Últimas indefectivações

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Vermelhão: Regresso às vitórias...

Marítimo 1 - 2 Benfica


Vitória justa, em mais um jogo complicado. Complicado, porque mais uma vez, oferecemos um golo, quando estávamos completamente por cima da partida!!!

Até ao golo do Marítimo fomos a 'única' equipa em campo, com o golo, e com a paragem prolongada devido ao choque do Otamendi com o avançado do Marítimo, baixámos o nível... Mas o 1-\1, voltou a dar 'embalagem' à equipa... e até ao 1-2, dominámos completamente... Após o segundo golo, o Marítimo subiu as linhas, e nós resolvemos 'gerir' uma perigosa vantagem mínima! É verdade que os insulares, nunca criaram verdadeiro perigo, mas a gestão poderia ter sido feita doutra forma... Com 1-3 teria sido mais confortável gerir o resultado!!!

Uma nota para a estratégia do Marítimo: com o marcador a seu favor (o empate já era uma vitória!!!), abdicaram completamente de atacar... Permitindo o domínio praticamente total do Benfica. A perder, já tentaram subir as linhas!!! Esta é uma das razões porque  Tugão antes da pandemia já estava às 'moscas'!!!

O Pizzi hoje foi o melhor, sem necessidade de fazer grandes transições defensivas, acabou por ser o jogo ideal para o transmontano jogar naquela posição...
O Luca sem o Darwin baixa de rendimento...
O Otamendi está a precisar de banco, por exemplo, na quinta-feira com os Polacos, o Jardel devia jogar, dando à equipa mais alguns centímetros! Não entro em teorias conspirativas, os erros do Otamendi tem sido essencialmente falta de concentração... mas existindo opções válidas no banco, devia no mínimo 'rodar'!!!

A não marcação do penalty sobre o Everton, é mais um daqueles absurdos do Tugão que contado ninguém acredita!!! Esta jornada, tivemos o golo mal validado aos Lagartos, o golo mal anulado ao Farense em Braga, e este penalty na Madeira... A coincidência, é que o Benfica saiu 'prejudicado' nas três decisões (ainda houve uma falta no início da jogado do golo dos Corruptos em São Miguel)!!!

Uma nota especial para o Rui Costa: já percebeu que a principal função no banco é 'agarrar' o Jesus, principalmente quando o Benfica marca, e no final das partidas!!!
Já agora uma referência à PorkosTV: vergonhoso... mais uma vez!!! Se não tem capacidade de isenção, fiquem em casa... 

Agora temos jogo 'perigoso' na Quinta, e depois Paços de Ferreira no domingo na Luz! É tempo de rodar, espero que o Weigl, o Taarabt e o Darwin estejam disponíveis(e o Pedrinho..), pois vão ser necessários. Os Polacos são uma equipa chata, que correm muito e dão porrada... até pode ser que venham a Lisboa, com a intenção de gerir a equipa, mas nunca de fiar...
Eu escolhia: Helton; Gonçalves; Jardel, Vertonghen, Grimaldo; Weigl, Taarabt, Rafa(ou Pedrinho), Cervi; Luca e Darwin...

3 pontos...

Benfica B 1 - 0 Varzim


Às vezes existem aqueles jogos onde se joga bem, e perde-se o jogo, noutros joga-se menos bem, e somamos os 3 pontos! Hoje, foi a segunda 'opção'!!!
A equipa estava a precisar destas duas vitórias consecutivas, depois de tantos desaires consecutivos...

Mais uma...

Viana 1 - 3 Benfica
17-25, 17-25, 25-22, 15-25

A notícia é mesmo o facto de ter terminado 1-3 e não 0-3!!!
Sendo que o Viana está a ser a equipa surpresa da temporada!

Deslocação difícil


"São sobejamente conhecidas as habituais dificuldades sentidas nas deslocações do Benfica à Madeira para defrontar o Marítimo.
Foram já 40 os jogos disputados com o Marítimo no Funchal para o Campeonato, verificando-se um natural saldo favorável às nossas cores, porém mais equilibrado que o verificado com a maioria dos restantes adversários: 18 vitórias; 13 empates; 9 derrotas. Nas últimas cinco temporadas predominou o equilíbrio, com duas vitórias para cada lado e um empate.
Cientes do histórico e não obstante o contexto atual da nossa equipa, caracterizado pelo calendário sobrecarregado e por vários indisponíveis no plantel, é com mentalidade vencedora que foi feita a preparação para mais uma partida da Liga NOS, que terá início, hoje, às 19 horas.
Jorge Jesus deu conta disso mesmo, realçando que "a responsabilidade do Benfica é vencer e continuar a somar para que possa recuperar a posição que já teve, que é o primeiro lugar, onde esteve até à 5.ª jornada".
Este será o terceiro de mais um ciclo intenso de jogos. Depois do triunfo em Paredes, a contar a Taça de Portugal, e do empate em Glasgow, que nos colocou muito bem posicionados para o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa, seguem-se Marítimo (hoje, dia 30) e, em dezembro, Lech Poznan (dia 3), Paços de Ferreira (dia 6), Standard Liège (dia 10), Vilafranquense ou Sanjoanense (dia 13), o embate dos quartos de final da Taça da Liga (dia 16 ou 17) e ainda mais três partidas até ao final do mês.
O calendário bastante exigente da presente temporada dificulta a sistematização de processos e a recuperação física dos atletas, mas esse é um constrangimento desejável, pois significa que a nossa equipa continua a disputar todas as competições, fazendo-o com a ambição de sempre, procurando vencer todas as partidas que disputa.
Hoje, nos Barreiros, não será exceção!"

Ainda sobre o futuro (do desporto nacional)


"Facto
Iuri, Maria, Rui, Ivo, Rochele, Telma, Jorge, Rui, Júlio, Joana, Marcos... e Miguel.
Conhece estes nomes? Todos eles atletas, todos eles ou medalhados ou com desempenhos excepcionais nos últimos quinze dias... como por exemplo o Miguel, novamente a contribuir para a história do motociclismo português, elevando a bandeira ao seu nível mais alto no passado fim de semana.
Tudo isto nos últimos 15 dias, se considerássemos os últimos meses, esta lista agigantava-se com mais uma série de nomes que tanto tem feito pelo desporto português.
Tudo isto num ano completamente atípico, num cenário de pandemia global, a terem que re-inventar as suas práticas diárias de excelência, uma vez afastados dos seus espaços habituais de treino e arredados dos grandes palcos competitivos internacionais por cancelamento dos quadros competitivos das diferentes modalidades.
Num ano onde, muitos, tiveram inclusive que renegociar o seu sonho por verem adiados os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Facto
Num primeiro levantamento apurado em 5 federações de modalidades coletivas, e mesmo que importe recolher os indicadores de todas as modalidades para termos maior perceção do fenómeno em termos globais, registou-se um decréscimo de inscrição de atletas nas respetivas federações de cerca de 80% (em apenas 5!).
80%? Comparativamente à época transata, temos cerca de menos 173 991 atletas inscritos, com algumas modalidades a perderem cerca de 85% dos seus praticantes?
Possíveis factos
Se este fenómeno se revelar transversal a todas as federações, iremos assistir a uma redução de “pódios” em cerca de 80% dentro de uma década? Por motivo de todas as desistências a que vamos assistindo?
E na Sociedade em geral? Teremos quantas centenas de milhar de jovens a entrar no mercado de trabalho, quem sabe a ocupar posições de decisão, menos preparados, menos ágeis em termos do seu quociente de inteligência emocional, da sua capacidade de superação ou de resistência à frustração através da ativação de um nível de esforço desejável para a boa prossecução de metas e objetivos?
Que outras áreas poderão, de forma tão veemente, substituir o Desporto na forma como une portugueses? Que outras áreas devolvem o orgulho nacional, a sensação de identidade e de esperança na capacidade que os portugueses têm, em tantas vezes com tão pouco, erguerem-se e “darem cartas” nos grandes palcos internacionais?
Que outras áreas, de forma tão intimista, agregam famílias e unem amigos em experiências emocionais únicas, onde se aprende a perder e a ganhar?
Que outras áreas?
Este é um momento de reflexão.
Não só para o Desporto, mas também para o Desporto pois, no momento, o seu impacto em Portugal e nos Portugueses é inimaginável – razão pela qual se torna tão importante poder antecipar e prever esses mesmos impactos para que possam ser aplicadas medidas que assegurem a sua (nossa) sobrevivência."