Últimas indefectivações

quarta-feira, 3 de março de 2021

Antevisão...

Prazeres de Benfica para o mundo


"José Prazeres nasceu, casou, viveu e morreu em Benfica. Mas a presença do jogador e seleccionador de hóquei em patins foi global

Filho de lisboetas, foi em 1906 que, na Rua Direita de Benfica (hoje Estrada de Benfica), nasceu José Prazeres. Viria a morrer quase 78 anos depois, na transversal Avenida Gomes Pereira, pouco depois de a sede benfiquista ter sido transferida daí para a baixa lisboeta.
Inscreveu-se como sócio do Clube com o irmão Carlos. Verdadeiro sportsman da primeira metade do século XX, praticou várias modalidades, como atletismo e patinagem. Com a irmã Irene fez dupla no ténis e foi praticante de hóquei em campo, mas foi no hóquei em patins que se destacou.
A sua estreia como 'encarnado' deu-se frente ao Hóquei CP em 13 de Agosto de 1922. Foi o único marcador da partida, 'quando faltavam dois minutos para terminar o jogo (...), a bola desvia-se, e José Prazeres, serenamente, marca a bola que dá o triunfo ao Benfica'.
A segurar o stick, Prazeres ajudou o Clube a ser dez vezes campeão de Lisboa, garantindo sete conquistas consecutivas entre 1925 e 1931, antes da existência do Campeonato Nacional. Entretanto, escrevia para a secção de hóquei do jornal O Sport de Lisboa.
Em Maio de 1930, a Federação Portuguesa de Hóquei escolheu como sua 'primeira embaixada internacional' a equipa campeã do Benfica, para representar Portugal no 5.º Campeonato Europeu de hóquei em patins, em Herne Bay, Inglaterra.
Daí a Chandler's Ford são algumas milhas para oeste. Lá nasceu a 'súbdita inglesa' Delfina Gouveia dos Santos, com quem Prazeres casou em 1933, com as 'portas abertas e franqueadas ao público' na Rua Cláudio Nunes, em Benfica.
Ao capitão do Benfica e da selecção portuguesa a imprensa reconhecia um 'magnífico controlo de bola e esplêndida corrida'. Despediu-se dos rinques em 1939, numa bonita festa organizada pelo Clube.
Nesse ano, durante o Mundial de hóquei em patins, Portugal foi incumbido de realizar a edição de 1940, que se viu adiada devido à II Guerra Mundial. Em 1947, José Prazeres fez parte da comissão organizativa do evento. Mas, mais do que isso, foi com ele como selecionador que Portugal venceu o título de campeão mundial! Repetindo a proeza nas três edições seguintes, Portugal foi tetracampeão europeu e mundial de hóquei em patins em 1950, sob alçada de Prazeres.
No mesmo mês da sua morte, o treinador de hóquei em patins do Benfica, Torcato Ferreira, referiu: 'Trabalhar em profundidade dá-me realmente um certo prazer'. Boa ou má escolha de palavras, a verdade é que trabalhar com Prazeres deu profundidade ao hóquei nacional!
Na área 3 - Orgulho Eclético do Museu Benfica - Cosme Damião pode conhecer mais sobre a história do hóquei em patins 'encarnado'."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Modalidades: Semanada...

O eclipse de Everton Cebolinha


"“O Jorge [Jesus] fez uma pressão fantástica por Everton”, afirmou Luís Filipe Vieira na recente entrevista à BTV. De facto, o extremo brasileiro foi um pedido expresso do técnico desde o primeiro minuto em que este aterrou em Lisboa, e custou aos cofres da Luz cerca de 20 milhões de euros. A sua qualidade é inegável, mas como têm sido os primeiros meses do ex-Grêmio FPA em Portugal? 
Os números de Everton são simples de apresentar: quatro golos e nove assistências em 33 jogos oficiais pelas “águias”. Ainda que tenha contribuído para 13 golos da equipa, os números ficam aquém daquilo que era esperado de um dos maiores craques da passada edição do Brasileirão. Este registo ainda se torna mais preocupante quando se olha para os minutos na presente temporada – 2.331 minutos, cerca de 71′ por jogo.
Por aqui percebe-se que Everton é um dos pilares do esquema de Jorge Jesus e um dos jogadores preferidos do técnico português, mas não tem apresentado a qualidade necessária e as críticas começam a cair sobre ele.
“Porque é que o Everton não está a render no SL Benfica o que rendeu no Brasil?”. Esta é a pergunta que grande parte dos adeptos encarnados faz e que, de facto, não tem uma resposta fácil. É certo que o brasileiro tem tido muitos minutos em cima das pernas e pouco descanso nos últimos meses – quando chegou à Luz já vinha de muitos meses a jogar pelo Grêmio FPA –, mas o próprio estilo de jogo não “bate certo” com aquele visto pelos olheiros do SL Benfica no Brasil.
O um para um, os sucessivos dribles, as explosões na ala esquerda ou até os golos em arco que deixaram muita gente de boca aberta do outro lado do Atlântico desapareceram quase que por completo no jogo do brasileiro.
Pode ser um jogador que precise de alguns meses de adaptação ao futebol europeu, dado que é a sua primeira experiência fora do seu país, mas a questão não parece ser essa.
Este eclipse de “Cebolinha” parece acontecer devido ao que Jorge Jesus pede do atleta: mais ações defensivas, mais calma com a bola nos pés, menos expressividade no seu jogo e manter-se mais aberto em vez de procurar sucessivos movimentos interiores. Quase tudo vai contra o futebol apresentado no Brasileirão e estes podem ser alguns dos pontos que justificam o pouco rendimento na Luz."

O desaparecimento de Odysseas Vlachodimos


"O guardião grego chegou ao SL Benfica na época 2018/2019 depois de ter terminado contrato com o Panathinaikos AO, clube que representou por três temporadas. Depois de uma época para esquecer nas balizas encarnadas, com Bruno Varela e Svilar, Vlachodimos chegou e imediatamente assumiu a titularidade, de forma quase indiscutível. Tanto com Rui Vitória, como já com Bruno Lage, o guardião grego foi-se assumindo como uma das principais figuras da equipa.
Na época passada, mesmo com o falhanço desportivo, Odysseas foi um dos melhores jogadores da equipa. O guardião grego foi, muitas vezes, quem impediu que a equipa das “águias” tivesse perdido mais partidas e somasse ainda menos pontos.
Com a chegada de Jorge Jesus, Vlachodimos não perdeu a titularidade. No entanto, ficou bem visível, ao longo do mercado de transferências, que o agora treinador do SL Benfica desejava um novo guarda redes, o que pode ser um indicativo de que Jesus não é apreciador das características do guardião formado no VB Stuttgart.
Helton Leite acabou por ser o único guardião a chegar, tendo os nomes mais sonantes sido afastados devido às boas exibições de Vlachodimos e, possivelmente, também devido ao falhanço no acesso à Liga dos Campeões.
O guardião germano-helénico foi mantendo a titularidade sem cometer grandes erros, apesar dos maus resultados e dos problemas defensivos da equipa. Pouco a pouco fomos vendo Helton Leite ganhar espaço na equipa. Atualmente, o guardião brasileiro parece ser o titularíssimo da equipa.
A que se deveu este afastamento de Vlachodimos? Se olharmos para as características do camisola 99 das “águias”, vemos que é um guardião de excelência entre os postes. A sair da baliza, apesar de termos assistido a alguns progressos nos últimos meses, continua a ser ainda muito limitado. O jogo de pés do grego também não é o melhor, mas os adeptos benfiquistas ficaram muito mal-habituados neste requisito depois de Oblak e Ederson, dois dos melhores guardiões do mundo a jogar com os pés, terem passado pela Luz.
Já Helton Leite é também um guarda redes com qualidade entre os postes, mas tem muito maior predisposição para sair da baliza e controlar a profundidade. Olhando para a forma como, muitas vezes, as equipas exploram as costas da linha defensiva encarnada e a (falta de) velocidade da dupla de centrais, poderá ter sido por isto que Jorge Jesus tomou a decisão de dar a titularidade a Helton Leite. 
 No entanto, esta visão seria olhar para todas as decisões do futebol de forma tática. Nem sempre é assim. Ninguém acompanha os treinos, logo poderá haver um rendimento fabuloso de Helton Leite, ou uma quebra de Vlachodimos, que faça merecer esta aposta. Não sabemos.
O timing desta decisão provavelmente não foi o melhor, tendo Vlachodimos vindo de uma série de dois jogos sem sofrer golos. É compreensível a suposta frustração do grego.
A baliza do SL Benfica fica bem entregue a Helton Leite? É um guardião com qualidade para cumprir, mas continuo a achar que no plano geral Odysseas Vlachodimos é superior."

Penalidades...


"Factos rápidos:
- O SL Benfica, em 1890 minutos, tem 0 grandes penalidades.
- O FC Porto tem, atualmente, 12 penáltis assinalados, sendo que três foram cometidos por ex-jogadores: Vaná, Ferraresi e Rúben Macedo.
Dos 12 concretizou 9, dos quais destacamos:
a) Otávio marcou um, frente ao Marítimo, que terminou com a vitória do Porto por 1:2.
b) Alex Telles marcou dois, frente ao Braga, que terminou com a vitória do Porto por 3:1.
c) Sérgio Oliveira marcou um, frente ao Boavista, que permitiu ao Porto empatar.
d) Sérgio Oliveira marcou um, em Braga, que acabou com um empate a 2 bolas.

Cinco grandes penalidades convertidas que se traduzem em mais 6 pontos na Liga NOS. Sem esses pontos a classificação seria: 
1- Sporting CP com 55 pontos;
2- SC Braga com 46 pontos;
3- SL Benfica com 42 pontos;
4- FC Porto com 39 pontos
Questionamos:
Se o Porto tivesse 0 penaltis assinalados e o SL Benfica 12 penaltis assinalados onde 5 se traduzissem em mais 6 pontos, teríamos especiais CM sobre《 crise no Porto 》, ou teríamos especiais sobre influência arbitral e escândalos na arbitragem com《 SL Benfica beneficiado 》?"

Proibido !!!


"Saibamos olhar para dentro, mas sem nunca esquecer o poder que nunca o deixou de ser, e que mais uma vez, tem penalizado gravemente o SL Benfica.
É proibido marcar penáltis a favor do SL Benfica?
21 Jogos | 13 Lances | 0 Penáltis
Vejam e partilhem!"

Filhos e Enteados !!!


"O Pai do VAR. O Pai do VAR que só tem filhos em Portugal, Bélgica, Rússia, Polónia e no Japão. O Pai do VAR que na sua página da Wikipédia não tem uma única referência a ser...Pai do VAR. 
https://en.wikipedia.org/wiki/David_Elleray
Pois é, meus amigos, o Pai do VAR é uma figura mitológica criada por Tiago Craveiro e difundida pelo jornal OJOGO e Record para branquear os lances de roubo premeditado a que temos assistido de forma recorrente desde 2017, sempre em favor da escumalha do Calor da Noite e que assim conseguiram ser campeões em dois destes últimos quatro anos.
Perdoa-lhes, Paulinho, que isto é uma vergonha sem fim!"

Não sei exatamente quem fez o quê ou porque o fez a Pizzi, mas peço encarecidamente ao responsável que continue. Pelo Benfica e por nós


"Helton Leite
Na teoria original uma borboleta bate as suas asas no Japão e arma um chavascal nos Estados Unidos. A teoria do caos benfiquista também é bonita: um guarda-redes brasileiro bate as asas numa baliza e impede que o Rio Ave vá para o intervalo a ganhar, e minutos depois um centrocampista de Bragança celebra enraivecido a sua vitória perante os demónios que o atormentam, a ele e a um clube inteiro. Tanto que deixou de parecer caos e pareceu, por momentos, haver alguma ordem. Até dormi melhor, amigos.

Diogo Gonçalves
Nunca se esqueçam disto. Existem registos na internet de pessoas que duvidaram do valor do Kimmich quando ele se estreou no Bayern em 2015. Não estou com isto a dizer que estamos perante um novo Kimmich, mas também não estou a negar essa possibilidade. Neste momento o mais importante é desfrutarmos desta dádiva que é termos um lateral direito que consegue ganhar a linha e fazer cruzamentos. Amanhã logo se vê.

Lucas Veríssimo
Não me parece que Jorge Jesus estivesse a pensar utilizar o novo reforço, que tremeu que nem varas verdes contra o Arsenal. Porém, a vida não é aquilo que queremos. Às vezes é preciso fazer limonada com um Lucas Verdíssimo, antes que nos calhe um Morato em sorte e a limonada azede ainda mais. 

Jardel
A Netflix já comprou os direitos de “90 minutos em campo”, o documentário que retrata o regresso de Jardel aos relvados para um jogo completo frente ao Rio Ave após 437 lesões musculares.

Grimaldo
o disse e repito: quase todas as sequências de decisões acertadas no ataque do Benfica envolvem o Grimaldo e espanta-me que algumas celebrações de golo iniciados pelo flanco esquerdo não comecem com uma vénia ao Alejandro. Que a súbita paixão pelo lateral do lado oposto não nos faça esquecer o primeiro amor e as coisas boas que este espanhol nos tem dado.

Weigl
Uma andorinha pode não fazer a primavera, mas este Julian leva-me a acreditar novamente em dias de sol, passarinhos a chilrear, a águia Vitória a planar sobre nós e as bancadas cheias ao fim da tarde, com os raios de sol a entrarem pelos topos da bancada como um remate fulminante do Seferovic a furar as redes. Agora exagerei um bocadinho.

Everton
Este homem tem que começar a gravar aqueles vídeos em que se contabiliza o número de vezes que o craque consegue acertar nos postes ou na trave. Suspeito que temos aqui um novo fenómeno mundial. Mostrou laivos de fenómeno à escala nacional com mais algumas intervenções que desbloquearam o jogo. Fez aquilo que se espera dele, sem tirar nem pôr. Os americanos têm uma expressão para estas circunstâncias: fucking finally!

Taarabt
Alguma profundidade no passe, poucas intervenções causadoras de taquicardia, e talvez demasiada fé em Seferovic na questão do último passe. A sua intenção é sempre boa, mas saiu mesmo a tempo.

Rafa
Não era a noite dele, por isso permitam-me usar este espacinho que devia ser dedicado ao Rafa para falar sobre ele e sobre os restantes. Alguém me explica poor que raio é que esta gente não tem energia e indignação para rodear o árbitro e pedir penáltis quando os nossos jogadores caem na área? Levamos amarelos semanalmente porque o Taarabt tem uma espécie de reação involuntária com os braços, mas temos medo de ser penalizados pelo árbitro porque exigimos um mísero penálti neste campeonato? Vejam lá isso, rapazes.

Waldschmidt
Que ele tem pezinhos ninguém discute, mas parece faltar-lhe aquilo a que na gíria futebolística se chama tesão. O dicionário define o termo como intensidade, força, ímpeto ou ereção do pénis. Bastam as três primeiras qualidades para ser titular do Benfica.

Seferovic
Por um lado temos que lhe agradecer porque foi ele que desbloqueou o empate. Por outro, temos que o insultar com gentileza já que o empate permaneceu enquanto ele foi falhando golos. É quase sempre assim com o nosso amigo, mas um gajo difcilmente se habitua. É que isto é o Benfica, Haris.

Pizzi
Não sei exatamente o quê, quem ou porque é que ele celebrou o golo com tamanha irritação, mas peço encarecidamente ao responsável que continue. Pelo Benfica e pelo próprio Pizzi, que precisava daquele momento como de um abraço do Rui. Não está sozinho. Andamos todos a precisar de um abraço depois do que se tem visto esta época.

Chiquinho
Entrou com ganas de aparecer na frente em zonas de decisão. No final o Rui Costa disse-lhe que gostou do que viu, mas que se quiser um abraço basta pedir.

Cervi
Desta vez jogou um quarto de hora. O mister lá reparou o relógio.

Gilberto
Cumpriu com o profissionalismo de quem sabe que está a uns meses de ver o André Almeida regressar e começar à procura de clube no Brasil. Até lá, força Gilberto!

Gabriel
Por esta altura já eu abria uma garrafa de vinho para celebrar, não ainda a vitória, mas o simples facto de termos uma vantagem de dois golos a 5 minutos do final. A vida são dois dias e o Benfica não ganha sempre. Celebremos enquanto cá estamos, se possível na frente do marcador."

O Cantinho Benfiquista #37 - Finalmente Uma Vitória

Benfica Podcast #400 - Europa No More

Benfica After 90 - Rio Ave...

Visão Vermelha S02E23 - Arsenal, Rio Ave...

A fuga de Renato para o Europeu


"O Lille é uma das grandes surpresas nos campeonatos Europeus. Lidera a Liga Francesa onde o habitual Paris SG costuma fazer prevalecer a sua lei, e embora eliminado pelo Ajax na Liga Europa, rubricou exibições bem convincentes na fase de grupos – Nomeadamente a goleada aplicada em San Ciro perante o AC Milan.
Em França, Renato Sanches voltou a encontrar um espaço onde o seu futebol ganhou sentido. A velocidade que imprime na progressão que lhe permite ser mais rápido mesmo em condução que qualquer oponente sem bola parte o jogo e possibilita que o Lille ataque contra menos. Depois de um início de temporada fulgurante, em que voltou a ver o seu nome associado e comparado aos melhores do mundo, parou por lesão, e agora procura retomar o nível anterior.
As últimas partidas parecem confirmar que Renato se prepara para um Europeu onde poderá ter impacto ainda maior que o primeiro em que muito jovem participou e venceu.
Velocidade, Drible e agora um acerto em posse tremendo como nunca antes, no renascer de um dos melhores na capacidade de enquadrar com a baliza adversária pela agilidade assombrosa com que move, e acelerar com a bola bem junto ao pé."

Palestra - Laboratório em Rede de Media Desportiva


"Os meios de comunicação social estão a mudar a forma como os atletas (profissionais ou amadores), os clubes e os fãs interagem uns com os outros. Para além de possibilitar que os fãs se envolvam mais, leva a que os desportistas sejam mais responsáveis nos seus comentários públicos e pela forma como se envolvem com os cidadãos em geral.
Tendo isto presente, no passado dia 01 de março de 2021, foi lançado, oficialmente, o site Palestra (Sports Media Lab Network - Laboratório em Rede de Media Desportiva). É um projeto exploratório do Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra e que conta com uma ampla parceria internacional. Com esta iniciativa, pretende-se canalizar o poder da relação simbiótica entre os media e o desporto, em prol de uma agenda sustentável e de desenvolvimento social. O nome, “Sports Media Lab Network”, pretende-se internacional e abrangente de todas as atividades a desenvolver. Ele engloba o formato de rede, importante nas parcerias, e de laboratório, como local de produção de experimentação e de conhecimento. Com um objetivo de neutralidade, procura-se alavancar projetos a partir da rede e que mantenham a sua identidade bem definida.
Os investigadores e profissionais associados irão promover a troca de saberes e de experiências. Prevê-se a realização de diversos eventos científicos."

Fever Pitch - João & João... Espanha!