Últimas indefectivações

terça-feira, 7 de junho de 2022

Derrota...

Sporting 4 - 2 Benfica

Mau jogo, com alguns jogadores ainda a pensarem na partida anterior, do que no jogo 3!!! A margem de erro acabou...

Com os castigos a serem protelados administrativamente, não me admirava nada que quem se qualificar para a Final, vai ficar sem 'meia' equipa quando jogarem com os Corruptos!!!

O melhor XI da formação do SL Benfica da época 2021/2022


"Numa época que foi histórica para a formação do Sport Lisboa e Benfica, com a tão desejada conquista da UEFA Youth League, esta foi mais uma temporada em que foram vários os jovens “made in Seixal” a destacarem-se e a ganhar notoriedade.
Neste artigo, irei fazer um onze com jogadores da formação do SL Benfica entre os juniores e a equipa B que se destacaram esta época de águia ao peito.

Guarda-Redes
André GomesEstreando-se na equipa de sub-23 com apenas 16 anos, André Nogueira Gomes mostrou ser um dos melhores projetos de guarda-redes do futebol português.
Não sendo um guarda-redes particularmente alto (1,86), demonstra uma grande presença entre os postes e é muito habilidoso a jogar com os pés, seja em passe curto ou longo.

Lateral Direito
João Tomé Tendo feito todo o seu percurso formativo no SL Benfica, João Tomé começaria a jogar como extremo, mas seria adaptado a lateral-direito ao chegar à equipa de sub-23 sob a orientação técnica de Luís Castro.
Nessa posição, João Tomé demonstraria uma evolução notável ao longo desta época, demonstrando potencialidades para ser um lateral-moderno, um jogador com grande intensidade de jogo, qualidade técnica e disponibilidade física.

Defesa Central
Tomás Araújo Um dos jogadores que tem melhores condições para ser aposta na equipa principal num futuro breve. Capitão da equipa que conquistou a Youth League, Tomás Araújo apresenta uma visão de jogo muito apurada, sabendo construir tanto de forma curta como longa e demonstra um sentido posicional e uma capacidade de controlo de profundidade acima da média para a idade que tem.

Defesa Central
António SilvaDepois de Morato e Tomás Araújo, António Silva é mais um defesa-central a começar a aparecer e a demonstrar um grande potencial, sendo opção na equipa de sub-23 desde a época passada, tendo-se já estreado pela equipa B. António Silva é um defesa-central fisicamente imponente, muito forte na marcação e no jogo aéreo.

Lateral Esquerdo
Sandro CruzTendo regressado ao ativo na época passada depois de um longo calvário de lesões, Sandro Cruz foi dono e senhor da lateral esquerda na equipa B, realizando uma época bastante sólida, que viria a culminar com a estreia pela equipa principal na antepenúltima jornada da Primeira Liga.

Médio Defensivo
Nuno Félix Este médio defensivo foi dos jovens em maior ascensão no Seixal nesta época. Trata-se de um médio com grande capacidade na construção de jogo e demonstra também uma grande capacidade nos duelos e no jogo aéreo, do qual saiu o golo decisivo em Alverca que deixou a equipa de juniores a um passo do título. Também já se estreou pela equipa B.

Médio Centro
Martim Neto Um dos jogadores que mostrou maior evolução nesta temporada. Martim Neto demonstra uma disponibilidade física e uma maturidade táctica acima da média para a sua idade, demonstrando capacidade na construção de jogo, capacidade de chegaria à área e um bom remate.
Foi dos jogadores mais decisivos na caminhada dos juniores até à conquista da Youth League. Os seus desempenhos valeram a sua estreia pela equipa principal na última jornada da Primeira Liga em Paços de Ferreira.

Médio Ofensivo
Hugo Félix Diz o ditado que quem sai aos seus não degenera. E Hugo Félix demonstra bastantes parecenças ao seu irmão que milita atualmente no Atlético de Madrid na sua forma de jogar, quer seja pela sua criatividade, pela capacidade para jogar e definir entre linhas ou pela finalização (17 golos em 35 jogos pelos juniores nesta época). Um miúdo que ainda terá muito para dar.

Extremo Direito
Pedro SantosApesar de ser número dez de origem, nesta temporada Pedro Santos tem-se destacado mais jogando descaído para a ala direita, de onde pode partir para diagonais e explorar zonas interiores do terreno de jogo, tirando um melhor partido da qualidade do seu pé esquerdo. Pedro Santos revela uma boa capacidade de finalização, tendo marcado golos importantes no campeonato e na Youth League.

Extremo Esquerdo
Diego Moreira Foi provavelmente, o jogador que mais entusiasmou os adeptos encarnados nesta época. Diego Moreira é um extremo que personifica o futebol de rua no seu estado mais puro. Um jogador virtuoso, irreverente, desequilibrador.
Um jogador que apresenta uma capacidade de drible notável, um cruzamento venenoso e um bom remate. Já se estreou pela equipa principal.

Ponta de Lança
Luís Semedo Há uns aninhos atrás, a posição de ponta-de-lança era a mais carenciada da formação do Benfica, mas melhorou muito na posição com o aparecimento de jogadores como Henrique Araújo, João Resende e Francolino Dju.
No entanto, optei por Luís Semedo porque foi na minha opinião, o ponta-de-lança que mais evoluiu nesta temporada.
O avançado foi o melhor marcador da equipa de sub-23 nesta temporada com 14 golos apontados, mas mais importante que isso, conseguiu acrescentar coisas novas ao seu jogo, demonstrando outra capacidade para combinar com os colegas de equipa e sendo uma autêntica “carraça” a condicionar a saída de bola adversária."

De jovem promessa a jogador experiente



"Depois de Alfredo Ferraz, foi Mário Ribeiro que, em quase três décadas, ajudou a rechear o palmarés do bilhar do Benfica

Mário Carlos da Silva Ribeiro nasceu em Lisboa, em 1949. Aos 11 anos, trocava as tardes na rua com os amigos pela sala de jogos do café Pigalle, na Amadora. Juntamente com o pai, 'inveterado amante do bilhar', deu os primeiros passos na modalidade.
Sendo 'benfiquista confesso', a sua carreira iniciou-se no Sporting, clube no qual foi inscrito à revelia. Mesmo assim, levou avante a sua paixão pelo bilhar e sagrou-se campeão nacional às 3 tabelas na 2.ª categoria, em 1965/66. Em Fevereiro de 1968, passou a jogar como independente, período no qual foi campeão nacional individual às 3 tabelas, na 1.ª categoria. Nesse mesmo ano, logrou o seu objectivo: 'representar o Benfica'.
Rapidamente Mário Ribeiro se destacou na equipa encarnada, rodeado de nomes grandes como Vítor Hugo Leal, Vladimiro Monteiro e, ainda, Mário Machado. Por ter alcançado a melhor média geral, foi considerado o jogador mais promissor entre os demais encarnados. Elevado a capitão aos 19 anos, cumpriu o cargo ao longo das 28 épocas seguintes que esteve com a camisola benfiquista.
Na primeira época, venceu o Campeonato Nacional de Clubes às 3 tabelas, feito que se repetiria nos dois anos seguintes. Além disso, sagrou-se campeão nacional individual às 3 tabelas em 1969/70 e a 1 tabela em 1979/71. Foi bicampeão regional às 3 tabelas, individualmente, em 1969/70, conquistando o título novamente em 1975/76 e 1993/94. Em equipas, foi campeão regional 13 vezes.
Em 1973, a meio do seu serviço militar no Ultramar, deslocou-se a Lisboa para participar num torneio de promoção da modalidade. Perante a decadência do bilhar na sociedade portuguesa o jovem Mário Ribeiro destacou-se entre os maiores divulgadores e mais dinâmicos bilharistas.
Com uma carreira profícua, com inúmeras internacionalizações e temido pelos seus adversários, passou a profissional em 1993, dedicando-se à modalidade a 100%. Entre as suas ideias estava a criação de uma escola de bilhar, para além de poder render mais da sua prestação.
Com Mário Ribeiro na frente, o Benfica foi 10 vezes campeão nacional às 3 tabelas e venceu 2 Taças de Portugal, título que, individualmente, o bilharista conquistou 5 vezes. Em suma, 'ganhou tudo o que havia para ganhar no bilhar nacional' e reuniu quase meia centena de títulos apenas enquanto serviu o Benfica, até se ter retirado do Clube em 1996/97.
Conheça o palmarés do bilhar benfiquista na área 3 - Orgulho Eclético, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Bah...

Cartilheiro... em flagrante delito!

Fura Redes: sem castigo!

Só mais uma!!!

Benfica 56 - 48 Corruptos
15-10, 13-11, 16-11, 12-16

Feio?! Sim... Mas com o Benfica a defender assim, estou-me nas tintas para a nota artística! Feio ou bonito, a vitória é que interessa!
Mais do que o 2-0, a forma como o Benfica defendeu nestes dois jogos, vai garantir vários pesadelos na cabeça dos Corruptos, nos próximos dias, antes do jogo 3!!!
Quem diria, a meio da época, que poderíamos estar a uma vitória do título máximo, a 3 jogos (na pior das hipóteses) do final da época!

Milagres


"Não há exagero: a conquista da Liga Europeia de andebol foi uma autêntica epopeia, em particular pelas incidências da final.
O adversário era fortíssimo e oriundo da Alemanha, cujo campeonato é considerado o melhor da atualidade. E basta olhar para o palmarés desta competição: a máxima futebolística “… no fim ganha a Alemanha” é, em rigor, muito mais adequada ao andebol.
Chema Rodríguez disse, no final, que “o jogo foi um milagre atrás de milagre”, mas como alguém disse, e Chema sabe-o muito bem, “os milagres dão muito trabalho”.
E esse trabalho começou na constituição de um plantel repleto de jogadores experientes e com qualidade muito acima da média, orientados por uma equipa técnica capaz de formar um grupo competente, empenhado e ambicioso. O percurso na prova foi muito meritório, encontrando na final four o palco ideal para duas exibições memoráveis. E é importante que aplaudamos também a decisão arriscada da direcção do Clube em investir na organização do evento derradeiro da prova: os mais de cinco mil benfiquistas junto da equipa foram essenciais para o feito alcançado.
A taça vai para o museu, o nome do Benfica fica para sempre gravado no palmarés da prova e na memória coletiva perdurarão o golo de Borges no último segundo, as defesas incríveis de Hernandez e a fantástica bola recuperada por Kukic na parte final do prolongamento e que permitiu que o Benfica passasse para a frente do marcador. Que grande alegria! Obrigado, Benfica!
E, por falar em milagres, o que dizer do campeonato de juniores? Ganhámos bem, somos melhores, a maioria dos jogadores utilizados são sub18, etc., mas o Porto quase fazia o milagre de vencer a prova.
Neste caso, a citação que me ocorre é a de uma frase da autoria de Herberto Hélder, que consta no notável “Photomatom & Vox”: “É sempre fácil caminhar em cima das águas, mas é impossível fazê-lo milagrosamente.”
Escrito isto, milagre, milagre mesmo, foi ainda assim termos conseguido ganhar este título…"

João Tomaz, in O Benfica

A maior vitória de todos


"Não vos escrevo sobre a conquista de um troféu, apesar de os últimos dias terem sido de uma riqueza extraordinária para os atletas do Sport Lisboa e Benfica, com a vitória na Liga Europeia de andebol ou a chuva de medalhas de ouro de Fernando Pimenta na canoagem. Hoje apetece-me escrever sobre a forma como os sucessos relativos ao Sport Lisboa e Benfica são festejados pelos seus adeptos.
Ao contrário do que já é hábito por parte dos adeptos e dirigentes de outros clubes em Portugal, nas vitórias do Glorioso não se entoam cânticos contra ninguém, não se deseja a morte de equipas adversárias nem se insultam as mães dos adeptos rivais. E não, caro comentadores e narradores de rádio e televisão: quando isso acontece, não se trata do estádio ou do pavilhão a puxar pela sua equipa, é só baixo nível, falta de educação e uma demonstração cabal de pequenez mental. Tenham a coragem de chamar os bois pelos nomes.
A homenagem de Gustavo Capdeville ao seu amigo e companheiro de seleção Alfredo Quintana e o exibir da camisola do malogrado guarda-redes de andebol nas bancadas do antigo Pavilhão Atlântico foram duas notas de destaque nas celebrações de uma conquista épica. Isso o os constantes cânticos de apoio e amor ao nosso clube.
O SL Benfica tem sempre de ser isto, independentemente daquilo que os nossos rivais façam e tenham feito nas últimas décadas. Tal como eles nunca serão como nós, é fulcral que continuemos a não descer ao nível dos energúmenos que, mesmo sem estarmos em campo, nos tentam insultar do baixo da sua falta de civismo e inteligência. Por exemplo (e antes que venham acenar com este triste fantasma), imitar o som de very-lights coloca qualquer pretenso adepto benfiquista num patamar impensável de falta de humanismo e decência. Só comparável ao daqueles que tentam insultar-nos, mas que nem para isso têm categoria."

Ricardo Soares, in O Benfica

Parabéns, campeões da Europa!


"Lamento dizê-lo, mas faço parte do infeliz grupo de pessoas que não esteve no Altice Arena no domingo ao final da tarde. O Benfica garantiu uma das maiores conquistas de sempre do clube e do desporto português ao vencer a Liga Europeia de andebol, num pavilhão eufórico onde os milhares de adeptos presentes estavam dispostos a permitir que os heróis que andavam a correr lá em baixo abandonassem o campo de mãos a abanar. E que bem que eles as abanaram, enquanto o jogo não acabava. Especialmente, a 3 segundos do fim, quando os sorrisos adversários demonstravam claramente que, por momentos, alguém se tinha esquecido de que estava a jogar contra o Benfica. O Kukic descobriu o Alexis, e todo o pavilhão o ajudou a tirar aquela bola para o fundo das redes. As bancadas explodiram, especialmente aquele ilustre adepto que as câmaras captaram em grande plano, que por acaso também se trata do presidente do clube. A partir dali, o desfecho não poderia ser outro.
Para os mais desatentos compreenderem a dimensão deste feito, vale a pena deixar algumas notas. O Magdeburg, finalista vencido, era o detentor do título e já venceu a Liga Europeia por quatro vezes. Fizeram um percurso imbatível até à final com 13 vitórias e 2 empates. São os líderes da Bundesliga, o campeonato mais forte do mundo, com 6 pontos de vantagem a 3 jornadas do fim. Nos últimos 17 anos, as equipas alemãs conseguiram ganhar 16 edições da prova. O azar de toda esta estatística foi encontrar um Benfica a jogar sob a escolta de milhares de benfiquistas em êxtase absoluto. Andebol são sete contra sete e no fim ganham os alemães... desde que o adversário não seja o Benfica."

Pedro Soares, in O Benfica

Bancadolândia


"Que inspiração!
Passadas 24 horas, sobre o inédito sucesso europeu do Benfica na modalidade de andebol, revistos os minutos finais do tempo regulamentar e o prolongamento quase meia dúzia de vezes, ainda me era difícil isolar apenas um adjectivo para sintetizar o resultado arrancado na final da EHF European League perante a melhor equipa do mundo na actualidade. 'Heroico' é o meu preferido, pela magia que aconteceu e se viveu no Altice Arena, das bancadas à quadra, e vice-versa, mas ainda mais pela resistência, pela incrível capacidade de transcendência, uma das impagáveis belezas do desporto, aspecto notável que em diversos momentos-chave permitiu 'enganar' cãibras e inventar oxigénio para resoluções ofensivas e defensivas que se afiguravam impossíveis. Tudo neste êxito é uma inspiração para o que resta na época e para que vem a seguir!

Verdade acima de suspeita
Juntando as peças do puzzle de incidências dos principais jogos da última e determinante jornada da fase de apuramento de campeão nacional dos sub-19, haverá substância para classificar este título do Benfica como tendo sido 'contra tudo e contra todos'. Opto por eleger a palavra 'compromisso' para forrar esta conquista, e ainda lhe junto 'alma'. Foi com esse binómio que, na penúltima ronda, a equipa virou um negativo 1-0 para um imprescindível 1-2 em Alverca e que, volvida uma semana, nos derradeiros minutos das decisões, o treinador Luís Araújo (com cartadas-chave, outra vez...) e os seus comandados derrubaram uma muralha chamada Braga e construíram o imperativo triunfo para ganhar o súbito 'golo a golo' com o FC Porto e, com isso, almofadar as celebrações do 25.º título nacional e da verdade desportiva.

Este recorde não é para todos
O enraizamento da vertente feminina do futebol e das suas agendas no espaço mediático acentua-se à velocidade dos incrementos competitivos e qualitativos, mas há registos que campanhas (es)forçadas não suplantam assim do pé para a mão. O recorde de assistência nas competições nacionais tem menos de um mês de vida e foi batido no Estádio da Luz (14221 espectadores). O calendário interno desta época ficou arrumado com a recente final da Taça de Portugal e o recorde oficial de 8 de Maio transita para a época 2022/23 como um número (e barómetro de evolução/interesse) e transpor."

João Sanches, in O Benfica

Que coisa linda!


"Escreveu-se história: o Benfica foi a primeira equipa portuguesa e conquistar a Liga Europeia de andebol.
Fê-lo com inteira justiça, após um jogo frenético, com prolongamento e de desfecho incerto até ao último segundo. Derrubou o detentor do troféu e líder destacado da melhor liga do mundo - a alemã.
A final de Lisboa, presenciada por milhares de benfiquistas em êxtase, foi o corolário de uma campanha assinalável, que começou em Agosto de 2021, e totalizou vinte jogos, alguns deles diante de equipas poderosas de Alemanha, França, Dinamarca e outros países com forte tradição na modalidade.
O nosso andebol, que durante anos andou arredado das grandes decisões, regressa agora aos títulos, e em grande estilo: com uma conquista internacional inédita, surpreendente e heroica, que orgulha todos os benfiquistas.
Trata-se, sem dúvida, do troféu mais relevante da história do andebol português. E constituiu também, juntamente com a UEFA Futsal Cup de 2010, e as Ligas Europeias de hóquei em patins de 2013 e 2016, o quarteto de melhores momentos de sempre do ecletismo encarnado. Mas, ao contrário desses triunfos, surge numa modalidade em que o nosso país está longe de ser uma das principais potências.
Por bons motivos, restam-me poucas linhas para sublinhar a conquista do Campeonato Nacional de juniores em futebol, que se juntou assim ao sumptuoso triunfo já obtido por alguns daqueles jogadores na UEFA Youth League. Bem como os campeonatos da formação em futsal e futebol feminino, também garantidos.
Tivemos, pois, um fim-de-semana à Benfica. Que seja o tónico para o que ainda falta disputar."

Luís Fialho, in O Benfica

Uma aventura especial


"É assim que se traduz o nome do já tradicional Special Adventure Camp que a fundação Football Is More organiza anualmente com a participação de equipas de futebol adaptado de grandes clubes europeus. No qual, evidentemente, não poderia faltar a equipa da Fundação Benfica agora que a covid nos permite a todos ir retomando as iniciativas presenciais.
Na verdade, é mesmo uma aventura especial esta participação que ficará gravada na memória de todos estes jovens ao lado dos seus dias mais felizes. Viajar até um país distante, ouvir falar uma língua diferente, reencontrar amigos dos emblemas mais prestigiados, jogar e apostar tudo na superação e na conquista é uma experiência inesquecível e edificante. E não só para os jovens mas para a equipa técnica que os acompanha e que tem na afetividade, na alegria e nos resultados a melhor das pagas.
Obrigado!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"0
Terminámos o campeonato nacional de andebol (feminino) invictos. Que grande época das nossas campeãs!

1
O Benfica venceu, pela 1ª vez, uma competição europeia de andebol. É o feito mais significativo da história do andebol nacional, valorizado ainda mais pelo fortíssimo adversário na final, o líder do melhor campeonato do mundo;

7
Os canoístas do Benfica estão em alta. O desempenho na Taça do Mundo de velocidade foi notável, com 7 medalhas de ouro ganhas. Só à conta de Fernando Pimenta foram 4, as restantes por Teresa Portela, João Ribeiro e Messias Baptista;

25
O Benfica sagrou-se campeão nacional de juniores pela 25ª vez, num época fantástica, que inclui o triunfo da UEFA Youth League. Um título ganho ao sprint na reta final, decidido por 2 golos de diferença;

60
A Benfica, SAD realizou o montante total pedido ao mercado na emissão do empréstimo obrigacionista 2022-25, com a procura (88,5 milhões de euros) a exceder em mais do dobro a oferta inicial de 40 milhões de euros e a superar em quase vez e meia a oferta aumentada para 60 milhões de euros. Trata-se de um sinal muito importante de confiança dos mercados na Benfica, SAD e uma operação de financiamento que permite maior liberdade atuação na implementação da estratégia;

4576
Quantidade de investidores na mais recente emissão da Benfica SAD de um empréstimo obrigacionista;

5055
Estiveram 5055 espectadores presentes na Altice Arena para assistir ao Benfica – Magdeburgo da final da Liga Europeia de andebol. A decisão de organizar a final four em Lisboa comportou riscos e um elevado investimento, mas mais do que valeu a pena. O apoio dos adeptos foi essencial para o extraordinário feito benfiquista."

Dobradinha


"A conquista da Taça de Portugal de andebol (feminino) fechou a magnífica temporada da nossa equipa. Este é o destaque da News Benfica, na qual também antevemos os jogos com o FC Porto e Sporting em basquetebol e hóquei em patins, respetivamente.

1
Regressado em 2018 à competição na vertente feminina do andebol, depois de longos anos de ausência e da interrupção das competições devido à pandemia, o Benfica voltou, em 2022, ao topo da modalidade. A nossa equipa sagrou-se campeã nacional 29 anos depois, sem ceder qualquer derrota. E agora venceu a Taça de Portugal (38-31 frente ao Colégio de Gaia), perfazendo uma dobradinha, a quinta, passados 30 anos da última. Fabuloso!

2
Na mensagem de felicitações do Presidente Rui Costa, destacamos o enaltecimento da extraordinária temporada da nossa equipa: "Alcançámos uma dobradinha que fica para a história e que vem enobrecer uma temporada notável: apenas um empate em todas as competições!"
Veja o resumo da partida e leia a reportagem, aqui.

3
É já às 19h00, na Luz, que se disputa o segundo jogo da final dos play-offs de basquetebol. Recordamos que, no primeiro embate com o FC Porto, alcançámos o triunfo, colocando-nos em vantagem na contenda.
Determinante para a vitória no jogo inaugural foi o magnífico apoio prestado pelos benfiquistas. Aaron Broussard, porta-voz do plantel na antevisão do jogo, lembra isso mesmo: "Temos de jogar com a mesma intensidade. Esperamos ter a mesma moldura humana nas bancadas. Vamos lutar para voltar a ter sucesso no jogo."
Não deixe de comparecer no Pavilhão e de ajudar a nossa equipa a somar mais um triunfo rumo ao título.

4
É já amanhã a terceira ronda das meias-finais do Campeonato de hóquei em patins. Com a eliminatória empatada, a nossa equipa está focada em assumir a liderança da corrida para a final.
O jogo é no Pavilhão João Rocha e está agendado para as 20h00. Fazemos votos para que não se repitam as cenas lamentáveis da última partida, que ganhe o melhor e que o melhor seja o Benfica."

A Seleção Nacional (que não é) de todos nós!


"• Zero naturalizados do SL Benfica na história de seleção;
• Naturalizações a pedido de FC Porto e Sporting;
• Convocatórias para valorizar jogadores de FC Porto e Sporting e permitir que acedam a determinados mercados;
• Abandono do Estádio da Luz a pedido de Pinto da Costa;
• Inexistência de convocados do SL Benfica por baixa de forma, enquanto outros têm lugar cativo mesmo lesionados;
• Convocatória de jogadores a serem negociados pelo SL Benfica, após 7 anos (sete!!!) de ausência, com o jornal O JOGO a intrometer-se descaradamente no negócio;
• Selecionador incompetente e subserviente a todos os poderes;
• Poder desmesurado a Cristiano Ronaldo, nunca visto na história de nenhuma seleção mundial;
• Uma claque patrocinada pela Federação Portuguesa de Futebol que só contém elementos da associação criminosa do Norte;
• Apagamento completo da ligação ao SL Benfica dos jogadores da nossa formação, ao contrário do que se passa com outros, como ontem vergonhosamente se comprovou;
• Comunicação Social completamente controlada, sempre os mesmos comedores;
• Por último, a enorme parolice que rodeia a seleção nacional;
Posto isto, não percebo como é que algum Benfiquista que se sinta consegue apoiar isto. E isto não se trata de escolher, porque nestas coisas não há escolha. É uma questão de sentir. Eu não consigo sentir nada por esta seleção a não ser repulsa e vergonha.
Repulsa e vergonha."