Últimas indefectivações

terça-feira, 7 de junho de 2022

Bancadolândia


"Que inspiração!
Passadas 24 horas, sobre o inédito sucesso europeu do Benfica na modalidade de andebol, revistos os minutos finais do tempo regulamentar e o prolongamento quase meia dúzia de vezes, ainda me era difícil isolar apenas um adjectivo para sintetizar o resultado arrancado na final da EHF European League perante a melhor equipa do mundo na actualidade. 'Heroico' é o meu preferido, pela magia que aconteceu e se viveu no Altice Arena, das bancadas à quadra, e vice-versa, mas ainda mais pela resistência, pela incrível capacidade de transcendência, uma das impagáveis belezas do desporto, aspecto notável que em diversos momentos-chave permitiu 'enganar' cãibras e inventar oxigénio para resoluções ofensivas e defensivas que se afiguravam impossíveis. Tudo neste êxito é uma inspiração para o que resta na época e para que vem a seguir!

Verdade acima de suspeita
Juntando as peças do puzzle de incidências dos principais jogos da última e determinante jornada da fase de apuramento de campeão nacional dos sub-19, haverá substância para classificar este título do Benfica como tendo sido 'contra tudo e contra todos'. Opto por eleger a palavra 'compromisso' para forrar esta conquista, e ainda lhe junto 'alma'. Foi com esse binómio que, na penúltima ronda, a equipa virou um negativo 1-0 para um imprescindível 1-2 em Alverca e que, volvida uma semana, nos derradeiros minutos das decisões, o treinador Luís Araújo (com cartadas-chave, outra vez...) e os seus comandados derrubaram uma muralha chamada Braga e construíram o imperativo triunfo para ganhar o súbito 'golo a golo' com o FC Porto e, com isso, almofadar as celebrações do 25.º título nacional e da verdade desportiva.

Este recorde não é para todos
O enraizamento da vertente feminina do futebol e das suas agendas no espaço mediático acentua-se à velocidade dos incrementos competitivos e qualitativos, mas há registos que campanhas (es)forçadas não suplantam assim do pé para a mão. O recorde de assistência nas competições nacionais tem menos de um mês de vida e foi batido no Estádio da Luz (14221 espectadores). O calendário interno desta época ficou arrumado com a recente final da Taça de Portugal e o recorde oficial de 8 de Maio transita para a época 2022/23 como um número (e barómetro de evolução/interesse) e transpor."

João Sanches, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!