Últimas indefectivações

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Duas notas...

"Assumimos neste ano uma opção difícil, uma opção de mudança, uma aposta clara na Formação do Seixal. Fizemos esta mudança por convicção, sabendo o risco, mas sabendo também que o nosso futuro deve passar por aí, que não é um projecto de uma época, mas de muitos anos.
Não há sucesso sem coerência. Quando as dificuldades surgem não podemos vacilar, nem mudar de rumo. O rumo está traçado e é por aqui que vamos.
Chegamos aqui de forma planeada. O projecto da Formação não começou este ano, começou há muitos anos, mas foi nesta época que a Formação conseguiu chegar ao topo da pirâmide.
Sempre acreditei que este tempo chegaria. Obra de muitas pessoas, de muitos técnicos, de muita gente anónima que trabalha diariamente no Seixal, mas obra também de uma pessoa que liderou o projecto do Seixal nos últimos cinco anos e que nesta semana nos deixa para abraçar um novo desafio.
Este jantar não é uma despedida, é um até já, é um sinal de gratidão por tudo o que o Armando Jorge Carneiro fez nos últimos cinco anos nesta casa.
Neste período, conquistámos 30 Campeonatos na Formação. Fomos o Clube que mais Campeonatos conquistou.
Vencemos 40 Torneios internacionais em 16 países diferentes. Fomos finalistas, logo no seu primeiro ano, da Liga dos Campeões para os jovens, e somos o Clube que até à data tem o melhor desempenho desportivo, desde que existe esta competição.
Lideramos consecutivamente, nos últimos cinco anos, as convocatórias nas Selecções Nacionais jovens.
Temos seis atletas da Formação na equipa A, e 15 na equipa B.
Nestes cinco anos, vendemos cinco jogadores da nossa Formação que representaram um encaixe para o Clube de largos milhões de euros.
Por tudo isto, só posso agradecer ao Armando tudo o que fez, tudo o que deixa, e dizer-lhe que a porta fica sempre aberta.
É evidente que quem fica a substituí-lo assume uma grande responsabilidade. Mas estou certo de que o Nuno Gomes tem capacidades para manter e até elevar a fasquia que o Seixal atingiu com o Armando.
O Nuno tem o ADN do Benfica, tem a experiência de quem jogou e os conhecimentos que soube e quis adquirir no fim da sua carreira, estudando e ganhando competências académicas que não tinha. 
Tenho por isso a certeza de que o Caixa Futebol Campus continuará a ser uma referência mundial no capítulo da Formação.
Permitam-me agora que durante breves minutos traga duas notas à margem desta cerimónia:
A primeira nota tem que ver com credibilidade.
O Benfica conta hoje com vários patrocinadores globais, parcerias que nos acrescentam valor e nos responsabilizam enquanto Clube. E, se hoje podemos contar com esses patrocinadores, é porque trabalhámos durante anos para ser um Clube credível, respeitado e seguido a nível internacional. 
Somos o único Clube português que conseguiu dar esse salto, que afirmando-se a nível internacional conseguiu captar parceiros globais.
A credibilidade do Clube e a sua defesa não se fazem aos gritos. Porque a razão não está naqueles que mais gritam, a razão não se ganha na praça pública.
Ou temos ou não temos razão. E, se precisamos de estar permanentemente aos gritos, é porque não existe razão naquilo que gritamos.
Num tempo em que, cada vez mais, os clubes nacionais vão ter de ir à procura de patrocinadores internacionais, em que é preciso credibilizar a Liga portuguesa, em que é preciso valorizá-la, não contem com o Benfica ou com o seu presidente para fazer exactamente o contrário.
Uma postura permanente de suspeição, de guerrilha, de conflito não prejudica o Benfica, prejudica todo o Futebol português.
A conjuntura hoje não é a mesma de há 10 anos. O nosso Futebol precisa, cada vez mais, de se credibilizar, de atrair investimento estrangeiro. Mas não se atrai esse investimento desvalorizando diariamente o “produto”.
Não esperem atrair patrocinadores para a Liga portuguesa ou para os nossos clubes acenando diariamente com insinuações e calúnias que lançam um manto de suspeição injustificado e altamente penalizador.
O presidente da Liga deve saber que o exercício do poder tem de ser efectivo, que tem de exercer com determinação o poder que lhe foi conferido.
E isso implica a necessidade de responsabilizar e punir aqueles que diariamente insistem em manipular factos, insinuar e desvalorizar a Liga portuguesa.
Se alguém tem razões de queixa do Benfica ou de outro clube qualquer que as apresente às instâncias competentes e espere!
Deixem de deslumbrar-se com os microfones, respeitem o Futebol português e quem nele investe!
As palavras têm consequências, e essas consequências vão chegar. Não vamos andar a gritar a nossa razão, vamos apenas reclama-la onde o devemos fazer!
O mais fácil, acreditem, seria responder ao mesmo nível, mas seria igualmente o pior que poderíamos fazer ao Benfica e ao Futebol português.
Os parceiros internacionais vieram trabalhar connosco porque reconhecem no Benfica um Clube sério e credível. Não podemos perder isso.
Este é um Clube que se preocupa em unir, em construir, em inovar, em apresentar soluções para o Futebol português.
É por isso que nos próximos meses vamos poder anunciar um novo parceiro global, mais uma multinacional de referência associada ao Benfica.
É isto que a nossa ponderação e a nossa maturidade nos têm permitido fazer.
Segunda nota que aqui queria deixar:
No domingo, perdemos um jogo que queríamos ganhar. Perdemos perante os nossos Sócios e adeptos. E foram estes que nos deram o primeiro sinal de como deveríamos reagir.
Saibamos aprender com os nossos Sócios e adeptos: É nos momentos difíceis que aparecem os verdadeiros Benfiquistas, aqueles que lutam, que sofrem, mas que apoiam o Benfica de forma desinteressada, apenas pela sua paixão.
Nos maus momentos, devemos apoiar, devemos incentivar, devemos dizer presente. Os nossos adeptos deram uma lição incrível do que é apoiar uma equipa, do que é apoiar o Clube.
Devemos criticar nos momentos bons, e apoiar nos momentos mais difíceis.
Fazer o contrário é ir contra a história e os valores do Benfica. Fazer o contrário é prejudicar o Benfica!
O Benfica é de todos nós. Todos ganhamos quando a equipa ganha, todos perdemos quando a equipa perde!
Armando, obrigado mais uma vez por estes cinco anos, e felicidades no teu novo projecto."

Olho por olho, dente por dente! Vamos a isto, outra vez, Benfica?

"Não me peçam para fugir ao conflito se os interesses do Benfica assim o exigirem. Contra tudo e contra todos, é uma obrigação

Podem-me acusar de muitas coisas, mas nunca de ser incoerente! Nem, por mero calculismo ou em benefício próprio, de deixar de defender aquilo em que acredito.
Nem de defender, sempre, o que julgo ser o interesse do Benfica.
Tenho total disponibilidade para travar os combates necessários pelas ideias em que acredito. Ora, se há uma ideia (e certeza) permanente na minha vida, ela é o Sport Lisboa e Benfica, com os princípios e valores que o meu Pai me ensinou e que tento, sempre, transmitir aos meus filhos. Há um texto, nessa perspectiva, que escrevi a 9 de Setembro de 2013 (publicado numa rede social), onde exprimi o meu pensamento - e convicção - sobre aquela que deve ser a postura de quem serve o Benfica. Nessa altura, o Benfica tinha perdido tudo na época 2012/13... para começar a época 2013/14 com uma derrota na Madeira, frente ao Marítimo, e com uma vitória em casa, frente ao Gil Vicente, por 2-1 (demos a volta ao resultado aos minutos 92' e 93').
Se não tivéssemos tido a sorte divina - porque ali já não havia cérebro que ajudasse - outra perda de pontos teria acontecido.
Importa, por isso, revisitar esse mesmo texto que, embora escrito em 2013, continua a ser totalmente actual:
«1. Sou - como sabe quem me conhece - um conciliador e um pacificador, mas não gosto que julguem que esses princípios se confundem - no meu carácter - com indiferença e abdicação.
2. Não sou dos que prefiro... 'a paz mais injusta à mais justa das guerras', especialmente quando os nossos inimigos - não confundir com adversários, porque esses jogam connosco e contra nós com as mesmas regras, sem batota, sem corromper quem decide ou sem recorrer a 'suplementos vitamínicos' que deturpam a verdade desportiva - nos provocam, em cada declaração, em cada afirmação, em cada entrevista, em cada 'graçola'...
3. Temos de nos convencer e convencer os que não fazem parte do grupo da batota - felizmente a maioria - que o deixar andar, que qualquer tentativa de conciliação com corruptos, que a busca de 'pontes de entendimento' com quem não cumpre as regras é... incompreensível, inadmissível e inaceitável!
4. Não alinho nem subscrevo a tese do ignorar pacificamente a violência verbal, ética e moral (pelo menos) de que somos alvo, do fazer de conta que nada se passa quando nos provocam de forma gratuita, quando nos tentam subjugar, de tudo ser permitido aos outros, quando - a nós - tudo nos é criticado...
5. Deixei, também, de acreditar em arrependidos que se zangam com os anteriores 'donos'... para nos enganarem mais facilmente.
6. No Benfica, sempre disse o que queria - como no caso da defesa, durante anos, da solução da exploração dos direitos televisivos pela Benfica TV - porque nunca encontrei, no clube, um espaço que não fosse de liberdade e de defesa das ideias de cada um, no respeito pelos superiores interesse do Benfica, e não deste ou daquele dirigente!
7. Teremos, então, de interiorizar que o medo e qualquer tentativa de conciliação em inferioridade (como sinónimo de submissão) apenas nos enfraquecerá, como teremos de nos convencer que os outros só entendem uma linguagem: a do olho por olho, dente por dente.
8. Que isto não seja entendido como defesa ou apologia de uma conflitualidade gratuita, mas apenas a afirmação de quem entende que chegou a hora de percebermos que a nossa grandeza - que não deve ser confundida com sobranceria - tem de ser o ponto de partida para não permitirmos que a nossa universalidade possa ser ultrapassada pela parolice bacoca de quem usa e abusa de uma esperteza saloia básica, que a nossa nobreza de carácter e o respeito pelas regras possa ser atropelado pelos que querem ganhar a todo o custo, mesmo que apenas o possam conseguir corrompendo quem... decide, seja o que for e onde for!
9. Se acreditamos na afirmação de que se queres a paz, prepara-te para a guerra, então a cada ataque teremos que responder de forma a que percebam que estamos dispostos a tudo fazer para continuarmos a ser os melhores e os maiores,... por estarmos determinados a impedir que os batoteiros continuem a ganhar com a violação das regras e com o favorecimento dos que deviam ser os principais guardiões da verdade desportiva!
10. Conflitualidade? Não! Guerra? Nunca! Apenas determinação na defesa do que, sendo de todos - a verdade e a honestidade - alguns teimam em pôr de lado, porque só assim conseguem ganhar.
11. Todos do mesmo lado... mesmo que pensemos de formas diferentes!
OLHO POR OLHO,
DENTE POR DENTE!
VAMOS A ISTO, BENFICA?»
Escrevi isto em 9 de Setembro de 2013... como o poderia ter escrito hoje.
Porque a defesa dos valores, dos princípios, de uma estratégia com convicção... não dependem de circunstancialismos ou da oportunidade.
E se antes a luta era essencialmente contra os que se socorriam da batota desportiva para ganhar campeonatos, há hoje outros que - do ridículo da sua agressividade, para disfarçar ou atenuar muitas fragilidades - tentam fazer-se notar pela violência verbal e pelos ataques inadmissíveis.
Continuo a defender que esses ataques devem ser ignorados, mas já não aceito que a transposição desses ataques para a área desportiva fique sem a devida resposta.
Até porque, não é verdade que o Benfica, nos últimos 6 anos, tenha ganho sem adesão a esta tese de conflitualidade...
Basta relembrar, aos que teimam em defender essa tese, a luta pela verdade no caso do Túnel da Luz, na época de 2009/10, em que fomos Campeões.
Assim, quem, de forma gratuita, nos tenta humilhar, não pode ficar, nesse plano, sem resposta. 
Somos um clube plural e de liberdade. Temos, entre nós, muitas opiniões que temos de respeitar. 
Respeitarei quem não concorda comigo, mas os outros terão que respeitar, também, o que defendo. Não me peçam para fugir de um conflito se os interesses do Benfica assim o exigirem.
Não me peçam para fazer de conta que não sinto os ataques de que somos alvo, como escusam de me pedir que não responda àqueles que ultrapassam todos os limites.
E não me peçam, também, para concordar publicamente com a actuação de alguns dos meus, quando discordo das suas omissões.
Faço-o com convicção, na defesa intransigente dos interesses do Benfica, até porque ainda temos tempo de ganhar tudo este ano.
Bem sei que tem existido - como diria o poeta - «Erros Meus, Má Fortuna...».
Admito, até, que tenha existido algo mais mas um discurso motivador ( Amor Ardente...) é o primeiro passo de uma caminhada até ao 35.º título de Campeão Nacional, em 2016.
Temos de combater os que nos tentam derrubar, emocionalmente, recorrendo à mentira e à provocação.
Contra tudo e contra todos, a nossa obrigação é termos toda a disponibilidade para essas batalhas! 
Que iremos ganhar!
Pelo Benfica!!"

Rui Gomes da Silva, in A Bola

Excelente...

Benfica 34 - 28 ABC
(17-9)

Excelente jogo a defender, colectivamente muito bem, o que permitiu ao Figueira destacar-se... e bem no ataque, com variedade, e com o melhor jogo do Borragan desta época... e com o Vrgoc a subir!!!
Recordo que estamos a jogar sem o Tiago Pereira e sem o Semedo.

O ABC venceu o Sporting no último fim-de-semana, e venceu a Supertaça este ano aos Corruptos. Mesmo sendo uma equipa jovem, está bem orientada, e é o nosso principal adversário na luta pelo 'teórico' 3.º lugar, já que tanto os Lagartos como os Corruptos têm 'obrigação' (tendo em conta os plantéis e os orçamentos), de lutar pela Final do Play-off. Mas por acaso já na pré-época vencemos o ABC de forma expressiva... Ao contrário do que aconteceu o ano passado, no Benfica-ABC, onde fizemos talvez o nosso pior jogo da temporada!!!

E se não fosse alguma descompressão nos últimos minutos, os números teriam sido ainda mais expressivos... Sofrer 9 golos na 1.ª parte é o melhor indicador, da qualidade do nosso jogo...

Vamos ter uma paragem do Campeonato, devido aos compromissos da Selecção, no regresso temos derby...

Liderança

HA Cambra 2 - 6 Benfica

Partida que começou com um penalty falhado para cada lado (!!!) e com golo consentido pelo Benfica... mas rapidamente as coisas voltaram ao normal, com o líder do Campeonato a confirmar a superioridade sobre o lanterna vermelha.

As notas de destaque desta jornada, foram a derrota dos Corruptos em Paço de Arcos (com mais um festival de azia... e protestos!!!) e o empate dos Lagartos em casa, com o Barcelos!!! A Oliveirense venceu em Turquel, e reparte a liderança com o Benfica.

Depois da Supertaça o Benfica parece que acertou agulhas, as contratações já estão a render, e até agora não temos falhas... No Sábado recebemos o Barcelos, uma das equipas mais fortes do Campeonato. E como isto é uma prova de regularidade, é importante manter a 'corrente' vencedora... Recordar que o ano passado, a única não vitória do Campeonato foi em Barcelos (empate), e o jogo na Luz, também não foi fácil...

Faltou um bocadinho...

Benfica 79 - 83 Cibona
24-21, 16-13, 15-28, 24-21

Foi pena, fizemos um jogo bastante razoável, contra uma equipa mais conceituada, provavelmente a mais forte do nosso grupo... Faltou mais um bocadinho, com o Gentry (ou novo poste...) e com um Cook mais eficaz (7/18), a coisa podia ter caído para o nosso lado... Acabou por ser o base americano do Cibona, Florence a decidir a partida no 3.º período...
Com os nossos problemas no jogo interior, voltámos a recorrer com sucesso a uma defesa à zona (2x1x2), se calhar até devíamos tê-la usado mais tempo...

PS: Antes do jogo, o Benfica anunciou a contratação do Poste Croata, Ivica Radic. Com a lesão do Gentry a necessidade de reforçar o jogo interior, ficou ainda mais óbvia... É um jogador com alguma experiência Europeia, que poderá ser muito útil na Europa, e nos jogos mais complicados da nossa Liga...

À Luz do efeito Jorge Jesus

"Tirem-se os dois jogos com o Benfica desta época do Sporting e os resultados não são deslumbrantes. No campeonato, quatro pontos mal perdidos, em casa com o Paços de Ferreira e fora, no Bessa e vitórias quase obrigatórias nos outros jogos (positivo o resultado de Vila do Conde, mas FC Porto e SC Braga ainda não foram obstáculo). Na Liga dos Campeões uma desilusão, contabilizada em 17 milhões de euros por Bruno de Carvalho, e na Liga Europa um comportamento abaixo do esperado: derrota caseira com o Lokomotiv, empate em Istambul e vitória perante uns albaneses muito fracos.
Mas se for introduzido nesta equação o fator psicológico das duas vitórias sobre o Benfica - a primeira numa final e a segunda por números históricos - o quadro muda de figura e ficam explicados não só o estado de euforia da nação leonina, como também os sinais exteriores, públicos e notórios, de crescimento da equipa do Sporting.
Ou seja, o Benfica tem sido a alavanca do sucesso de Jorge Jesus no Sporting, é no êxito neste duelo particular que o treinador dos leões ganhou boa parte das condições para a época positiva que vai agora desenhando.
Jesus, honra lhe seja feita, continua a ter um efeito tremendo sobre os jogadores do Benfica, que não se conseguiram libertar (será à terceira, em Alvalade, para a Taça?) da influência do seu ex-treinador. Ao invés, os pupilos de Jorge Jesus passaram a acreditar ainda mais no seu treinador, e isso é determinante para que uma equipa alcance patamares mais elevados...
Em suma, quis o destino que Jesus fosse buscar aos jogos com o Benfica aquilo de que mais precisava..."

José Manuel Delgado, in A Bola