Últimas indefectivações

terça-feira, 17 de maio de 2022

Juniores - 9.ª jornada - Fase Final

Benfica 3 - 1 Estoril


Jogo atrasado (devido à Youth League), fechado com vitória, com 3 bons golos, numa partida que parecia estar enguiçada (duas bolas na trave...), mas que acabou por ser resolvida com tranquilidade! Apesar do golo sofrido perto do fim...
E não esquecer que este campeonato poderá ser decidido por diferença de golos (total)!

Falta a deslocação a Alverca e o jogo em casa com o Braga. Não são vitórias asseguradas, mas estão ao nosso alcance, mantendo a concentração e o empenho...

Benfica Podcast #448 - Keep, Sell, Loan

Henrique Araújo | O sucessor de Darwin?


"Terá o SL Benfica o Sucessor De Darwin Em Casa?

O homem do jogo frente ao FC Paços de Ferreira é também o homem do momento – Henrique Araújo. O madeirense começou a dar os primeiros toques no CF Andorinha e em 2011 foi para o CS Marítimo, onde jogou até 2018. Na época 2018/19 começou a representar as cores dos encarnados na equipa de sub-17.
Com um percurso surpreendente, em 2020/21 chegou à equipa B, tendo marcado 11 golos e feito duas assistências em 28 jogos. Na presente época o futuro começou a brilhar ainda mais: 26 jogos, 13 golos, seis assistências na Liga 2.
No entanto, o ponta de lança não ficou por aqui. Deu os primeiros toques na equipa A em janeiro deste ano e a 11 de março aproveitou a aposta de Nélson Veríssimo para se estrear a marcar frente ao FC Vizela, dando assim o empate à equipa encarnada aos 74 minutos.
A 25 de abril foi o homem do jogo na conquista da primeira UEFA Youth League das águias, tendo contribuído com três golos para o resultado mais desnivelado de sempre numa final desta prova. Henrique Araújo deu um autêntico “bailinho da Madeira” aos jogadores do FCRB Salzburg, deliciando os fãs do desporto rei com pormenores técnicos dignos dos melhores.
Se foi prémio pela conquista ou não, a verdade é que Nélson Veríssimo voltou a ficar deliciado com o jovem de 20 anos, tendo apostado nele pela primeira vez, no 11 inicial, frente ao FC Paços de Ferreira. Ainda mal tinha começado a partida já Henrique Araújo tinha feito o gosto ao pé.
Só precisou de cinco minutos para inaugurar o marcador para as águias. No entanto, a “fome de golo” não ficou por aqui. Aos 44 minutos voltou a meter a bola no fundo das redes, estabelecendo assim aquele que seria o resultado final da última partida da época. E que bela maneira de bisar no jogo. Aliás, este bis merece especial atenção.
O madeirense entrou para o top 5 de jogadores mais jovens de sempre a marcar dois golos num jogo ao serviço da equipa principal do SL Benfica. Ultrapassou Salvio e só não quebrou o recorde de Gonçalo Ramos, João Félix e Gonçalo Guedes, outros nomes de referência da formação encarnada. Será que Henrique Araújo herdou a qualidade de Cristiano Ronaldo? Começaram a carreira no mesmo clube…
Há rumores de que equipas como Manchester City FC, FC Barcelona, FC Bayern de Munique e Liverpool FC estão de olho no jovem jogador, mas a melhor solução para ele seria afirmar-se definitivamente na equipa A, como tem vindo a fazer, antes de ir para um colosso estrangeiro.
Rui Costa deve ter isso em mente, uma vez que, um dos objetivos que tem para o clube na próxima época é a aposta na formação, como se tem vindo a observar nos últimos jogos. A meu ver, Henrique Araújo é a melhor solução, a nível interno, para substituir Darwin, caso este saia mesmo do clube.
O ponta de lança é exímio nos movimentos de ataque; forte a atacar a bola e a ganhar espaço nas costas do adversário; bom a assistir e a finalizar, quer com a cabeça, quer com o pé e tem faro de golo como poucos.
Um jogador com esta qualidade nas “mãos” de um treinador como Roger Schmidt tornar-se-ia numa autêntica pérola. Já para não falar de que defende o clube, sem ter medo de dizer o que pensa, como fez no final do jogo da equipa B frente ao Rio Ave FC.
Será que Rui Costa vai aproveitar esta pedra preciosa na preparação da próxima temporada, ou vamos assistir a uma venda que mais tarde se vai revelar um mal maior, como foi o caso de Bernardo Silva?"

Petar Musa, reforço do Benfica

Lateral Esquerdo, in Lateral Esquerdo

Fio condutor


"A época está fechada e é por isso este o momento de pensar no futuro. É certo que ainda falta a final da Taça, mas não se antevê um confronto muito exaltante, considerando até o momento do despromovido Tondela.

Para o Benfica, que ficou nestas duas últimas épocas, repetidamente, no terceiro lugar, os tempos serão, obrigatoriamente, de mudança. A distância na classificação para o primeiro e os recordes pontuais que este conquistou, não é o que mais impressiona. Considerando até a atuação do VAR ao longo da temporada e o facto de o novo campeão ter jogado, quase um terço dos jogos, contra adversários reduzidos a dez.
Pensar no futuro, para o Benfica, é sobretudo reencontrar um fio condutor, ou um eixo central. Sempre considerei que num clube como o Glorioso esse eixo deve assentar na ligação entre o presidente, o treinador da sua escolha e o capitão de equipa. Ou seja, o jogador que representa a mística do clube e responde em nome do balneário. Esta ligação é essencial e é determinante para o sucesso. Foi o que falhou nestas duas últimas épocas. Não é por acaso que, mais de meio século depois, os adeptos continuam a cantar "tu és o capitão Coluna".
A ligação: presidente-treinador-capitão é mais importante que os vários cargos, por importantes que sejam, de direção desportiva, comunicação ou até do departamento de futebol. Tudo isso é muito importante, mas o eixo sobre o qual gira a roda é este e centra-se no futebol profissional. Num clube como o Benfica, podemos elogiar o ecletismo e as conquistas em modalidades. Mas, sem títulos no futebol profissional, nunca nada estará bem. Por isso, é por aí que é preciso avançar. Esse é o fio condutor.

Positivo: Henrique Araújo, a marcar dois golos e a dizer que é preciso contar com ele. O Rio Ave e o Casa Pia.

Negativo: A B-SAD é cada vez mais um projeto falhado, sem plantel à altura, sem estádio e sem adeptos. O Tondela."

DarwinGol...

Férias!!!

Benfica 1 - 0 Estoril


Fim de época, com uma vitória insuficiente, numa eliminatória com um desfecho injusto! Se na 1.ª mão, a derrota por 1-3 foi exagerada, talvez até o empate fosse o resultado mais justo, hoje, dominámos, sobrevivemos a penalty contra desperdiçado, mas não conseguimos marcar... aquele cabeceamento do Kalaica já nos descontos, com a baliza deserta, foi exasperante!!!

Voltámos a não dar prioridade a este escalão, e voltámos a não conseguir conquistar um troféu...

Nota final para o anti-jogo constante do Estoril, inacreditável como se tornou normal e aceitável comportamento deste tipo!

Benfica FM #200 - Paços...

Visão Vermelha S3E35 - Paços...

Nada de novo, por aqui...!!!


"Os Homo habilis foram lá para roubar bilhetes, adeptos do Tondela insurgiram-se e bateram o pé, animais vingaram-se e começaram a partir tudo. No final os tondelenses levaram a melhor e as bestas foram embora de mãos a abanar.
𝗘́ 𝗘𝗦𝗧𝗔 𝗔 𝗖𝗟𝗔𝗤𝗨𝗘 𝗢𝗙𝗜𝗖𝗜𝗔𝗟 𝗗𝗔 𝗙𝗘𝗗𝗘𝗥𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢! #40anosdisto"

Lixívia 34


Tabela Anti-Lixívia
Benfica............74 (-16) = 90
Sporting...........85 (+4) = 81
Corruptos.......91 (+20) = 71

Farsa, fraude, resultados totalmente falseados... é assim o Tugão!
Pinheiro, Hugo Miguel, Soares Dias, Godinho, Esteves alguns dos grandes heróis da temporada... sem esquecer os anónimos AVAR's e os desconhecidos técnicos de informática que traçam as linhas de fora-de-jogo no VAR!!!

Curioso que a Lagartada, no meio disto tudo, anda toda contente por ter terminado à frente do Benfica, esquecendo-se que aquela expulsão do Coates, após mergulho do Taremi, muito provavelmente decidiu este campeonato entre os dois Clubes ladrões!!!

Anexos (I):
Benfica
1.ª-Moreirense(f), V(1-2), V. Ferreira(Godinho), Prejudicados, Sem influência
2.ª-Arouca(c), V(2-0), Mota(Malheiro), Prejudicados, (3-0), Sem influência
3.ª-Gil Vicente(f), V(0-2), Almeida(Nobre), Prejudicados, (0-3), Sem influência
4.ª-Tondela(c), V(2-1), Martins(Hugo), Prejudicados, (4-1), Sem influência
5.ª-Santa Clara(f), V(0-5), Rui Costa(Soares Dias), Beneficiados, (1-5), Impossível contabilizar
6.ª-Boavista(c), V(3-1), Hugo(Vasco Santos), Prejudicados, Beneficiados, (3-2), Impossível contabilizar
7.ª-Guimarães(f), V(1-3), Godinho(Narciso), Prejudicados, (1-4), Sem influência
8.ª-Portimonense(c), D(0-1), Veríssimo(L. Ferreira), Nada a assinalar
9.ª-Vizela(f), V(0-1), Godinho(L. Ferreira), Prejudicados, (0-2), Sem influência
10.ª-Estoril(f), E(1-1), Pinheiro(Esteves), Prejudicados, (0-1), (-2 pontos)
11.ª-Braga(c), V(6-1), Soares Dias(Hugo), Nada a assinalar
12-ª-B Sad(f), V(0-7), Mota(V. Santos), Nada a assinalar
13.ª-Sporting(c), D(1-3), Soares Dias(Hugo), Prejudicados, (2-3), Impossível contabilizar
14.ª-Famalicão(f), V(1-4), Hugo(Narciso), Prejudicados, Sem influência
15.ª-Marítimo(c), V(7-1), Nobre(Hugo), Nada a assinalar
16.ª-Corruptos(f), D(3-1), Hugo(Martins), Prejudicados, (2-2), (-1 ponto)
17.ª-Paços de Ferreira(c), V(2-0), V. Ferreira(Godinho), Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
18.ª-Moreirense(c), E(1-1), Rui Costa(Esteves), Prejudicados, (1-0), (-2 pontos)
19.ª-Arouca(f), V(0-2), Almeida(Narciso), Prejudicados, Sem influência
20.ª-Gil Vicente(c), D(1-2), Soares Dias(Hugo), Prejudicados, (4-2), (-3 pontos)
21.ª-Tondela(f), V(1-3), Pinheiro(Nobre), Nada a assinalar
22-ª-Santa Clara(c), V(2-1), Malheiro(Melo), Nada a assinalar
23.ª-Boavista(f), E(2-2), Rui Costa(Correia), Prejudicados, Sem influência
24.ª-Guimarães(c), V(3-0), Narciso(Hugo), Nada a assinalar
25.ª-Portimonense(f), V(1-2), Veríssimo(Martins), Prejudicados, (1-3), Sem influência
26.ª-Vizela(c), E(1-1), M. Oliveira(Narciso), Prejudicados, (3-1), (-2 pontos)
27.ª-Estoril(c), V(2-1), Almeida(Hugo), Prejudicados, (3-1), Sem influência
28.ª-Braga(f), D(3-2), Godinho(Hugo), Prejudicados, (2-2), (-1 ponto)
29.ª-B Sad(c), V(3-1), Correia(V. Santos), Prejudicados, (4-1), Sem influência
30.ª-Sporting(f), V(0-2), Veríssimo(Hugo), Prejudicados, Sem influência
31.ª-Famalicão(c), E(0-0), Nobre(L. Ferreira), Prejudicados, Beneficiados, (1-0), (-2 pontos)
32.ª-Marítimo(f), V(0-1), Malheiro(Rui Oliveira), Prejudicados, (0-2), Sem influência
33.ª-Corruptos(c), D(0-1), Godinho(Pinheiro), Prejudicados, (1-0), (-3 pontos)
34.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-2), H. Silva(Esteves), Nada a assinalar

Sporting
1.ª-Vizela(c), V(3-0), Nobre(Almeida), Beneficiados, Sem influência
2.ª-Braga(f), V(1-2), Godinho(Hugo), Nada a assinalar
3.ª-B Sad(c), V(2-0), M. Oliveira(V. Santos), Nada a assinalar
4.ª-Famalicão(f), E(1-1), Veríssimo(Godinho), Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
5.ª-Corruptos(c), E(1-1), Almeida(Pinheiro), Prejudicados, Beneficiados, (3-1), (-2 pontos)
6.ª-Estoril(f), V(0-1), Martins(Esteves), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
7.ª-Marítimo(c), V(1-0), Pinheiro(Hugo), Nada a assinalar
8.ª-Arouca(f), V(1-2), Rui Costa(M. Oliveira), Nada a assinalar
9.ª-Moreirense(c), V(1-0), V. Ferreira(L. Ferreira), Nada a assinalar
10.ª-Guimarães(c), V(1-0), Rui Costa(V. Santos), Nada a assinalar
11.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-2), Godinho(V. Santos), Nada a assinalar
12.ª-Tondela(c), V(2-0), Hugo(L. Ferreira), Beneficiados, (1-0), Impossível contabilizar
13.ª-Benfica(f), V(1-3), Soares Dias(Hugo), Beneficiados, (2-3), Impossível contabilizar
14.ª-Boavista(c), V(2-0), Almeida(V. Ferreira), Beneficiados, (2-1), Impossível contabilizar
15.ª-Gil Vicente(f), V(0-3), Martins(Pinheiro), Beneficiados, (1-3), Impossível contabilizar
16.ª-Portimonense(c), V(3-2), Nobre(Malheiro), Beneficiados, (0-2), (+3 pontos)
17.ª-Santa Clara(f), D(3-2), Rui Costa(L. Ferreira), Beneficiados, (4-2), Sem influência
18.ª-Vizela(f), V(0-2), Veríssimo(Nobre), Beneficiados, Impossível contabilizar
19.ª-Braga(c), D(1-2), Hugo(Pinheiro), Beneficiados, Sem influência
20.ª-B Sad(f), V(1-4), Correia(Malheiro), Prejudicados, Beneficiados, (2-4), Impossível contabilizar
21.ª-Famalicão(c), V(2-0), Narciso(Esteves), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
22.ª-Corruptos(f), E(2-2), Pinheiro(Godinho), Prejudicados, (1-2), (-2 pontos)
23.ª-Estoril(c), V(3-0), Malheiro(Hugo), Beneficiados, (2-1), Impossível contabilizar
24.ª-Marítimo(f), E(1-1), M. Oliveira(Esteves), Nada a assinalar
25.ª-Arouca(c), V(2-0), Nobre(Melo), Beneficiados, Impossível contabilizar
26.ª-Moreirense(f), V(0-2), Pinheiro(V. Ferreira), Nada a assinalar
27.ª-Guimarães(f), V(1-3), Veríssimo(Esteves), Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
28.ª-Paços de Ferreira(c), V(2-0), V. Ferreira(Rui Oliveira), Beneficiados, Prejudicados, (1-0), Impossível contabilizar
29.ª-Tondela(f), V(1-3), Godinho(Esteves), Beneficiados, Impossível contabilizar
30.ª-Benfica(c), D(0-2), Veríssimo(Hugo), Beneficiados, Sem influência
31.ª-Boavista(f), V(0-3), Mota(V. Ferreira), Beneficiados, (0-2), Sem influência
32.ª-Gil Vicente(c), V(4-1), Nogueira(Esteves), Beneficiados, (3-2), Impossível contabilizar
33.ª-Portimonense(f), V(2-3), Rui Costa(Malheiro), Nada a assinalar
34.ª-Santa Clara(c), V(4-0), Hugo(L. Ferreira), Nada a assinalar

Corruptos
1.ª-B Sad(c), V(2-0), Correia(Mota), Nada a assinalar
2ª-Famalicão(f), V(1-2), Almeida(Narciso), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
3.ª-Marítimo(f), E(1-1), Pinheiro(Rui Costa), Nada a assinalar
4.ª-Arouca(c), V(3-0), Malheiro(L. Ferreira), Beneficiados, (2-1), Impossível contabilizar
5.ª-Sporting(f), E(1-1), Almeida(Pinheiro), Beneficiados, Prejudicados, (3-1), (+1 ponto)
6.ª-Moreirense(c), V(5-0), Nobre(L. Ferreira), Beneficiados, Prejudicados, (6-1), Impossível contabilizar
7.ª-Gil Vicente(f), (V1-2), Soares Dias(Malheiro), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
8.ª-Paços de Ferreira(c), V(2-1), Mota(Martins), Nada a assinalar
9.ª-Tondela(f), V(1-3), Veríssimo(Rui Costa), Beneficiados, (2-3), Impossível contabilizar
10.ª-Boavista(c), V(4-1), Martins(Almeida), Prejudicados, Beneficiados, (6-1), Sem influência
11.ª-Santa Clara(f), V(0-3), Rui Costa(Narciso), Beneficiados, Sem influência
12.ª-Guimarães(c), V(2-1), Godinho(Soares Dias), Prejudicados, Sem influência
13.ª-Portimonense(f), V(0-3), M. Oliveira(V. Ferreira), Nada a assinalar
14.ª-Braga(c), V(1-0), Nobre(Esteves), Nada a assinalar
15.ª-Vizela(f), V(0-4), Malheiro(L. Ferreira), Prejudicados, Beneficiados, (0-5), Sem influência
16.ª-Benfica(c), V(3-1), Hugo(Martins), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
17.ª-Estoril(f), V(2-3), Nobre(Soares Dias), Beneficiados, (3-3), (+2 pontos)
18.ª-B Sad(f), V(1-4), Mota(Martins), Nada a assinalar
19.ª-Famalicão(c), V(3-1), Rui Costa(Correia), Nada a assinalar
20.ª-Marítimo(c), V(2-1), Melo(Esteves), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
21.ª-Arouca(f), V(0-2), Malheiro(Hugo), Beneficiados, Impossível contabilizar
22.ª-Sporting(c), E(2-2), Pinheiro(Godinho), Beneficiados, (1-2), (+1 ponto)
23.ª-Moreirense(f), V(0-1), Godinho(V. Ferreira), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
24.ª-Gil Vicente(c), E(1-1), Mota(Rui Costa), Beneficiados, (0-1), (+3 pontos)
25.ª-Paços de Ferreira(f), V(2-4), Pinheiro(Esteves), Nada a assinalar
26.ª-Tondela(c), V(4-0), Correia(Hugo), Beneficiados, Impossível contabilizar
27.ª-Boavista(f), V(0-1), Soares Dias(Pinheiro), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
28.ª-Santa Clara(c), V(3-0), Nobre(Melo), Nada a assinalar
29.ª-Corruptos(f), V(0-1), Pinheiro(Rui Costa), Beneficiados, (1-0), (+3 pontos)
30.ª-Portimonense(c), V(7-0), Martins(V. Ferreira), Nada a assinalar
31.ª-Braga(f), D(1-0), Hugo(Melo), Prejudicados, (1-3), (-3 pontos)
32.ª-Vizela(c), V(4-2), Mota(Martins), Nada a assinalar
33.ª-Benfica(f), V(0-1), Godinho(Pinheiro), Beneficiados, (1-0), (+3 pontos)
34.ª-Estoril(c), V(2-0), Nobre(C. Pereira), Nada a assinalar

Anexos (II):
Com influência (árbitros ou Var's):
Benfica
Martins - -1
Nobre - -2
L. Ferreira - -2
M. Oliveira - -2
Narciso - -2
Rui Costa - -2
Soares Dias - -3
Godinho - -4
Esteves - -4
Pinheiro - -5
Hugo - -5

Sporting
Esteves - +4
Nobre - +3
Malheiro - +3
Martins - +2
Narciso + 2
Veríssimo - +1
Godinho - -1
Almeida - -2
Pinheiro - -4

Corruptos
Pinheiro - +10
Soares Dias - +6
Godinho - +6
Rui Costa - +4
Almeida - +3
Narciso - +2
Malheiro - +2
Martins - +2
Nobre - +2
Melo - + 2
Esteves - +2
V. Ferreira - +2
Mota - +1
Hugo - -1
Melo - -3

Anexos(III):
Árbitros:
Benfica
Godinho - 4
Hugo - 3
Soares Dias - 3
Rui Costa - 3
Almeida - 3
Veríssimo - 3
Mota - 2
Pinheiro - 2
Nobre - 2
Malheiro - 2
V. Ferreira - 1
Martins - 1
V. Ferreira - 1
Narciso - 1
M. Oliveira - 1
Correia - 1
H. Silva - 1

Sporting
Veríssimo - 4
Rui Costa - 4
Nobre - 3
Pinheiro - 3
Godinho - 3
Hugo - 3
Almeida - 2
Martins - 2
M. Oliveira - 2
V. Ferreira - 2
Soares Dias - 1
Correia - 1
Narciso - 1
Malheiro - 1
Mota - 1
Nogueira - 1

Corruptos
Nobre - 5
Pinheiro - 4
Mota - 4
Malheiro - 3
Godinho - 3
Almeida - 2
Rui Costa - 2
Correia - 2
Soares Dias - 2
Martins - 2
Hugo - 2
Veríssimo - 1
M. Oliveira - 1
Melo - 1

VAR's:
Benfica
Hugo - 9
Narciso - 4
V. Santos - 3
L. Ferreira - 3
Esteves - 3
Godinho - 2
Nobre - 2
Martins - 2
Malheiro - 1
Soares Dias - 1
Melo - 1
Correia - 1
Rui Oliveira - 1
Pinheiro - 1

Sporting
Esteves - 6
Hugo - 5
L. Ferreira - 4
V. Santos - 3
Pinheiro - 3
V. Ferreira - 3
Malheiro - 3
Godinho - 2
Almeida - 1
M. Oliveira - 1
Nobre - 1
Melo - 1
Rui Oliveira - 1

Corruptos
Rui Costa - 4
Martins - 4
L. Ferreira - 3
Esteves - 3
V. Ferreira - 3
Pinheiro - 3
Narciso - 2
Soares Dias - 2
Hugo - 2
Melo - 2
Mota - 1
Malheiro - 1
Almeida - 1
Correia - 1
Godinho - 1
C. Pereira - 1

Jogos Fora de Casa (árbitros + VAR's)
Benfica
Godinho - 3 + 1 = 4
Hugo - 2 + 2 = 4
Narciso - 0 + 3 = 3
Almeida - 2 + 0 = 2
Pinheiro - 2 + 0 = 2
Rui Costa - 2 + 0 = 2
Veríssimo - 2 + 0 = 2
Nobre - 0 + 2 = 2
Martins - 0 + 2 = 2
Esteves - 0 + 2 = 2
V. Ferreira - 1 + 0 = 1
Mota - 1 + 0 = 1
Malheiro - 1 + 0 = 1
H. Silva - 1 + 0 = 1
Soares Dias - 0 + 1 = 1
L. Ferreira - 0 + 1 = 1
V. Santos - 0 + 1 = 1
Correia - 0 + 1 = 1
Rui Oliveira - 0 + 1 = 1

Sporting
Godinho - 3 + 2 = 5
Esteves - 0 + 4 = 4
Veríssimo - 3 + 0 = 3
Rui Costa - 3 + 0 = 3
Pinheiro - 2 + 1 = 3
Martins - 2 + 0 = 2
M. Oliveira - 1 + 1 = 2
Hugo - 0 + 2 = 2
V. Ferreira - 0 + 2 = 2
Malheiro - 0 + 2 = 2
Soares Dias - 1 + 0 = 1
Correia - 1 + 0 = 1
Mota - 1 + 0 = 1
V. Santos - 0 + 1 = 1
L. Ferreira - 0 + 1 = 1
Nobre - 0 + 1 = 1

Corruptos
Pinheiro - 3 + 3 = 6
Rui Costa - 1 + 3 = 4
Malheiro - 2 + 1 = 3
Soares Dias - 2 + 1 = 3
Almeida - 2 + 0 = 2
Godinho - 2 + 0 = 2
Hugo - 1 + 1 = 2
Narciso - 0 + 2 = 2
V. Ferreira - 0 + 2 = 2
Veríssimo - 1 + 0 = 1
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
Nobre - 1 + 0 = 1
Mota - 1 + 0 = 1
L. Ferreira - 0 + 1 = 1
Martins - 0 + 1 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1
Melo - 0 + 1 = 1

Totais (árbitros + VAR's):
Benfica
Hugo - 3 + 9 = 12
Godinho - 4 + 2 = 6
Narciso - 1 + 4 = 5
Soares Dias - 3 + 1 = 4
Nobre - 2 + 2 = 4
Rui Costa - 3 + 0 = 3
Almeida - 3 + 0 = 3
Veríssimo - 3 + 0 = 3
Malheiro - 2 + 1 = 3
Pinheiro - 2 + 1 = 3
Martins - 1 + 2 = 3
L. Ferreira - 0 + 3 = 3
Esteves - 0 + 3 = 3
Mota - 2 + 0 = 2
V. Ferreira - 2 + 0 = 2
Correia - 1 + 1 = 2
V. Santos - 0 + 2 = 2
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
H. Silva - 1 + 0 = 1
Melo - 0 + 1 = 1
Rui Oliveira - 0 + 1 = 1

Sporting
Hugo - 3 + 5 = 8
Pinheiro - 3 + 3 = 6
Esteves - 0 + 6 = 6
Godinho - 3 + 2 = 5
V. Ferreira - 2 + 3 = 5
Veríssimo - 4 + 0 = 4
Rui Costa - 4 + 0 = 4
Nobre - 3 + 1 = 4
Malheiro - 1 + 3 = 4
L. Ferreira - 0 + 4 = 4
Almeida - 2 + 1 = 3
M. Oliveira - 2 + 1 = 3
V. Santos - 0 + 3 = 3
Martins - 2 + 0 = 2
Soares Dias - 1 + 0 = 1
Correia - 1 + 0 = 1
Narciso - 1 + 0 = 1
Mota - 1 + 0 = 1
Nogueira - 1 + 0 = 1
Melo - 0 + 1 = 1
Rui Oliveira - 0 + 1 = 1

Corruptos
Pinheiro - 4 + 3 = 7
Rui Costa - 2 + 4 = 6
Martins - 2 + 4 = 6
Nobre - 5 + 0 = 5
Mota - 4 + 1 = 5
Malheiro - 3 + 1 = 4
Godinho - 3 + 1 = 4
Soares Dias - 2 + 2 = 4
Hugo - 1 + 3 = 4
Almeida - 2 + 1 = 3
Correia - 2 + 1 = 3
Melo - 1 + 2 = 3
L. Ferreira - 0 + 3 = 3
Esteves - 0 + 3 = 3
V. Ferreira - 0 + 3 = 3
Narciso - 0 + 2 = 2
Veríssimo - 1 + 0 = 1
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
C. Pereira - 0 + 1 = 1

Anexos(IV):
Jornadas anteriores:

Anexos(V):
Épocas anteriores:

De frame em frame enche o dragão o papo


"O que são dois centímetros? Meia rolha; aproximadamente o diâmetro da abertura de um umbigo normal, de uma moeda de 5 cêntimos ou da tampa de uma garrafa de 2 litros de refrigerante; a altura de uma pilha de 40 cartões multibanco; dois dedos mindinhos juntos; a lombada do livro Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos, de Olga Tokarczuk, edição inglesa, capa mole; etc., etc., etc.
... também a alegada distância entre as partes dos corpos que podem jogar a bola de Darwin e Mbemba supostamente mais perto da baliza no hipotético momento em que a bola deixou de estar em contacto com o pé de Otamendi.
E, por exemplo, da palavra 'roubo' no ecrã do meu portátil, zoom a 100% tipo de letra Times New Roman, a negrito, tamanho 18.
Já em 31 de Janeiro de 2020 defendi, em crónica publicado n'O Benfica, que escolher o frame exacto na avaliação de um fora de jogo é, de certa forma, aleatório. E expliquei porquê:
'A velocidade média de um jogador de futebol, quando arranca e sprinta, é 29km/hora (35 metros em 4.3 segundos). Ou seja, ligeiramente acima de 8 metros por segundo. Se o VAR, em Portugal, usar 300 frames por segundo, o que estaria na vanguarda deste tipo de tecnologia, significa que, entre cada frame, há uma distância média de 2,7cm'.
Na altura desconhecia quantos frames por segundo permitia a tecnologia usada no futebol, daí a referência à vanguarda de então neste domínio. Parece que são 50, ou seja, entre cada frame, pode haver uma diferença média de 16,2 centímetros.
Para agravar, no futebol português acrescem, à descrença generalizada quanto à escolha dos frames correctos, as suspeitas sobre os pontos de análise escolhidos, isto é, quando a bola é passada e a posição das partes dos corpos dos jogadores que podem jogar a bola.
Muita razão tem o Benfica em exigir uma auditoria externa à utilização do VAR nos lances de fora de jogo, nomeadamente os decididos em função de escassos centímetros.
Analistas externos e independentes repetirem o processo que sustentou as decisões mais complicadas seria a forma de se perceber se as decisões tomadas foram, ou não, as mais possivelmente correctas. Seria a prova de que teria havido sempre boa-fé e que o insustentável clima de pressão e coacção do futebol português não teria influenciado a escolha deste ou daquele frame em cada lance.
E das duas, uma: as suspeitas passariam a ser infundadas, ou ter-se-ia dados que fomentassem a instituição de melhores práticas neste capítulo da videoárbitragem, eventualmente concluindo-se até que um ou outro árbitro não poderiam alguma vez voltar a desempenhar a função.
Esta é uma medida concreta a facilmente implementável em nome da transparência no futebol português provoque tantas ondas de choque."

João Tomaz, in O Benfica

A que horas de apanho, Ricardo?


"A melhor recordação deste campeonato está a chegar: nesta sexta-feira à noite, em Paços de Ferreira, quando o árbitro apitar para o final da partida será o momento que vou guardar com maior satisfação da Liga 2021/2022. Aquele apito vai parecer a nona sinfonia de Beethoven. Mal o jogo acabe e possamos dar por encerrada esta época desportiva, finalmente poderemos concentrar-nos no que verdadeiramente importa para a próxima temporada: assegurar a contratação do Ricardo Horta. Eu vivo em Braga, não me importo de lhe dar boleia para a Luz se os carros do Clube estiverem ocupados a transportar os excedentários para o aeroporto.
Trazer o Ricardo Horta para o Benfica seria sinónimo de várias vantagens, quer para o Clube, quer para o jogador. Desde logo, não haveria o risco de o Ricardo se lesionar durante o Mundial, porque ao ritmo que têm funcionado os serviços da Loja do Cidadão, já não acredito que consiga naturalizar-se português a tempo. Depois, ter alguém habituado a marcar e a ganhar ao FCP também é capaz de dar algum jeito. Para além disso, diz-nos a história que, sempre que o plantel principal do Benfica tem um jogador chamado Horta, no mês de Maio realiza-se uma festa muito bonita no Marquês de Pombal.
Para o Ricardo, creio que esta mudança também poderia ser positiva. Ao estar mais perto da casa dos pais, teria maior facilidade em guardar os próximos prémios de Man of the Match, porque na casa de Braga já não deve ter espaço. O leitor já se imaginou na situação de ter de decidir entre comprar uma embalagem de leite ou lotar a despensa com mais um troféu? Ricardo, marca lá ao Famalicão e despois anda bater o recorde do Eusébio."

Pedro Soares, in O Benfica