Últimas indefectivações

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Medalheiro

"Enquanto muitos portugueses anseiam por mais uma medalha lusa no Rio-2016, a Grã-Bretanha já soma 55 pódios, dos quais 21 são de ouro. Vale o surpreendente segundo lugar do medalheiro. Este resultado não é obra da sorte. Após Londres-2012, a Grã-Bretanha fixou o ambicionado objectivo de melhorar os seus fabulosos resultados nos Jogos Olímpicos que organizaram, nos quais atingiram 22 ouros. Para tal, reforçou o financiamento em mais de 10 por cento em relação ao ciclo de Londres-2012. Ao invés de distribuir dinheiro sem critério, a UK Sport, responsável pela alocação dos recursos financeiros públicos, estabeleceu uma estratégia de reforço do financiamento às modalidades com real potencial de medalha. Procedeu ainda a uma reformulação e reestruturação completa das organizações, com a integração de profissionais em instituições constituídas maioritariamente por voluntários.
A Holanda, pais com 16 milhões de habitantes, fixou no início do ciclo do Rio-2016 entrar no top 10 do medalheiro, com modalidades estratégicas e atletas profissionais. Neste momento está em nono lugar com oito ouros num total de 15 medalhas.

Todos os portugueses querem mais medalhas. Todos mesmo? Será que o nosso sistema desportivo tem capacidade?? O nosso dirigismo sabe como lá chegar? A tutela tem noção do caminho? E fará sentido querer medalhas num dos países europeus com uma das mais baixas percentagens de prática desportiva? É a discussão recorrente a cada edição dos Jogos Olímpicos. Entretanto, há estratégias, relatórios, estudos... juntos, bem arrumadinhos, na gaveta. O pragmatismo dos ingleses e holandeses demonstra que a boa vontade e amor à camisola dos portugueses não chega. Eles apostam claramente nas medalhas, sem eclipsar ou menosprezar os projectos de desenvolvimento da prática desportiva de base - bem pelo contrário! Não há mais medalhas sem a base de uma boa cultura desportiva."


Mário Santos, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!