Últimas indefectivações

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

SL Benfica | Os 5 jogadores que mais brilharam por empréstimo na Luz


"Todas as épocas, novos jogadores são contratados para reforçar as equipas. Para além das compras, assistimos também ao empréstimo de inúmeros atletas, não só no arranque da temporada, como também a meio. O SL Benfica não é exceção, muito pelo contrário.
Devido ao vasto plantel que tem, é das equipas que mais empresta jogadores, para que estes não percam ritmo de jogo e provem que merecem ser aposta do treinador no futuro.
No entanto, a equipa da Luz não empresta apenas, também tem jogadores que lhe são emprestados por outras equipas. Posto isto, decidi eleger os cinco jogadores que mais brilharam por empréstimo ao serviço das águias.

1. Konstantinos Mitroglou Falemos de 2015/2016. A mítica época, em que Jorge Jesus se mudou para o rival Sporting CP. É impossível falar dessa temporada e não falar de um dos jogadores mais importantes desse plantel – Kostantinos Mitroglou.
O grego chegou ao SL Benfica, através de um empréstimo do Fulham FC, e convenceu logo os adeptos encarnados. Em 45 jogos, marcou 25 golos e fez seis assistências. No entanto o melhor dessa temporada estava reservado para a fase final…
As águias deslocaram-se ao terreno dos leões, num jogo que podia mudar tudo. A verdade é que mudou mesmo e o verdadeiro mestre da mudança foi Mitroglou. Marcou o golo da vitória que permitiu ao SL Benfica passar para o primeiro lugar da tabela, sendo mais tarde consagrado campeão nacional. Se há alguém que merece ocupar este lugar do top é o grego.

2. Fabrizio Miccoli Chegou a altura de recuar mais um pouco, mais concretamente até 2005/06, para falar de Fabrizio Miccoli. O ponta de lança italiano foi emprestado pela Juventus FC aos encarnados e rapidamente conquistou a atenção dos adeptos.
Entre campeonato e UEFA Champions League, disputou 23 jogos, marcou seis golos e fez duas assistências. De certeza que ninguém se esqueceu do pontapé acrobático que estabeleceu o 2-0, frente ao Liverpool FC, na primeira mão dos oitavos de final da UEFA Champions League.
Um verdadeiro “golaço”, ao alcance de poucos. Na época seguinte, o italiano continuou a mostrar serviço: em 33 jogos, marcou 13 golos e fez três assistências.

3. David Luiz E por falar em jogadores acarinhados pelos benfiquistas, surge então David Luiz. O central brasileiro chegou ao SL Benfica em janeiro da época de 2006/07, emprestado pelo EC Vitória, e só abandonou a Luz em 2011.
Na época 2006/07, nos 14 jogos que realizou, teve tempo e capacidade para convencer o clube a contratá-lo para a temporada seguinte. E que boa contratação. Para além de o SL Benfica ter ganho um dos melhores centrais de sempre (chegou a ser considerado o melhor jogador do campeonato em 2009/10), também ganhou um adepto apaixonante.

4. Eduardo SalvioEstá na altura de referir um dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos benfiquistas, o argentino Eduardo Salvio. Se calhar, muitos não se recordam de que Salvio começou por representar as águias como um jogador emprestado pelo Atlético de Madrid, em 2010/11.
Realmente, com tantos anos de manto sagrado vestido, é difícil relembrar que tudo começou dessa maneira. E que bela maneira de começar.
O excelente desempenho do extremo direito, naquela época, levou a que os encarnados comprassem o jogador aos espanhóis, por 13,5 milhões de euros, tornando-o, à época, no reforço mais caro de sempre.
No ano do empréstimo, 2010/11, jogou um total de 39 partidas, tendo feito sete assistências e marcado 10 golos. E muitos mais vieram a seguir…

5. Guilherme Siqueira Lembram-se da época 2013/14? É impossível esquecer! A equipa do SL Benfica dessa época era um autêntico colosso e contava com grandes nomes, como Matic, Enzo Pérez, Rodrigo ou Lindelöf.
Para além desses exemplos, houve um jogador que se destacou muito pela positiva, o lateral esquerdo Guilherme Siqueira. Emprestado aos encarnados pelo Granada CF, o brasileiro foi uma das figuras de destaque daquela época.
Em 33 partidas, fez uma assistência, marcou um belo golo frente ao CD Nacional, foi um dos 11 escolhidos para defrontar o Sevilha FC, na final da Liga Europa, e ganhou três títulos em Portugal. Quem se lembra dos jogos daquela temporada, pode mesmo dizer que foi um dos melhores laterais esquerdos que passaram pela Luz, nos últimos anos."

3 comentários:

  1. Falta ai o Geovanni do Barça, o Simão Sabrosa e o Amaral o "Coveiro"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. só que o simão e o geovanni não vieram por empréstimo, alias como o mitroglou.

      Eliminar
  2. O golo do Miccoli em Anfield foi na 2a mao dos oitavos de final.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!