Últimas indefectivações

terça-feira, 13 de agosto de 2013

La Dama de Elche chegou à Luz


"Troféu impressionante conquistado pelo Benfica no Trofeo Festa d'Elx. Primeira presença dos 'encarnados' que conseguiram melhor do que Sporting, Belenenses e FC Porto, num torneio que se disputa sem interrupção desde 1960.

O Benfica venceu recentemente o Trofeo Festa d'Elx. Logo na sua primeira participação. E, assim sendo, tendo em conta que também já temos deixado nestas páginas algumas das históricos «veraniegos» espanhóis, os torneios de Verão que se tornaram famosos por todo o mundo por via da qualidade das equipas que os disputaram, vamos falar deste Festa d'Elx que, a brincar a brincar, se assim nos podemos exprimir, já se desenrola ininterruptamente desde 1960.
Elche (Elx no idioma valenciano) é uma cidade da província de Alicante, famosa pelo seu palmeiral, uma extensão de mais de 200 mil palmeiras espalhadas pela zona velha da cidade, considerada Património da Humanidade pela Unesco. Aí se disputa o sexto «veraniego» mais antigo de Espanha, depois dos Trofeo Playa y Sol (Águilas, Múrcia), da Copa San Pedro (Alicante), do Teresa Herrera (Corunha), do Trofeo de la Vendimia (Xerez) e do Ramon Carranza (Cadiz). Já trouxemos ao vosso conhecimento dois ou três deles, talvez ainda sobre paciência e talento para falar dos restantes.
Falemos deste, para já. Criado em 1960, como vimos, serve para comemorar a festa da cidade, em honra da Virgen de la Asunción. O troféu que o Benfica carregou este ano para o recém-inaugurado Museu é bonito: chama-se La Dama de Elche, a representação de um busto talhado em pedra calcária que data do século V a.C. e que mede 56 centímetros de altura. A peça original está no Museu Arqueológico Nacional de Espanha, em Madrid, e foi encontrada num pequeno monte dos arredores de Elche chamado pelos árabes de Alcudia (precisamente montículo). Verdadeiramente original como troféu para um torneio de Futebol, dificilmente os benfiquistas poderiam encontrar no seu museu peça sequer parecida.

Um só vencedor português
A Dama de Elche é um troféu recente, que veio substituir a anterior Palmeira de Prata que premiava o vencedor. E a presença do Benfica em Elche foi inusitada. Entre 1960 e 1962, o Trofeo Festa d'Elx foi disputado exclusivamente entre equipas espanholas, num torneio triangular. Em 1962, foram convidados o Estrasburgo (França) e o Sporting (Portugal). O Sporting venceu o Estrasburgo (1-0) e empatou com o Elche (1-1) , mas perderia o troféu graças à goleada da equipa da casa frente aos franceses (8-0). Em 1965, nova presença portuguesa, desta vez a cargo do Belenenses, que perdeu os dois jogos frente ao Atlético de Bilbau (0-2) e frente ao Elche (0-2). Em 1966, o convidado lusitano foi o FC Porto, que também se viu derrotado nos dois jogos - pelo Elche (1-4) e pelo Espanhol de Barcelona (0-2).
A partir de 1967, o troféu passou a ser disputado num só jogo, tendo, como é lógico, a equipa do Elche como patrocinadora e anfitriã. E começaram a surgir clubes sul americanos na contenda, como o Independiente, o Estudiantes e o Guarani. Durante os anos 70 o torneio tanto foi triangular como a dois. Só em 1976 voltou a ter presença portuguesa, de novo marcada pelo Belenenses que perdeu a taça para o Elche (0-2). E, desde então, um grande deserto até este ano de 2013. Mas grandes nomes do Futebol se registaram com brilho na lista ilustre dos vencedores: Barcelona, Real Madrid, Vasco da Gama, Vasas de Budapeste.
Até que a Elche chegou o Benfica. Pela primeira vez convidado e logo vencedor, derrotando o Elche por 3-1 e trazendo para Lisboa La Dama de Elche. Com nome firmado em todos os grandes «veraniegos», o Benfica tratou de assinar o ponto com letras dourados. Quem sabe se não regressará em breve..."

Afonso de Melo, in O Benfica