Últimas indefectivações

terça-feira, 1 de março de 2016

Contas...

O Benfica divulgou ontem ao final do dia o Relatório & Contas do 1.ª Semestre da época 2015/16.
Sem surpresas, com lucro de 4,6 milhões de euros... Não sendo especialista, o numero que me agrada mais são os 11,9 milhões de euros positivos, nos Resultados Operacionais sem os Direitos dos Atletas...
Aqui fica o link para quem quiser consultar (aqui).

Tão diferentes

"Não sei se o Benfica será a única fonte de inspiração do presidente leonino, mas é, seguramente, a principal e sem ela veria a sua caudalosa inspiração secar-se-lhe num ápice. Ficaria sem temas de conversa, o que, apesar dos incentivos que alguns adeptos lhe dispensam, não seria mau de todo, na medida em que, no universo do leão, está por avaliar a influência da ala mais frenética no apoio a esta política truculenta, do tipo nós contra todos.
A propósito, depois de se ter pronunciado nos modos em que o fez acerca de um almoço entre figuras benfiquistas e sportinguistas que parece ter anos e acontecer com alguma regularidade, não será de estranhar que os jogadores que representaram o emblema do leão na campanha de Inglaterra em 1966 sejam igualmente alvo da fúria presidencial por terem aceitado a homenagem que o Benfica, na pessoa de Luís Filipe Vieira, fez aos magriços por ocasião da gala dos Prémios Cosme Damião.
O futebol cativa e entusiasma. É espectáculo de multidões, intenso e vibrante, além de cenário de apreciável beleza quando praticado por jogadores de elevada craveira técnica. É ainda factor de agregação e de convívio e nunca pasto de intriga e de agressão verbal (ou até física...). O futebol suscita a discussão acalorada, mas jamais deve ser utilizado como via de promoção da maledicência ou do insulto.
Atenção, que não quero dizer que o presidente benfiquista é o cordeiro e sportinguista o lobo mau, nada disso, mas é evidente que existem diferenças entre ambos, muitas e significativas.
1. Luís Filipe Vieira chegou à presidência do Benfica há mais de dez anos com quase tudo por (re)fazer. O actual Estádio do Sport Lisboa e Benfica acabara de ser inaugurado, coincidindo com o final de mandato de Manuel Vilarinho. A seguir foi preciso recuperar a credibilidade de instituição espezinhada por gestões irresponsáveis, tirá-la da situação de ruína e travar árduas batalhas na recuperação do bom nome da águia. Ao mesmo tempo que se desenvolvia o fantástico espaço do Seixal e se erguia em redor do estádio um complexo moderno e à dimensão da grandeza do clube.
Bruno de Carvalho só teve de sentar-se à mesa e servir-se do que algumas ovelhas tresmalhadas do rebanho lhe deixaram. O resto já estava feito. Lançou, no entanto, a primeira pedra do pavilhão e prometeu a conclusão para este ano de 2016.
2. Luís Filipe Vieira é um presidente de tribuna, defensor de projectos e de causas. Desde a primeira hora pugnou pela verdade no futebol português, sem truques, nem esquemas. Privilegia a discrição e creio que durante o seu já longo consulado os dedos de uma mão sobram para registar os excessos por ele praticados, o que nada tem a ver com a elevação do tom de voz na salvaguarda dos interesses da águia. Bruno de Carvalho é um presidente de banco, cercado por inimigos que só ele consegue ver para mais facilmente dar gás aos conflitos que gera. Tem-se limitado a adaptar manigâncias do passado e a recolocar no centro da discussão a arbitragem, esgrimindo, porém, argumentação já gasta de tanto uso.
3. Luís Filipe Vieira deseja conquistar muitos títulos, sobretudo no futebol, mas nunca permitiu ficar refém deles e demonstrou-o há três anos quando, contra tudo e contra todos, segurou Jesus em temporada de fracassos. Fê-lo em obediência ao plano que idealizara, convicto de que um título perdido não pode afectar a estrutura do edifício desportivo.
Bruno de Carvalho enveredou pela promessa fácil e inventou dinheiro para captar a cumplicidade dos mais distraídos da família leonina, acenando-lhes com um campeonato, sem se dar conta que ao fazê-lo ficou prisioneiro dessa estratégia de casino, por ter mais a perder do que a ganhar. Se não for campeão vai ser o primeiro, e se calhar único, culpado a quem será apontado o dedo acusador por falta grave. Se o Sporting for campeão, como provavelmente será, vai ter de contentar-se com o resto da sobremesa que lhe puserem no prato. Sim, porque em cada jogo, quem ganha ou quem perde é o treinador, não é o presidente, e com o feitio que se lhe conhece, se os foguetes estrelejarem, Jesus não costuma facilitar nos aplausos. O pai do título será ele e mais ninguém..."

Fernando Guerra, in A Bola

Jardel

Mais uma renovação do Benfica, com um jogador que até tenho criticado ultimamente, mas que é muito útil ao Benfica... Por alguma razão, o Jardel desde da lesão do Luisão, tem estado abaixo do normal!!!
Mas independentemente disso, tem sido o Central mais regular de toda a Liga!!! Além disso é uma peça importante no balneário...


Gianni, FIFPro e FPF

"Gianni Infantino acaba de ser eleito presidente da FIFA Está de parabéns. Não vai ser fácil, todos exigem uma nova ordem desportiva mundial, mas o presidente da FIFA tem a oportunidade histórica para virar a página e fazer as reformas que se exigem.
Gianni tem a seu favor a paixão, a determinação, a competência e uma visão única do futebol. Este tempo novo exige um programa ambicioso, mas acima de tudo exige mais diálogo social, mais solidariedade e mais igualdade.
Gianni saberá unir e representará todos os interesses do futebol, estará ao nível dos desafios. Espero que lhe sejam dadas condições para o exercício do seu mandato. O Sindicato português não deixará de o apoiar. Dele espero que respeite todos os jogadores e a FIFPro a sua voz mundial.
A Federação Portuguesa de Futebol e o seu presidente, Fernando Gomes, apoiaram desde a primeira hora esta candidatura. Tiago Craveiro e Onofre Costa trabalharam de perto com o presidente da FIFA e fizeram a diferença. Bem como Luís Figo e José Mourinho. Todos elevaram o nome do futebol nacional. Parabéns. Seguem-se as eleições na FPF, dia 4 de Junho. Fernando Gomes é, até à data, e provavelmente até ao fim, o único candidato. O presidente conseguiu reorganizar a FPF administrativa e financeiramente, afirmando a sua dimensão internacional ao ser eleito para o Comité Executivo da UEFA. Apoiou e valorizou as associações distritais e promoveu o futebol amador, o futebol feminino, o futsal e o futebol de praia. O diálogo social permanente que mantém com as associações de classe e demais agentes desportivos, a sua disponibilidade, a sua capacidade de trabalho e o respeito pelos compromissos assumidos caracterizam o seu mandato. Fernando Gomes deixa um património desportivo, uma marca indelével no futebol português, a cidade do futebol.
No que mais nos diz respeito, destaco a sua lealdade, a promoção dos jogadores nacionais e a valorização do seu papel nas organizações desportivas ao integrar, por exemplo, João Vieira Pinto, Pauleta, Humberto Coelho e Mónica Jorge na sua direcção.
A continuação do bom trabalho representa uma oportunidade para se assumir como um forte candidato à presidência da UEFA. Força, Fernando."

O novo presidente da FIFA

"1. As primeiras declarações públicas do recém-eleito presidente da FIFA, Gianni Infantino, foram feitas à Rádio Uno da RAI: «Enfrento esta grande responsabilidade com orgulho e humildade. Estou pronto a arregaçar as mangas para fazer tudo aquilo que prometi. Meu pai era de Reggio Calabria e minha mãe de Valle Camonica, nos Alpes centrais da Lombardia, um calabrês e uma lombarda, gente humilde de trabalho que sempre foi respeitada. Na minha juventude cheguei a fazer a lavagem das carruagens dos comboios. Embora tenha nascido e estudado na Suíça, sinto-me cem por cento italiano.» Infantino não o diz, mas está preocupado com os 110 milhões de dólares de passivo da FIFA. É a primeira vez que acontece em mais de 20 anos. Os principais patrocinadores abandonaram o organismo e depois do Mundial no Brasil não foi assinado nenhum outro contrato de sponsorização. Ninguém quer confundir-se com uma instituição enterrada na lama até ao pescoço. Muitos deles, porém, regressarão, até para não dar espaço às empresas concorrentes.
2. É claro que o italiano não vai poder cumprir o seu programa in totum, vasto e ambicioso. Desde logo a construção de dezenas de escolas de futebol em África e as generosas promessas de distribuir cinco e 40 milhões de dólares, respectivamente, às 207 Federações e seis Confederações mundiais, o que perfaria mil e 200 milhões de dólares. Por outro lado, também o alargamento do Mundial a 40 Federações parece um exagero e a ECA, representada pelos principais clubes da Europa, já lhe lembrou isso ao enviar a mensagem de felicitações. Mas ainda bem que a vencer esta eleição tenha sido um dirigente europeu. Depois do êxodo bíblico de milhões de muçulmanos a invadir o nosso continente, muito mau seria que também os magnatas de túnica e turbante se apoderassem das mais importantes instituições."

Manuel Martins de Sá, in A Bola

Haverá Liga para além do dérbi

"Aconteça o que acontecer no sábado à noite, em Alvalade, a única certeza é a de que o campeonato não vai ficar 'fechado'. A possibilidade de termos já a Liga (praticamente) resolvida passava pela dupla vitória do Sporting frente a V. Guimarães e Benfica, mas com o empate dos leões no Minho dá-se este curioso paradoxo: o bicampeão nacional chegará ao dérbi com menos um ponto, mas num quadro motivacional mais interessante. Não garante nada, mas é nesse 'clima' que o Sporting-Benfica vai começar. Mesmo que isso pouco ou nada represente.
O FC Porto foi outro dos vencedores da jornada: está a 4 pontos do 1.º lugar e caso vença em Braga, na jornada que se segue, então será ainda mais candidato do que já é hoje. Fica até a ideia de que,com este empate do líder em Guimarães, terá nascido ontem um novo campeonato. A corrida, que era a dois, passou a três. Questão importante: o Benfica ainda terá de pensar na Champions e na meia-final da Taça da Liga; enquanto o FC Porto 'carimba' amanhã a qualificação para a final da Taça de Portugal e ficará, depois, com largas semanas para gerir o jogo do Jamor. O Sporting, por seu lado, tem unicamente o campeonato em mente. Poderá o calendário ter influência nesta recta final? E, nesse caso, o que será mais importante o menor desgaste físico a que os leões estarão expostos ou o reforço anímico que Benfica e FC Porto podem vir a ter pela possibilidade de conquistarem títulos, mesmo que secundários? De outra forma: é melhor competir apenas numa prova ou em duas ou três? Há alguma dúvida?
Dois heróis nos jogos de ontem. Na Luz, Jonas. O brasileiro, que lidera a Bota de Ouro, nunca jogou a um nível tão alto. E esse mérito cabe a Rui Vitória. Em Guimarães, o jovem Miguel Silva (20 anos) foi brilhante: defendeu tudo. O futuro é dele."


E os adeptos?

"Por motivos meteorológicos, esta crónica não é sobre o Benfica-União. A razão é simples: à hora para a qual o jogo foi remarcado, o autor destas linhas estava a dar aulas. Mas não podendo escrever sobre o Benfica. ganhei um bom pretexto para me dedicar ao calendário da Liga e à incapacidade de se proceder à marcação dos jogos com um mínimo de antecedência.
Nesta altura, sabemos a que horas são os jogos da próxima jornada, mas nada é conhecido sobre a seguinte (disputada a 13 de Março). É mais um daqueles absurdos em que o futebol português é vezeiro e um desrespeito pelos (poucos) adeptos que escolhem ir ao estádio, em lugar de verem futebol televisionado. 
Pense-se num adepto dos três grandes, que gostava mesmo de poder assistir a todos os jogos do seu clube. Se tem esse objectivo, resta-lhe trancar todos os fins de semana e rezar para que ninguém se lembre de marcar aquele almoço de família a que não pode mesmo faltar. É que nunca se sabe se o jogo vai ser à sexta, sábado, domingo ou até segunda-feira. Muito menos a hora certa. É uma lotaria.
Não há nada de específico no futebol português que impeça alguma planificação, que permita aos adeptos organizarem-se para irem aos estádios. Compare-se com o bem mais complexo calendário da NBA (mais equipas, distâncias maiores, mais intempéries e mais canais a transmitirem partidas). Neste caso, é possível saber dia e hora exacta de todas as partidas até ao fim da fase regular.
Talvez fizesse sentido criar um provedor do adepto para defender quem gosta de futebol. Esperem, o cargo já existe e, como seria de esperar, ninguém dá pela sua existência."

Futebol no Natal só com lareira

"Fazia-se sentir-se um frio tão grande, que houve quem acendesse fogueiras nas bancadas do Estádio do Restelo.


Ao contrário do que já vinha sendo habitual, a Taça de Honra de 1972/73 não foi disputada no início da época, mas sim nas férias de Natal. Assistiu-se, em pleno Inverno, a uma prova de verão!
Foi a 23 de Dezembro de 1972, numa tarde cinzenta e fria, que se realizou a final entre o Benfica e o Atlético, no Estádio do Restelo. A afluência ao estádio foi 'apreciável', tendo em conta a 'baixa temperatura que assolou Lisboa'. Foram, de facto, 'heróicos' os espectadores que 'tiveram a coragem de cruzar os portões do estádio' naquela tarde 'tão fria e tão negra que até fazia prever Natal branco' na capital.

Esperava-se uma vitória fácil do Benfica, mas o Atlético, que vencera o Sporting na meia-final, revelou-se uma equipa determinada em não facilitar. Conseguiram marcar na segunda parte e manter o empate a uma bola até ao final do tempo regulamentar. Foi, então, necessário recorrer ao desempate com a marcação de grandes penalidades.
Apenas o interesse durante todo o desafio conseguiu manter o público nas 'frias bancadas do campo tão geladas que neste ou naquele sector os espectadores tiveram de acender fogueiras', para que pudessem suportar o frio que não era de todo habitual em Lisboa. 'Se não fossem as torres de iluminação pensaríamos que estávamos no tempo da «capa e espada» com os archotes e as fogueiras bem acesas'.
Nas grandes penalidades, o treinador Jimmy Hagan decidiu guardar Eusébio para o fim, o que provocou grande impaciência no público. Foi o seu remate que obteve o golo que ficou o resultado em 4-2 e deu a vitória ao Benfica. No final, os jogadores recolheram rapidamente às cabines, dizendo 'que mesmo depois de terem andado 90 minutos a correr ainda tinham frio'. Em declarações à imprensa, Eusébio até se queixou que 'o frio tolheu os movimentos e raciocínio'.
Foi neste ambiente gelado e natalício que o Benfica 'levou para o sapatinho' o primeiro troféu da temporada de 1972/73, que pode ser visto na área 9. Honrar a cidade do Museu Benfica - Cosme Damião."

Ana Filipa Simões, in O Benfica

Benfiquismo (XXX)

Minervino Pietra a meter na ordem Bruno Conti...
Parabéns ao nosso treinador-adjunto pelo 62.º aniversário!

Vermelhão: Jonas, medicamento para serenar as almas !!!

Benfica 2 - 0 União da Madeira


Foi um jogo estupidamente nervoso: marcámos no primeiro remate, mas depois, mesmo jogando lento, tivemos muitas oportunidades de aumentar a vantagem, mas fomos falhando golo atrás de golo... criando nas bancadas aquela sensação de que os outros, no primeiro remate de jeito podiam empatar!!! Até que o Jonas desvia para o bis, e para o descanso dos corações vermelhos...!!!

Ao contrário do que foi dito antes do jogo o Rui Vitória resolveu 'proteger' o Renato e o André... e com o castigo do Eliseu, entrámos em campo com 3 alterações. Foi um risco calculado, mas podia ter custado caro... O União veio defender, com 11 jogadores nos últimos 30 metros durante os 90 minutos... Só a velocidade do Toni Silva criava algumas preocupações... de resto, foi o Benfica a trocar bola... Afunilámos em demasia o jogo, o Pizzi e o Nico iam para o meio... e os nossos laterais não conseguiam criar desequilíbrios!!! Tudo isto, deu num jogo 'chato' e nervoso!!!
Estes jogos, normalmente são jogos de paciência. Eles procuram o nosso erro, e nós com o decorrer dos minutos, vamos ficando nervosos até ao jogo ficar 'fechado'... Em todo o jogo, tivemos 3 perdas de bola perigosas (mais duas culpa do árbitro), sendo que uma delas, foi no final com 2-0... Esta é uma das diferenças do Benfica esta época: jogamos mais lentos na 1.ª fase construção, mas perdemos menos bola, a equipa é apanhada em contra-pé menos vezes... e talvez isso explique a consistência do Benfica, contra adversários mais fracos...
O Júlio César acabou por ter uma grande intervenção, numa saída fora da área, arriscando o vermelho!!!
O Lindelof voltou a ser o nosso melhor Central... o Jardel, esteve muito desconcentrado no passe... As grandes novidades foram nas Laterais: o Nelsinho regressou à titularidade estranhamente amorfo... é verdade que o melhor jogador do União caiu em cima dele, mas espera-se mais do Nelsinho. O Grimaldo foi titular pela primeira vez, e voltou a demonstrar a sua especialidade: cruzamentos! Defensivamente tem alguns problemas, não é muito rápido nem muito forte fisicamente... das bancadas, tem ares de Leo... incluindo a agressividade do nosso ex-canhoto!!!
No Meio-campo, o Samaris tem lentamente regressado à forma do início da época, onde era um jogador fundamental... O Talisca, acabou mais uma vez, por confirmar a falta de intensidade. Faz passes magníficos, mas depois falta o resto...
O Pizzi, voltou a falhar alguns passes incríveis... curiosamente, quando regressou à posição '8', até melhorou! O Nico continua a demonstrar má forma...
O Jonas marcou mais dois... e fez jogar toda a equipa. Este tipo de jogos, com domínio territorial por parte do Benfica, são ideais para o Pistoleiro!!! O Mitro acabou por estar infeliz na finalização, mas esteve bastante activo...

O Cosme voltou a fazer das suas, dos 4 contra-ataques perigosos do União na 1.ª parte, dois foram em consequência de faltas óbvias não assinaladas!!! Mesmo assim notou-se a tentativa de evitar cartões... para não castigar ninguém para a próxima jornada (pelas crónicas em Guimarães o árbitro tentou fazer o mesmo... mas não conseguiu!!!)... no Estádio pareceu-me ter decidido bem, no lance com o Jardel... mas se ele quisesse podia ter complicado a vida ao Benfica!
Antes desta jornada, em discussão com amigos, defendi a tese que o empate no Alvalixo praticamente garantia a vitória do Benfica no Campeonato!!! Hoje, depois, do empate dos Lagartos, mantenho a mesmo opinião: vitória ou empate, o Benfica será seguramente Tricampeão; se com 3 pontos de desvantagem, a derrota seria fatal, agora com 1 ponto, acredito que mesmo no cenário pior, o Benfica vai-se manter na luta...
Agora, independentemente das teorias, já é tempo do Benfica vencer um jogo deste tipo, esta época... Acredito que a falta de intensidade de hoje, não irá contagiar o jogo do próximo Sábado... Bem pelo contrário!!!

Estiveram quase 45 mil pessoas na Luz, numa Segunda-feira à noite. Tínhamos 57 mil bilhetes vendidos para Domingo. Com mais alguns vendidos no dia do jogo, provavelmente teríamos 60 mil na Luz, num Domingo à tarde, com frio, mas com muito Sol... Como escrevi anteriormente, acho que o Presidente do União, foi canalha, e criou as condições necessárias para este jogo ser adiado... Compreendo que o Norton de Matos, sendo um ex-jogador e um ex-treinador do Benfica, seja bem recebido... mas muito sinceramente, ter cedido o CFC para eles treinarem no Domingo, foi uma estupidez!