Últimas indefectivações

terça-feira, 23 de novembro de 2021

O Benfica incomoda muita gente


"Em dia de buscas numa megaoperação da Polícia Judiciária ao FC Porto que nada mais serviu senão para atirar areia à cara de todos os portugueses, visto que já todos os intervenientes sabiam de antemão que estavam a ser investigados e que seriam alvo de buscas, e até, pasme-se, um dos quais, por coincidência, se enfiou num avião dias antes e foi passear até à Roménia, a Cofina decide abrir o programa da noite com uma palhaçada digna de circo, tentando, uma vez mais, colocar o Benfica na lama, arranjando um falso pretexto de um hipotético possível mal-estar entre Rui Costa e Jorge Jesus.
Se isto não fosse verdade, diríamos que era para algum programa dos apanhados. Só que não. Vale tudo para continuarem a campanha de desunião e tentativa de destruição da imagem do Sport Lisboa e Benfica.
De forma sumária, não é preciso alongar muito na realidade dos factos:
• Buscas no Benfica: abertura em todos os telejornais, assunto debatido durante toda a programação jornalística ao longo da semana, diretos da cantina da prisão onde Vieira estava preventivamente detido para inquérito com uma jornalista colocada à porta da prisão 24/7 a falar da sua alimentação, do atum com batatas, do feijão frade com peixe, da salada de brócolos com frango, do bacalhau com grelo. Para a história fica registado um autêntico escândalo dum alegado desvio de 2.5 milhões de euros numa investigação realizada a centenas de negócios de jogadores ao longo de quase 20 anos.
• Buscas no FC Porto: abertura do telejornal com uma parvoíce inventada sobre um desentendimento entre Jorge Jesus e Rui Costa, porque, veja-se, estes não se beijaram na cara nem deram as mãos à a saída do autocarro, investigação ao FC Porto abordada em coisa de 3 minutos e toca a omitir de forma deliberada os alegados desvios superiores a 40 milhões de euros, as suspeitas de fraude, abuso de confiança e o branqueamento de capitais do clube do Calor da Noite. Alguém sabe o que almoçou Fernando Gomes, Adelino Caldeira, Pinto da Costa e o filho, Bruno Macedo, Pedro Pinho e toda a panóplia de gente envolvida no processo do FC Porto? Pois, ninguém sabe. Fazemos uma ideia, no entanto. A alimentação é de conhecimento público: fruta, café com leite, galão quentinho, chocolate branco e preto, enfim, uma bodega requintada.
Vivemos num país do faz de conta, numa autêntica fábula do “Rei vai nu” e ninguém faz absolutamente nada. Tudo assobia para o lado porque interessa é bater no Benfica, dê por onde der.
Se o assunto é o Benfica, fazem-se 50 investigações, criam-se e inventam-se 1001 narrativas, contratam-se atores para se fazerem passar por jogadores em “grandes reportagens” com a voz distorcida, vão-se buscar especialistas ao Zimbabué para analisarem áudios forjados e manipulados, esmiuça-se a alimentação e a flatulência dos arguidos de processos em investigação, rouba-se, manipula-se, deturpa-se e dissemina-se correspondência privada roubada, fazem especiais a falar das bolachas de Pedro Guerra, viola-se sistematicamente o segredo de justiça e metem o nome do Sport Lisboa e Benfica na lama.
Se o assunto é o FC Porto ou o Sporting CP, os suspeitos, arguidos ou condenados agem sempre na exorbitância das suas funções. Nunca os clubes são conotados e/ou associados às ações dos seus dirigentes ou intervenientes. Metem dinheiro na conta de árbitros? Exorbitância das funções. Corrompem árbitros assistentes? Exorbitância das funções. É encontrada droga na sede da claque oficial em pleno estádio? Exorbitância das funções. Desviam 40 milhões de euros? Exorbitância das funções. Dão porrada a jornalistas? Exorbitância das funções. Vão a jogo com jogadores castigados que nem na bancada deveriam estar? Exorbitância das funções. Ameaçam jornalistas, ameaçam árbitros, destroem os locais de trabalho destes, vandalizam as suas casas, ameaçam as suas famílias, vão para o tribunal de Porsche argumentar que estão falidos e que ganham o ordenado mínimo com moradias de luxo e carros desportivos arrumados nas garagens? Exorbitância das funções, evidentemente.
Este é o Portugal que queremos e merecemos.
Mas afinal de quem é a culpa? É do Benfica, claro está! E do Rafa. #ACulpaÉdoRafa"

Pequenos gigantes !!!

Barcelona 0 - 3 Benfica
Neto, Tomás, Santos


Mais uma grande vitória, com uma exibição segura e com grandes golos pelo meio (no 1.º, além do remate, a 'posse de bola' foi exemplar...). Com o 1.º lugar a ser decidido no Seixal na última jornada! Algo que depois da derrota em Kiev na 1.ª jornada, poucos acreditavam... a começar por mim!


Mais do que o resultado... a exibição!

Benfica 25 - 33 GOG
(10-17)

Algo se passou após o jogo com o Sporting, têm sido exibições medíocres, umas atrás das outras. O adversário de hoje, no 'papel' é mais forte do que nós, mas tínhamos pelo menos a obrigação de discutir o resultado... Muito preocupado, para o que se segue....

Em Barcelona, para ganhar


"É focada na conquista dos três pontos que a nossa equipa entrará em campo, mais logo, em Barcelona (20h00), ciente do grande obstáculo que tem pela frente.
"Vamos à procura de jogar para ganhar, sabendo que vamos estar num jogo apertados defensivamente, porque todas as equipas passam por isso em Camp Nou", começou por dizer Jorge Jesus, dando conta da ambição reinante entre o plantel para o difícil embate desta noite.
Após o sorteio, todos os analistas apontaram o Barcelona, junto com o Bayern, como aposta certeira para a passagem à fase seguinte. Imune a essas previsões, a nossa equipa chega à penúltima jornada sabendo que um triunfo na Catalunha a coloca a um passo do apuramento e mesmo o empate deixa tudo em aberto para a última jornada.
"O resultado que nos interessa é ganhar. Não podendo ganhar, interessa mais empatar do que perder, porque se perdermos ficamos fora dos oitavos de final", lembrou Jorge Jesus, frisando ainda que "estamos a discutir com o Barcelona a passagem" e que "podemos ter o benefício de dois resultados, mas um deixa-nos dependentes de terceiros".
Grimaldo foi o porta-voz do sentimento prevalecente no seio do plantel na abordagem ao jogo: "A equipa vai chegar a Camp Nou, dar tudo em campo, e no final vemos como corre. Sabemos que vai ser complicado, mas a equipa vai dar tudo para sair a ganhar."
O Barcelona tem, do seu lado, a vantagem de jogar em casa, junto dos seus adeptos, num dos palcos mais míticos do futebol mundial. Mas são cerca de três mil os Benfiquistas esperados nas bancadas, empenhados em ajudar a nossa equipa na obtenção de um resultado positivo. O apoio prestado, ontem, à chegada da equipa ao hotel foi uma demonstração da força que os Benfiquistas têm, acompanhando a equipa intensa e apaixonadamente onde quer que jogue.
O Presidente Rui Costa, ontem à noite já em Barcelona, fez questão de enaltecer a presença de muitos Benfiquistas e perspetivou a partida: "Sempre otimistas. Agradeço aos três mil adeptos que vieram e serão sempre fervorosos. Todos os jogos são decisivos, é um jogo muito importante para nós. Vai correr bem."
Que esta seja mais uma noite de glória benfiquista!
Vamos, Benfica!

P.S.: Esta tarde temos mais um jogo de andebol na EHF European Legue, desta feita frente ao GOG, às 17h45. Venha à Luz apoiar a nossa equipa! Às 15h00, em Barcelona, haverá jogo da UEFA Youth League, em que um empate garante o apuramento, mas a vitória permite continuar na luta pelo primeiro lugar do grupo."

O Benfica do limbo para o prelo


"A transformação do jornal do Clube em revista, a sua saída de circulação e a alegria do seu retorno às bancas

A gerência do Benfica de 1998/99 considerou as assinaturas e vendas do jornal do Clube e da revista O Benfica Ilustrado estagnadas, motivando, assim, uma reforma e modernização.
Criou-se, portanto, um suporte material em forma de revista, conforme um estudo promovido pela Direcção, tendo em conta 'o panorama editorial dos grandes clubes europeus, nomeadamente o Manchester United, Barcelona, Liverpool ou Real Madrid'. Com o nome Benfica, publicar-se-ia mensalmente com a tiragem de 100 mil exemplares: 20% destinados para venda e 80% distribuídos gratuitamente pelos sócios.
As vozes dividiam-se. Uns viam no Jornal um formato obsoleto que apresentava notícias desatualizadas, 'ainda para mais de forma (...) neutra', inadequado dada a existência de 'três diários desportivos de (...) maiores dimensões e tiragens'. Outros lamentavam a quebra de 'uma reserva moral' e 'de um forte elo de ligação' ao Clube.
A revista foi lançada em Maio de 1999, continuando a numeração do jornal. Ao longo dos meses de tiragem, a principal queixa da revista foi o seu foco dominante no futebol, marginalizando as modalidades e outras actividades do Clube, sem cobertura de imprensa escrita ou radiotelefónica.
Em Agosto de 2000, a revista Benfica foi interrompida, dadas as despesas que apresentou ao longo de quinze edições. Anunciou-se que passaria a ser editada 'em parceira com um grupo económico líder de mercado (...) de publicações periódicas', desta vez sem distribuição gratuita pelos sócios.
O plano não avançou, pois as eleições benfiquistas de 27 de Outubro de 2000 puseram fim à gerência que preterira o jornal que se publicava desde 1942. A sua publicação retornou meses depois, no 97.ª aniversário do Clube, para gáudio dos benfiquistas que o viam como um símbolo e um contributo para 'o restaurar da esperança' benfiquista.
'O bom filho a casa torna'! Para o Benfica, este era o seu espelho e voz pública. O seu papel determinante reflete-se sobretudo tendo em vista a dimensão internacional do Clube. Segundo os leitores, com o jornal podiam saber qual o rumo seguido pelo Benfica em todas as suas vertentes, como 'um escudo', porque 'podemo-nos defender e elucida-nos sobre o que acontece no Clube'.
'Bem patrimonial e espiritual de valor ímpar', o seu retorno foi bem-visto e agradecido, testemunho que, acompanhando o presente, deixa gravado para o futuro a sua história.
Saiba mais sobre a história da comunicação do Clube na área 16 - Outros Voos, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Benfica FM #177 - Paços, pré-Barça...