Últimas indefectivações

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Desolado...

Nunca pensei ficar com este estado espírito, após o Benfica vender um jogador por 40 milhões de euros - um ano depois de o ter comprado por 8,5 milhões!!!
Assumo as minhas limitações - se calhar é o meu coração Benfiquista -, mas não entendo um jovem jogador que tem a possibilidade de jogar em qualquer equipa em Inglaterra, Espanha ou Itália, com um ordenado altíssimo - bastava esperar, no máximo 1 ano -, prefira ir para a Rússia... por muito dinheiro que vá receber... muito sinceramente não entendo.

A Direcção fez tudo para evitar este negócio, só faltou desligarem os telefones e avariarem a maquina dos faxes (hoje, provavelmente, só desligando a Net!!!)... Nos próximos dias vão ser lembrados jogadores como o Airton ou o Nuno Coelho... são os famosos prognósticos feitos no final das partidas!!! Como não tenho acesso a informação privilegiada, sou obrigado a especular: as dificuldades de financiamento que neste momento existem em Portugal, não permitiram ao Benfica a contratação antecipada de jogadores, para precaverem possíveis vendas - em todos os sectores -, assim só as alas foram reforçadas, prevenindo a mais provável de todas as vendas: Gaitán!!! Que - até agora!!! - acabou por não acontecer!!! Isto não serve de justificação, serve essencialmente de tentativa de explicação...

A FIFA e a UEFA devem ser provavelmente as organizações mais 'incompetentes' que existem na Mundo desportivo... Demitem-se à partida - descaradamente -, de regular aquilo, para qual foram criadas... Não deve existir no Mundo, mercado mais desregulado que envolve tantos Milhões. Existe por parte da UEFA e da FIFA a clara intenção, premeditada, de facilitar a entrada de dinheiro sujo no Futebol... Permitir que exista na Europa, equipas que jogam as mesmas competições, com datas diferentes para o fecho das inscrições, é criminoso... Anarquia total, só estão preocupados com as suas 'contas' pessoais... E deixo uma profecia: o fair play financeiro nunca será aplicado.

E agora?
Primeiro é melhor redefinir os objectivos da equipa. Champions: 3º no grupo, será um grande resultado. Campeonato: a grande prioridade da época, a qualificação para a Champions... melhor, depende de como a equipa chegar a Janeiro...!!!
Segundo fazer aquilo que muitos exigiam (os anti-Jesus e anti-Vieira) à muito tempo: aposta na juventude com a promoção imediata do André Almeida e do André Gomes ao plantel principal. Podem até continuar a jogar no equipa B, mas têm que ser opção para a equipa principal. Jogar com o Aimar, ou o Carlos Martins, ou até o Bruno César a '8' só será possível em alguns jogos... Penso até que o Filipe Oliveira - recentemente contratado ao Leiria... que tem jogado nos Juniores -, também é um jogador a levar em conta, além do Luciano Teixeira para a posição '6'. O Miguel Rosa, tal como o Ivan Cavaleiro têm sido dos jogadores em maior destaque nos Bês, mas jogam nas alas, onde o plantel principal tem mais soluções. O Miguel Rosa na formação jogou quase sempre a '8' ou a '10', mas hoje não me parece que seja solução para o lugar do Witsel.
Como já escrevi várias vezes, tenho muita confiança no André Gomes, de todos é o jogador mais parecido com o Witsel, o potencial é enorme, mas ainda é Júnior... O André Almeida é mais experiente, se o jogo de Glasgow fosse hoje, jogava com o Matic e o André Almeida no meio-campo, mas o treinador é que vai decidir... De uma coisa tenho a certeza, os jovens vão dar tudo para merecer a oportunidade...
No meio disto tudo, espero que pelo menos, os anti-Jesus, deixem o treinador em paz nos próximos tempos...!!! (duvido!!!) O ano passado, uma das melhores exibições do Benfica, foi em Londres, num jogo cheio de 'remendos', pelo menos até Janeiro, vamos passar por algo parecido...
Em Janeiro, não estou à espera de grandes contratações... os melhores jogadores nessa altura estão indisponíveis... além disso o dinheiro que hoje recebemos deve ter outras aplicações mais imediatas...

Durante os próximos meses não será fácil ser Benfiquista, direi mesmo que o Benfiquismo dentro de cada um de nós, vai ser testado, como à muito não era...!!! Durante o dia de hoje, li algumas frases muito infelizes, típicas dos últimos tempos... Como escrevi na crónica da primeira jornada com o Braga, estou cansado do Futebolês... Mas podem ter a certeza, que não será neste momento difícil que deixarei de apoiar o Clube... a militância nunca foi tão importante... Ir para a Rua festejar títulos, é para os 'amadores', derrotar os prognósticos mais negativos, é marca fundadora do Benfica, foi para isso que fomos criados... tenho fé, que das fragilidades, vamos fazer forças... mesmo com as agendas eleitoralistas pelo meio!!!