me a um dos capitães do FC Porto, Hélton, e pedi-lhe um comentário ao jogo.
Há um mês, disse eu: "Hélton, não foi uma noite feliz para o FC Porto".
Há um mês, Hélton respondia assim: "Não, infelizmente não conseguimos os nossos 3 pontos, mas..."
Há um mês, a resposta não teve final porque uma pessoa responsável, não permitiu que outra com a mesma responsabilidade explicasse aos seus adeptos e ouvintes da Renascença, porque tinha sido uma noite infeliz. 
Há um mês, isso aconteceu porque essa pessoa agiu de forma agressiva, arrogante e autoritária, impedindo um repórter de fazer o seu trabalho e "silenciando" a todo o custo um dos capitães do FC Porto.
Há um mês, fui "agarrado" por algo que já vivi vezes demais no jornalismo e em particular na minha área, o desporto.
Há um mês, e por causa deste episódio, fui, aos 45 anos de idade e aos 23, quase 24 de profissão, e pela 1ª vez dentro de um estádio (e fora dele) identificado, juntamente com os restantes colegas das outras rádios, pela PSP.
Há um mês, ninguém sabia quem tinha mandado identificar.
Há um mês, percebi quem tinha dito o que não disse e que depois passou a dizer.
Há um mês, mais uma vez, constatei que, felizmente, há raros delegados da Liga que só ouvem, mas que não vêm.
Há um mês, lembrei-me de tantos e bons amigos que fiz e que são delegados da Liga. Lembrei-me há poucos dias que alguns cada vez vejo menos nos campos de futebol, gostava de saber porquê. Tenho a certeza que alguns deles é porque para além de ouvirem bem, também vêm com clareza e justiça.
Há um mês, voltei a lembrar a colegas de profissão que "jornalista não é notícia". Apesar disso e por interesse de alguém eles escreveram o que lhes disseram. Uns melhores que outros, mas também isso não é notícia, para já.
Há um mês tive e tenho até hoje a solidariedade do meu chefe e da minha empresa.
Há um mês que o mundo não pára e há uns dias que a Liga me pediu para falar do assunto, mas que por não ter instalações em Lisboa, eu teria que me deslocar ao Porto.
Há um mês que tomei uma decisão, depois de ter sido "ameaçado" e por respeito a mim e aos meus não me desviarei dela. Contudo, assumirei sempre o que prometi fazer, desde que cumpridos os "mínimos olímpicos" do respeito.
Há um mês que num flashback pela minha vida, lembrei a mim próprio que não sou perfeito, nem eu nem ninguém e que por isso mesmo devo perdoar os outros, quando eu próprio já o fui tantas vezes.
Há um mês que disse que o faria desde que me fosse demonstrado respeito.
Há um mês que me anda atravessado o obrigado que devo a todos aqueles que me ligaram, enviaram sms, postaram no face ou por mail manifestaram a sua solidariedade. OBRIGADO!
Há um mês que ando engasgado com o obrigado para com aqueles que nunca disseram nada, fosse por medo, respeito ao outro lado, devoção ou sei lá mais o quê. Agora sei quem são e por isso, OBRIGADO! 
Há mês que me lembrei da paixão pela profissão e do respeito que tenho e que ganhei por quase a generalidade daqueles com que me tenho cruzado na minha vida profissional.
Há uns dias que parei e pensei "AGORA A FRIO" não fui eu que errei e as coisas começam pelo princípio e não pelo meio, muito menos pelo fim. Tudo o resto é um CIRCO.
João Fonseca, Jornalista RR."