Últimas indefectivações

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Vermelhão: O que podia ter sido !!!

Benfica 3 - 0 Moreirense


Talvez a exibição mais agradável dos últimos meses, com um onze totalmente alternativo, somente com 3 habituais titulares, provando que o plantel tem qualidade e profundidade, e que poderíamos e deveríamos ter rodado mais os jogadores durante a época, nas várias competições, evitando chegar a esta altura da época, com vários jogadores sobrecarregados com minutos!

E a boa exibição não se ficou a dever às fragilidades do adversário! O Moreirense chegou à Luz, num justíssimo 6.º lugar, e voltou a demonstrar futebol personalizado, com boa posse de bola, boa 1.ª fase de construção, personalidade... faltando somente, qualidade individual no último terço!

O único momento 'estranho' da partida, foram aqueles atrasos para o Samu, mas a 'culpa' deve ser repartida com o Araújo e o Morato! Azar também para o Tiago Araújo, com um entorse, numa partida onde estava a demonstrar novamente que tem qualidade para ser titular do Benfica! Mesmo ao pé coxinho ainda marcou o 2.º golo!!!

Carreras a fazer o seu melhor jogo com a camisola do Benfica. Bem nos duelos defensivos, incluindo no jogo aéreo, algo que tinha demonstrado algumas estranhas fragilidades, e bem no apoio ofensivo... A manter esta qualidade, merece o contrato!!! Grande jogo do Bah... espero que tenha energia para Quinta!

O João Mário, para este jogos do Tugão, encaixa perfeitamente no meio-campo!!! O Gouveia foi eleito o MVP, numa votação 'dividida', mas onde voltou a demonstrar muita entrega... O Kokçu aparentemente fez as passes com a Luz, jogando mais uma vez, na posição que pode e deverá ser dele na próxima época!!!

Cabral com a equipa a jogar para o ponta-de-lança parece outro! Neres confirma não estar no melhor momento em relação à decisão! Estreia do Rollheiser a marcar, em 45 minutos onde demonstrou pormenores interessantes, mas também algumas perdas de bola escusadas...


Mas mais que as individualidades, este jogo provou que o Benfica sabe jogar coletivamente! Sem o Rafa e o Di Maria, a equipa tem outra cara, defensivamente e ofensivamente! Admito que abdicar dos dois principais marcadores do Benfica nunca seria pacífico, mas com o Rafa em fim de contrato e com o Angel provavelmente a caminho da Argentina, o Benfica poderia ter apostado noutras alternativas, já esta época... O futebol nem sempre é a soma das individualidades, o encaixe das peças é muito importante, e a presença dos dois criativos não é fácil... Podem resolver um jogo individualmente, numa grande jogada, mas a equipa perde consistência!!!


Inacreditável como um pontapé na cara do nosso guarda-redes não é falta imediata!!!


O 2.º lugar está praticamente garantido, até porque os Corruptos ainda vão perder mais pontos até ao final da época! O Sporting é claramente favorito no Clássico! E se antes da 1.ª mão dos Quartos-de-final da Liga Europa, era bastante provável o Liverpool, o Milan ou o Bayer vencerem a competição, e assim o 2.º lugar do Tugão ter acesso direto à Champions, agora já tenho menos certezas...!!! Parece que temos que apostar tudo no Leverkusen!!! Jogar as qualificação para a Champions, numa época que terá um Europeu e uma Copa América no defeso, e que vai terminar com um novo Mundial de Clubes, poderá ser devastador para a saúde física dos jogadores, e será sempre arriscado financeiramente ficar de fora da Champions, apesar do Benfica normalmente se qualificar...


Mas agora, a preocupação chama-se Marselha, que estará mais fresco, e ainda irá recuperar alguns dos lesionados para o jogo de Quinta. E se no futebol jogado, temos futebol para ganhar, mesmo jogando no nosso Modelo dependente do Di Maria e do Rafa, o ambiente em Marselha tem sempre importância... e o Benfica esta época, tem demonstrado dificuldades em ambientes adversos!!!

1.ª Taça Federação...

Benfica 29 - 21 São Pedro do Sul
15-9

Na 2.ª edição desta 'espécie' de Taça da Liga, que dá pelo nome de Taça FAP, primeira vitória do Benfica feminino, que nas meias-finais derrotou as nossas principais adversárias do Madeira SAD, justificando assim a justiça da conquista...

Regresso às vitórias...

Benfica 7 - 3 Riba d'Ave

Muitos golos, com o Zé Miranda a confirmar ser neste momento o nosso marcador de Livre Diretos, o que não deixa de ser estranho, tendo em conta a juventude do menino e da experiência dos restantes!!!

Jogo sem o Nicolía e o Roca e com o Bernardo na baliza...

Oportunidade falhada...

Sporting 3 - 1 Benfica
Carole


Desleixo no ataque, e erros imperdoáveis na defesa, com a Laís em 'destaque'.. em mais uma derrota completamente desnecessária, contra um adversário sem várias titulares...

Duas bolas nos ferros, e dois golos anulados pelo VAR, em mais uma partida, onde várias cacetadas violentas passaram impunes... e com a Realização televisiva, a censurar lances potencialmente polémicos!

Temos dois pontos de vantagem, com desvantagem no confronto direto, a três jornadas do fim, com uma partida fora de portas, e contra o Racing na última jornada, uma das equipas que já nos ganhou esta época!

Juvenis - 7.ª jornada - Fase Final

Rio Ave 1 - 3 Benfica
Furtado, Pastel, Afonso


Reviravolta no 2.º tempo, mantendo a liderança folgada...

Iniciados - 10.ª jornada - Fase Final

Corruptos 0 - 2 Benfica


Passo de gigante, da melhor equipa do escalão, e com mais profundidade no plantel!
Primeira parte morna, mas no 2.º tempo resolvemos o jogo... e acabou com as cenas repetidas de azia vergonhosa, com crianças menores!!!

Muitos jogos para vencer


"Esta edição da BNews é dedicada à atividade desportiva e a outros assuntos da atualidade Benfiquista.

1. Regresso ao Campeonato
O Benfica recebe, hoje às 20h30, o Moreirense, no Estádio da Luz. Apoiar a equipa e ajudá-la a somar os três pontos é o que move todos os Benfiquistas.

2. Parabéns, José Augusto
A glória do Benfica completou, ontem, 87 anos de vida.

3. Bilhetes disponíveis
Os ingressos para o Marselha-Benfica já podem ser adquiridos, importando ter em conta as condições exigidas pelas autoridades francesas.

4. Dérbi
A equipa feminina de futebol do Benfica visita o Sporting, hoje, às 17h15, em Alcochete, em mais uma jornada da Liga BPI.
Filipa Patão refere a importância do encontro: "Vamos ter de ser a nossa melhor versão para conseguirmos ganhar o jogo e a vantagem de que precisamos para ficarmos mais próximas de fechar o Campeonato."

5. Na final
A equipa feminina de andebol do Benfica pode, esta tarde (16h00), em São Pedro do Sul, conquistar a Taça FAP. O adversário na final é o Academia São Pedro do Sul, depois de ontem as encarnadas terem batido o Madeira SAD, por 32-36.

6. Outros resultados
A equipa feminina de futsal do Benfica apurou-se para as meias-finais dos play-offs ao ganhar, por 6-0, ao Atlético.
No basquetebol, vitória, por 73-113, na visita ao Lusitânia. A equipa feminina sofreu um triplo ao soar da buzina e perdeu, por 50-47, com o GDESSA no primeiro jogo das meias-finais dos play-offs. No andebol, com várias ausências por lesão, derrota, por 36-32, na deslocação ao FC Porto.
Em voleibol no feminino, passagem benfiquista à fase seguinte da Taça Federação ao vencer, por 3-0, o Esmoriz.
A equipa B perdeu, por 0-1, com o AVS, e os Sub-19 saíram derrotados da visita a Famalicão (3-2). Esta manhã, os Sub-17 visitaram o Rio Ave e ganharam, por 1-3, mantendo-se isolados no topo da classificação, e os Sub-15 triunfaram, por 0-2, no reduto do FC Porto, ampliando a vantagem pontual na liderança para 9 pontos.
No râguebi, derrota, por 28-26, em Cascais. E a equipa feminina de polo aquático ganhou, por 7-18, na piscina do CA Pacense na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

7. Agenda do dia
Além das partidas já referidas, no hóquei em patins, a equipa feminina do Benfica recebe, na Luz, o CA Feira, às 14h30, e a masculina é anfitriã do Riba d’Ave, às 18h30.

8. Protagonista
Janice Silva é a protagonista da semana. Uma entrevista para ver, na íntegra, na BTV ou ler no jornal O Benfica.

9. Ação de sensibilização
Prevenir e combater a manipulação de resultados entre atletas adolescentes durante a sua formação desportiva é o objetivo desta ação realizada no auditório do Museu Benfica – Cosme Damião.

10. Em Destaque
Alguns dos conteúdos em destaque, esta semana, nas várias plataformas de comunicação do Sport Lisboa e Benfica."

Rui Costa e Schmidt


"Os adeptos também se enganam... Não acredita? É regressar ao Benfica de 2013

1
Se há traços comuns a todos os adeptos é que raramente se enganam e nunca têm dúvidas. Em janeiro de 1990, os supporters do Man. United pediam a cabeça de Alex Ferguson, em funções desde novembro de 1986 sem troféus. O escocês foi salvo do despedimento com triunfo sobre o Nottingham Forest na caminhada para a conquista da Taça de Inglaterra desse ano, primeira glória do lendário treinador em Old Trafford. Quem disse que os adeptos raramente se enganam e nunca têm dúvidas?
Em maio de 2013, Jorge Jesus perdeu Liga, Liga Europa e Taça de Portugal, não consta que houvesse um benfiquista a dar crédito ao homem que se ajoelhou no Dragão vergado por Kelvin e que no Jamor quase chegou a vias de facto com Cardozo. Nas duas épocas seguintes, sagrou-se bicampeão nacional. Quem disse que os adeptos raramente se enganam e nunca têm dúvidas?
Em maio de 2019, Sérgio Conceição chorou no Estádio Nacional, perdida a final da Taça com o Sporting, a culminar ano em que o FC Porto desperdiçou vantagem de sete pontos para o Benfica. Sem o estatuto atual, vozes internas e externas questionaram a permanência no Dragão. Quem disse que os adeptos raramente se enganam e nunca têm dúvidas?
Em outubro de 2022, o Sporting foi eliminado da Taça de Portugal pelo Varzim e, mesmo campeão em 2020/21, Rúben Amorim viu sportinguistas desconfiarem dele, sensação agudizada com um quarto lugar na Liga a fechar temporada horribilis. Agora, já quase pode reservar o Marquês e garantiu presença na decisão da prova rainha preparado para tentar dobradinha que escapa aos leões desde 2002. Quem disse que os adeptos raramente se enganam e nunca têm dúvidas?
Alex Feguson, Jorge Jesus, Sérgio Conceição e Rúben Amorim, quatro exemplos de que valeu a pena dar mais uma oportunidade. Será que em maio de 2025 poderemos juntar Roger Schmidt a esta lista que nada abona a favor das certezas dos treinadores de bancada? Com maior ou menor convicção, Martin Edwards segurou Ferguson, Luís Filipe Vieira fez o mesmo a Jesus, Pinto da Costa a Conceição e Frederico Varandas nem hesitou na confiança em Amorim. No caso dos três portugueses, todos tinham já sido campeões nesses clubes, tal como Schmidt.
Palavra a Rui Costa. Veremos se decidirá, em maio de 2024, como adepto ou se seguirá o exemplo de LFV com JJ, pois, à data, até era diretor desportivo e administrador da SAD. Que conselho terá dado a Vieira em 2013 sobre a continuidade de Jesus? Essa é a pergunta para o milhão de dólares...

2
A homenagem do Benfica e dos benfiquistas a Sven-Goran Eriksson é celebração de vida quando a contagem decrescente se aproxima do fim. Após José Maria Pedroto e antes de José Mourinho, o sueco é um dos três treinadores que revolucionaram o nosso futebol.

3
«Não temos tido muita sorte com a terceira equipa», lamentou Sérgio Conceição na antevisão ao jogo com o Famalicão. Admito que o técnico tenha razões de queixa da arbitragem, mas o fiasco na Liga — prioridade de todas as épocas, como diz — em muito se justifica, isso sim, com a falta de golos. À entrada para esta jornada, o FC Porto tinha o quarto melhor ataque, 51 golos, menos 28 que o Sporting. Estará na hora dos dragões... atacarem o verdadeiro problema."

Rui Costa: qual o caminho a seguir?


Diogo Luís, in A Bola

Terceiro Anel: Diário...

A revolução não passa no VAR


"Abandonar o relvado logo após o apito final mostra permissividade da nossa arbitragem

Há seis anos, quando a implementação do videoárbitro (VAR) estava na ordem do dia, fui convidado pelo jornal inglês The Guardian a dar a minha opinião sobre a ferramenta. «É difícil dizer se sou a favor ou contra», comecei por responder, com a assertividade com que olho para o tema. As minhas reservas, pouco desenvolvidas no produto final, um vídeo partilhado com jornalistas de outros países, tinham a ver também com as quebras de ritmo que o VAR provocaria nos jogos, mas sobretudo pela convicção do quão utópica era a perspetiva de que a ferramenta permitiria reduzir o ruído em torno da arbitragem.
Os jogadores erram mais do que os árbitros, mas dirigentes e treinadores insistem em usar a terceira equipa para escamotear erros perante os adeptos. Nada mudou nos últimos anos. Nem podia mudar com uma ferramenta que não deixa de estar à mercê da subjetiva interpretação humana, mesmo quando se trata de colocar linhas de fora de jogo. Não quer isto dizer que a introdução do VAR tenha sido um erro. Apenas prova que o futuro da arbitragem precisa de mudanças bem mais profundas, que a revolução não passa no monitor.
Ao tomar posse como presidente da Mesa da Assembleia Geral da APAF, anteontem, o árbitro Luís Godinho defendeu que a liberdade dada por abril «foi traída». Não consigo subscrever em pleno a opinião de que Portugal também tem grandes árbitros, mas concordo que a classe se deve mostrar mais, sem que isso implique necessariamente vir a público explicar decisões. Mais: apoio totalmente a ideia que a liberdade de expressão é um direito que dá o dever de pesar aquilo que se diz.
Se o erro do árbitro faz parte do jogo, então deve ser escrutinado na mesma medida que o penálti falhado ou a substituição mal pensada. Quando a análise coloca em causa a integridade de quem apita, então a ação disciplinar deve ser implacável, mas no contexto português essa fronteira está muito mal vincada e as penalizações não assustam ninguém. Dentro de campo a autoridade também não se faz sentir, ou é aplicada de forma pouco coerente, e isso dá margem para que os jogadores ultrapassem limites.
O fio condutor é a permissividade, bem patente na indicação recente para que as equipas de arbitragem abandonem o relvado logo após o apito final, de forma a fugir à confrontação, virando costas ao dever.
Tão desprotegida no presente, como pode a arbitragem desejar outro futuro? O que está a ser feito para garantir que as novas gerações terão mais qualidade? Mais preocupante do que isso: como será possível garantir um número suficiente de árbitros, quando seguir essa carreira parece, ao dia de hoje, um misto de audácia e loucura?
Existem algumas iniciativas louváveis, mas nem sinal da revolução que a arbitragem portuguesa necessita para estar representada na Liga dos Campeões e não na Liga turca."

A Verdade do Tadeia - Flash - Sporting...

Atypical: I Convinced My Wife To Live Overseas For My Pro Basketball Dreams!

Hora, excerto...