Últimas indefectivações

domingo, 5 de setembro de 2021

Poupanças!!!

Benfica 3 - 2 Ouriense


Tentativa de poupar jogadoras para a 2.ª mão da Champions com o Twente, que esteve quase a 'correr' mal...

BI on Tour - Eleições, Estádios...

A jornada Europeia de Yaremchuk

"Depois de somar um golo verdadeiramente fabuloso contra o Kazaquistão, Yaremchuk e a sua Ucrânia recebeu a poderosa França, e o avançado do Benfica demonstrou um conforto a servir de apoio, ora tocando, ora recebendo para o espaço e pela forma certa, que ainda não havia demonstrado nos poucos minutos ao serviço do Benfica.


Esteve no golo da sua selecção – Os seus movimentos a ganhar as costas das defesas adversárias são letais, e daí serviu a grande área – e mais ainda nas saídas que procuravam mais velocidade, servindo de apoio. Também em momentos de Ataque Posicional soube orientar o corpo para dar rotas ofensivas e potencialmente perigosas. Prometedor!"

SL Benfica | Pausa, Jorge, ainda há por onde melhorar


"O SL Benfica chegou a esta fase de interrupção do calendário para compromissos de seleções com a presença na Liga dos Campeões assegurada e na liderança da Primeira Liga.
No entanto, e pese embora a consistência vitoriosa e a maior solidez defensiva (em contraste com o que sucedia na temporada anterior), há sempre aspetos a trabalhar e melhorar.
A pausa no calendário competitivo abre espaço a eventuais mudanças, ainda que 13 elementos do plantel principal estejam ausentes em representação das suas seleções.
Assim, há um aspeto sobre o qual poderá incidir maior atenção da equipa técnica nesta quinzena de paragem: a integração de jovens da equipa B nos trabalhos do plantel, procurando suprir as lacunas remanescentes do fim de mercado de menor fulgor das águias.
Apesar de algumas boas movimentações nesta janela de transferências, os encarnados permanecem com um plantel algo desequilibrado. Este é o momento ideal para procurar soluções internas para contrariar isso.
Talvez o exemplo mais gritante seja o da lateral/ala esquerda. Gil Dias não foi sequer inscrito na Liga dos Campeões e o português parecia ser “a” alternativa de Jorge Jesus para o lugar de Grimaldo.
Parece não ter agradado. E agora? De uma forma pessoal (e ainda que rogue por uma maior, mas não cega e descabida, aposta nos jovens), não me parece que Sandro Cruz ou Rafael Rodrigues estejam preparados para serem a sombra do espanhol ex-FC Barcelona B. Todavia, mereceriam pelo menos mostrar-se e compor o grupo de trabalho durante a ausência de outros elementos.
Contudo, não são apenas os novatos a precisarem de espaço de montra. Também elementos que partem em claro segundo ou terceiro plano devem ter nestes 15 dias uma oportunidade maior para se mostrarem ao treinador.
Ferro, por exemplo, poderá beneficiar das ausências dos habituais centrais para demonstrar a JJ que este não precisava, como apregoado em conferência de imprensa, de mais um central.
Todavia, as mudanças vão além do plano individual. Coletivamente, a equipa poderá igualmente crescer nesta quinzena sem partidas oficiais. Naturalmente, não é fácil trabalhar os automatismos e os processos da equipa com gente em falta, mas Jorge Jesus vai com certeza querer consolidar a solidez defensiva das águias.
Ainda que o SL Benfica tenha melhorado em relação a 20/21, nas partidas frente ao PSV e frente ao CD Tondela avistaram-se vislumbres de dificuldades nas transições defensivas, sobretudo quando as águias perdiam a posse de bola ainda no seu meio-campo. Os golos de Gakpo e de Salvador Agra na Luz evidenciaram tal.
Com a integração de Lázaro no plantel, o SL Benfica poderá agora aprimorar também o seu jogo exterior, tentando criar desde já rotinas que envolvam o jogador austríaco, que se espera que assuma o papel de titular. Todavia, as ausências de Rafa e Nemanja irão dificultar ao máximo a tarefa.
Por fim, a pausa que decorre servirá também para que a equipa técnica liderada por JJ perceba com que médios poderá verdadeiramente contar quando não for possível alinhar com a dupla Weigl-João Mário. Gabriel não conta, Paulo Bernardo (infelizmente) idem. Com Meité e Taarabt mais acima na hierarquia, Gedson será o elemento que mais necessitará de mostrar valor por estes dias.
O restante trabalho será de consolidação do que de bom tem sido feito, preferencialmente com maior afinco na finalização. O regresso à competição de clubes encerra partidas complicadas, com a deslocação aos Açores para defrontar o CD Santa Clara e a estreia na Liga dos Campeões, em Kiev. Que SL Benfica vamos ter? É esperar para ver…"

A hora de Morato | SL Benfica


"Um dos jogadores do SL Benfica em destaque nesta fase inicial da temporada tem sido o defesa-central, de 20 anos, Morato.
O brasileiro, que foi contratado no Verão de 2019 ao São Paulo FC a troco de seis milhões de euros, teve uma ou outra oportunidade na equipa principal nos primeiros dois anos de águia ao peito.
No entanto, jogaria essencialmente pela equipa B, tendo também jogado pelos juniores na Youth League. No entanto, o internacional sub-20 pela canarinha parece ter conquistado a confiança de Jorge Jesus na resta final da temporada passada, tendo inclusive sido titular na final da Taça de Portugal, contra o Sporting Clube de Braga, tendo agora aproveitado a lesão de Vertonghen para agarrar um lugar em definitivo na equipa principal.
A verdade é que, desde que o vi jogar pela primeira vez, percebi que estava ali um jogador com bastantes potencialidades, que estava um nível acima dos outros centrais da sua idade, tanto do ponto de vista físico, como do ponto de vista técnico.
No entanto, como é típico de um defesa vindo do futebol sul-americano, apresentava claras lacunas a nível do controlo de profundidade e do posicionamento em organização defensiva. Aspetos em que ainda não está no ponto, mas onde só poderá evoluir jogando regularmente a um nível competitivo.
Neste momento, parece que o central brasileiro já convenceu Jorge Jesus e tem tudo para vir a ser uma opção regular na equipa principal nesta temporada, devido ao sistema de três centrais, bem como às idades avançadas de Vertonghen e Otamendi, não descartando que haverá possibilidade de jogar pela equipa B quando não for opção para a equipa principal, visto que, na sua idade, o mais importante é jogar.
Muita gente questionou os seis milhões de euros que o SL Benfica pagou há duas épocas por um jogador de 18 anos que ainda não tinha competido a nível sénior. Agora, o jogador começou a justificar o investimento feito e tem tudo para poder tornar-se num dos maiores ativos do SL Benfica a curto/médio prazo.
Dando continuidade à sua utilização e ao seu desenvolvimento enquanto jogador, Morato terá tudo para se tornar num defesa-central de topo, chegar à seleção brasileira e render muito dinheiro aos cofres do clube encarnado."

Teaser #5: 300 dias...

Na 2.ª ronda...

Benfica 29 - 18 Kriens
(14-8)

Depois da vitória na Suíça, nova vitória, com muita rotação, num excelente jogo de 'preparação' para o primeiro confronto a 'sério', já na próxima semana, na Supertaça, contra os Corruptos!

É fácil de verificar que temos um excelente plantel, com muitas opções de qualidade, e se defensivamente já foi visível, em alguns momentos, a intensidade necessária, vamos ver como será numa partida, onde não haverá tempo para descontrações... Ofensivamente, falta algum entrosamento, que vai demorar algum tempo a adquirir, mas o potencial está lá...


PS1: No Basket 'estreia' este fim-de-semana, com dois jogos muito competitivos com adversários espanhóis, da Liga ACB, a 2.ª mais competitiva do Mundo!!! Perdemos por 3 pontos com o Bétis, e vencemos hoje o Obradoiro por 9 pontos.
As primeiras indicações foram muito boas: jogo colectivo ofensivo, e muito agressivos na defesa. O Clifford foi o grande destaque, promete fazer desgraça nas tabelas no Tugão. O Hallman está lesionado e o reforço Tunisino, está ao serviço da Selecção. Quem aproveitou foi o Francisco Mingas, que deu 'espectáculo' nestes primeiros jogos...
Amanhã temos derby no outro lado da 2.ª circular

PS2: O Futsal fez o primeiro jogo de preparação, sem 7(+2) jogadores! São 7 os jogadores no Mundial, e mais 2 dos que ficaram: estavam condicionados (Jacaré e Cintra). Sendo assim basicamente jogámos, com os sub-20, reforçados com os guarda-redes (Ronca e André), mais o Nilson, o Silvestre e o Fits!
Empatámos 2-2 com a Quinta dos Lombos (0-2 no desempate por penalty's), depois de estarmos em vantagem por 2-0, o adversário apostou no 5x4, e duas desconcentrações em poucos segundos acabaram por dar em empate... Boas indicações do Carlitos, jovem com muito futuro, recente contratação...