Últimas indefectivações

terça-feira, 21 de junho de 2022

Everton...

Fura Redes: 21 de Junho!

Fura Redes: Inovação!

Visão: Neres

3 reforços que poderiam ser comprados com o dinheiro de Darwin


"O Enorme Encaixe Financeiro Realizado Com A Venda De Darwin Núñez Pode Trazer Bons Reforços Para A Luz

O que é que eu fazia com 75 milhões de euros? A tal pergunta que todos nós fazemos quando vemos o anúncio do Euromilhões e nos pomos a imaginar aquele carro de luxo que desejaríamos ter ou a mansão de sonho onde gostaríamos de passar o resto da nossa vida.
Claro que isto de ser milionário não é para todos mas no mundo do futebol os milhões fazem parte do quotidiano de muitos clubes, que contam notas de 500 euros como quem conta trocos para ir ao café.
Como se sabe, a maior transferência de sempre do SL Benfica e também do futebol português é a de João Félix para o Club Atlético Madrid no valor de 126 milhões de euros.
Desse montante, os encarnados receberam 108 milhões, valor esse que serviu para abater muita despesa do clube mas também para contratações.
Mas nem sempre ter muito dinheiro para comprar jogadores é sinónimo de sucesso desportivo. Veja-se o exemplo da temporada 2020/2021, com mais de 100 milhões de euros gastos em reforços e zero títulos, um investimento recorde no clube de que nada valeu.
Mas falemos da mais recente transferência do SL Benfica e a segunda mais cara do futebol luso, logo atrás do já mencionado João Félix. Darwin Núñez despediu-se da Luz e rumou a Liverpool para uma nova aventura na sua ainda curta carreira, num negócio que ficou fechado por 75 milhões de euros mais 25 por objetivos.
E a pergunta que todos os adeptos benfiquistas devem estar a fazer neste momento é o que fazer com todo esse montante. Claro que o adepto comum só pensa numa coisa quando vê muitos milhões a entrar no cofre do seu clube. Comprar jogadores de qualidade com a garantia de sucesso desportivo imediato. Mas no futebol nem tudo se resume a comprar e a vender jogadores, pois há outras prioridades para além disso.
Mas se porventura, Rui Costa quisesse dar uma prenda a todos os benfiquistas e contratasse um ou dois jogadores de classe mundial perto do valor que recebeu por Darwin Núñez? Quanto a vocês não sei mas eu assinava já por baixo.
A certeza é que os 75 milhões de euros já moram em Lisboa e por isso existe a expectativa em saber que aquisições poderá o SL Benfica fazer com o dinheiro fresco que entrou nos cofres da Luz pela transferência do internacional uruguaio para o Liverpool FC.
Considerando os reforços já apresentados oficialmente e de acordo com as posições que acho fulcrais serem preenchidas neste momento, vou apresentar três nomes para este defeso, sendo que a posição de avançado terá aqui um maior destaque, pois a dúvida que paira agora no ar é saber quem vai preencher a vaga deixada pelo antigo número nove encarnado.

1. Anime Gouiri (OGC Nice)
O nome pode parecer desconhecido para alguns mas este avançado franco-argelino de 22 anos está a mostrar todo o seu potencial no campeonato francês ao serviço do OGC Nice, ao ponto de existirem rumores de que o Real Madrid CF poderá estar interessado na sua contratação.
Não é por acaso que já lhe chamam o “novo Benzema” e só isso já deixa água na boca em muitos clubes. Mas focando o assunto numa possível contratação por parte do SL Benfica, as suas características são muito semelhantes às de Darwin Núñez. Gouiri é um avançado móvel com uma técnica bastante apurada, remate fácil e um grande sentido de oportunidade.
Joga preferencialmente como avançado centro mas gosta de descair para a esquerda, tal e qual como muitas vezes fazia o antigo jogador uruguaio das águias. Gouiri está há duas temporadas no OGC Nice, onde já marcou 28 golos, mas de certeza que não se importaria em dar o salto para um clube de maior dimensão europeia capaz de lutar por títulos e disputar a prova que todos os futebolistas sonham, a Liga dos Campeões.
O seu atual valor de mercado situa-se nos 42 milhões de euros mas para quem recebeu agora 75 milhões, este seria um daqueles negócios de fazer perder a cabeça a Rui Costa.

2. Ibrahim Sangaré (PSV Eindhoven)
24 milhões de euros. É quanto custa este médio-defensivo de 24 anos natural da Costa do Marfim e que já anda no radar encarnado há algumas semanas.
Julian Weigl pode estar de saída da Luz e já se pensa em quem vai ocupar o seu lugar. Sangaré é um médio todo-o-terreno com uma estatura física impressionante (1,91m e 77Kg) e por isso não é de espantar que ganhe muitas bolas pelo ar.
Tem força, técnica e boa visão de jogo, o que não é muito normal para um jogador da sua posição. Mas aquilo que se pede a um médio-defensivo é que pare os ataques contrários e a recuperação de bolas é uma das suas especialidades, aproveitando-se das suas longas pernas para conseguir desarmar os adversários de uma forma que os seus companheiros não conseguem.
Acabou a temporada com um registo de 29 jogos e três golos marcados ao serviço do PSV Eindhoven, equipa que foi orientada por Roger Schmidt.
O novo técnico do SL Benfica conhece bem as qualidades de Sangaré e tudo o que ele pode trazer à equipa encarnada mas para já ainda não há garantias que voltem a trabalhar juntos. No entanto, o encaixe financeiro feito pela venda de Darwin Núñez poderá reacender a esperança de as águias lançarem um novo ataque ao jogador costa-marfinense.

3. Emile Smith Rowe (Arsenal FC)
Smith Rowe é um médio-ofensivo de apenas 21 anos formado no Arsenal FC e é já considerado um dos melhores jogadores ingleses da atualidade.
O seu valor de mercado ronda os 40 milhões de euros mas poderá subir ainda mais caso as suas exibições continuem a ser positivas e claro, seja convocado para o Mundial deste ano no Qatar e exploda na competição, à semelhança do que aconteceu com Michael Owen no Mundial de França, em 1998.
É dotado de uma grande capacidade técnica e joga bem com os dois pés, sendo o direito o seu preferido. Atua com o número 10 na camisola e não é por acaso, já que as suas movimentações e o seu toque de bola refinado fazem lembrar Rui Costa ou Pablo Aimar.
Esta época ao serviço dos gunners realizou 37 jogos e marcou 11 golos, a sua melhor marca da carreira até ao momento, e conta ainda com um título mundial de sub-17. O sonho do SL Benfica em contratar o médio alemão Mario Gotze esfumou-se nos últimos dias mas este jovem inglês não lhe fica atrás e seria daqueles jogadores que podia encaixar que nem uma luva no esquema ofensivo de Roger Schmidt.
No entanto, é sabido que Smith Rowe tem contrato com o Arsenal FC até 2026 e muito dificilmente o clube londrino vai deixar sair este diamante por lapidar."

Quem é e como joga Sangaré, o médio que o Benfica cobiça

Lateral Esquerdo, in Lateral Esquerdo

Cadomblé do Vata


"A contratação do David Neres é um negócio muito bem esgalhado pelo Benfica. De uma assentada reforçamos a equipa com qualidade, livramos o Shakthar Donetsk de um ordenado oneroso e saldamos uma dívida que os ucranianos infelizmente nem daqui a 30 anos conseguiriam pagar, pelos tristes motivos que todos sabemos. Acresce ainda um facto importante: o brasileiro teria no contrato uma cláusula que lhe permitia rescindir se algum motivo bélico o impedisse de jogar por mais de 2 meses. Poderíamos ter o extremo a custo zero, mas preferimos ser Sport Lisboa e Benfica. Um daqueles pormenores pormaiores que nos fazem grandes."

Porque falham os jogadores?


"Todos os anos centenas de novos jogadores são inscritos pela primeira vez na Primeira Liga, gerando entusiasmo considerável junto dos adeptos. Infelizmente, no entanto, muitos acabarão por partir pela porta do cavalo, gorando as expectativas neles depositadas.
Olhemos para o caso do Everton 'Cebolinha', jogador que se prepara para deixar o Benfica depois de duas épocas muito aquém daquilo que era esperado. Everton, que era titular frequente da selecção brasileira e deslumbrava no Brasileirão, tinha tudo para ser uma das contratações mais marcantes das últimas décadas. Dentro de campo, contudo, nunca demonstrou tiques de vedeta, chegando até a sacrificar-se em prol da equipa ao jogar fora de posição quando tal era necessário. No entanto, as suas contribuições foram, no mínimo, inconsequentes, selando um desfecho que seguramente não satisfaz nenhum dos envolvidos.
Como pode então ser explicado este fracasso? Em pleno século XXI, a nossa compreensão da performance de um atleta tem de ir para além da sua contribuição dentro das quatro linhas. Quando o problema não aparenta ser um défice de talento nem de condição física, há que olhar então para a saúde mental do atleta.
A reacção do adepto mais insensível a este tema costuma passar pelo mesmo raciocínio: dado o elevado salário dos jogadores, que aparentam estar a cumprir o conho que tantos de nós acalentámos ao longo da nossa infância, como é que estes ousam queixar-se? Ora, da mesma forma que um mau período na vida pessoal de qualquer um de nós pode, direta ou indiretamente, afectar a nossa vida laboral, também um jogador é um ser humano com família e amigos, alegrias e preocupações. Aliás, segundo um estudo recente da FIFAPro, 33% dos jogadores no ativo sofrem de perturbações no sono, 18% manifestam sinais de stress e 43% apresentam ansiedade ou sinais de depressão.
Apesar das criticas de Isa Renieri, mulher de Everton, o Benfica já prima por um grau de profissionalismo bastante acima da média neste capítulo, auxiliando os atletas e as suas famílias durante o processo de acolhimento e integração. O clube disponibiliza apoio psicológico constante, não restrito apenas à performance desportiva. Ainda assim, este caso Everton demonstra que ainda existe um longo caminho para percorrer e que não podemos continuar a menosprezar a questão do desgaste psicológico dos atletas profissionais."

Neres


É oficial, David Neres é do Benfica, e o Everton já está no Flamengo!
Financeiramente, parece que o Benfica usou o Neres (FC Shakhtar Donetsk), para 'regularizar' os pagamentos do Pedrinho, que com a guerra na Ucrânia, tinham ficado em suspenso! Por outro lado, recebemos uma boa maquia pelo Everton, um jogador que acabou por não corresponder, e por isso desvalorizou...
Desportivamente, 'trocámos' um jogador que estava a acrescentar muito pouco à equipa, por um jogador com potencial idêntico, mas que ao contrário do Everton, está rotinado ao futebol Europeu! É verdade que o Neres tem estado parado, mas o potencial é indiscutível...
Sendo jogadores de posições parecidas (pés ao contrário!), têm características diferentes, uma delas é o facto do David Neres saber procurar a bola nos espaços, enquanto o Everton, normalmente esperava pela bola no pé! Sendo que quando recebe a bola no pé, também sabe 'disfrutar'!!!
Mas como é normal, só quando a bola rolar, é que vamos ter 'certezas'!!!

Mais uma medalha!


"Mais uma chapada de luva branca. Vão pagar por tudo o que fizeram ao Sport Lisboa e Benfica.

P.S.: O diretor de comunicação do FC Porto passa mais tempo em tribunais e na esquadra da PSP que em casa a, alegadamente, bater na mulher."

Réus...


"Só falta meter no banco dos réus Fontelas Gomes, Paulo Costa e Bertino Miranda. Aí sim, teríamos novamente o futebol limpo e os criminosos (quase) todos a pagar pelo que estão a fazer ao futebol Português e, concretamente, ao Benfica. De que estás à espera, SPORT LISBOA E BENFICA?
Mas, ainda assim, os árbitros do quadro C1 de 2022/2023 saberão bem que, mais cedo ou mais tarde, os senhores a quem estão a obedecer vão ser também eles julgados pela viciação de resultados que andam a praticar de há 3 anos para cá. É uma questão de tempos, apenas."

Aparentemente, não vale mesmo tudo em Portugal para se ganhar

"O assalto vergonhoso de correspondência privada de mais de 10 anos do Sport Lisboa e Benfica e a sua consequente divulgação e tremenda deturpação, tem que ter consequências!
Aguardaremos serenamente pelas sentenças em tribunal e esperamos que se faça justiça a sério e não justiça a fingir. Os prevaricadores têm que ser severamente punidos pelo que fizeram contra uma das maiores Instituições Nacionais."


Pentacampeões!


"Somos campeões nacionais de futsal feminino pela quinta vez consecutiva! Este é o tema em destaque na News Benfica, numa edição ainda dedicada às outras três finais de Campeonato em disputa pelo Benfica.

1
Extraordinário e inédito feito benfiquista na vertente feminina do futsal. Somos Pentacampeões Nacionais após derrotar o Nun’Álvares, cujo desempenho ao longo da temporada abrilhantou esta conquista da nossa equipa.
De salientar também o enorme interesse despertado entre os adeptos em torno desta contenda. Tanto na Luz, como em Fafe, foi diante de bancadas repletas de fervorosos apoiantes que a nossa grande equipa se exibiu e venceu mais um Campeonato, um facto salientado por Rui Costa na mensagem de felicitações dirigida ao grupo de trabalho.
Veja o resumo e as fotos do jogo e celebração.

2
A final do Campeonato de hóquei em patins está empatada, com uma vitória para cada lado. Ontem vencemos, na Luz, o FC Porto, por 3-0. Com casa cheia e apoio inexcedível, o pavilhão da Luz esteve ao rubro no apoio à nossa equipa, que rubricou uma grande exibição.
O técnico Nuno Resende destacou o incessante apoio dos benfiquistas e o desempenho e entrega dos jogadores: "Fizemos uma atuação de excelência, estivemos a um nível muito alto, fomos uma equipa, com todos a ajudarem-se."

3
Ainda no hóquei em patins, mas no feminino, a nossa equipa adiantou-se na final do Campeonato, ganhando o primeiro jogo, por 2-3, na visita ao Sporting. Estamos a um triunfo do nono título consecutivo, o que poderá acontecer já no próximo sábado, dia 25.

4
Entretanto decorre também a final do Campeonato de futsal. A primeira partida com o Sporting, realizada no pavilhão João Rocha, foi muito equilibrada e marcada por uma arbitragem infeliz que nos prejudicou, acabando a sorte por sorrir ao nosso adversário, que venceu, por 5-4, após prolongamento, depois de, no tempo regulamentar, termos estado em vantagem até muito próximo do apito final. A próxima partida é já na quarta-feira, às 21h00, na Luz.

5
De uma vez por todas, deixa-se claro e de forma vincada que Roger Schmidt não tem redes sociais nem vai aderir a qualquer das diversas plataformas, pelo que são falsas as publicações que existem fazendo-se passar pela sua pessoa.

6
Veja a entrevista e conheça um pouco mais da nossa andebolista Viktoriya Borshchenko, a melhor marcadora da história da seleção ucraniana.

7
Relembramos que o período de venda e renovação de Red Pass começa esta semana, dia 24, e estende-se até 7 de julho. O primeiro jogo contemplado é com o Newcastle, dia 26 de julho, referente à Eusébio Cup. Saiba todas as condições, aqui."

O Benfica Somos Nós - S2E1

Javi García de regresso a casa para pôr ordem nela


"Achas Que Vai Ter Sucesso Na Luz?

Javi García é o nome mais vezes presente na conversa quando a questão “o Schmidt vai ter algum adjunto que conheça o futebol português?” é colocada.
Têm escasseado nos últimos dias estes colóquios – muito pela existência e insistência de outros relativos ao mercado de transferências -, mas, até prova em contrário, será mesmo o espanhol a assumir a função de adjunto do novo timoneiro das águias, cabendo-lhe incumbências adstritas ao papel de ligação entre um desconhecedor do futebol lusitano e o grupo de trabalho.
O médio espanhol representou os encarnados entre 2009 e 2012 e alinhava agora no Boavista FC, tendo assim um conhecimento do futebol em Portugal algo aprofundado.
Segundo consta, tem curso de treinador e gosto pelas funções de banco, estando disposto a abdicar desde já, aos 35 anos, da carreira de jogador para se iniciar nas lides de timoneiro num clube de que sempre mostrou gostar. Para Javi, perfeito! E para o SL Benfica?
É difícil prever. A verdade é que médios espanhóis parecem dar bons treinadores, mas não é algebricamente assim. É uma aposta arriscada: será a primeira experiência do médio numas funções que vai abraçar num momento de “mata ou morre” para as águias.
Vai ter um papel de relevo numa equipa técnica plena de alemães, numa equipa que está obrigada a ganhar, num clube onde a pressão é enorme e a margem de erro – sobretudo atualmente – é praticamente nula.
É, reitero, uma aposta arriscada. Todavia, acredito (talvez ingenuamente) que é um risco calculado e que Javi García não foi o primeiro nome a vir à baila.
Apesar de os anos mais recentes não deixarem perceber a existência de rigor e critério nas decisões da administração benfiquista, acredito que desta feita as coisas tenham sido feitas e decidas com cabeça e que haja critérios bem definidos por trás da escolha do espanhol.
Critérios que eventualmente não são do conhecimento geral. Se for esse o caso e o compromisso de Javi for o que se espera, será apenas uma questão de se dar bem com Roger Schmidt e a restante equipa técnica. Aí, as coisas podem correr muito bem, até pela disciplina que certamente ambos vão incutir.
Caso contrário, as coisas podem correr muito mal e o SL Benfica, aí, dará mais um passo atrás e retardará de novo o seu projeto. Nada a que os benfiquistas não estejam habituados…"