Últimas indefectivações

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Conselheiros...

"Desde sempre conheci conselheiros. Conselheiros bons, à moda antiga. Gente de uma seriedade que a tudo resiste, de uma honestidade à prova de bala.
Nada de conselheiros do Eça, que parecia odiá-los, talvez por o pai ser juiz.
Nada de conselheiros de pacotilha, que se gabam da nomenclatura mas sujam a Justiça e o Direito.
O Futebol português está cheio de Conselhos. Conselhos de Justiça, Conselhos de Disciplina, Conselhos de Cretinos, Conselhos de Incúria, Conselhos de Velhacaria embora alguns não tenham propriamente este nome.
Cooptados para tais Conselhos são juízes muito fracos nos seus conhecimentos da causa de julgar. Gente sem estrutura e sem sabedoria. Sem sequer bom-senso que é algo que se espera de um Conselheiro. Vulgares, medíocres na sua função de administrar a lei, anseiam reconhecimento fácil.
Há uns que podem ser vistos nos camarotes das Antas, sorridentes, babando-se submisso às pilhérias do Madaleno, suportando sacrificadamente o fedor dos seus flatos. Mais cedo ou mais tarde ganharão uma viagenzinha na qual poderão lamber as mãos aos jogadores, emporcalhando definitivamente a sua função de magistrado.
Eu sei, tudo isto é um nojo. Mas nem vão tão longe. Espreitem para dentro dos Conselhos de Disciplina, dos Conselhos de Justiça: o lixo está lá! E entra pelos olhos dentro. São o lumpen da magistratura, o baixo do mais baixo de qualquer mamífero que alguma vez tenha pensado em ser juiz."

Afonso de Melo, in O Benfica

Mais perto do sonho europeu

"A vitória arrancada a ferros contra Académica tem a vantagem de trazer três pontos saborosos,  mas deixa o alerta que no último terço do campeonato haverá pouca margem para jogos mal conseguidos.
A verdade é só uma: o Benfica jogou muito menos contra a Académica do que aquilo que sabe e pode.
O penalty que nos deu a vitória foi claro, mas não podemos ficar à mercê de um erro arbitral, porque eles acontecem e sempre contra nós.
Para ser campeão o Benfica tem que jogar melhor que o FC Porto, não chega jogar o mesmo. O jogo contra o Paços de Ferreira, no próximo domingo, volta a ser um desafio de extrema dificuldade.
Nenhum adepto, por mais racional que seja, quer que o seu clube perca. Em certo sentido seria até contra natura que assim não fosse.
No lançamento desta eliminatória contra o Bayer ficou claro o subconsciente do treinador e alguns responsáveis: uma boa campanha na Europa diminui as possibilidades de alcançar o objectivo principal, ou seja, o título.
Essa verdade esconde outra, pois passada esta fase ganhar a Liga Europa começaria a ser possível.
O Bordéus será mais difícil de decantar sem Matic. O Benfica te, no entanto, a obrigação de tentar ao limite eliminar o Bórdeus e ficar mais perto do sonho europeu.
Ontem, caíram o Lyon, Nápoles e Atlético de Madrid, ainda há boas equipas em prova nesta Liga Europa, mas nenhuma é melhor que o Bayer Leverkusen. Ontem, tivemos sorte, por vezes muita sorte, e eliminámos uma grande equipa. Os grandes títulos também se conquistam com sorte.
O sonho da Liga Europa teve ontem um golo de sonho de Ola John, defesa de sonho de Artur e uma exibição de sonho de Enzo Pérez e Matic."

Sílvio Cervan, in A Bola

“O tempora! O mores!”

"Apetece parafrasear o Alexandre O‘Neill e dizer que, no futebol português, o tempo é uma “coisa em forma de assim”. É assim como uma coisa que muda ao sabor do próprio tempo.
Por causa de um tempo que não dava jeito a um senhor que mede o tempo em forma de adágio popular, dizendo que largos dias têm cem anos, o melhor-árbitro-Pedro-Proença-do-Mundo adiou um jogo de futebol para um tempo que atropela os limites temporais regulamentados. Perante o silêncio geral, percebemos que não deve ser este o tempo para discutir este assunto. Por causa de um tempo que se mede em 72 horas, apesar de haver quem diga que isto de medir 72 horas ser assunto bastante subjectivo, o Conselho Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol decidiu fazer tábua rasa dos regulamentos e fez cumprir “uma coisa em forma de assim”. Perante o tempo e o modo da deliberação, vejo juristas e quejandos a deitarem as mãos à cabeça, perguntando que tempos são estes, em que a letra da Lei serve para ser contornada e contorcionada. É o tempo em que escondido no conceito de “interpretar” se desenvolve o conceito de “enganar”.
Por causa de uma grande penalidade a favor do Benfica, correctamente assinalada por um árbitro, ao terceiro dos cinco minutos de tempo adicional mínimo, chegou o tempo de ver os arautos da verdade da medição do tempo insurgidos histericamente contra o facto de se ter assinalado correctamente uma grande penalidade durante o tempo de um jogo de futebol. Para aquela gente, não está em causa a justiça da grande penalidade, está em causa o tempo. Como sabemos, isso do tempo é subjectivo e, para quem 72 horas podem ser menos do que 72 horas, é perfeitamente normal que isso de marcar penáltis dentro do tempo de jogo seja uma coisa estranha. Quem tinha razão era Cícero, quando, estupefacto perante as aberrações do seu tempo, nos dizia “O tempora! O mores!” "

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Vómitos !!!


Ontem, após o jogo, ainda fui jantar - cear!!! -, assim não ouvi nenhum dos comentários no final da partida - sorte a minha!!! -, por parte dos inimputáveis do costume. Mas foram-me chegando mensagens de Benfiquistas indignados, com as analises ao jogo - com Jorge Baptista em destaque!!! Às quais respondi, mais ou menos assim: «Estavam à espera de quê? Até parece que é novidade!!!» Hoje de manhã, voltei a ser interpelado, parece que o Rita voltou a espalhar o seu serventilismo em directo... Mas mais uma vez não assisti ao vivo, e assim não compreendia tanta indignação Benfiquista!!! Até que liguei-me à Bola TV, e ouvi o filho-da-puta do André Pipa - um daqueles que está habituado a falar daquilo que não vê!!! - afirmar com todas as letras que o Benfica teve muita sorte, e que deve agradecer a passagem aos Oitavos-de-final ao árbitro da partida!!!!!! Começou a analise do jogo, por esta extraordinária 'evidência' !!! E assim compreendi melhor a confusão provocada pela guião do Rui Cerqueira, entretanto emendado à pressa, como o Carlos Alberto explicou!!!
Mas esta gente não tem vergonha na cara?!!! Para quando vamos ter o prazer de ver um destes filhos-da-puta avençados, dentro de uma ambulância do INEM?!!!
Os vómitos não acabaram aqui, continuou a debitar parvoíces pseuso inteligentes, sobre calendários, prestigios Europeus, e afins... e como é óbvio nesta parte da sua analise - as ambições internas do Benfica -, ignorou por completo as arbitragens Lusas Frutadas...
Saber que estes medíocres, sem carácter, corruptos, tarecos, bobby's, aziados - que a cada vitória do Benfica, é como espetarem-lhes uma estaca no coração -, vivem à custa dos Benfiquistas, que directa ou indirectamente lhes pagamos os ordenados, fico possesso...!!!


Pragmatismo Luso, "trama" Alemães !!!



Benfica 2 - 1 Bayer Leverkusen

Vencemos com mérito, com realismo, gerindo o plantel, no final acabámos por ser mais eficazes. Normalmente quando se joga com Alemães a histórica é ao contrário, mas desta vez, fomos nós a marcar nos momentos decisivos, e foram os Germânicos a falhar nos momentos cruciais... Não estamos habituados, a vencer desta forma, normalmente temos mais bola, rematamos mais, falhamos mais oportunidades... apesar da estranheza do sentimento, tenho que reconhecer, que assim, a vitória também é muito saborosa!!!

Para mim os melhores em campo foram o Artur e o André Almeida. O Artur, depois de alguns jogos menos conseguidos, voltou às grandes exibições - e o poste direito também ajudou!!! -, e depois de no jogo com a Académica ter feito o mesmo, hoje voltou a participar na jogada de um golo do Benfica!!! O Almeida, talvez mais fresco, foi um autêntico todo-o-terreno, esteve muito forte nos duelos directos, sendo dos poucos jogadores do Benfica, a vencer no contacto físico  está a jogar com muita confiança...
O Ola John estava a fazer um jogo discreto, mas depois de ter marcado um golo de antologia, parece que acordou, e fez uns 15 minutos de enorme nível, pena que não seja sempre assim... O Nico esteve apagado na esquerda, mas com a saída do Carlos Martins, voltou a jogar no meio, subindo imenso de rendimento. Nestes jogos com o Benfica a jogar no 'contra', com espaços nas costas dos defesas adversários, é a '10' que o Nico joga melhor, com os 'autocarros' é mais eficaz na esquerda.
O Luisão e o Garay tiveram muito trabalho, ficaram em 'inferioridade' numérica em várias jogadas, levaram com muitos avançados em cima - literalmente -, mas conseguiram quase sempre resolver os problemas, no lance do golo sofrido, acabou por faltar apoio do nosso meio-campo.
O Matic e o Enzo foram obrigados a correr muito. O esquema do Bayer, sem um '10', complicou o posicionamento do Matic - espero que aquele entorse tenha sido só um susto... -, que não fez um jogo dominador, como nos tem habituado... O Enzo também fez um jogo ao contrário, melhor a defender, mais apagado a atacar!!!
O Carlos Martins voltou a sair lesionado, pareceu-me ser um traumatismo e não um problema muscular  Não foi um jogo fácil, naquela posição o Benfica precisava de um jogador com mais velocidade... O Cardozo voltou a fazer um jogo de muito sacrifico, jogando isolado na frente, quase sem bola, e com um árbitro que não 'gostou' nada dele!!!
O Salvio falhou dois golos de cabeça, de forma inacreditável!!! No Domingo precisamos de um Toto no máximo. O Lima entrou bem no jogo, e a  assistência para o 2.º golo foi magnifica, a desmarcação após o pontapé do Artur, é a prova provada, do faro/esperteza do avançado/goleador Lima, por isso é que ser ponta-de-lança é só para alguns, é preciso ter uma leitura de jogo muito particular, ser habilidoso ou não, acaba por ser secundário...
O Jesus quis deixar a substituição do Jardel para os últimos minutos, foi um risco, porque na minha opinião o André Gomes deveria ter entrado mais cedo, para reforçar o nosso poder de choque...
Deixei para o fim o Melga, porque voltou a ter algumas 'brancas'. Depois de um início de temporada muito difícil, com um 'horrível' jogo na 1.ª jornada, com o Braga, foi subindo de forma, e acabou por convencer praticamente toda a gente, mas depois de alguns jogos de fora, com uma lesão, regressou a um nível inferior... e não me parece ser uma questão física, é essencialmente uma questão mental: concentração.

O Benfica tem realmente muito 'azar' com os apitadeiros!!! Este, já nos tinha calhado, no último Benfica 2 - 1 PSG, onde permitiu um golo em fora-de-jogo aos Parisienses  e deixou passar duas grandes penalidades a nosso favor, entre outras tropelias... Hoje, teve um critério completamente torto na marcação das faltas, permitindo o habitual jogo duro Alemão, usando e abusando do físico, e quando os nossos jogadores faziam o mesmo, marcava imediatamente falta (18-9)... O fiscal-de-linha da 1.ª parte deixou passar pelo menos 2 foras-de-jogo ao Bayer, vá-lá que o outro, anulou bem um golo ao Bayer... Ainda estou à espera de ver uma daquelas arbitragens caseiras nas competições europeias, que tantos outros clubes beneficiam!!!
E o amarelo disparatado ao Matic, nem me preocupa, é mais 90 minutos de descanso!!!

O Jesus tem razão: continuar na Euroliga é extremamente cansativo, podemos ser prejudicados pontualmente no Campeonato. Recordo que o Benfica no Campeonato joga sempre em 'inferioridade' numérica!!! O jogo de Domingo com o Paços - o 3.º classificado!!! - com menos de 72 horas de descanso, não vai ser nada, mas mesmo nada fácil, mesmo com o Maxi, o Lima, e o Salvio, mais folgados, vamos ter problemas, este jogo com o Bayer foi fisicamente rijo, vamos ter de certeza alguns jogadores com pequenas mazelas... O discurso do Jesus não é um alibi, é a realidade, quem não quiser ver isso, parece que não sabe como é que as coisas são feitas em Portugal!!!

Gostei da vitória do Bordéus, uma viagem a Kiev nesta altura, seria massacrante, além disso vamos voltar a ter muitos Benfiquistas em França...!!!

Deixo aqui a minha equipa para o Paços: Artur; Maxi, Luisão, Garay, Melga; Matic, Gomes, Salvio, Urreta; Lima, Cardozo. E já agora para Quarta em Braga, para a Taça da Liga: Lopes; Almeida, Vitor, Jardel, Luisinho; Gomes, Martins, Urreta, Ola; Gaitán, Rodrigo!!! Sem uma rotação radical, não vamos lá... é preferível apostar em jogadores frescos, do que em titulares fatigados.

São danos colaterais, inevitáveis

"Quando ao 'penalty', foi 'penalty'. A única coisa que teve se especial foi ter sido assinalado. Também não é caso para temer que venha aí uma revolução...

O jogo com a Académica terminou em legítimo delírio para os benfiquistas porque ganharam à beirinha do fim os 3 pontos em causa.
Terminou em frustração para os da Briosa porque, muito legitimamente, tudo fizeram para nãoperder o jogo e a proeza esteve ali mesmo ao alcance da mão.
Para os rivais históricos do Benfica, o já citado jogo terminou em não menos legítima fúria, breca, raiva, agonia, sanha, arrenego e até uma pontinha de inveja porque o Benfica foi feliz quando já desesperava e, tratando-se de futebol, a sorte é um bem precioso, invejável.
Enfim, todas as reacções se aceitam. Quer as dos participantes no evento quer as dos observadores externos, interessados no resultado do jogo porque das duas, uma:
a) ou lutam directamente com o Benfica pelo título e veriam com bons olhos um empate caseiro do rival.
b) ou, arredados da dita discussão, lutam com fantasmas que não lhes dão tréguas.
Daí também o agonia que lhes causou aquele momento em que o grande Lima caminhou para a marca de 11 metros. Começou lentamente, em passo normal, depois deu uns passos curtinhos, acelerou e ainda voltou a mais uns passos curtinhos antes de correr para a bola e, certeiro no remate, fazer o golo da vitória do Benfica. Uma coisa destas provoca uma grande alegria nuns e uma grande sanha noutro, convenhamos.
São os  danos colaterais, inevitáveis.
Longe, muito longe de ter feito um jogo perfeito, o Benfica acabou por conseguir o resultado perfeito consumado no momento perfeito, isto se a ideia é dar cabo dos nervos à concorrência histórica, directa e indirecta.
Quanto ao penalty, foi penalty, a única coisa que teve de especial foi ter sido assinalado. Também não é caso para temer que venha aí uma revolução. O poder ainda não caiu na rua. Mas lá virá o dia...

VALDO, o grande Valdo Cândido Filho, disse algures numa entrevista que Lima dava muito jeito à Selecção e logo se instalou a discussão sobre a hipótese de Lima, cidadão brasileiro, vir um dia a ser naturalizado português para poder representar a nossa equipa nacional.
Parece que desta vez não pode ser por motivos patrióticos. Nos últimos anos houve dois jogadores do FC Porto naturalizados, Deco e Pepe, houve um jogador do SPorting naturalizado, Liedson, mas agora que chegaria a vez do jogador do Benfica naturalizado está toda gente contra, incluindo o seleccionador.
Acrescente-se que também estou contra. Porque sempre estive, independentemente da valia das contribuições de Deco, Pepe e Liedson, e porque não era agora que ia deixar de estar.
E, francamente, ter de ver o nosso Lima sentado no banco a suplente de Postiga é coisa que não cabe na cabeça de ninguém.

NO sentir do director de comunicação do FC Porto, o destino do Vitória de Setúbal é seguir direitinho para a segunda divisão. Assim terá expressado, esse seu particular sentir, através da sua página do Facebook. Tal como o Youtube, o Facebook é, não restem dúvidas, uma grande invenção do século XXI.
Como é do conhecimento geral, o Vitória de Setúbal atreveu-se a reagir e a contestar formalmente a decisão do Conselho de Disciplina da FPF que mantém o FC Porto na Taça da Liga declarando inválida a tal questão das 72 horas que poderia, se a apreciação fosse outra, beneficiar os sadinos com uma repescagem que muito lhes viria a calhar porque a Taça da Liga dá bom dinheiro aos clubes participantes. E o Vitória de Setúbal vive com dificuldades na tesouraria, o que o torna igual à quase totalidade dos clubes portugueses e à quase totalidade dos cidadãos igualmente portugueses.
José Mota, o treinador do Bonfim, não gostou da decisão dos conselheiros da disciplina da FPF e desabafou: «O nosso mundo é feito de injustiças». O desabafo do professor Mota foi à TSF e, em resposta sentida, o director de comunicação do FC Porto desabafou no Facebook. Deste modo: «Se houver justiça vai para a SEGUNDA brevemente...».
Assim mesmo, com «a SEGUNDA» em letras maiúsculas, capitulares, o que deixa entender a dimensão a ameaça e a alta probabilidade de vir a acontecer a relegação do histórico clube de Setúbal para a segunda divisão do nosso futebol.
Teria sido, provavelmente, mais apropriado meter as letras maiúsculas noutro lugar da frase dando-lhe um ênfase diferente. Imagine-se que era assim: «Se houver JUSTIÇA vai para segunda brevemente...».
Com a JUSTIÇA em maiúsculas e com «a segunda» em minúsculas, realçava-se a questão premente da igualdade perante a Lei para todos, grandes ou pequenos, em justo detrimento da crueldade da praga lançada sobre as aspirações desportivas do Vitória de Setúbal e do seu treinador.
Não foi a primeira vez, nem será a última certamente, que desabafos provocatórios, mal medidos ou meramente irresponsáveis despejados nas redes sociais vêm dar um colorido suplementar às discussões das coisas do futebol.
A única novidade desse último quiproquó institucional via Facebook é o facto, aliás incrível, de o Vitória de Setúbal ter ganho com muito valor e mérito os dois últimos jogos que disputou para o campeonato e com esses 6 pontos somados ter conseguido dar um valente salto na classificação afastando-se dos lugares perigosos onde se encontrava.
É verdade que ainda falta muito campeonato e que nada está decidido nem no topo nem no fundo da tabela. Fica por isso mesmo a curiosidade instalada sobre o destino do Vitória de Setúbal no fim da corrente prova. Desce? Ou não desce?
Quem é que manda aqui?

LUÍS FIGO deixou-se namorar mas depois disse que não ao Sporting. Disse-o em comunicado que é como quem diz que não quer mais conversas sobre o assunto. Ponto final. Está no seu direito.
Cauteloso e ciente do valor da sua imagem, o antigo capitão da Selecção Nacional comunicou ainda que não está disponível para «apoiar qualquer candidato» nas próximas eleições do Sporting. Fez bem se essa é a sua convicção. Nada a obstar.
A missiva de Luís Figo termina, no entanto, de forma abrupta e surpreendentemente ameaçadora. «Qualquer notícia que se afaste desta realidade», comunicou Figo, «é puramente difamatória». Quis ele dizer, sem rodeios, que processará por difamação quem ligar o seu nome a «qualquer» movimento eleitoralista no Sporting.
Em bom português, deixou claro que se considerará difamado pela simples junção do seu nome a qualquer alternativa em curso ou em gestação. É esta a a opinião de Luís Figo sobre o momento do Sporting e sobre os variadíssimos protagonistas desse mesmo momento. Nesse ponto, com o devido respeito pela figura de um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos, Figo esticou-se um bocadinho. Mas ele lá sabe.

HOJE à noite o Benfica recebe o Bayer Leverkusen. Na semana passada, o Benfica jogou muito bem na Alemanha e até ganhou o jogo por 1-0. Ontem, Jorge Jesus disse que terá mais hipóteses de ser campeão em Portugal o clube que mais depressa seja eliminado das competições na Europa. O mister sabe muito.

O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares garante que «há segurança no desporto em Portugal» e que não há necessidade de rever a lei que não prevê policiamento nos recintos desportivos. A cada semana, a realidade tem vindo a desmentir o ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares. Um dia destes ainda lhe chamaremos ministro dos assuntos para lamentares."

Leonor Pinhão, in A Bola