Últimas indefectivações

sábado, 7 de março de 2015

Ouro

Com um espectacular 17,21m (melhor marca do ano a nível mundial), no último salto - quando já não precisava... -, o Nelson Évora, regressou ao seu lugar: o 1.º lugar do pódio!!!
O nível competitivo destes Europeus de Pista Coberta não é muito elevado, as marcas têm sido 'baixas', mas para o Nelson, mais do que as marcas, era importantíssimo voltar a ter a confiança, que só o Ouro pode trazer!!!
A filosofia de vida e de treino do Nelson, não é comum nos dias de hoje, talvez por isso tenha sido possível recuperar de lesões tão graves... Até por isso, este 'prémio' ainda é mais saboroso.
Ainda falta mais um bocadinho, para o Nelson regressar aos 17 metros altos, mas na temporada de Verão, se calhar no Mundial, podemos ter novamente o Nelson a lutar pelas medalhas... Sendo que pessoalmente, até acho que para a carreira do Nelson, mais importante do que voltar a vencer medalhas em Mundiais ou nos Jogos, seria saltar acima dos 18 metros... marca mítica para os Triplistas, que o Nelson nunca conseguiu... Foi notório nos saltos de hoje, que tecnicamente o Nelson ainda não está no seu melhor. Houve ali alguns saltos 'tortos', num deles o Step foi quase fora da 'caixa'... Pela TV, parece-me um Nelson mais musculado, se voltar a perfeição técnica - a principal característica do Nelson nos Ouros Olímpicos e Mundiais -, vamos repetir o contentamento de hoje, seguramente...!!!
O Yazaldes Nascimento conseguiu a qualificação para as Meias-finais dos 60m, fazendo a sua melhor marca pessoal com 6,69s, ficando no 4.º lugar da sua série. Mas não será fácil chegar à Final, pois o Yazaldes tem o 18.º tempo dos 24 qualificados. E amanhã, nas 3 séries, só os dois primeiros, e os dois melhores tempos passam à Final.

A Susana Costa, fez a sua melhor marca do ano, mas ficou longe daquilo que pode fazer, sendo assim eliminada na prova do Triplo Salto feminino, onde a Patrícia Mamona fez a 2.ª melhor marca da qualificação, sendo provável uma segunda medalha para Portugal... ambas no Triplo!!!

Excelente exibição...

Águas Santas 24 - 35 Benfica

Um dos jogos mais bem conseguidos da época, e a vantagem só não foi maior, porque nos últimos minutos, o Benfica resolveu dar descanso aos mais utilizados.
Bem a defender, e bem a atacar... O bom momento do Areia continua, o Carneiro parece estar motivado para este final de época... até o Asier tem demonstrado uma atitude mais agressiva na defesa nestes últimos jogos... e o Hugo Figueira, apesar da idade, continua a ser o melhor guarda-redes português.
Agora é vencer na Luz, e 'fechar' a eliminatória. A obrigação do Benfica é passar às Meias-finais do play-off, e hoje demos o primeiro passo, depois, tudo o que vier à rede é peixe!!!

Passo de gigante... mas ainda falta o resto !!!

Benfica 3 - 1 Fonte do Bastardo
25-21, 25-21, 25-27, 25-19

Tendo em conta os resultados obtidos pelo Benfica e a Fonte durante a época, esta Meia-final da Taça de Portugal, era uma autêntica Final. Depois da derrota no jogo da Luz para o Campeonato, era ainda mais importante para o Benfica nem que fosse psicologicamente, ganhar hoje... e não falhámos.
E até podia ter sido por 3-0, já que no 3.º Set, tivemos uma vantagem de 23-18, que deixámos fugir!!!

Com o André Lopes ainda de fora, hoje não deu para rodar, vamos ver como a equipa reage amanhã fisicamente, com o Vinhedo ligeiramente tocado... Se calhar seria boa ideia, dar minutos ao Ché, ao Oliveira e ao Kibinho que estão mais frescos. Somos favoritos, contra o Sporting de Espinho, mas não pode haver excesso de confiança... e não podemos pensar no jogo da Grécia a meio da semana... a prioridade amanhã: é ganhar a Taça de Portugal.

Tudo adiado...

Benfica 3 - 3 Corruptos

Não se pode sofrer golos a 13 segundos do fim.
O jogo foi muito táctico, as equipas arriscaram pouco... todos sabiam que a eliminatória só se vai decidir na 2.ª mão, mas nós, jogando em casa, deveríamos ter arriscado mais...
Mais uma vez, o Nicolia fez a diferença... Temos melhor equipa, estou confiante para o 2.º jogo, mas podíamos ter feito melhor hoje.
Hoje o Trabal, esteve infeliz em 2 golos, espero que compense na 2.ª mão... Esta Liga Europeia, este ano parece enguiçada: começou no sorteio, depois naquela derrota com o Barça... e voltámos a não ter a 'sorte' do jogo.

A arbitragem até estava a ser razoável (comparado com os habituais festivais de apito Tugas, uma maravilha...), mas depois 'decidiu' não marcar o 10.ª falta aos Corruptos... Pior ainda, numa das faltas não assinaladas (que daria a tal décima falta...), ainda acabaram por mostrar azul ao Trabal, e respectivo livre directo contra o Benfica... O Pedro Henriques defendeu, mas ficámos 2 minutos em inferioridade numérica, e quando acabou o 'castigo' o ritmo ofensivo já tinha passado!!!

Tri-Campeões Nacionais de Corta-Mato Curto

Na Guarda, a equipa masculina do Benfica de Corta-Mato sagrou-se hoje Tri-campeã Nacional. Com o jovem Rui Pinto individualmente a tornar-se Campeão Nacional. Parabéns à equipa, composta por Rui Pinto, Rui Pedro Silva, Miguel Borges e Ricardo Ribas.
Em femininos, a Catarina Ribeiro, venceu a prova e tornou-se Campeã Nacional, mas colectivamente as coisas não 'correram' bem, devido às desistências da Silvana Dias e da Susana Godinho. Com a Mónica Silva em 3.º fica algum amargo na boca, porque em condições 'normais' tínhamos também vencido por equipas...

PS: Começou a World Triathlon Series, com a prova em Abu Dhabi, com 3 Benfiquistas presentes. Parece que o João Silva quer regressar à sua melhor forma, após a época menos conseguida o ano passado.
João Silva em 4.º, João Pereira em 13.º e Miguel Arroiolos em 42.º.

Nulo raro !!!

Burinhosa 0 - 0 Benfica

Resultado raro em Futsal, mas às vezes acontece... e quando se falha penalty's (não é Patias?!), arrisca-se a ficar a 0 !!!
O Burinhosa é uma das surpresas da época, estão bem classificados e já na 1.ª volta na Luz, tinham dado trabalho... O Benfica não fez um grande jogo, mas fez o suficiente para ganhar, voltando a permitir ao guarda-redes adversário o 'prémio' de melhor em campo. Nos últimos segundos ainda arriscámos o 5x4, mas não saiu bem, e até podia ter corrido mal...!!!
Foi pena o nulo, até porque o Pavilhão da Nazaré respirava Benfiquismo, e os adeptos mereciam pelo menos festejar um golinho...!!! Ainda faltam 9 pontos, temos 5 de vantagem, creio que não haverá espaço para sustos...

3.º período demolidor

Sampaense 71 - 97 Benfica
19-23, 22-23, 12-28, 18-23

Com o regresso do Barroso e do Gameiro, conseguimos fazer um jogo com 2 bases de raiz!!! Sendo assim, com o resultado 'feito' no 3.º período, até deu para dar minutos de descanso ao Jobey... É sempre bom re-encontrar jovens ex-Benfica, e na Sampaense são 3...
Na próxima semana vamos receber o Maia na Luz, e depois temos o Final 8 da Taça de Portugal. Com a possibilidade de fazer 3 jogos em 4 dias, é importante ter todos os jogadores disponíveis... espero que o Mário Fernandes recupere, e que mais ninguém se lesione!!!

Empate... em inferioridade !!!

Santa Clara 1 - 1 Benfica B

Num jogo entre Benficas, empate, com dois golos de bola parada. Num jogo feio, com pouco futebol. Onde jogámos com 10 durante 30 minutos, após a expulsão directa do Renato, quando estávamos a perder 1-0... Aliás a arbitragem voltou a deixar marca, já que o livre que deu no golo do Santa Clara, nasce de uma jogada, onde existe falta sobre o Lindelof, depois o Nunes faz um corte limpo, e o árbitro marca falta, na meia-lua... que deu golo!!!

Do lado do Benfica de Lisboa, voltámos à estranha estratégia de 3 Centrais!!! Já tentei compreender esta aposta, a única explicação que encontro parece-me ser a inclusão do João Nunes!!! Quase sempre que o João jogou, foi num sistema destes (ou como lateral)... parece que não existe confiança em apostar no João a Central num esquema normal com 2 Centrais!!! Mas depois de vários jogos, com a dupla Lystcov/Valente em plano razoável, voltámos a 'inventar' nestas últimos dois jogos, e a equipa perdeu qualidade...

Destaque para o grande golo do Marcos Valente, que para um Central tem faro de golo, o problema têm sido os auto-golos, mas desta vez acertou na baliza certa!!!

M. Santos; Valente, Lindelof, Nunes (Andrade, 57'); Semedo (Alfaiate, 72'), Rebocho; Dawidowicz, Renato, Teixeira; N. Santos (Lystcov, 83'), Guedes.

Juniores - 3.ª jornada - Fase Final

Benfica 0 - 3 Corruptos

Parece que este ano abdicámos voluntariamente de lutar pelo título de Campeão!!! Deve ser mais uma daquelas modernices muito eficazes e experimentadas, mas que me passam completamente ao lado...
Gostaria de saber quais as vantagem para as carreiras do Diogo Carvalho, do João Carvalho e do Sarkic, na deslocação a São Miguel com a equipa B (0 minutos para os 3!!!), em vez de terem jogado no Seixal esta tarde...!!! Já nem falo do Renato e do Guedes. Mesmo assim, estas ausências não foram suficientes, pois além do Isaac ter voltado ao banco (jogou os últimos jogos, com boas indicações), ainda deixámos o Pedro Rodrigues no banco...!!!
Assim, é difícil.. diria mesmo: assim é impossível.

Existe uma grande diferença com a equipa dos Corruptos?! Não. Marcaram de Canto no início, fecharam-se, o Benfica não teve velocidade, agressividade nem inteligência para ultrapassar o autocarro... e nos últimos minutos, quando já não havia esquema táctico, sofremos mais 2 golos em contra-ataque... O frustrante, é que uma equipa 'comprada' à pressa, com quase meia equipa estrangeira (desconfio mesmo da legalidade de tantos jogadores estrangeiros... ainda recentemente, apanharam um puto Nigeriano ilegal, quando regressava a Portugal, após o jogo em Madrid), com um bom guarda-redes, e pouco mais (sim, individualmente temos muito mais talento), vai ser Campeã, com uma perna às costas!!! Já o ano passado, com a UEFA, e alguns Roubos, entregámos o título de Campeão a um Braga muito inferior, e este ano vamos pelo mesmo caminho...

Faz todo o sentido, os melhores miúdos subirem de escalão nas primeiras fases dos Campeonatos de Iniciados, Juvenis e Juniores, pois a competitividade é baixa, agora nas Fases Finais é absurdo...

O Witi estreou-se: animou alguma coisa, demasiado 'brinca na areia', mas tem talento. Faltam-lhe rotinas colectivas, mas até gostei... Nota ainda, para o regresso do Romário vário meses depois, não sei se já assinou, creio que sim... Agora, devia ter sido substituído, totalmente sem ritmo...

Ferreira; Santos (Isaac, 70'), Dias, Lima, Yuri; Gilson, Guga; Kevin (Rodrigues, 45'), Hildeberto, Romário; Silva (Witi, 45').