Últimas indefectivações

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

A Verdade do Tadeia - Mundial no Bar Live #8 - Portugal não pode facilitar

A Verdade do Tadeia - Mundial no Bar #27 - O chilique de Ronaldo

14 de Novembro


Vermelhão: Líderes...

Benfica 3 - 1 Gil Vicente


Um dos melhores arranques de temporada, de toda a história do SL Benfica! Sem exageros! Praticamente perfeito, só o empate em Guimarães destoou... internamente e na Europa. Se incluirmos a pré-época, são 4 meses deliciosos. Isto com um plantel deficitário em algumas posições, muitas lesões nos Centrais, com poucas opções no banco em alguns momentos, um calendário super-condensado devido ao Mundial, obrigando a equipa a jogar 2 vezes por semana, durante 3 meses! E tudo isto foi conquistado, sem empurrões de terceiros, sem apitos favoráveis, sem equipas adversários a facilitarem...

Podemos analisar esta época de muitos pontos de vista, mas existe um responsável unanime: Roger Schmidt! Mudou a atitude, mudou a ambição, mudou a auto-confiança individual e coletiva dos jogadores, mudou o Modelo de jogo, que à boleia de todos os outros factores, deu ao Benfica esta áurea de invencibilidade... O Rui Costa, merece o elogio, por ter escolhido o Roger, mas no relvado, tem sido o alemão a fazer diferença.


Quando as coisas correm bem é fácil elogiar, mas nestes 3 meses de competição oficial, nem sempre jogámos bem, hoje, por exemplo, o jogo esteve perigoso, mas aquilo que me tem mais surpreendido é esta capacidade de mesmo quando por alguma razão não conseguimos impor o nosso jogo 'normal', a equipa não perde os princípios de jogo, e tem ganhado quase sempre...

A memória que tinha do Roger no Salzburgo e no Bayer, era de uma pressão asfixiante, à maluca, que ou resultava muito bem ou era um desastre... havia pouco equilíbrio! No PSV percebi, que tinha evoluído, mantinha algumas características, mas já tentava ser mais inteligente na forma como pressionava! E esta época, no Benfica, voltou a 'mudar': o jogo rendilhado ofensivo, é uma cedência às características dos nossos jogadores... e na pressão, com os jogos duas vezes por semana, com pouca rotação no plantel, 'obrigou' a equipa a não pressionar na 'área adversária'! Estamos a defender um pouquinho mais atrás, com as linhas mais juntas, dando alguma folga à capacidade pulmonar dos nossos avançados e médios...!!!

Esta capacidade de adaptação, é um sinal de inteligência e de competência! Ainda faltam 2/3 da Liga, as cosias podem mudar, mas os sinais são muito consistentes! Não sabemos o que vai acontecer no Mundial, não sabemos se vamos ter jogadores 'chaves' lesionados, não sabemos se vamos vencer algum jogadores importante em Janeiro... Mas sabemos que existe competência no balneário.

Hoje, tentámos gerir a intensidade da partida, e os jogadores acreditaram que os golos, iriam aparecer naturalmente. A ausência do Aursnes nos últimos jogos, limitou a nossa capacidade de aumentar a velocidade das partidas... e hoje, com alguns jogadores com bilhete marcado para o Catar (Parabéns ao Bah... o nosso 6.º mundialista), por muita motivação que tenham, o Gil Vicente não é a mesma coisa que o palco do Mundial... Se juntarmos a isto, a puta do apitadeiro que não permitiu ao Benfica, recuperar uma única bola em zona ofensiva na luta corpo a corpo (a exceção foi uma: o 2.º golo do Benfica!!!), o jogo acabou por ser morno... muito morno!!! Que ainda ficou mais 'morno', devido à irritante capacidade do Gil Vicente em trocar a bola entre os seus jogadores, sem qualquer objetividade!!! Uma lição de futebol sem balizas!!!


O Gonçalo foi o MVP, curiosamente num jogo, onde até começou 'mole', o que no caso dele é muito estranho! Provavelmente a ausência das últimas partidas, ou a gripe que o afetou nos últimos dias, retirou alguma rodagem... Bom jogo do Tino, do Grimaldo e do Otamendi...
Alguns jogadores estiveram bem quase sempre, mas depois falharam passes estúpidos: o Enzo à cabeça (ofereceu a melhor oportunidade ao Gil), o Tó... e até o Chiquinho que até entrou muito bem na partida, falhou aquela recepção que deu contra-ataque, e ficou imediatamente 'marcado' pelas bancadas!!!


Inacreditável como num jogo deste tipo, com uma boa atitude dos jogadores das duas equipas, o árbitro consegue ser de longe o pior em campo!!!


Agora, vamos ter 3 jogos na Taça da Liga, sem os 6 mundialistas: nos Centrais não temos problemas; no meio-campo é essencial o regresso do Aursnes; na frente o Musa e o Araújo têm que aproveitar os minutos... Será extremamente frustrante quebrar esta fantástica série de invencibilidade num jogo 'desvalorizado' contra uma equipa da II Liga! Exige-se concentração e ambição...


Dos 6 jogadores convocados para o Mundial, estou 'preocupado' com o Enzo: já tem mais de 50 jogos esta 'época', e arrisca-se a jogar muitos minutos no Mundial, e 'pior' ainda, arrisca-se a chegar muito perto do regresso da Liga, ainda por cima em Braga...
Em relação aos outros, o Nico deverá o único titular indiscutível, mas em relação aos Centrais temos muitas opções, o trio na selecção nacional, não deverá ser opção, irão de facto na minha opinião fazer férias ao Catar, o lado positivo é que no dia 2 de Dezembro arriscam-se a voltar a Portugal e se calhar até estarão disponíveis para a 3.ª jornada da Taça da Liga...!!! O mesmo se pode dizer em relação ao Bah, sendo que a Dinamarca poderá chegar mais longe...

As 5 maiores promessas da Fábrica de Sonhos do SL Benfica


"A propósito do lançamento da série documental “Fábrica de Sonhos” sobre a formação do SL Benfica e o Benfica Campus, lançada pela Amazon Prime Video, é crucial olhar para aqueles que lá estão e prometem um dia alegrar os adeptos benfiquistas.
O Benfica Campus é uma das melhores academias a nível mundial, senão a melhor, no que diz respeito à formação e projeção de talentos para o futebol profissional, e num ano em que o clube conquistou a sua primeira Uefa Youth League, a principal prova jovem europeia e a Finalíssima Intercontinental da mesma categoria, torna-se impossível não falar sobre os seus principais protagonistas, os sonhadores.
António Silva e Henrique Araújo, por exemplo, são provas de que os sonhos se realizam e ao momento já integram a equipa principal das águias, e por essa mesma razão não fazem parte desta lista, não negando toda a sua qualidade e potencial como jogadores.

1. Diego Moreira O extremo luso-belga de apenas 18 anos, chegou às águias para jogar nos juvenis e desde então tem provado ser um verdadeiro diamante em bruto.
É discutivelmente um dos melhores talentos que passou no Seixal nos últimos anos, considerando a sua capacidade técnica acima da média e a sua competência a nível do drible e do passe capazes de encantar qualquer um. É um autêntico desequilibrador nato com uma aptidão genuinamente especial. Extremamente rápido e ágil, atua junto à linha de forma excecional como um extremo puro, sempre muito criativo e presente na manobra ofensiva.
Diego já somou alguns minutos pela equipa principal, mas tem vindo a continuar o seu processo de evolução na equipa B dos encarnados. Depois da brilhante época passada na qual realizou excelentes exibições pelas equipas jovens do Benfica, viu a sua qualidade ser reconhecida com a nomeação para o prémio Golden Boy.
O futuro espera-se risonho para Diego Moreira.

2. Samuel Soares De todos os presentes nesta lista, é talvez aquele que se apresenta mais maturo desportivamente. Se por necessidade surgisse uma oportunidade de assegurar a baliza encarnada, Samu, como também é conhecido no mundo do futebol, com certeza agarrá-la-ia como excelente guarda-redes que é. O guardião português de 20 anos já representa o Benfica desde 2013 e foi sempre presença assídua na formação encarnada, tendo percorrido todos os seus escalões.
Samu é muito competente entre os postes e não demonstra fragilidades fora deles, mas a característica que lhe traz maior destaque é sem dúvida a sua capacidade de batimento de bolas, verdadeiramente excecional e fora do comum, à semelhança de Ederson, por exemplo.
A sua evolução tem sido progressiva e certamente quando surgir a sua chance na equipa principal não vai desiludir.

3. Martim Neto No clube desde 2015, Martim tem neste momento 19 anos e já se estreou pela equipa principal na passada época frente ao Paços de Ferreira, depois de grandes exibições na equipa B e na Uefa Youth League, sendo uma das principais figuras na sua conquista.
É um médio bastante completo, excelente na construção de jogo, transporte da bola e criação de oportunidades para os colegas. É capaz de mexer com o ritmo de jogo de forma regular e consegue chegar facilmente a zonas mais avançadas do terreno para assistir os companheiros, ou ele próprio marcar.
Martim é sem dúvida uma peça fundamental no meio-campo das equipas onde joga e promete lutar por um lugar na equipa principal num futuro próximo.

4. Pedro Santos O jogador que não é suficientemente falado publicamente tendo em conta a sua qualidade. O extremo português de 19 anos já representa o Benfica desde os seus 13 e apesar de poder passar um pouco despercebido em certas alturas, a sua qualidade é demasiado empolgante para ser ignorada. É um verdadeiro talento com a bola nos pés: muito inteligente nas suas ações, extremamente habilidoso, com grande capacidade de criação de espaços e sobretudo de rematar facilmente com qualidade.
Pedro é com certeza alguém a seguir com atenção porque para além do jogador que já demonstra ser, apresenta ainda uma grande margem de progressão.

5. Cher Ndour O médio italiano de 18 anos chegou ao Seixal na época de 2020-2021, ainda como júnior, e desde então tem-se apresentado como um caso sério a ter em conta.
Ndour brilhou na Youth League e mostrou-se um médio bastante polivalente dentro das quatro linhas. Mesmo não sendo um dos mais velozes na sua posição, é um jogador com uma classe natural em todos os seus movimentos, que consegue acrescentar muita qualidade à sua equipa. Cher destaca-se principalmente pela sua capacidade física, que é bastante superior à maioria dos atletas da mesma idade."

Com goleada ou sem ela

Palavras para quê!? A explicação é tão simples...

A Verdade do Tadeia - Mundial no Bar #26 - O futebol chega à América

13 de Novembro