Últimas indefectivações

terça-feira, 21 de junho de 2022

3 reforços que poderiam ser comprados com o dinheiro de Darwin


"O Enorme Encaixe Financeiro Realizado Com A Venda De Darwin Núñez Pode Trazer Bons Reforços Para A Luz

O que é que eu fazia com 75 milhões de euros? A tal pergunta que todos nós fazemos quando vemos o anúncio do Euromilhões e nos pomos a imaginar aquele carro de luxo que desejaríamos ter ou a mansão de sonho onde gostaríamos de passar o resto da nossa vida.
Claro que isto de ser milionário não é para todos mas no mundo do futebol os milhões fazem parte do quotidiano de muitos clubes, que contam notas de 500 euros como quem conta trocos para ir ao café.
Como se sabe, a maior transferência de sempre do SL Benfica e também do futebol português é a de João Félix para o Club Atlético Madrid no valor de 126 milhões de euros.
Desse montante, os encarnados receberam 108 milhões, valor esse que serviu para abater muita despesa do clube mas também para contratações.
Mas nem sempre ter muito dinheiro para comprar jogadores é sinónimo de sucesso desportivo. Veja-se o exemplo da temporada 2020/2021, com mais de 100 milhões de euros gastos em reforços e zero títulos, um investimento recorde no clube de que nada valeu.
Mas falemos da mais recente transferência do SL Benfica e a segunda mais cara do futebol luso, logo atrás do já mencionado João Félix. Darwin Núñez despediu-se da Luz e rumou a Liverpool para uma nova aventura na sua ainda curta carreira, num negócio que ficou fechado por 75 milhões de euros mais 25 por objetivos.
E a pergunta que todos os adeptos benfiquistas devem estar a fazer neste momento é o que fazer com todo esse montante. Claro que o adepto comum só pensa numa coisa quando vê muitos milhões a entrar no cofre do seu clube. Comprar jogadores de qualidade com a garantia de sucesso desportivo imediato. Mas no futebol nem tudo se resume a comprar e a vender jogadores, pois há outras prioridades para além disso.
Mas se porventura, Rui Costa quisesse dar uma prenda a todos os benfiquistas e contratasse um ou dois jogadores de classe mundial perto do valor que recebeu por Darwin Núñez? Quanto a vocês não sei mas eu assinava já por baixo.
A certeza é que os 75 milhões de euros já moram em Lisboa e por isso existe a expectativa em saber que aquisições poderá o SL Benfica fazer com o dinheiro fresco que entrou nos cofres da Luz pela transferência do internacional uruguaio para o Liverpool FC.
Considerando os reforços já apresentados oficialmente e de acordo com as posições que acho fulcrais serem preenchidas neste momento, vou apresentar três nomes para este defeso, sendo que a posição de avançado terá aqui um maior destaque, pois a dúvida que paira agora no ar é saber quem vai preencher a vaga deixada pelo antigo número nove encarnado.

1. Anime Gouiri (OGC Nice)
O nome pode parecer desconhecido para alguns mas este avançado franco-argelino de 22 anos está a mostrar todo o seu potencial no campeonato francês ao serviço do OGC Nice, ao ponto de existirem rumores de que o Real Madrid CF poderá estar interessado na sua contratação.
Não é por acaso que já lhe chamam o “novo Benzema” e só isso já deixa água na boca em muitos clubes. Mas focando o assunto numa possível contratação por parte do SL Benfica, as suas características são muito semelhantes às de Darwin Núñez. Gouiri é um avançado móvel com uma técnica bastante apurada, remate fácil e um grande sentido de oportunidade.
Joga preferencialmente como avançado centro mas gosta de descair para a esquerda, tal e qual como muitas vezes fazia o antigo jogador uruguaio das águias. Gouiri está há duas temporadas no OGC Nice, onde já marcou 28 golos, mas de certeza que não se importaria em dar o salto para um clube de maior dimensão europeia capaz de lutar por títulos e disputar a prova que todos os futebolistas sonham, a Liga dos Campeões.
O seu atual valor de mercado situa-se nos 42 milhões de euros mas para quem recebeu agora 75 milhões, este seria um daqueles negócios de fazer perder a cabeça a Rui Costa.

2. Ibrahim Sangaré (PSV Eindhoven)
24 milhões de euros. É quanto custa este médio-defensivo de 24 anos natural da Costa do Marfim e que já anda no radar encarnado há algumas semanas.
Julian Weigl pode estar de saída da Luz e já se pensa em quem vai ocupar o seu lugar. Sangaré é um médio todo-o-terreno com uma estatura física impressionante (1,91m e 77Kg) e por isso não é de espantar que ganhe muitas bolas pelo ar.
Tem força, técnica e boa visão de jogo, o que não é muito normal para um jogador da sua posição. Mas aquilo que se pede a um médio-defensivo é que pare os ataques contrários e a recuperação de bolas é uma das suas especialidades, aproveitando-se das suas longas pernas para conseguir desarmar os adversários de uma forma que os seus companheiros não conseguem.
Acabou a temporada com um registo de 29 jogos e três golos marcados ao serviço do PSV Eindhoven, equipa que foi orientada por Roger Schmidt.
O novo técnico do SL Benfica conhece bem as qualidades de Sangaré e tudo o que ele pode trazer à equipa encarnada mas para já ainda não há garantias que voltem a trabalhar juntos. No entanto, o encaixe financeiro feito pela venda de Darwin Núñez poderá reacender a esperança de as águias lançarem um novo ataque ao jogador costa-marfinense.

3. Emile Smith Rowe (Arsenal FC)
Smith Rowe é um médio-ofensivo de apenas 21 anos formado no Arsenal FC e é já considerado um dos melhores jogadores ingleses da atualidade.
O seu valor de mercado ronda os 40 milhões de euros mas poderá subir ainda mais caso as suas exibições continuem a ser positivas e claro, seja convocado para o Mundial deste ano no Qatar e exploda na competição, à semelhança do que aconteceu com Michael Owen no Mundial de França, em 1998.
É dotado de uma grande capacidade técnica e joga bem com os dois pés, sendo o direito o seu preferido. Atua com o número 10 na camisola e não é por acaso, já que as suas movimentações e o seu toque de bola refinado fazem lembrar Rui Costa ou Pablo Aimar.
Esta época ao serviço dos gunners realizou 37 jogos e marcou 11 golos, a sua melhor marca da carreira até ao momento, e conta ainda com um título mundial de sub-17. O sonho do SL Benfica em contratar o médio alemão Mario Gotze esfumou-se nos últimos dias mas este jovem inglês não lhe fica atrás e seria daqueles jogadores que podia encaixar que nem uma luva no esquema ofensivo de Roger Schmidt.
No entanto, é sabido que Smith Rowe tem contrato com o Arsenal FC até 2026 e muito dificilmente o clube londrino vai deixar sair este diamante por lapidar."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!