Últimas indefectivações

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Compromisso e entrega


"Está a ser um início de temporada dentro daquilo que a nossa equipa de voleibol nos tem habituado nos últimos anos. Apesar de todas as contingências vividas nos últimos meses por causa da pandemia, o grupo de trabalho manteve-se – e mantém-se – sempre focado e consciente das suas responsabilidades. 
O que aconteceu na última quarta-feira – vitória sobre o Sporting nas meias-finais da Supertaça – demonstra bem a fibra da equipa técnica e dos atletas que o Sport Lisboa e Benfica tem ao seu dispor no voleibol.
Perante um adversário que se reforçou bastante para a nova temporada, a nossa equipa conseguiu uma reviravolta extraordinária num exemplo de enorme entrega nos diversos momentos do jogo. Num encontro que fora adiado por causa de casos de COVID-19 no Sporting, a equipa respondeu bem à chamada e garantiu a presença na tão desejada final da Supertaça da modalidade, marcada para o próximo dia 21 de outubro, frente ao SC Espinho. Será o primeiro troféu em discussão e que o grupo pretenderá trazer para o Museu Benfica – Cosme Damião.
A caminhada do voleibol prossegue este fim de semana com mais uma jornada dupla para o Campeonato Nacional. No sábado há desafio marcado com o Clube K na Luz, seguindo-se uma curta deslocação ao Clube Nacional de Ginástica no domingo. São mais dois jogos para lutar pela vitória e afinar cada vez mais a máquina para o que aí vem.
Além do Campeonato e da Supertaça, haverá a Taça de Portugal e, em novembro, o início do percurso na edição 2020/21 da Challenge Cup, prova europeia na qual marcámos presença na final em 2014/15. 
Para esta nova temporada, a equipa técnica liderada por Marcel Matz conta apenas com um reforço, o líbero Bernardo Silva, ex-Caldas. A manutenção da esmagadora maioria dos atletas e o seu respetivo compromisso com a instituição são alguns dos pontos que contribuem para que os resultados positivos sejam uma realidade nestas últimas épocas.
Não esquecer também a integração de jovens atletas da Formação nos trabalhos da equipa, como são os exemplos de Eduardo Brito (central), Nuno Marques (zona 4) e Francisco Leitão (distribuidor). Numa modalidade que conta com mais praticantes na região norte do país, o Sport Lisboa e Benfica continua a ser um exemplo na hora de formar jovens para o futuro."

Semanada...


"1. Jean-Clair Todibo. O reforço final do Benfica foi uma das maiores promessas do futebol francês. O Barcelona contratou Todibo há um ano e meio ao Toulouse, depois de uma meia época muito prometedora. Desde que chegou a Barcelona, Todibo passou algum tempo na equipa B e no último ano teve alguns problemas com lesões. Em Janeiro foi emprestado ao Schalke, onde demorou algum tempo a ganhar o seu lugar. Quando ganhou o Campeonato foi interrompido por meses e quando regressou voltou a lesionar-se. Mas no tempo que jogou, deixou sempre muito boas sensações. É um central que tem corpo de central e pés de extremo. É rápido, alto, e um domínio perfeito da bola. Não me espantava nada que Jorge Jesus um dia o adaptasse a médio defensivo.
2. Andreas Samaris de fora da Liga Europa. Temos vinte e sete jogadores no plantel (incluindo o Gonçalo Ramos). Só podemos levar vinte e cinco. Um jogador teria que ficar de fora, visto que Gonçalo Ramos pode ir na Lista B dos inscritos (lista dos jogadores sub-21). Os candidatos pareciam ser Samaris, Jardel ou Cervi. Jorge Jesus optou por deixar de fora Samaris. A mim surpreendeu-me. Sempre pensei que fosse Jardel - visto que inscrevemos cinco centrais. Talvez JJ esteja mesmo a pensar em utilizar o sistema de três centrais que já falou.
3. Tiago Dantas. Foi a maior surpresa do último dia de mercado. Tiago Dantas foi emprestado ao Bayern Munique. Uns jornais dizem que foi com uma cláusula de opção de 7.5 milhões. Outros jornais dizem que foi sem cláusula de opção. O Benfica em vez de desmentir/confirmar tudo no comunicado que emitiu aos sócios, disse só que foi emprestado. Acho que Tiago Dantas dificilmente volta ao Benfica. Primeiro porque é um craque. E segundo porque vai acabar por estrear-se. Ao contrário do Benfica, o Bayern tem um plantel curto. Já no último ano tinha. Ao ter um plantel curto, o Bayern pode pagar mais aos seus melhores jogadores e preenche os últimos lugares do plantel com jovens - correndo o risco de vez em quando aparecer um Alphonso Davies. Na última época, o 19º jogador mais utilizado foi Joshua Zirkzee, o 23º foi Sarpreet Singh, o 24º foi Leon Dajaku. Tudo jovens pouco conhecidos das massas. Este ano, um desses jovens vai ser Tiago Dantas. Acho incrível como Tiago Dantas vai ter minutos no Campeão Europeu, mas não no Benfica.
4. Jota. No meio de tanto empréstimo absurdo, o Benfica emprestou Jota a uma das equipas mais dependentes do talento que outros clubes emprestam-lhes. O Valladolid é um clube que desespera por jogadores como o Jota e onde o extremo português vai ter minutos com regularidade para mostrar o que realmente vale.
5. Facundo Ferreyra, Zé Gomes, Martin Chrien e Branimir Kalaica. Acho que está na altura de estes rapazes procurarem empresários novos. Ferreyra é o que está mais tranquilo nisto tudo. Está a receber dois milhões limpos por ano para treinar quando lhe apetecer. Até podíamos dizer que devia ser integrado na equipa principal, mas o nosso plantel já é tão grande. O Chrien chegou já era internacional A pela Eslováquia. Como é que ninguém no seu país natal o quer? O Kalaica foi muito mal gerido pelo clube. Quando devia ter sido aposta na equipa B, era o quinto central da equipa A, quando devia ter sido aposta na equipa A, andou na equipa B. Zé Gomes é um jogador que para o bem da carreira dele já devia ter rescindido com o clube.
6. Escândalo no Basquetebol. A meio da semana decorreram as meias-finais da Taça de Portugal 19/20 de Basquetebol, onde jogámos contra o FC Porto, e da Supertaça 2020/21 de Voleibol, onde jogámos contra o Sporting. Duas meias-finais que tiveram decisões diferentes das Federações. No caso do Voleibol, o plantel do Sporting teve um surto de covid-19 e Supertaça foi adiada por mais de três semanas, de Setembro para esta semana. No caso do Basquetebol, o plantel do Benfica teve um surto de covid-19 e a Taça de Portugal foi adiada três dias. O plantel do Benfica treinou todo junto pela primeira vez na segunda-feira. Óbvio que o Benfica se deveria ter queixado antes do jogo e não depois de ter sido eliminado. Não o fez, pelo menos publicamente. Mas não deixam de ser dois pesos e duas medidas de duas Federações diferentes. É algo que tem que envergonhar o Desporto Português e o prejudicado é o mesmo de sempre.
7. Jogos Importantes nas Modalidades. O jogo mais complicado deste fim-de-semana é o do Hóquei Masculino, onde teremos um Benfica-Sporting, duas das quatro equipas que ainda só venceram este ano (Barcelos e Valongo são as outras duas). O Andebol Masculino e Voleibol Feminino também vão ter jogos complicados em Avanca e na Vila das Aves. As restantes equipas têm jogos praticamente para cumprir calendário. Nota também para o facto curioso do Basquetebol Feminino e Masculino jogarem ambos no Funchal contra o CAB."

Time Added On...

Ronaldo Camará | A maior joia do Seixal


"Ronaldo Camará: nome de craque, mas os pés não ficam nada atrás. O luso-guineense é uma das maiores promessas da formação do SL Benfica.
Camará é um médio ofensivo da geração de 2003. Criatividade é a palavra que melhor define o jogo do internacional sub-17 português. A bola nos seus pés nunca chora.
A facilidade e qualidade com que recebe a bola, de forma orientada, e a faz chegar aos seus colegas, de maneira a facilitar a receção, é impressionante. A visão de jogo que possui faz com que consiga encontrar opções de passe em zonas invisíveis para muitos, incluindo muita capacidade para colocar a bola no espaço entrelinhas.
Esta qualidade de passe deve-se, obviamente, à sua qualidade técnica, mas pesa também muito a capacidade que tem no momento de tomar a decisão. Não é por acaso que, com 17 anos, Ronaldo Camará já está na equipa B (onde compete contra atletas com o dobro da sua idade) e vai cada vez mais cimentando o seu lugar.
A maturidade e inteligência futebolística da qual dispõe numa tão tenra idade é assinalável. Ainda mais evidente fica quando vemos a forma como conjuga a qualidade e a velocidade na execução.
Ronaldo Camará é um jogador com uma técnica impressionante, não só no momento do passe, mas também no momento do drible. Tem uma qualidade absurda em espaço curto. Apesar da sua (ainda) fraca estrutura física, ultrapassa os adversários quase sem verter uma pinga de suor. A maneira como utiliza, de forma quase igual, os dois pés facilita muito a forma como progride e ultrapassa adversários no terreno.
O jovem de apenas 17 anos disse, recentemente, que precisava de ser mais agressivo e ter mais fome de golo. Isto é algo que foi ficando evidente nas suas últimas exibições. Vai procurando muito mais a baliza, ficando à vista a qualidade de remate que possui. No jogo frente ao Casa Pia A.C., onde marcou um grandíssimo golo, ficou evidente a qualidade que tem para visar a baliza.
Para mim, o que diferencia os grandes jogadores, não é a capacidade para fazer um golo a 30 metros da baliza ou ultrapassar toda a equipa adversária em drible. Para mim, o que diferencia os génios é a facilidade e qualidade com que dominam as ações básicas do jogo: a receção, o passe e sobretudo a tomada de decisão. Se tudo isto estiver lá, a finalização, a capacidade de desequilíbrio individual ou as capacidades físicas são algo que pode ser sempre melhorado.
A verdade é que Ronaldo tem tudo isto e ainda mais um pouco. O elevadíssimo índice de trabalho que demonstra dentro de campo e a humildade que mostra fora dele certamente irão ajudar o jogador a evoluir de maneira positiva. O jogador tem perfeita noção de que tem de evoluir em algumas áreas do jogo. Esta consciencialização é fundamental na sua jornada.
Aos 17 anos, Ronaldo Camará está a competir num nível impensável para alguém com a sua idade. Os duelos com jogadores mais experientes e o tempo de jogo regular serão fundamentais no desenvolvimento do ainda (não nos podemos esquecer) muito jovem prodígio encarnado.
Este não engana. Será um dos melhores jogadores portugueses num futuro próximo."

Fever Pitch - João & Bernardo... Transferências!

Meia-dúzia...

Sanjoanense 1 - 6 Benfica

Apesar de entrarmos a perder, até fizemos um bom jogo no geral...
Estou a gostar da equipa este ano...

Não passou nada!!!


"Passaram 4 dias sobre a vergonha de fim de semana e os roubos premeditados de Luis Ferreira e Vasco Santos nos VAR´s dos jogos de Benfica e Calor da Noite e nada foi dito ou feito pelo Conselho de Arbitragem de Fontelas Gomes. Da parte do Benfica, viu-se uma Newsletter apenas. Nenhuma intervenção pública. O Presidente em exercício anda em campanha e nem uma palavra sobre isto. Tirem as vossas conclusões.

O que sabemos é que as capas dos jornais no dia seguinte ao jogo de Domingo na Luz apontavam Otamendi como tendo sido responsável pelos dois golos do Farense, sem uma Única referência à falta óbvia e clara sobre Otamendi no 2ºgolo. Também os resumos das TV´s fizeram silêncio nesse lance, apontando as culpas ao defesa Argentino. Ou seja, completamente branqueada a falta que sofreu no 2ºgolo por tudo e todos. Incluindo o próprio treinador que preferiu justificar o lance com o suposto cansaço do jogador.

Há dias em que só nos apetece mandar tudo para o caralho e deixar de fazer a defesa do Benfica, já que os nossos responsáveis não o fazem e estão-se pouco cagando para o fazer.
Mas apesar destes dias mais difíceis, cá continuaremos a denunciar as atrocidades do futebol Português."

O mercado da desinformação


"Fechado mais um mercado de verão – que de normalidade pouco teve – a altura é de balanços. Quando se analisam as lacunas que ainda ficam por preencher, quando se discute qual o plantel que mais evoluiu, eu prefiro olhar para o papel a que o jornalismo desportivo se prestou.
Desde os primeiros rumores ficou no ar a ideia que, afinal, não há crise pandémica que afete os cofres dos clubes portugueses e que a tendência seria contratar sem fim. Na verdade, apercebemo-nos disso todos os anos, mas este ano esse facto ganha maior relevância, dado que os valores do mercado também sofreram com a longa pausa.
Assim que o primeiro rumor a tresandar a mentira surgiu, comprometi-me a apontar todos os rumores até ao fecho do mercado. A sério, apontei mesmo. Pode ter passado algum, admito. Tudo o que fosse noticiado por um órgão de comunicação social e que visasse SL Benfica, FC Porto ou Sporting CP teria reprodução no meu bloco de notas e entra neste artigo.
Os leões foram os menos visados na dança de nomes a que já nos habituamos. A SL Benfica e FC Porto foram apontados plantéis inteiros, com as águias a terem até direito a novelas para o comando técnico. Passo, então, a apresentar os nomes apontados a cada clube, sem qualquer ordem específica.
SL Benfica treinadores: Laurent Blanc, Mauricio Pochettino, Jorge Jesus, José Mourinho. Jogadores: James Rodríguez, Gelson Martins, Luca Waldschmidt, Cavani, Bruno Henrique, Gerson, Slimani, Rafinha, Everton Cebolinha, Rúben Semedo, Robin Koch, Rodrigo Moreno, Mario Mandžukić, Lucas Veríssimo, Garay, Mehdi Taremi, Leandro Cabrera, João Mário, Ángel Di María, Gilberto, Zlatan Ibrahimović, Jan Vertonghen, Darwin Núñez, Diego Costa, Otamendi, Todibo e Nathaniel Clyne (27). 
FC Porto jogadores: Rúben Semedo, Pedro Gonçalves, Toni Martínez, Uroš Račić, Fábio Martins, Centelles, Luca Waldschmidt, Zaidu, Mateo Retegui, Mehdi Taremi, Hulk, Evander, Brahimi, Nuno Santos, Cláudio Ramos, Danny Loader, Ignacio Ramírez, Renê Santos, Olivier Ntcham, Radamel Falcao, Thomas Lemar, Markus Henriksen, Rúben Vinagre, Alfredo Morelos, Santiago Arias, Evanilson, Otamendi, Majid Hosseini, Matías Vargas, Marcus Edwards, Pepê, Matheus Reis, Álex Collado, Riqui Puig, Nanu, Malang Sarr, Lucas Veríssimo, Todibo, Rafinha Alcântara, Felipe Anderson, Héctor Herrera, Dany Rose, Miguel Layún, Jesse Lingard e Sami Khedira (45).
Sporting CP jogadores: Zouhair Feddal, Pedro Porro, Mehdi Taremi, Antonio Adán, Antunes, Nuno Santos, Wanderson, Lautaro Gianetti, Lyanco, Slimani, João Mário, Pedro Gonçalves, Paulinho e Luis Suárez – o do Granada CF (14).
A questão que se coloca depois de tão extensa e cansativa liste é a seguinte; seriam mesmo todos alvos reais? Quantos destes nomes são simples “balas para canhão”? E sim, já estamos habituados, mas faz disto um problema menor ou que não se deva discutir?
Que papel presta o jornalismo desportivo à sociedade quando não respeita os valores que lhe são exigidos? Falamos de verdade, de consulta e cruzamento de fontes, seriedade, rigor… Como ficam vistos os prórpios jornalistas quando se concretizam apenas 27 das 90 transferências anunciadas, muitas delas dadas como garantidas?
É verdade que nem todos os rumores podem ser confirmados, mas será normal que mais de dois terços do que vem anunciado é rumor e falha a contratação por pouco? É certo que o rumor faz parte do mercado de transferências, mas os casos de interesses claramente inventados nas redes sociais e que chegam a programas dedicados ao mercado acumulam-se e isso é preocupante.
É que para isso bastava que todos seguissem as mesmas contas no Twitter e o trabalho do jornalismo seria dispensável. A verdade é que o bom jornalismo, aquele que beneficia de boas fontes de informação e consegue anunciar quando há certezas, é raro, mas fundamental. Seria esse tipo de jornalismo que anunciaria Grujic no FC Porto ou Tabata no Sporting CP.
Cada vez mais assistimos a novelas longas, a jogadores que estão indecisos entre o clube A e B, algo que não me lembro de ver. Este ano tivemos, inclusive, diretos televisivos a seguir aviões privados que iam transportar uma estrela dos relvados. Estrela, essa, que estava tão garantida em Portugal que acaba a jogar em Inglaterra. A dignidade do jornalismo desportivo português, essa, pode ser que chegue no mercado de inverno."

Noronha Lopes...

Bistrot - [FR] « Rescaldo » Spécial Elections - Analyse de lá prestation de Bruno Costa Carvalho