Últimas indefectivações

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Bancadolândia


"'É aqui!' A mais recente vitória no futebol profissional ainda está quente na memória. Escrevo estas linhas volvidas poucas horas sobre o duelo com o Tondela no Estádio da Luz, onde uma segunda parte com pés no acelerador (também viabilizada pelo infinito combustível proveniente do apoio dos benfiquistas que esgotaram os lugares possíveis de ocupar na Catedral) guiou a equipa a novo triunfo e ao aproveitamento máximo nas primeiras quatro jornadas da Liga Bwin.
Facto natural para quem tem nas vitórias o seu oxigénio, o que o Benfica fez em Portugal, em volume e em sucesso, neste novo começo de caminhada só encontra paralelo no registo do PSG em França, quando se afunila a análise às seis melhores ligas europeias.
Olhando para trás, sem euforias nem deslumbrantes, concordaremos que, findo um mês de agosto forrado por sufocante calendário de jogos (metade dos quais decisivos para palmilhar até aos grupos da Liga dos Campeões), a liderança isolada no campeonato é uma consequência que se situa num patamar acima do saboroso. Mais ainda se as emoções comandam o olhar e se o coração domina o pensamento quando nos abeiramos da janela da estatística para espreitar os números - o Benfica é o único competidor 100 por cento vitorioso na Liga Bwin, tem o melhor ataque, ex aqueo, uma das melhores defesas, etc.
O cenário que se contempla é auspicioso, mas também um óptimo conselheiro num aspecto fulcral que encontra exímio professor num passado nada longínquo: o trabalho e a mentalidade vencedora não se podem distrair, nem intermitir.
Nesta circunstância de balanço para o que virá, reentro na noite de 24 de Agosto, em Eindhoven, para ampliar um 'grito de garra', uma das manifestações de contentamento pela passagem à fase de grupos da Champions League, porque naquela expressão há nervo que pode atalhar o futuro, no campo, nos momentos de definição. 'É aqui!', proclamou Otamendi, segundo o meu descodificador sensorial, nos bastidores da qualificação. Um instante, inspirador de leituras mil, que merece ser escutado (e sentido) em loop depois um mês perfeito e antes de novas batalhas que incluem desafiar estrelas."

João Sanches, in O Benfica

No nosso lugar


"O primeiro ciclo jogos da nova temporada está concluído. E os resultados não podiam ser melhores. No campeonato, quatro jogos, quatro vitórias, liderança isolada. Na Liga dos Campeões, após duas difíceis eliminatórias, entrada assegurada na fase de grupos e arrecadadas as correspondentes receitas.
Diria que é neste o lugar do Benfica: em 1.º no campeonato nacional, e entre os melhores na Europa.
Embora os dois últimos triunfos domésticos tenham sido obtidos nos derradeiros instantes das partidas (e assim, ainda mais saborosos), as exibições, de nota artística bastante razoável, têm revelado um Benfica muito diferente, para melhor, daquele que nos angustiou ao longo de quase toda a época passada. E o resultado de Eindhoven mostrou igualmente uma equipa coesa, comprometida e determinada, capaz de fazer frente a todos as adversidades que lhe forem surgindo ao caminho.
O plantel está mais forte e equilibrado do que no passado recente, os adeptos estão de volta à Luz, e tudo se vai compondo para uma temporada bem-sucedida, que possa traduzir-se no ansiado regresso aos títulos.
É, todavia, importante realçar que ainda não ganhámos nada, e lembrar que à quarta jornada da última temporada também seguíamos na frente. Os sinais são muito positivos, mas são somente sinais. Esta liderança, bem como o apuramento para a fase de grupos da Champions, é excelente ponto de partida, mas não de chegada. Tudo está por conquistar.
Os próximos meses vão ser de luta, e devemos estar cientes de que, à medida que mais força demonstrarmos, mais atacados seremos dentro e fora dos campos."

Luís Fialho, in O Benfica

Arranque à Benfica


"Terminado o primeiro ciclo de jogos, que permitiu o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e a liderança isolada, no campeonato, à 4.ª jornada, é hora de fazer um balanço. Impressiona a forma como os 25 jogadores utilizados, nestes oito jogos, demonstraram o compromisso total com o Clube. O espírito de equipa é evidente, e em todos os jogos sentimos a união do grupo. Quer em Moscovo, frente ao Spartak, uma equipa liderada por um antigo treinador do Benfica que conhece bem os cantos à casa, quer em Moreira de Cónegos, sobretudo após ficarmos reduzidos a 10, quer em Barcelos, quer em Eindhoven, onde jogámos uma hora com menos um, foi impressionante a entrega de todos. Jorge Jesus tem sido mestre não apenas na tática, mas sobretudo na estratégia. O nosso treinador fez de cada um dos oito jogos verdadeiras finais. Os quatro jogos realizados no Estádio da Luz provaram a dedicação e a capacidade de sofrimento dos nossos jogadores. Os jogos com Spartak, Arouca, PSV e Tondela exigiram muito da equipa e dos atletas. Em nenhuma destas partidas o Benfica podia falhar. Os jogos de acesso à Liga dos Campeões, por motivos óbvios, e os jogos do campeonato, por ser o principal objectivo da temporada, levaram o grupo de trabalho a unir-se e a funcionar como um bloco coeso. Jorge Jesus tem alternado os onzes iniciais, e a equipa manteve sempre um elevado desempenho competitivo. Algo que é muito difícil de pôr em prática sobretudo se tivermos em conta que os dois principais avançados do Benfica - Seferovic e Darwin, que na época passada marcaram juntos 40 golos - estiveram lesionados. Em Setembro vamos iniciar um novo ciclo com uma certeza - o mais importante reforço da época veio das bancadas."

Pedro Guerra, in O Benfica

Acolher!


"O êxodo continua. Mulheres, homens, crianças, novos e velhos, despojados de tudo, arrancados às suas raízes, clandestinos na própria família, escondidos de tudo e todos.
Perdidos no mundo, minados por nada saberem dos seus e tolhidos de os contactar pelo medo das duras retaliações.
Não consigo descrever melhor a situação humana em que os refugiados, todos os refugiados, se encontraram na fase de acolhimento. A única coisa que lhes aquece a alma é a segurança de um porto de abrigo, a comida quente, a certeza de viver mais um dia e a esperança, talvez, de um futuro. As noites, essas, revivem em pesadelos a angústia e a violência que, afinal, não ficaram para trás, antes parecem repetir-se uma e outra vez num ciclo eterno que de si afasta qualquer tipo de paz, mesmo momentânea.
Não é esta a condição humana. Não deveria ser a condição de ninguém! Mas é a condição de cada vez mais milhões de pessoas em todo o mundo, onde o radicalismo político-religioso, a economia do ilícito ou, simplesmente, a mudança climática põem a nu a fragilidade da condição humana.
Se tomarmos, cada um de nós, o tempo necessário para refletir sobre isto e nos imaginarmos na situação destas pessoas, rapidamente passamos do nó que se nos aperta na garganta para a necessidade de agir. Mas o que poderemos fazer? Acolher e saber acolher!
E isso, este Benfica universal sabe fazer e faz como ninguém!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"4
Bom início de campeonato, com pleno de vitorias nos 4 primeiros jogos. É apenas a 3.ª vez desde 1984/85 (respeitando a ordem de realização das partidas - em 1990/91 a 1.ª jornada foi adiada);

11
A série 300 Dias, da BTV, aborda, em 11 episódios, o período entre a grave lesão e o regresso de André Almeida. Trata-se de um conteúdo inovador e diferenciador, mesmo a nível internacional. A comunicação do Benfica está de parabéns por, mais uma vez, optar por investir na promoção do futebol;

24
São já 24 os jogadores utilizados por Jorge Jesus em competições oficiais nos primeiros 8 jogos da temporada, 22 deles na condição de titular, num exercício assinalável de aproveitamento do plantel. Mais impressionante é o facto de 15 terem constado no onze inicial em pelo menos metade das partidas. Só Odysseas (8), Lucas Veríssimo (7), Otamendi (7), João Mário (6), Grimaldo (5) e Pizzi (5) alinharam de início em 5 ou mais ocasiões;

40
André Almeida chegou no top 40 dos futebolistas que mais vezes representaram a equipa de honra do Benfica (incluindo particulares). Disputou 330 partidas, tantas quando Álvaro e Silvino;

49
Rafa marcou pela 3.ª vez na presente temporada em 'jogos oficiais' e passou a ser o melhor marcador da equipa em 2021/22. Soma 49 golos em competições oficiais ao serviço do Benfica, sendo agora o 7.ç posicionado neste ranking no Clube. No campeonato leva 35 e ocupa o 41.º posto. Neste estádio da Luz, em que chegou à centena de partidas (11.º com Aimar e Quim), é o 12.º mais goleador, a par de Saviola (incluindo jogos particulares);

169
Pizzi passou a ocupar a 2.ª posição no ranking de jogos no actual Estádio da Luz (incluindo particulares), a grande distância dos 273 de Luisão."

João Tomaz, in O Benfica

Editorial


"1 - Os sócios do Sport Lisboa e Benfica vão poder expressar a sua opinião quanto ao futuro do Clube, no dia 9 de Outubro. A partir de agora, e exclusivamente ate lá, é altura ideal para se debaterem ideias e avaliarem projetos quanto ao modelo organizacional e de gestão a trilhar pelo Benfica. Saber igualmente que dimensão e perfil pretendemos para a nossa Sociedade Anónima Desportiva e qual o papel reservado para a Formação e o Benfica Campus nessa estratégia. Que mudanças queremos personificar face à emergência de causas sociais como a sustentabilidade e o respeito pela diversidade? Como devemos envolver ainda mais os jovens no dia a dia do Clube e responder ao predomínio crescente do digital e da ideia de 'Experiência' em cada presença no estádio ou nos pavilhões. Vencer todos queremos. Vencer jogo após jogo, no futebol e em todas as modalidades. Nisso, estamos todos de acordo. A questão de fundo está em saber qual é o caminho mais adequado, o mais profícuo e duradouro no plano dos títulos, sem reveses nem falsas partidas.

2 - A escolha e as opções a serem tornadas pelos sócios irão vincular o Clube para os próximos 4 anos. Num mundo em permanente mudança, a decisão irá influenciar decisivamente o desempenho da marca Benfica até ao fim da década. O tempo é, por isso, de inclusão e união. De debater e discussão livre, de confronto desinteressado de ideias e projectos quanto ao percurso futuro que queremos ver o Sport Lisboa e Benfica empreender. Sem preconceitos nem pré-juízos. Sem azedumes nem ajustes de contas. Pensar o Benfica para o futuro e decidir em consciência é um dever a que todos os sócios de devem sentir convocados. O jornal O Benfica, pela sua história, pela sua tradição de liberdade e salutar convivência, estará na linha da frente na garantia do pluralismo e do respeito por todas as sensibilidades e opiniões.

3 - Parabéns a todos os benfiquistas. Com elevação, sentido de responsabilidade e uma enorme serenidade, o Sport Lisboa e Benfica soube ultrapassar, um a um, todos os desafios com que se viu confrontado e que foram identificados como prioritários para garantir a estabilidade e o sucesso do Clube. O empréstimo obrigacionista foi encerrado com sucesso, a época foi preparada com critério e de forma atempada, tanto nas modalidades como no futebol. O Benfica está na Liga dos Campeões e lidera o campeonato só com vitórias. O mercado de transferências fechou com os ajustes necessários à competitividade da equipa e com as saídas que reforçaram a solidez financeira do Clube, não comprometendo a sua ambição desportiva. Nem um titular indiscutível foi transacionado, e quem chegou veio para somar.

4 - Assegurada a estabilidade, é tempo de entregar a palavra aos sócios. Eleições em 9 de Outubro. O Benfica sairá mais forte."

Pedro Pinto, in O Benfica

Homenagem a Valter Neves


"Este fim de semana ficará marcado já por vários jogos das nossas modalidades. Além do basquetebol, que começa hoje a sua participação no Torneio Internacional de Lisboa, a partir das 18h00, o andebol jogará em casa no sábado para a EHF European League (15h30), o futsal disputará a Taça Vila de Cascais (sábado às 13h30 com Quinta dos Lombos e domingo às 10h00 com Sporting de Paris) e o hóquei em patins recebe o Liceo da Corunha (15h00).
É o tão desejado reencontro com o nosso público nos diferentes pavilhões. Todos estão convocados para começar desde já a apoiar as nossas equipas.
No hóquei teremos um jogo de apresentação muito especial, uma vez que incluirá a merecida homenagem a Valter Neves.
Foram 680 jogos e 319 golos oficiais ao longo de 17 temporadas a defender exemplarmente o emblema do Sport Lisboa e Benfica, 13 das quais como capitão, a personificar a mística e os valores do Clube em campo.
Por isso, o SL Benfica solicita que o público chegue o mais cedo possível – os bilhetes já estão disponíveis para levantamento – ao Pavilhão Fidelidade para fazer parte da homenagem, cujo início está previsto para às 14h30 deste domingo. Será um momento único e para o qual contamos com todos!
Outro dos atrativos será o jogo em si diante dos espanhóis do Liceo. Para a temporada 2021/22, contamos com novas incorporações, Pablo Álvarez (ex-Barcelona), Poka (ex-FC Porto) e Pol Manrubia (ex-CE Noia), além da subida à equipa principal do guarda-redes Rodrigo Vieira.
Na sua apresentação oficial como treinador, Nuno Resende prometeu "trabalhar 24 horas sobre 24 horas e dar o máximo" para corresponder à tradição e à grandeza do Clube. "O Benfica quer estar nos momentos de decisão e consolidar isso com vitórias", reforçou o técnico no dia 13 de agosto.
A equipa de hóquei em patins cumpriu um plano exigente desde o início dos trabalhos e fez uma aparição oficial no jogo de apresentação do SC Tomar, em que venceu por 0-2. Além disso, foram realizados três jogos-treino, dois dos quais frente ao Turquel. O primeiro foi fora de casa e terminou com um triunfo, por 2-4 (golos de Diogo Rafael, Pablo Álvarez – por duas vezes – e Nicolía), enquanto o segundo aconteceu na última quarta-feira e acabou com uma vitória por 8-2 (marcaram Poka, Pol Manrubia, Gonçalo Pinto, Pablo Álvarez, Nicolía e Edu, ambos por duas vezes). Antes, vencemos o Parede também por 8-2. Golos de Poka, Edu Lamas, Pol Manrubia, Gonçalo Pinto, Pablo Álvarez, Sergi Aragonès e Lucas Ordoñez por duas vezes.
Depois destes quatro jogos de preparação, o hóquei em patins vai encerrar este ciclo com um jogo de grau de dificuldade mais elevado. Não falte!
Vamos, Benfica!"

Lanças...

SL Benfica | Os 5 jogadores que mais brilharam por empréstimo na Luz


"Todas as épocas, novos jogadores são contratados para reforçar as equipas. Para além das compras, assistimos também ao empréstimo de inúmeros atletas, não só no arranque da temporada, como também a meio. O SL Benfica não é exceção, muito pelo contrário.
Devido ao vasto plantel que tem, é das equipas que mais empresta jogadores, para que estes não percam ritmo de jogo e provem que merecem ser aposta do treinador no futuro.
No entanto, a equipa da Luz não empresta apenas, também tem jogadores que lhe são emprestados por outras equipas. Posto isto, decidi eleger os cinco jogadores que mais brilharam por empréstimo ao serviço das águias.

1. Konstantinos Mitroglou Falemos de 2015/2016. A mítica época, em que Jorge Jesus se mudou para o rival Sporting CP. É impossível falar dessa temporada e não falar de um dos jogadores mais importantes desse plantel – Kostantinos Mitroglou.
O grego chegou ao SL Benfica, através de um empréstimo do Fulham FC, e convenceu logo os adeptos encarnados. Em 45 jogos, marcou 25 golos e fez seis assistências. No entanto o melhor dessa temporada estava reservado para a fase final…
As águias deslocaram-se ao terreno dos leões, num jogo que podia mudar tudo. A verdade é que mudou mesmo e o verdadeiro mestre da mudança foi Mitroglou. Marcou o golo da vitória que permitiu ao SL Benfica passar para o primeiro lugar da tabela, sendo mais tarde consagrado campeão nacional. Se há alguém que merece ocupar este lugar do top é o grego.

2. Fabrizio Miccoli Chegou a altura de recuar mais um pouco, mais concretamente até 2005/06, para falar de Fabrizio Miccoli. O ponta de lança italiano foi emprestado pela Juventus FC aos encarnados e rapidamente conquistou a atenção dos adeptos.
Entre campeonato e UEFA Champions League, disputou 23 jogos, marcou seis golos e fez duas assistências. De certeza que ninguém se esqueceu do pontapé acrobático que estabeleceu o 2-0, frente ao Liverpool FC, na primeira mão dos oitavos de final da UEFA Champions League.
Um verdadeiro “golaço”, ao alcance de poucos. Na época seguinte, o italiano continuou a mostrar serviço: em 33 jogos, marcou 13 golos e fez três assistências.

3. David Luiz E por falar em jogadores acarinhados pelos benfiquistas, surge então David Luiz. O central brasileiro chegou ao SL Benfica em janeiro da época de 2006/07, emprestado pelo EC Vitória, e só abandonou a Luz em 2011.
Na época 2006/07, nos 14 jogos que realizou, teve tempo e capacidade para convencer o clube a contratá-lo para a temporada seguinte. E que boa contratação. Para além de o SL Benfica ter ganho um dos melhores centrais de sempre (chegou a ser considerado o melhor jogador do campeonato em 2009/10), também ganhou um adepto apaixonante.

4. Eduardo SalvioEstá na altura de referir um dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos benfiquistas, o argentino Eduardo Salvio. Se calhar, muitos não se recordam de que Salvio começou por representar as águias como um jogador emprestado pelo Atlético de Madrid, em 2010/11.
Realmente, com tantos anos de manto sagrado vestido, é difícil relembrar que tudo começou dessa maneira. E que bela maneira de começar.
O excelente desempenho do extremo direito, naquela época, levou a que os encarnados comprassem o jogador aos espanhóis, por 13,5 milhões de euros, tornando-o, à época, no reforço mais caro de sempre.
No ano do empréstimo, 2010/11, jogou um total de 39 partidas, tendo feito sete assistências e marcado 10 golos. E muitos mais vieram a seguir…

5. Guilherme Siqueira Lembram-se da época 2013/14? É impossível esquecer! A equipa do SL Benfica dessa época era um autêntico colosso e contava com grandes nomes, como Matic, Enzo Pérez, Rodrigo ou Lindelöf.
Para além desses exemplos, houve um jogador que se destacou muito pela positiva, o lateral esquerdo Guilherme Siqueira. Emprestado aos encarnados pelo Granada CF, o brasileiro foi uma das figuras de destaque daquela época.
Em 33 partidas, fez uma assistência, marcou um belo golo frente ao CD Nacional, foi um dos 11 escolhidos para defrontar o Sevilha FC, na final da Liga Europa, e ganhou três títulos em Portugal. Quem se lembra dos jogos daquela temporada, pode mesmo dizer que foi um dos melhores laterais esquerdos que passaram pela Luz, nos últimos anos."

Teaser #3: 300 dias...