Últimas indefectivações

terça-feira, 25 de setembro de 2018

A Chama Imensa... Manual da Roubalheira !!!

Por cá, as praias iam ficando vazias...

"Último domingo de Agosto: em Nova Iorque, o Benfica permitia ao Athlitiki Enosis Konstantinoupoleos um empate ao cair do pano e depois de ter estado a ganhar por 2-0. Facilitemos a vida aos leitores chamemos-lhe AEK. Eusébio marcou um golo maravilhoso!

No último domingo de Agosto, as praias portuguesas já iam ficando vazias. Há sempre uma verta nostalgia na imagem de uma praia abandonada. Depois, vem Setembro, e Gilbert Bécaud cantava em tom de despedida:
«C'est en septembre
Quand les voiliers sont dévoilés
Et que la plage tremble sous l'ombre
D'um automne dé-bronzé
C'est en septembre
Que l'on peut vivre pour de vrai».
Lá longe, o Benfica também dizia adeus. Adeus a Nova Iorque, a pequena cidade azul do Frank de Hoboken: Francis Albert Sinatra. Tinha jogado também na Cidade do México e preparava-se para embarcar para o Canadá.
1966 - um ano extraordinário para o futebol português graças ao inesquecível Campeonato do Mundo de Inglaterra.
28 de Agosto de 1966: em Randalls Island, os encarnados defrontaram um adversário grego - o Athlitiki Enosis Konstantinoupoleos. Facilitemos e chamemos-lhe AEK. De Atenas, pois claro. Exactamente o próximo adversário do Benfica nesta edição da Liga dos Campeões.
'Defrontando o vencedor da Taça da Grécia, chegou o Benfica a dar impressão de que iria, finalmente, conseguir uma vitória expressiva. Mas, afinal, não passou da esperança: a combatividade dos gregos, que mantiveram o mesmo ritmo ao longo de todo o encontro, acabou por merecer recompensa, e o resultado final por de 2-2, embora os encarnados tenham chegado ao intervalo a vencer por 1-0 e feito o 2-0 logo no início da segunda parte'. Era assim que um periódico português dava a notícia de um estranho adormecimento das águias quando tudo fazia crer que a goleada estava ao estender da mão.
Eusébio parecia cansado. Pudera! Menos de mês e meio antes jogara como nunca nos relvados ingleses.


A excelência da Pantera!
Mas Eusébio era sempre Eusébio, mesmo cansado. Reparem: 'No primeiro tempo teve algumas jogadas especiais - nomeadamente a primeira do encontro, a menos de meio minuto de jogo, quando superou tudo e todos e, isolado frente ao guarda-redes, atirou-lhe para as mãos, com alguma força mas sem convicção. Em compensação teve, depois, quatro ou cinco 'tiros' com a bola a zunir rente à barra mas sempre acima do que era necessário'.

Ah! A Pantera Negra não deixava os seus indefectíveis sem mostrar classe.
Por isso, aos 32 minutos, veio por ali abaixo, driblando adversários aos molhos, como um rapazinho que vai colhendo papoilas por entre e gipsofila, e à entrada da grande área decidiu-se por um remate tão inesperado como fulminante: 1-0! Com ponto de exclamação!
Maniteas, o keeper grego, não foi de modas: aplaudiu tanto como os restantes espectadores que tinham pago o seu bilhete.
Nélson foi o autor do 2-0. Tudo parecia calmo nessa tarde de Nova Iorque.
O Benfica ia ganhar, o público não abundava, o futebol era muito despiciendo nos Estados Unidos, mas ainda assim alguns emigrantes (portugueses e gregos) compunham as bancadas.
A dez minutos do fim, Papaionou entrou pela defesa encarnada como faca em manteiga amolecida - não se esqueçam de que ainda era Agosto - e rematou colocado. Costa Pereira nada podia fazer.
Uma febre tomou conta dos jogadores do AEK. De repente, perceberam que a derrota não era inevitável. Lançam-se sobre o seu exausto adversário. A luta é quase corpo a corpo.Ombro a ombro. Coxa a coxa. Quase que se podia ouvir o ranger dos músculos e das cartilagens. Há nos homens que vieram lá das margens do Egeu uma espécie de orgulho divino. Adivinham o empate que lhes valerá como uma saborosa vitória. O mesmo Papaionou fez o 2-2 e a alegria é imensa. Valera a pena o esforço derradeiro. Ambas as turmas saem de campo esgotadas. Num abraço desportivo.
Por lá, o estádio ia ficando vazio.
Por cá, as praias vão ficando vazias. Bécaud em fundo musical:
«C'est en septembre
Quand l'été remet ses souliers
Et que la plage est comme un ventre
Que personne n'a touché
C'est en septembre
Que mon pays peut respirer...»
A águia voltava a levantar voo, dessa vez rumo a Toronto. Dia 1 de Setembro regressava a Lisboa.
Ninguém percorria o mundo como o Benfica!"

Afonso de Melo, in O Benfica

Verde gafe

"Em dia de comemoração 'encarnada', outras cores foram tema de conversa

O mês de Setembro de 1985 ficou marcado pela comemoração do fecho do 3.º anel do Estádio do Sport Lisboa e Benfica. Mas, na inauguração, houve algo com que a grande obra 'encarnada' teve de dividir os holofotes: a gravata do primeiro-ministro.
Vinte e cinco anos após ter sido terminada a primeira fase, inaugurada a 5 de Outubro de 1960, era concluído o há muito ambicionado 3.º anel. Para celebrar, o Clube organizou o Festival de Comemoração do Fecho do 3.º Anel, que decorreu nos dias 21 e 22 e contou com um vasto programa, para gaúdio dos benfiquistas.
A anteceder o Festival, teve lugar, dia 20, 'o Jantar Comemorativo da Inauguração do Fecho do 3.º Anel', oferecido pela direcção do Clube a 366 convidados, entre os quais se encontravam as mais altas individualidades do país. No entanto, nem o número elevado de convivas, nem o farto pitéu - '70 Kg de bife da vazia, 50 Kg de bacalhau, 100 Kg de batata, 50 Kg de feijão verde, 24 latas de champignon, vinho branco Castelão, tinto Dão Henriquino de 74, bavaroise de fruta, aperitivos, uísque, gin, croquetes, cervaja, 60 Kg de doces, licores variados, aguardentes velhíssimas «Monte-crasto»' - deixaram que passasse despercebido o verde que o primeiro-ministro Mário Soares envergava na gravata.
O burburinho não tardou e Mário Soares referiu prontamente: 'reconheço ter cometido uma «gaffe»'. E explicou: 'Vesti-me de manhã cedo e não me lembrei que viria, ao fim da tarde, ao Estádio da Luz... Mas toda a gente sabe que eu gosto de vermelho'.
As opções cromáticas dos presentes acabariam por ganhar protagonismo, vindo à baila várias vezes ao longo da noite. Pinto da Costa, que usava gravata 'de tom vermelho', ao discursar, elogiou a escolha do dirigente sportinguista Dias Ferreira que optou diplomaticamente pelo castanho. E, como não podia deixar de ser, louvou a escolha do presidente do Benfica: 'o azul fica tão bem num benfiquista que o presidente Fernando Martins o escolheria para esta noite'.
No acervo do Sport Lisboa e Benfica são vários os objectos que remetem este acontecimento histórico. Entre eles, a placa descerrada a 21 de Setembro por Ramalho Eanes, Presidente da República. Depois de figurar durante décadas na entrada principal do antigo Estádio, encontra-s actualmente em reserva no Departamento de Reserva, Conservação e Restauro."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Benfiquismo (CMLX)

Mar vermelho...

Benfica FM - com o grande Ricardo Rocha...

Lixívia 5

Tabela Anti-Lixívia
Benfica..... 13 (-2) = 15
Corruptos.. 12 (+2) = 10
Sporting... 10 (+5) = 5

No pós-Apito Dourado, as coisas mudaram um pouco: houve algum receio de serem 'condenados', algum medo de dar muito das vistas, alguns apitadeiros saíram, e mesmo na Liga, o 'poder' foi diluído... e até apareceu um ou outro dirigente a querer mesmo quebrar com o passado... Mas tudo acabou com o Babalu!!!
Sim, o 'culpado' principal foi o Babalu, mais conhecido como Bruno de Carvalho, que com o seu anti-Benfiquismo genético, mais uma vez permitiu que os Lagartos fossem a muleta para os Corruptos voltarem a ter o poder total no Tugão...!!! De todas as asneiras que o Babalu fez e disse, a sua pior herança, será mesmo a forma como auxiliou os Corruptos, a transformarem o Tugão, num esgoto a céu aberto... de novo!!!!

Um Corrupto fanático (Fontelas Gomes), nomeou outro Corrupto fanático (Manuel Oliveira) para ir arbitrar os Corruptos a Setúbal, e para garantir que nenhuma surpresa acontecesse, também nomeou outro Corrupto fanático (Vasco Santos) para o VAR !!! Quando no Sábado de manhã, tomei conhecimento desta nojice anunciada, fiquei surpreso: afinal os jogos dos Corruptos em Setúbal, costumam ser jogos-treino... mas afinal, eles tinham razão: sem os apitadeiros, os Corruptos não tinham ganho o jogo... Talvez o Lito, não esteja no bolso, como muitos outros treinadores deste Tugão!!!

Felipe e Militão tinham que ser expulsos, ponto final. E não seria preciso o VAR!
No caso do Felipe as evidências são tão claras, que não deixou qualquer espaço para a incompetência. O facto do VAR se ter 'desligado' naquele momento é o cúmulo da falta de vergonha... Agressão, pontapé no adversário... e o Berto nem precisava de estar isolado, seria sempre Vermelho... Não marcar nada, é uma das coisas mais vergonhosas dos últimos tempos no Tugão...
No lance do Militão, depois da falta, voltaram a atrás, e assinalaram um fora-de-jogo inexistente... Este Militão em dois jogos da Liga, fez duas faltas idênticas, e nada: com o Moreirense, foi dentro da área, sobre o Heri.. e agora fora da área para Vermelho directo!!!
Como esta jogada seria para Vermelho, porque o jogador estava isolado, como o fiscal-de-linha nada marcou inicialmente, e deixou a jogada seguir, só levantando a bandeirola depois da falta, o VAR podia e devia ter actuado, e dito que não existia fora-de-jogo... e portanto o Vermelho e a falta deviam ter sido assinalados....
Mais tarde, o Felipe vale-tudo ainda efectuou um golpe de MMA sobre o Valdu... é verdade que não acertou em cheio, mas mais uma vez, nem falta foi assinalada!!!
A única decisão correcta foi o golo anulado ao Setúbal... o único momento da partida, onde o VAR estava 'ligado'!!!!

Na Luz, tivemos mais uma encomenda, que falhou a 'entrega'... tal a nossa superioridade!!!
Na minha opinião, ficaram 2 penalty's por assinalar: agarrão a Jardel e empurrão ao Félix... ambos com 0-0 no marcador!
Mas não foram só os penalty's: logo nos primeiros minutos, ficou por marcar uma falta sobre o Félix à entrada da área...; na primeira jogada do 2.ª tempo, inventou uma falta do Rúben, que acabou com uma defesa espectacular do Odysseas, que poderia ter dado no 1-1 !!!
Em relação aos penalty's, no primeiro sobre Jardel, o defesa do Aves, nunca olhou para a bola, agarrou o braço e puxou o Jardel para baixo, metendo uma mão no ombro... o facto de ser uma bola parada, não chega para nada ter sido marcado... e o VAR viu!
No segundo, o empurrão ao Félix é evidente... basicamente atropelado... Ao contrário do que alguns manipuladores escreveram, neste tipo de lances a 'intensidade' é irrelevante... e o VAR voltou a ver, e nada marcou!!!
O terceiro, Mão do defesa do Aves, acho que não foi penalty... mas...: o VAR era para ter sido o Bruno Esteves, que acabou substituído pelo Paixão. O mesmo Paixão foi o VAR horas antes no Feirense - Nacional, onde foi anulado com ajuda do VAR, um golo ao Nacional, por Mão na Bola... E se compararmos os dois lances é impossível não chegar à conclusão que o Paixão não foi coagido!!!
No lance do Nacional, o Witi tem o braço encostado ao corpo, e o desvio da trajectória da bola, é a menos de 1 metro dele... Lance legal... Mas o Paixão não achou...!!!
Na Luz, a cabeçada, do Rúben também foi à 'queima', não me parece que tenha havido aumento da volumetria... mas se em Santa Maria da Feira já houve 'dúvidas' e na Luz não?!!!
No 2.º tempo, o Ponk cortou um cruzamento com o braço, mas também sem falta...

E ainda tivemos a lesão do Grimaldo, numa entrada de sola... sem falta... Não admira que os jogadores do Benfica, tenham muitas lesões traumáticas... a impunidade é total!!!

No lance do Rúben, o Amarelo acabou por ser bem mostrado... o Rúben não tem qualquer intenção em atingir o Derley, usou os braços para ganhar posição... foi negligente, portanto o Amarelo é bem mostrado...
Agora, a conversa do apitadeiro com o Derley é curiosa... parece que lhe estava a perguntar: querer que lhe mostra o Vermelho?!!!

Desde do sorteio mafioso, tudo tem sido feito para os Corruptos chegarem ao Benfica - Corruptos, em vantagem... Nas primeiras 5 jornadas, os Corruptos foram escandalosamente beneficiados, nos 5 jogos!!! O jogo em Chaves, é a última oportunidade para o Benfica perder pontos... o Chaves com este treinador, vai repetir aquilo que nos últimos anos 'sofremos' nos Barreiros... Suspeito que vamos ter anti-jogo e porrada durante 90 minutos... É preciso muita concentração e empenho para trazer os 3 pontos na Quinta-feira...

Hoje, em Braga, não houve lances complicados, mas o Soares Dias voltou a usar o critério dos 'coitadinhos': vários cartões perdoados aos Lagartos... como vem sendo habitual...
Suspeito que este 'critério' será usado na Luz, com os Corruptos, pelo mesmo árbitro...!!!
ADENDA: Vou ter que alterar a minha primeira opinião: o Gudelj tem dois cotoveladas, que mesmo que sejam interpretadas como Amarelo para cada, Amarelo mais Amarelo dá Vermelho..:!!!

Anexo(I):
Benfica
1.ª-Guimarães(c), V(3-2), Pinheiro(Sousa), Nada a assinalar
2.ª-Boavista(f), V(0-2), Mota(Malheiro), Nada a assinalar
3.ª-Sporting(c), E(1-1), Godinho(Sousa), Prejudicados, (2-1), (-2 pontos)
4.ª-Nacional(f), V(0-4), Veríssimo(Xistra), Prejudicados, Beneficiados, (0-7), Sem influência no resultado
5.ª-Aves(c), V(2-0), Rui Costa(Paixão), Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado

Corruptos
1.ª-Chaves(c), V(5-0), Almeida(Vasco Santos), Beneficiados, Impossível contabilizar
2.ª-Belenenses(f), V(2-3), Xistra(Capela), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
3.ª-Guimarães(c), D(2-3), Veríssimo(Paixão), Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Moreirense(c), V(3-0), Malheiro(Ferreira), Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Setúbal(f), V(0-2), Manuel Oliveira(Vasco Santos), Beneficiados, Impossível contabilizar

Sporting
1.ª-Moreirense(f), V(1-3), Martins(Miguel), Nada assinalar
2.ª-Setúbal(c), V(2-1), Manuel Oliveira(Ferreira), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
3.ª-Benfica(f), E(1-1), Godinho(Sousa), Beneficiados, (2-1), (+1 ponto)
4.ª-Feirense(c), V(1-0), Rui Oliveira(Esteves), Beneficiados, (1-1), (+ 2 pontos)
5.ª-Braga(f), D(1-0), Soares Dias(Veríssimo), Beneficiados, Sem influência no resultado

Anexo(II):
Benfica:
Sousa: 0 + 2 = 2
Pinheiro: 1 + 0 = 1
Mota: 1 + 0 = 1
Godinho: 1 + 0 = 1
Veríssimo: 1 + 0 = 1
Rui Costa: 1 + 0 = 1
Malheiro: 0 + 1 = 1
Xistra: 0 + 1 = 1
Paixão: 0 + 1 = 1

Corruptos:
Vasco Santos: 0 + 2 = 2
Almeida: 1 + 0 = 1
Xistra: 1 + 0 = 1
Veríssimo: 1 + 0 = 1
Malheiro: 1 + 0 = 1
Manuel Oliveira: 1 + 0 = 1
Capela: 0 + 1 = 1
Paixão: 0 + 1 = 1
Ferreira: 0 + 1 = 1

Sporting:
Martins: 1 + 0 = 1
Oliveira: 1 + 0 = 1
Godinho: 1 + 0 = 1
Rui Oliveira: 1 + 0 = 1
Soares Dias: 1 + 0 = 1
Miguel: 0 + 1 = 1
Ferreira: 0 + 1 = 1
Sousa: 0 + 1 = 1
Esteves: 0 + 1 = 1
Veríssimo: 0 + 1 = 1

Jornadas anteriores:
Jornada 1
Jornada 2
Jornada 3
Jornada 4

Épocas anteriores: