Últimas indefectivações

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Portugueses diplomados

"Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro não estão a correr bem a Portugal no que respeita a medalhas - para já, quando as hipóteses escasseiam (Luciana Diniz continua viva e há ainda a equipa de K4 1000 metros), vai valendo o bronze de Telma Monteiro -, mas o comportamento da generalidade dos atletas tem sido francamente satisfatório. Nélson Oliveira (Ciclismo), Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro (canoagem), João Pereira (triatlo), Marcos Freitas (ténis-de-mesa), Nélson Évora e Patrícia Mamona (atletismo) garantiram diplomas olímpicos, outorgados aos atletas que se classificam até ao oitavo posto, o que traduz uma aptidão competitiva muito acima da média. Mas a verdade, nua e crua, é que Portugal continua sem ser um país de desporto, os apoios são insuficientes e as queixas dos atletas multiplicam-se. Apesar da excelência do trabalho desenvolvido, por exemplo, na canoagem, da alta capacidade do judo nacional ou do ranking cimeiro do ténis-de-mesa, a evolução de Portugal no panorama geral - que existe - fica abaixo daquilo que a maior parte dos outros países evolui, e que aprofunda o fosso que nos separa deles.
É a estas magnas questões que o Governo deverá dar resposta. O que queremos para o desporto? Como se enquadra a escola? Que soluções para o Alto Rendimento?
De forma como forem respondidas estas perguntas ficaremos a saber o que nos espera em Tóquio daqui a quatro anos. Se a política não mudar, não será mais do mesmo, será menos do mesmo.

PS - Do que tenho visto no Rio de Janeiro, os atletas (alguma excepção só confirmará a regra) representaram bem Portugal, com sentido de responsabilidade e ambição."

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: Neste momento, com o 6.º lugar da Ana Cabecinha... e a final confirmada no K4 1000 amanhã, estes Jogos são os 2.ºs melhores de sempre, só atrás de Atenas, em relação aos Diplomados... e em Atenas tivemos um super-Francis Obikwelu!!!

Medalheiro

"Enquanto muitos portugueses anseiam por mais uma medalha lusa no Rio-2016, a Grã-Bretanha já soma 55 pódios, dos quais 21 são de ouro. Vale o surpreendente segundo lugar do medalheiro. Este resultado não é obra da sorte. Após Londres-2012, a Grã-Bretanha fixou o ambicionado objectivo de melhorar os seus fabulosos resultados nos Jogos Olímpicos que organizaram, nos quais atingiram 22 ouros. Para tal, reforçou o financiamento em mais de 10 por cento em relação ao ciclo de Londres-2012. Ao invés de distribuir dinheiro sem critério, a UK Sport, responsável pela alocação dos recursos financeiros públicos, estabeleceu uma estratégia de reforço do financiamento às modalidades com real potencial de medalha. Procedeu ainda a uma reformulação e reestruturação completa das organizações, com a integração de profissionais em instituições constituídas maioritariamente por voluntários.
A Holanda, pais com 16 milhões de habitantes, fixou no início do ciclo do Rio-2016 entrar no top 10 do medalheiro, com modalidades estratégicas e atletas profissionais. Neste momento está em nono lugar com oito ouros num total de 15 medalhas.

Todos os portugueses querem mais medalhas. Todos mesmo? Será que o nosso sistema desportivo tem capacidade?? O nosso dirigismo sabe como lá chegar? A tutela tem noção do caminho? E fará sentido querer medalhas num dos países europeus com uma das mais baixas percentagens de prática desportiva? É a discussão recorrente a cada edição dos Jogos Olímpicos. Entretanto, há estratégias, relatórios, estudos... juntos, bem arrumadinhos, na gaveta. O pragmatismo dos ingleses e holandeses demonstra que a boa vontade e amor à camisola dos portugueses não chega. Eles apostam claramente nas medalhas, sem eclipsar ou menosprezar os projectos de desenvolvimento da prática desportiva de base - bem pelo contrário! Não há mais medalhas sem a base de uma boa cultura desportiva."


Mário Santos, in A Bola

Nova Loja...

Benfiquismo (CXCVIII)

Imponente...

Tanta preocupação com as novas camisolas todos os anos,
e a solução é tão fácil!!!!!!

Lixívia 1

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica........... 3 (0) = 3
Sporting......... 3 (0) = 3
Corruptos.......3 (0) = 3


Tenho tido muito pouco tempo nas últimas semanas, quem esteve atento deve ter verificado que os post's diários, estão cada vez mais tardios!!! Sendo assim a Lixívia inaugural foi-se 'atrasando'!!!
O facto de não ter existido Casos graves nos jogos principais, ajudou...

O penalty em Vila do Conde a favor dos Corruptos, terá sido o único foco de discussão! O Otávio não caiu por causa do contacto, mas o braço do Marcelo estava lá...!!! É verdade que antes deste lance o novo central dos Corruptos, Filipe, empurrou com os dois braços um adversário, junto da área (seria um livre perigoso) e nada foi marcado... mas o Veríssimo tem que fazer pela vida!!!!!

Em Tondela além da habitual super-agressividade 'contra' o Benfica, tolerada pelo árbitro, nada de grave se passou...!!!!

Anexos:

Benfica
1.ª-Tondela(f), V(0-2), Pinheiro, Nada a assinalar

Sporting
1.ª-Sporting(c), V(2-0), Nuno Pereira, Nada a assinalar

Corruptos
1.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Veríssimo, Nada a assinalar

Épocas anteriores:
2015-2016

Perto...

O Emanuel Silva no final da prova de canoagem, afirmou que o 4.º lugar, é o primeiros dos últimos!!! Por alguma razão, o conceito Medalhas ou nada, passou das capas dos jornais e das cabeças dos adeptos, para a cabeça dos atletas!!!! Já o professor Moniz Pereira, falava desta desvirtuação do mérito...!!! Quando entramos em qualquer competição é para ganhar... o 'primeiro' dos últimos, é o 2.º lugar, não é o 4.º !!! Compreendo que o estatuto de figura pública, para atletas que normalmente são 'anónimos' para a maioria da população, é definido por Medalhas... mas não devia ser!
Por exemplo, até agora, estes Jogos, estão a ser um dos JO com mais portugueses no Top-8: finalistas Olímpicos nas suas respectivas provas... Mas como só tivemos uma Medalha, a percepção é que a participação portuguesa está a ser uma desgraça...!!!

O 4.º lugar da dupla Emanuel Silva/João Ribeiro foi ingrato, principalmente devido aos 396 milésimos que os afastaram do pódio... Mas serem os 4.º do Mundo, nos Jogos Olímpicos, no K2 1000m, não os faz 'derrotados'!!!
Não sei se o Emanuel vai continuar a competir ao mais alto nível, ou se vai 'reformar-se', felizmente em Portugal, existem jovens com talento para continuar a trabalhar... mas seria importante o Emanuel continuar, é o verdadeiro 'capitão' da Selecção!
E agora, vamos ao K4 1000m, onde temos legítimas aspirações...

O 5.º lugar do João Pereira no Triatlo, é o melhor resultado masculino nos Jogos de um português, no Triatlo.. Mesmo assim, fiquei 'frustrado'!!!! O João podia ter lutado pelas Medalhas... com o João no primeiro grupo após a Natação, teria seguramente lutado pelo Ouro!!! Aliás, o tempo do segmento da Corrida, prova que pelo menos a Prata estaria garantida...!!!
Foi uma grande recuperação, ficou a 9 segundos do Bronze... mas podia ter sido melhor! Aos 29 anos, não será fácil evoluir na Natação, mas com os Brownlee é fundamental melhorar...
O 35.º lugar do João Silva reflecte o actual valor do Triatleta que em Londres 2012, ficou em 9.º!!! Independentemente das incidências da prova de hoje, as más decisões do João nos últimos 4 anos, são claras... se calhar, devia regressar à 'origem'!!!
O 44.º lugar do Miguel Arraiolos, deu-lhe experiência...

A Teresa Portela ficou em 3.º lugar na Final B, do K1 500m, ficando assim para a história com o 11.º lugar nos Jogos Olímpicos do Rio 2016!

Péssima prova do Tsanko Arnaudov na qualificação do Lançamento do Peso!!! O primeiro nulo, até parecia que tinha distância para chegar aos 20 metros (a passagem à Final ficou nos 20,40m), mas este foi um daqueles dias onde o Tsanko não devia ter saído de casa...!!!
O Marcos Fortes, nos primeiros Jogos também esteve mal... e depois conseguiu várias Finais importantes... Vamos ver se o Tsanko 'aprende'!!!

PS1:Geração de valor
«Faltam já poucos dias para o encerramento do maior evento multidesportivo do planeta, este ano com uma das maiores representações portuguesas de sempre. Estão ainda alguns atletas em competição, pelo que não é momento para avaliações finais, mas a resistência e a capacidade de superação dos atletas nacionais fazem acreditar que o sucesso desportivo vai continuar, como demonstram o 4.º lugar alcançado hoje pela dupla João Ribeiro/Emanuel Silva e o 5.º de João Pereira. 
O Sport Lisboa e Benfica aproveita esta oportunidade para expressar enorme orgulho em todos os atletas do Benfica Olímpico e sublinhar a convicção que sente relativamente ao caminho há muito definido de recuperação da aposta eclética, com resultados visíveis e marcantes para o desporto português.
Telma Monteiro continua, para já, a ser a única portuguesa que alcançou a honra do pódio no Rio. Quem conseguiu ficar indiferente ao momento em que a judoca do Clube se emocionou com o bronze à vista?
Mas há muito mais. O canoísta João Ribeiro, fazendo dupla em K2 com Emanuel Silva, ficou a três décimas da medalha. João Pereira mostrou excelente forma no Triatlo (5.º). Nelson Évora, 6.º no Triplo Salto, continua a voar e é exemplo de resiliência, até para o País. Na mesma disciplina, Susana Costa estreou-se com um 9.º numa final olímpica. Teresa Portela 11.ª na canoagem e Dulce Félix em 16.º na Maratona merecem também particular destaque.
Sublinhe-se a gratidão a estes e a todos os outros que vestem a camisola nacional e optaram conscientemente pelo Benfica Olímpico. Apesar do apoio do Clube, o orgulho na qualidade destes atletas é do País.
O Sport Lisboa e Benfica promove a prática desportiva e participa ativamente na formação e apoio de atletas em muitas modalidades. O Clube acredita firmemente, também por isso, que existem fortes motivos para que todos se orgulhem da prestação dos atletas portugueses em geral nos Jogos Olímpicos de 2016.
Está à vista a importância do Comité Olímpico de Portugal e de todos os clubes no apoio ao Desporto e aos valores do Olimpismo. E sai evidenciada uma geração de grandes atletas que estão a honrar o País com muitos desempenhos de grande mérito, dentro do Top 10 no Rio de Janeiro: Fernando Pimenta, Patrícia Mamona, Nelson Oliveira, Rui Costa, José Carvalho... Estes e todos os outros estão de parabéns!
#EPluribusUnum #BenficaOlímpico»
Comunicado do SL Benfica


PS2: Nos últimos 10 anos, o duo EUA/Grã-Bretanha passou a produzir em quantidades industriais, atletas 'fenómenos', principalmente em modalidades, onde a resistência ao esforço é o factor decisivo!!! Antes, era raro encontrar um atleta destes países a lutar pelos lugares cimeiros nos grandes campeonatos nestas modalidades!!! Hoje, o domínio destes países, só não é total, porque os Etíopes e os Quenianos não deixam...!!! Mesmo assim, no atletismo as medalhas 'menores' vão quase sempre para estes países, em femininos ou masculinos!!!
Ao mesmo tempo, as Federações Internacionais, e 'luta' anti-doping a nível Mundial é liderada por dirigentes destes dois países: EUA/Gra-Bretanha!!!
Deve ser coincidência...

Não tenho nada contra o castigo aos Russos, tenho a certeza que eram e são batoteiros, o meu problema é que não são os únicos...!!!