Últimas indefectivações

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Injusto... e mais alguma coisa!!!

Benfica 32 - 32 Sporting

Final de jogo impressionante: Sporting empata num livre de 7 metros, que contraria todo o critério usado durante o resto do jogo; o Benfica tem quase 1.30m para atacar; marca inclusive um golo que é anulado, para se marcar um Livre de 9 metros, quando a falta da defesa do Sporting, devia ter dado Livre de 7 metros, e exclusão de 2 minutos; faltas constantes do Sporting para parar o ataque do Benfica, sem que o relógio tivesse sido parado; a 8 segundos do fim, mais uma falta, onde o jogador do Sporting pega na bola e atira-a para longe, já depois do apito... consequência: José Costa, pivot do Benfica, excluído por protestos; como não bastasse o Livre de 9 metros marcado no último segundo a favor do Benfica, com a barreira do Sporting que devia estar nos 6 metros, a avançar, e quando o Borragan rematou estavam a menos de 1 metro!!! E assim se resolve um jogo de Andebol, e mesmo assim foi quase golo...!!!
O Benfica cometeu alguns erros durante o jogo, mas cometer tantos erros, em menos de 1.30m, sempre para o mesmo lado, é muito difícil de compreender... E não se pense que o resto da partida foram só boas decisões... mas este final de jogo foi absurdo...

O Benfica aplicou a receita do costume, muita rotação, muita entrega, mas com os impedimentos o plantel está curto... e depois somos 'obrigados' a jogar largos minutos, com o Pedroso a defender, e o Cavalcanti a atacar!!!
Mantenho tudo o que tenho dito, esta equipa tem tudo para melhorar, principal a defender, e acredito que no Play-off vamos estar mais fortes...

Boa réplica... mas insuficiente

Benfica 86 - 96 Nanterre
14-27, 17-27, 28-20, 27-22

Um Benfica a 100%, numa noite inspirada poderia vencer... mas além das lesões prolongadas (Carreira e Ferreirinho), o Carlos Andrade também ficou de fora, e assim ainda foi mais complicado.

O jogo dificilmente poderia ter começado pior 0-11 !!! Aliás estes tipo de parciais acabaram por marcar o jogo, sempre que o Benfica ameaçava aproximar-se os Franceses 'cavavam' a diferença... no final do 2.º período aconteceu o mesmo, com um 4-16... E mesmo no 3.º período onde jogámos muito bem, nos últimos minutos voltámos a permitir um 'pequeno' parcial de 2-6... que nos mandou para os últimos 10 minutos com 15 pontos de atraso em vez de 11 !!!
Mesmo assim, nos últimos 2 minutos do jogo, conseguimos reduzir para 6 pontos de diferença, mas não deu... Num jogo onde chegámos a ter mais de 20 pontos de desvantagem, acabou por ser um resultado 'agradável', houve momentos que os Franceses afrouxaram um pouco, mas a recuperação deveu-se essencialmente ao facto do Benfica não ter desistido.

Nós temos vários Americanos de qualidade, mas são todos veteranos, os Franceses têm ainda mais, e todos na flor da idade... O Weens, o Shuller e até o Passave seriam 'reis' em Portugal!!!

O João Soares até me tem surpreendido pela positiva, mas a saída do Betinho foi muito importante, nestes jogos a combinação Jobey/Betinho ofensivamente daria outra dimensão ao jogo do Benfica, e mesmo defensivamente o Betinho era muitas vezes o nosso melhor ressaltador.

Falta um jogo Europeu, apesar da vitória na Finlândia, o jogo não será fácil, mas temos a oportunidade de terminar esta aventura Europeia com uma vitória na Luz, mas não podemos ter as 'brancas' que tivemos hoje!!!

A propósito do último jogo para a Liga

" «A Bola» sempre foi um espaço de liberdade. É com esse estado de espírito que escrevo sobre a crónica do Benfica-Belenenses na edição do passado domingo. Para a contrariar, sabendo, de antemão, quão subjectivo e discutível é analisar um jogo. E tendo consciência de que, face ao meu clube de coração, não me consigo libertar de uma natural parcialidade.
Transcrevo algumas frases de Hugo Vasconcelos no seu resumo do jogo: «Como símbolo de uma exibição desastrada do Benfica, sem imaginação, (...) foi o lance perfeito (referindo-se aqui ao atraso em balão de Benito para Júlio César, quase no fim dos 90 minutos).» Mais à frente: «Hoje a pressão sobre o adversário é uma utopia, e em vez de um ataque do Benfica demorar cinco segundos demora agora um ou dois minutos». Para concluir: «A águia continuava uma nulidade (...) mal justificava o bilhete de metropolitano», rematando com uma imagem (no mínimo estranha) referindo-se a Gaitán que «será uma flor ainda mais bonita por nascer no meio do alcatrão».
O Benfica não fez uma exibição de encher o olho, claro. Aliás, nem era possível dada a atitude do Belenenses que só pôs onze jogadores à frente da baliza. Mas daí a epitetar a exibição de desastrada equiparando-a ao estúpido e caricato lance de Benito, dizer que a pressão sobre o adversário é uma utopia, que a exibição foi uma nulidade e que o plantel é alcatrão vai a distância entre a hipérbole e a exactidão. Que me perdoe o excelente profissional de A BOLA, mas talvez tenhamos visto jogos diferentes de uma equipa que, pese embora não estar aos níveis exibicionais de 2013/14, vai em primeiro lugar no campeonato."

Bagão Félix, in A Bola

PS: Infelizmente, este exemplo não é único, bem pelo contrário, é a regra... o ex-oitavo classificado no actual campeonato, actualmente no maravilhoso 4.º lugar, é que pratica futebol do mais alto nível...

6 anos BTV

Parabéns à nossa Televisão, projecto unânime no universo Benfica, uma das principais armas contra o Sistema, e que ainda hoje deixa muita gente nervosa...

Objectivo Coimbra...

Realizou-se hoje o sorteio para a fase de grupos da Taça da Liga. O calendário será assim:
Benfica - Nacional
Benfica - Arouca
Moreirense - Benfica

Em caso de vitória no grupo, vamos cruzar com o vencedor do grupo C, na Luz:
Sporting (juniores?! Equipa B?!), Guimarães, Belenenses, Setúbal, Boavista (Sim, com 5 equipas!!!)

Como todas as competições são para ganhar; ainda ontem as nossas segundas opções deram excelentes indicações...; e como nesta Taça até temos um historial engraçado!!!
Objectivo Coimbra...

Despedida... com sinais positivos

Benfica 0 - 0 Bayer Leverkusen

Normalmente sou eu a tentar convencer os outros a irem à Catedral, hoje, foi ao contrário!!! As expectativas eram baixas, e as muitas alterações no onze, num cenário pessimista, até podiam dar em desgraça... Mas apesar do frio, não fiquei arrependido em ter ido à Luz. O jogo até foi agradável, e as segundas opções, deram excelentes indicações... Agora no final do jogo é fácil falar, mas quando o onze foi anunciado, poucos (além do Jesus!!!), acreditavam num resultado positivo!!! E a vitória só não apareceu, porque voltámos a falhar muitos golos, alguns escandalosos... com o Lima mais uma vez em destaque!!! E assim, ficámos a zero na Luz, algo que é muito raro, na era Jesus... Isto contra um Bayer que precisava de ganhar, para garantir o 1.º lugar, e que jogou com a equipa base, dando descanso somente aos dois avançados, que entraram na 2.ª parte...
Esta Champions começou a correr mal no sorteio; no 1.º jogo aos 20 minutos tínhamos 2 golos sofridos, e 1 jogador expulso (nos restantes 2 jogos, e 70 minutos, não voltámos a sofrer um golo na Luz!!!); terminámos 3 jogos em inferioridade numérica; e tanto no Mónaco como na Rússia falhámos golos incríveis, em dois jogos onde não fomos inferiores, e não conseguimos ganhar!!!
A juntar a isto, este Bayer que é claramente a melhor equipa deste grupo, perde os dois jogos com o Mónaco...!!! Nada correu bem, nesta edição da Champions... agora, que nada pode ser alterado, é aproveitar esta eliminação precoce, e pôr toda a carne no assador do Campeonato!!!
Só alguém muito mal intencionado, poderá ignorar a qualidade do trabalho que é efectuado no Benfica. Este jogo provou mais uma vez, que o nosso treinador é competente. Não é nada fácil (nem habitual), num jogo da Champions, que uma equipa consiga mudar tanto, e mesmo assim mantenha a estrutura de jogo... Faltou algum do aroma artístico (do Nico por exemplo...), mas o posicionamento, as movimentações são as mesmas. Basta analisar a exibição dos nossos Centrais (César, Lisandro), e comparar as primeiras exibições, com a performance desta noite... Muitas melhorias... Nos últimos anos tem sido raro o jogo, sem o nosso Capitão lá atrás... Hoje, quase, passou despercebido a sua ausência!!!
Não sei se alguém já fez as contas, mas o Benfica estreou hoje - a titular -, na Champions: César, Benito, Pizzi, Bebé... tenho algumas dúvidas no Cristante (em Milão?!)... e ainda a estreia absoluta do João Teixeira. O Nelson não sei... e não esquecer que o Talisca e o Lisandro só este ano jogaram na Champions!!!
O resultado até podia ter sido muito negativo, mas o Jesus fez aquilo que tinha que fazer (apesar de 98% dos treinadores nesta posição, não terem coragem para arriscar tanto!!!), os próximos 3 jogos são muitíssimos importantes... não é só o jogo com os Corruptos; o jogo da Taça com o Braga, é um jogo de Taça, portanto: decisivo; e mesmo o jogo com Gil Vicente não vai ser fácil, pois vamos ter pouco tempo de recuperação...
Para o jogo não ter sido aborrecido, o Bayer também  ajudou. A forma de defender deste Bayer é muito especial. A 1.ª linha de pressão, é feita com 6 jogadores, num espaço curtíssimo... às vezes até parece que estávamos a defrontar uma equipa de Futsal!!! O Benfica, na maior parte das vezes, conseguiu sair bem da pressão, jogando de primeira, procurando as variações de flanco... Notou-se nos últimos minutos do 1.º tempo algum cansaço (provavelmente devido à falta de ritmo); o Bayer tentou entrar muito forte no 2.º tempo, e demorou para o Benfica assentar o jogo, mas quando conseguimos dar a volta ao colete de forças do Bayer, voltámos a criar muito perigo...

O balanço geral é muito positivo, é verdade que tivemos uma ou outra perda de bola 'proibida' (Benito, Ola John, Pizzi, Lima...), mas a equipa foi solidária, e resolveu os problemas...
O Artur esteve muito bem, com poucas intervenções, mas acabou por ser decisivo em pelo menos duas ocasiões...; o Lisandro já tinha jogado na Champions e tinha dado boas indicações... agora, o César surpreendeu-me bastante pela positiva, melhorou bastante, inclusive no passe...; o André Almeida estreou-se a Capitão, e fez mais um excelente jogo defensivamente...; o Benito, teve uma exibição irregular, nota-se melhorias no posicionamento e decisão defensiva, mas com a bola nos pés, não dá nenhuma confiança... ofensivamente quase sempre mal na decisão... com vários passes à 'queima' para o companheiros; o Cristante voltou a fazer um excelente jogo, no meio daquela enorme pressão Alemã, tomou quase sempre a melhor opção... não me recordo de uma perda de bola comprometedora. Defensivamente falta-lhe alguma velocidade, mas no corpo a corpo está mais agressivo; o Pizzi também fez um bom jogo, é diferente do Enzo: não tem a capacidade de protecção da bola que o Argentino tem, não tem a capacidade de decisão ofensiva, mas usa muito bem a velocidade, para compensar um ou outro erro defensivo, e procura sempre jogar vertical...; o Bebé mostrou as suas limitações, mas fez uma boa 1.ª parte... foi um dos jogadores que mais sentiu a falta de ritmo...; o Ola John, voltou a irritar o 3.º anel, aquele estilo molengão não ajuda, mas o Liberiano/Holandês esteve em quase todas as nossas jogadas de perigo... Creio que foi evidente, após o primeiro lance que lhe correu mal, a forma como ficou nervoso... Mas gostei de o ver na 1.ª parte, quando ainda estava fresco, a lutar contra aquela pressão Alemã, feita a grande velocidade...; o Lima voltou aos falhanços absurdos, apesar do golo com o Belenenses parece que ainda não foi desta que a confiança voltou...; o Derley voltou a fazer um jogo de entrega total, contra uns Centrais que dão muito pau, o Derley não se intimidou... foi pena que por duas vezes, onde se podia ter isolado, os companheiros não lhe tenham feito o passe!!!
O Talisca até entrou bem, mas aquela lesão assustou (assusta)... foi ainda vitima de um estranho caso de 'racismo' por parte do árbitro!!! O Nélson Oliveira na minha opinião voltou a não aproveitar os poucos minutos que teve. Pode alegar que os minutos foram muito escassos, mas perdeu todas as bolas pelo ar... acabou por fazer uma boa assistência, mas...; o João Teixeira, entrou muito bem na partida, 'sacou' um Vermelho, e deu ao meio-campo do Benfica algo que o Pizzi não tinha feito: progressão com bola controlada, algo que nos últimos minutos, com mais espaços era mais fácil... mas nota-se que o João tem faro para a coisa!!!

O problema se calhar é meu, mas mesmo num jogo a feijões, irritei-me com o apitador... aquela perseguição ao Talisca, aquela falta marcada ao Nelson, quando é o guarda-redes adversário que salta para cima dele, fora da pequena área...; aquela tendência para não marcar entradas duras, para depois marcar faltinhas de nada; começar a mostrar bem amarelos, para logo a seguir mudar de critério, com medo de expulsar alguém cedo...!!! Repito, se calhar o problema é meu... ou não!!!


PS: O novo sistema de som, até pode ser bom para o pessoal do Piso 0, para para quem o Piso 3, o volume está altíssimo...!!!

UEFA Youth League - 6.ª jornada

Benfica 4 - 1 Bayer Leverkusen

1.º ligar garantido (vamos jogar em casa nos Oitavos), com uma excelente vitória, num jogo complicado (os Alemães dão muito pau!!!), que só ficou decidido nos últimos minutos!!! Os golos foram todos na 2.ª parte; o 2-1 só surgiu aos 79m; e os últimos dois golos, só apareceram nos descontos...!!!
Destaque para o nosso banco: André Ferreira, Renato Sanches, Romário, Sarkic, Pedro Rodrigues, Ricardo Carvalho e Buta... quase todos supostamente 'titulares'. Temos um excelente plantel, com muitas opções, para quase todas as posições (creio que as laterais defensivas são o nosso ponto menos forte).
Destaque ainda para a veia goleadora do Gilson (trinco) que na UEFA já marcou vários golos... Se calhar temos aqui um ponta-de-lança escondido!!!

Benfica..........13
Zenit..............10
Bayer..............6
Mónaco...........6