Últimas indefectivações

sábado, 30 de abril de 2022

Entretanto, nos Juniores...!!!


"A roubalheira é tanta que já nem precisam de o esconder. Até se riem e tudo. Manda um biqueiro na relva e atira-se para o chão: penálti para o FC Porto. #40anosdisto"

Tino...

Antevisão...

É nossa!


"Vencermos a UEFA Youth League foi uma das minhas maiores alegrias nesta extraordinária epopeia que é o ser benfiquista. Não por sentimento desproporcionado face à relevância da competição, mas por finalmente se ter feito justiça ao nosso Benfica, um dos melhores clubes do mundo na formação de futebolistas ao longo da última década.
Sendo eu, desde que me conheço, um dedicado seguidor das camadas jovens do nosso futebol, pesava-me a enorme frustração de constatar, ano após ano, e com três presenças em finais e sucessivas gerações repletas de jogadores promissores, que o magnífico trabalho feito pelo Benfica neste domínio não encontrava eco, como mais do que merecia, no palmares desta prova.
Ademais há que retomar o caminho tão frutífero em anos ainda recentes, evitando-se eventuais exageros perniciosos, que também ocorreram.
Não que eu ache, como muitos advogam, que a aposta na formação tenha hibernado nos últimos dois anos: afinal, quem formou Gonçalo Ramos, Paulo Bernardo ou Morato? Mas temos condições (talento) para ir mais longe!
O que defendo parece-me muito razoável tendo em conta a enorme competência patenteada no Benfica Campus desde há vários anos.
Deve-se recusar a aposta na formação por decreto, centrando a questão unicamente no potencial de rendimento dos atletas, enquanto se implementa obstinadamente, mas sem pressas, uma política de escolhas em que a prioridade é dada aos jogadores formados pelo clube.
Por outras palavras, entre jogadores similares no binómio rendimento/potencial, desde que a variável rendimento se situe no patamar mínimo exigível, a escolha deve sempre recair naquele formado no Benfica. Não faz sentido o investimento numa incógnita quando, em casa, temos uma incógnita parecida, mas que conhece e sente o clube, além de ser mais barata.
Por racionalidade de gestão económica e financeira, por política desportiva e, sobretudo, por benfiquismo, este tem de ser o caminho, assim se acautele sempre o respeito pelo mais vincado traço identitário do clube, que passa pela maximização constante das possibilidades de conquista de títulos e troféus.
Parabéns, miúdos! Parabéns, Benfica!"

João Tomaz, in O Benfica

Era mentira, a maldição


"Não tenho superstições dignas de nota, tirando as básicas de entrar com o pé direito onde quero ser feliz ou procurar sempre assistir ao voo da águia antes do jogo. Bem sei que, no futebol, há muita gente que vai ao bruxo, paga promessas em Fátima e benze-se por tudo e por nada. Nada contra, cada um encara esses rituais pré e pós-competitivos como bem entende. É como os tiques do Rafael Nadal, trazem-lhe concentração.
Já outra coisa completamente diferente são as chamadas 'maldições', aquelas mentiras transformadas em verdade que se colam à realidade como se fossem acontecimentos históricos. Uma das mais famosas prende-se com Béla Guttmann, e na biografia do treinador húngaro, lançada por Danny Bolchover em 2018, pode ler-se: 'Infelizmente para os investigadores como eu, não existe absolutamente nenhuma prova escrita de que ele tenha articulado a frase de que hoje se fala tanto e me toda a parte de cada vez que o Benfica chega perto de uma final europeia'.
Daí até ao mau-olhado vai um longo caminho, alimentado pelo folclore inerente ao futebol e pelo exagero típico de quem quer vender mais jornais ou - por estes dias - amealhar mais cliques nos sites e sinais de aprovação nas redes socias.
Querem pegar em curiosidades e brincar com isso? Dediquem-se à numerologia. É que em 25 de Abril de 2022, 60 anos depois da primeira conquista à escala europeia do SL Benfica, os miúdos da Youth League voltaram a trazer o caneco. Ganharam por 6-0, 60 anos depois, os mesmos algarismos. E a taça foi entregue ao bater das 19h04, números que significaram tanto para os adeptos e sócios do clube. Chamem-lhes coincidências, acasos, sinais divinos, o que quer que seja, menos maldição. Onze finais europeias alcançadas (em seniores e juniores) é um currículo sem paralelo em Portugal e um das mais recheados da Europa. Maldição? Maldição é não ser do Sport Lisboa e Benfica e ter de sofrer por equipas sem nada de interessante para contar."

Ricardo Santos, in O Benfica

Parabéns, campeões!


"Bem dizia o velho ditado: á quarta é de vez. O troféu da Youth League entrou, finalmente, no Museu Cosme Damião. É verdade que, no plano da formatação, vale muito mais o real desenvolvimento dos jogadores do que os resultados, mas, se o Benfica regressasse novamente da Suíça sem o troféu, acho que seria a hora de contratarmos o Mestre Alves e o Bruxo de Fafe para contrariarem a maldição de Béla Guttmann. Não foi necessário, porque afinal o treinador Luís Castro também fez formação em Hogwarts e descobriu o feitiço para terminar com a praga. O percurso desta jovem equipa foi todo ele de excelência. Cinco goleadas em dez jogos, algumas delas a Barcelona, Bayern Munique, Sporting de Lisboa e, a maior de todas, na final mais desnivelada da história da competição frente ao Red Bull Salzburg.
As universidades de Oxford, Cambridge e Harvard são extremamente conceituadas, mas foram claramente ultrapassadas nos últimos anos pelo Benfica Campus. Os craques Stephen Hawking, Isaac Newton e Mark Zuckerberg de um lado e os génios João Cancelo, João Félix e Henrique Araújo do outro. Matemática avançada é difícil, mas recolher às 22h00 enquanto os amigos adolescentes vão para o Bairro Alto enfrascar vodka com Trina de maracujá também é de uma exigência tremenda. Porém, vale bem a pena quando a meta é chegar à equipa principal do Benfica.
Desta nova fornada de atletas, há vários com um potencial tremendo. Falta, naturalmente confirmá-lo na passagem para seniores.  Para já, esta conquista é um ótimo presságio. Agora, ficamos à espera de que estes putos comam mais alguma sopa de espinafres para fazerem o mesmo na equipa A. Carrega, Seixal!"

Pedro Soares, in O Benfica

Bancadolândia


"O Sport Lisboa e Benfica, no que ao futebol diz respeito, precisava de um '25 de Abril' como o que foi materializado na última segunda-feira em Colovray, na Suíça, com a conquista na UEFA Youth League - e agora não pode desperdiçar esses proventos! Mais do que justo e recompensador pelo trabalho de anos, pelo talento desenvolvido e potenciado no Benfica Campus, o sucesso da Liga dos Campeões jovem - que, sublinhe-se, até chega imerecidamente tarde - está fresco na memória coletiva e assim deve ser preservado, sempre latente, situando e vincando o ADN, os valores, as ambições e sobretudo as capacidades do Clube.
Quem viu na íntegra todos os jogos desta equipa até à final four da prova só poderia ter uma convicção antes das decisões: salvo imponderáveis, o Benfica seria campeão europeu. Do nada, infelicidades como uma expulsão podem esborratar-nos as certezas, mas até um infortúnio desses os jovens campeões tiveram competência técnica, tática, física e emocional para superar. Parabéns a eles, a quem os preparou, a quem os comandou, a quem neles confiou e aos milhares de benfiquistas que em torno deles 'jogaram' com cânticos positivos e de estímulo, parabéns ao Clube pela mina de outro que gerou e que, agora valorizada pelo título na Youth League, tem de saber capitalizar e aproveitar ao mais alto nível na gestão do futebol profissional. Essa é a sublime exigência: formar para ganhar.
Projeto, determinação, coragem, confiança no trabalho, na qualidade e nas decisões, e os resultados serão consequência. Desde os adeptos às infraestruturas, o Benfica possui condições únicas para ganhar mais, mais e muito mais. É certo, num puzzle imenso como este, o 'segredo' das vitórias consistentes seja em que modalidade ou em que área for, passará pelo correto alinhamento e encaixe das peças, e este processo, que também carece de estabilidade, nem sempre é básico. A impaciência tem pavio curto, mas há que saber lidar, sustê-la e contorná-la.
Na equipa A de futebol, o progresso do crucial nível de desempenho nos momentos do Campeonato em que se impõe o derrube de estratégias defensivas dos adversários foi infelizmente adiado para a época vindoura. Porque o futuro vai muito além de um ano desportivo, não se consegue adivinhar exactamente quantos dos jovens campeões europeus vão caber no plano de reformatação e na sua reserva envolvente, mas que há matéria-prima para ambicionar em grande, isto é, agora, uma evidência reforçada."

João Sanches, in O Benfica

Campeões europeus!


"Já está! À quarta presença na final, o Benfica conquistou a tão desejada e merecida UEFA Youth League, verdadeira Liga dos Campeões do futebol jovem.
Fê-lo com estilo, esmagando um adversário que muitos tinham como favorito (havia derrotado o Atlético de Madrid nas meias-finais por 5-0!), e proporcionado um verdadeiro festival de futebol, que irá ficar na memória de quem o viu.
No dia 25 de Abril libertámo-nos, enfim, de uma sequência de onze finais europeias perdidas: oito com a equipa A, três nos sub-19.
Dizia-se que era maldição. Não sei quais foram exactamente as palavras de Béla Guttmann ao deixar o Benfica, nem sou supersticioso. Porém, citando o cineasta norte-americano John Ford, quando a lenda é mais interessante que os factos, imprime-se a lenda e esquecem-se os factos. Para mim, e quanto à equipa principal, diria que na última final perdida a maldição foi o árbitro.
Este título - bem como toda as finais anteriormente atingidas na prova, onde brilharam nomes como Gonçalo Guedes, João Félix, Rúben Dias ou Gonçalo Ramos - demonstra a excelência do trabalho realizado na academia do Seixal. É preciso que saibamos aproveitá-lo, mas também é preciso perceber que, na melhor das hipóteses, apenas três ou quatro daqueles talentosos jovens poderão vir a ser craques no futuro. E que esses três ou quatro não são necessariamente aqueles que mais brilham no imediato, mas, sim, os que mais e melhor trabalharem daqui em diante. Para as suas carreiras, isto não é um fim, apenas um princípio. E nada como começar a ganhar. Que o diga Rui Costa, que se deu a conhecer num Mundial de sub-20."

Luís Fialho, in O Benfica

Obrigado, Benfica!


"O que nos move são as pessoas, a justiça social e as suas causas, o planeta que a todos abriga e o alívio do sofrimento e das dores da humanidade. Foi para isso que o Benfica fez a Fundação, e é isso que os benfiquistas esperam dela. Assim é essa a nossa bússola, e nunca nos desviamos dos seus caminhos. Sabemos bem que não podemos abraçar o mundo com duas mãos, mas sabemos ainda melhor que o nosso querido Benfica é um verdadeiro cimento que liga e une milhões de mãos e de almas quando a causa é clara e justa. Só por isso nos atrevemos e empreendimentos de grande escala em tão pouco tempo como aquele que nos dão as catástrofes humanitárias. Também sabemos que a união fez a força dentro e fora do Clube, e que a Fundação é já suficientemente reconhecida pela sociedade portuguesa para agregar mais instituições e parceiros que confiam em nós, connosco trabalham e nos levam ainda mais longe. Neste caso, a urgência da situação na Ucrânia levou a que se juntassem a Fundação Benfica e a SIC Esperança, agregando o melhor de dois mundos: um gigante do futebol e das paixões humanas e um gigante da comunicação. O resultado, claro, foi enorme, e o bem que se fez, incomensurável. Os bens recolhidos lá seguiram bem para dentro da Ucrânia, ajudando vitimas civis em plena frente naquela guerra injusta e sangrenta. Obrigado Benfica!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"0
Número de clubes portugueses da I Liga que congratularam o Benfica pela conquista da UEFA Youth League (pelo menos nas 24 horas seguintes). Já estrangeiros sobejaram os exemplos;

1
Finalmente vencemos a UEFA Youth League. Não precisávamos deste título para comprovar a excelência da nossa formação, uma referência a nível mundial. É um triunfo que vale por si só, e certamente mais lhe sucederão;

3
No ponto mais alto da história do futebol de formação do Benfica, Henrique Araújo fez um hat-trick. Notável!

4
O Benfica disputou a final da UEFA Youth League pela 4.ª vez em 8 edições da prova. É o clube, a par do Chelsea, com mais presenças no jogo derradeiro da competição;

5
Luís Semedo foi o melhor marcador do Benfica na competição, tendo marcado, inclusivamente, um golo na meia-final e outro na final;

6
Calendário acertado e vantagem pontual reposta na liderança do Campeonato de futebol (feminino), quando faltam 4 jornadas;

12
Entre os campeões europeus sub-19, Cher Ndour, Henrique Araújo, Martim Neto, Rafa Rodrigues e Samuel Soares são presença assídua na equipa B. Os restantes foram utilizados muitas vezes nos sub-23, alguns deles ocasionalmente, na B, como António Silva, João Resende, Nuno Félix, Pedro Santos, Luís Semedo, Jevsenak e Diego Moreira. Este título passou muito pela utilização dos jogadores em escalões mais velhos, com competitividade acrescida;

15
Medalhas na Taça de Portugal de regatas em linha. O Benfica domina na canoagem."

João Tomaz, in O Benfica

Frustrante...

Benfica 4 - 5 Barcelona

É verdade que o 3-0 ao intervalo, não representava o que se tinha passado nas quatro linhas, também é verdade que o Barça tem mais jogadores que desequilibram, mas perder após uma vantagem de 3 golos, a 18 segundos do fim do prolongamento... quando a lotaria dos penaltys estava à vista, é muito frustrante!!!

Ressaca...

Benfica 0 - 3 Braga


Depois da festa, durante toda a semana, não era fácil 'concentrar' os jogadores, nesta partida!
Sem alguns habituais titulares, com a prioridade a manter-se nos Juniores e nos B's, acabámos por desvalorizar este jogo, e perdemos, contra um adversário que fez tudo 'bem'... até os 'mergulhos' para a piscina!!! Pelo menos para o apitadeiro...!!!


Uma vitória, hoje, garantia a presença nas Meias-Finais, assim temos que ganhar ao Rio Ave, na última jornada, no Seixal...

Fura Redes - A arbitragem portuguesa é um problema sim

As 5 alternativas para a saída de Rafa | SL Benfica


"Qual Destas 5 Alternativas Te Agrada Mais?

Rafa Silva tem vindo a ser tema de conversa entre os benfiquistas por duas razões: as lesões que tem sofrido ao longo das últimas semanas e a sua possível saída do SL Benfica.
A confirmar-se a despedida do relvado da Luz, é importante começar a procurar possíveis substitutos, ainda que seja quase impossível encontrar alguém com as mesmas habilidades que o extremo-direito.
Em 28 jogos do campeonato, marcou oito golos e fez 16 assistências. A juntar a isto, temos a velocidade, o drible e até mesmo a inteligência que lhes são características.
Com esta saída em cima da mesa, decidi eleger os cinco possíveis substitutos para Rafa, uns podem estar dentro do clube, outros podem parecer impossíveis, mas a verdade é que é preciso escolher alguém com qualidade.

1. David Neres
Já não é de agora, o interesse que o SL Benfica tem por David Neres. O brasileiro de 25 anos foi o reforço de inverno contratado pelo Shakhtar Donetsk ao AFC Ajax.
Com a invasão da Rússia à Ucrânia, o extremo-direito não tem oportunidade de mostrar o melhor que sabe fazer nos relvados. Apesar de não jogar desde dezembro, a qualidade que David Neres tem é indiscutível.
Como obstáculos à contratação temos o alto salário do jogador e a concorrência da Juventus FC. No entanto, nem tudo é impossível e este reforço talvez fosse a melhor opção para substituir Rafa, uma vez que tem velocidade, drible, agilidade, um bom passe e uma boa finalização – tudo o que o SL Benfica precisa.

2. Ricardo Horta
O extremo português tem sido apontado como um dos principais substitutos de Rafa Silva. Há rumores de que o SL Benfica esteja de olho em Ricardo Horta, se a saída de Rafa se confirmar.
O extremo de 27 anos que atualmente representa o SC Braga tem feito uma época excelente: 29 jogos, cinco assistências e 16 golos, sendo o terceiro melhor marcador do campeonato. Para além disso, começou a carreira futebolística nas escolinhas do SL Benfica.
Forte nos duelos individuais, veloz, quer à direita, quer à esquerda, desequilibrador e com faro de golo, Ricardo Horta está mais do que preparado para assumir a posição de Rafa, dando assim um salto importante na sua carreira.

3. Ángel Di María
O bom filho a casa torna. E que bom que era ter um extremo como Di María a representar novamente o SL Benfica.
Apesar de já ter os seus 34 anos, qualquer clube gostaria de ter um extremo-direito como o argentino à disposição. No caso dos encarnados seria como recordar excelentes momentos vividos com Di María a titular, nas épocas em que representou o clube.
Se seria um bom substituto para Rafa? Sim, no entanto, temos de ter em conta que o argentino está no Paris Saint-Germain FC, a receber um salário que é demasiado elevado para os cofres da Luz. Já para não falar de que há clubes como a Juventus FC que também estão interessados nesta contratação.

4. Jota
Mais um jovem das escolinhas do SL Benfica. Apesar de ter tido oportunidades para mostrar o seu valor ao serviço das águias, é importante referir que Jota não conseguiu brilhar com o manto sagrado. No entanto, o extremo português tem dado cartas na primeira liga escocesa ao serviço do Celtic FC.
Pode jogar nos dois lados do campo, sendo que na Escócia tem brilhado no lado direito. No passado dia 24 de abril marcou mais um golo, contando assim com oito golos e nove assistências, em 25 jogos, no campeonato.
Será que Jota vai voltar ao SL Benfica? Se sim, seria uma boa opção para o lado direito do corredor, podendo assim demonstrar toda a sua qualidade e ajudar a equipa com a sua veia goleadora.

5. Diogo Gonçalves
O jovem português fez toda a sua formação ao serviço dos encarnados, atuando como extremo-direito. Com a chegada de Jorge Jesus, foi adaptado a lateral, sendo que o técnico português chegou mesmo a afirmar “não tenho dúvida de que pode ser um excelente lateral direito e não tenho dúvida que nunca vai ser um excelente ala direito”.
A verdade é que, adaptando-o a lateral, Diogo Gonçalves perde espaço, nessa posição, para jogadores como Gilberto, André Almeida e Lazaro. Nélson Veríssimo tem apostado nele, enquanto extremo para suceder a Rafa.
Se a saída de Rafa se vier a confirmar, Diogo Gonçalves pode ser um possível substituto. Já está habituado à equipa e conhece os objetivos do clube, o que facilita a sua prestação no onze."

Diferenças!!!


"À chegada ao Sport Lisboa e Benfica:
Jorge Jesus (54 anos)
• Títulos - 0 (1 se contarmos com a Taça Intertoto)
• Percentagem de vitórias: 41%
• Jogos nas competições europeias: 14
Roger Schmidt (55 anos)
• Títulos – 5
• Percentagem de vitórias: 57%
• Jogos nas competições europeias: 73
Curiosidade: 75% das vezes que o SL Benfica foi campeões foi com um treinador estrangeiro.
Que tenha apoio, coragem, determinação, sorte e muito sucesso.
Bem-vindo, Roger! 🔴⚪️"

Especial, às vezes!!!


"Se isto acontecesse no Sport Lisboa e Benfica teríamos especial CM TV pela noite dentro até madrugada. Estamos para ver se a comunicação social vai pegar nisto e expor o que se passou no balneário do Sporting. Se ficarem calados, só provam que são uns vassalos coniventes.
Lembramos o "CASO PIZZI" e o que se passou nos dias seguintes. Foi uma semana de diretos e de "Especiais CMTV" para desestabilizar o Benfica. Mais grave, o assunto teve a coparticipação dos nossos adeptos, que não sabendo se era verdade ou mentira, não se coibiram de criticar o jogador, treinador e presidente.
É contra esta mentalidade que lutamos também. Alguns benfiquistas são os primeiros a criticar o Benfica, os últimos a defendê-lo e os primeiros a defender os rivais."

Beija-mão!


"Primeira coisa a fazer depois de ser nomeado Secretário de Estado do Desporto? Beijar o anel do Papa!
Não dá para acreditar nisto. O novo Secretário de Estado do Desporto, a primeira coisa que fez foi reunir-se com o maior criminoso do Desporto em Portugal dos últimos 40 anos! Está no bom caminho isto...
Caro Primeiro Ministro, cuide-se. Não fazemos tarjas gigantes com a sua cara a insinuar que é corrupto, mas todos nós Benfiquistas temos caneta para exercer o direito de voto em próximas eleições."

O nexo da 'coisa'!!!


"Mais de 110 golos marcados, menos de 25 sofridos, 15 derrotas seguidas para a equipa algarvia. É preciso recuar até 14 março 1987 para encontrarmos a última vitória do Portimonense. Nos últimos 35 anos, não ganharam uma única vez.
Vem agora "O JOGO" com uma capa totalmente encomendada falar em "vergonha sem nexo".
Vergonha sem nexo? Não! É mesmo vergonha alheia! Portimonense na 1ª Liga é sinónimo de 6 pontos garantidos para o FC Porto!
"O JOGO" já nos presenteou com muita manchete "sem nexo", mas esta definiu um novo fundo. É o fundo do degredo absoluto!
Não enganarão ninguém, não passarão pelos pingos da chuva e não abafarão a promiscuidade entre os 2 clubes!
#LigaDaFarsa #40anosdisto"

Vergonha!!!


"Cada dia que passa sem a direção do Benfica expor o jornal oficialíssimo do Calor da Noite é um dia perdido e irrecuperável. A propaganda só vai tendo relevo porque nós também a legitimamos ao não fazer nada. A capa de hoje é um novo fundo, mesmo para este jornal.
O que custa ao Benfica vir oficialmente dizer algo como “O jornal O Jogo é um órgão de Comunicação Social com uma agenda própria ao serviço de um clube e que existe apenas para esse propósito. Nenhum Benfiquista deverá dar um cêntimo a estes senhores, porque isso significa estar a alimentar directamente um dos nossos adversários”?
E assim seguem eles, com regras e ferramentas diferentes de todos os outros concorrentes na Liga da Farsa do Proença e do Fontelas. Centralizar direitos de TV quando um clube dispõe de um jornal especificamente para a sua defesa e difusão da sua cartilha. Está bem, não denunciem nada que não é preciso! O que tem a dizer sobre esta "vergonha sem nexo", Sr. Domingos Soares de Oliveira?"

O que passou-se? #13 - João Patrão...