Últimas indefectivações

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Marcos Leonardo


Grande contratação! Jovem, com muito talento e potencial!
Vem dum período de férias, vai precisar de fazer uma pré-época 'apressada', mas tem tudo para triunfar...


E se…


"Porque é disso que se trata…e se…todo este talento der para reter e efetivamente conseguir provar todo o potencial que lhes é apontado???
Talvez não estejamos a trabalhar assim tão mal em matéria de prospeção, quer do scout para as camadas jovens, quer do scout para a equipa principal, mas muitos jovens atletas acabam por ser um bocadinho como o ovo…por muito bom aspeto que tenham, nunca se sabe o que está lá dentro até se abrir!
Acredito que com paciência de todos, e por todos digo treinadores, dirigentes, é massa adepta, com o nosso carinho e apoio, estes talentos libertem as amarras que possam ter é que se mostrem ao mundo do futebol com o manto sagrado!
Carrega Benfica!!"

Ataque a Schmidt? Roger that!


"Alemão viveu momento difícil devido ao clima demasiado negativista criado à sua volta

Aqui que ninguém nos ouve, será que já podemos dizer, baixinho, quase sussurrando, só entre nós, que houve mesmo, terá de ter havido, perseguição, ligeiro bullying vá, uma embirrenta má vontade certamente com Roger Schmidt? Já foi há um tempo considerável, é possível que já não se recordem.
No futebol, um dia apenas às vezes parece uma eternidade. Mas lembram-se da assobiadela monumental e dos copos a voar na direção do técnico do Benfica quando este decidiu contrariar a opinião quase generalizada e repetida ad nauseam de que não sabia fazer substituições e fê-las na mesma? Foi mais ou menos assim, não foi? Tirou João Neves, menino-bonito das bancadas e que ele precisamente lançou. Embirração sua de certeza, um escândalo!
Já depois de ganhar a Supertaça, a bola de neve avolumou-se com as derrotas na Europa e não perdeu embalagem sequer com os triunfos diante de FC Porto, o segundo, e Sporting. Era a mensagem que não passava ou os jogadores que não estavam com ele. A equipa jogava horrivelmente. Era preciso um segundo avançado ou um terceiro médio. Copiou até Jesus com o terceiro central. O homem estava perdido. E, ainda por cima, nem uma palavra em português. Miserável. Após tantas conclusões precipitadas, várias meias-verdades e algumas completas mentiras, complementadas com o mau feitio do próprio em alguns momentos, estava dado o tom para o literal tiro ao boneco, com este a sentar-se, fuzilado, na sala de Imprensa, a dizer que tinha de pensar na vida. É bom olhar agora e ver o longo caminho que Schmidt percorreu desde então. Para já, por mais uns jogos, parece afastada a demissão.
Ironias à parte, é difícil explicar isto. É por ser alemão? Por ter mau feitio? Todos os treinadores merecem ter o seu tempo de desnorte, passar por momentos menos lúcidos e até, na minha perspetiva, não ganhar nada. O importante é perceber como reagiram. Se tentaram novas soluções ou se cairam no marasmo. E Schmidt nunca atirou a toalha. Certo é que, em seis meses, apontou-se a porta de saída a um treinador campeão e ainda na luta por todas as provas, já depois de os rivais terem ultrapassado épocas igualmente menos produtivas. Só acontece num país com uma cultura desportiva de terceiro mundo.

P.S. A Liga encomendou um estudo a si própria para provar, talvez a si própria, que o campeonato é competitivo. Se os problemas se resolvessem com propaganda..."

BI: Marcos Leonardo...

Terceiro Anel: Bola ao Centro #26 - Ano Novo, Vida Velha e Rumo a TUDO!!!

Onde está o dinheiro?!!!

Nojo...

Tempos de Antena!!!


"Ontem, decidimos dedicar algum tempo a contabilizar o tempo atribuído a cada clube no programa CNN Mais Transferências. Sem grande surpresa, verificámos que reservaram exatamente 30 minutos para o maior de Portugal e míseros 2 minutitos para Sporting e FC Porto. Questionamos, o que seria destes programas deploráveis sem o SL Benfica?
Outro aspeto curioso que notámos é que, para estes 'especialistas', cuja área de especialização é um mistério, e em particular para o 'tudólogo' Diogo Luís, que aparenta dominar tudo - desde comunicação a finanças, passando por contratações e tática -, faltando-lhe apenas o talento para jogar futebol, o Benfica tem sido incompetente nas suas contratações. Em contrapartida, os rivais têm demonstrado extrema competência.
Gostaríamos de perguntar: o que aconteceu com David Carmo, Gabriel Veron e Fran Navarro? E alguém consegue informar-nos sobre o paradeiro de Bellerin, José Marsà, Sotiris Alexandropo, Tanlongo, Rochinha e Rúben Vinagre?
É que até ficamos com a impressão de que estas contratações terão sido feitas numa era já esquecida..."

Apagar!!!


"Hoje, na CNN, os especialistas da especialidade, nomeadamente, Nuno Farinha e Diogo Luís, irão falar sobre o facto do Veron ter apagado tudo o que o relacionava ao FC Porto, do seu Instagram?"

BI: Modalidades #143 - Semanada...

Livro do Desassossego: «Afinal, filho de doutor pode dar jogador...»


"A arte dos humoristas dizerem coisas sensatas revestidas de loucura e a razão de eu mudar o Dia das Mentiras de 1 de abril para 31 de dezembro

Se houve escolha de A BOLA para Figura do Ano que me deixou particularmente orgulhoso foi a de 2023: Bernardo Silva. Num sentido mais poético, nem foi uma escolha, foi uma devolução de um prémio ao legítimo dono. Esteve na nossa posse durante 12 meses, regressou no final do ano a casa. Os melhores nunca reivindicam nada. Não precisam. Pensam, decidem e agem de modo a que um troféu nunca seja uma prenda, mas essa tal devolução.
Bernardo Silva chamou a minha atenção pela primeira vez em 2014. Tudo começa por um comentário de Jorge Jesus, então treinador do Benfica, quando questionado se haveria na formação quem pudesse ser sucessor de Matic, jogador que Jesus considerava o melhor médio defensivo do Mundo e que as águias acabavam de vender ao Chelsea. «Só nascendo 10 vezes», atirou Jesus. Bernardo Silva, jogador da formação encarnada, replicou nas redes sociais: «A minha mãe já me disse que se for preciso me mata e ressuscita mais umas quantas vezes». Para muitos, um ato de irresponsabilidade, um confronto gratuito e prejudicial, para o próprio Bernardo, com Jorge Jesus. Mas para mim, o dia em que Berrnardo Silva me cativou.
Atenção: não estou a tomar partido sobre quem tinha razão. Mais do que a tese defendida por Bernardo Silva, o que me cativou foram os traços de personalidade que o próprio revelava. Admiro quem não se escuda nos lugares comuns e no politicamente correto; respeito quem emite opinião sabendo que isso o pode prejudicar; e, acima de tudo, rendo-me a quem tem sentido de humor, uma manifestação superior de inteligência. O escritor e diplomata italiano Carlos Dossi (1849-1910) escreveu que «os humoristas dizem coisas sensatas revestidas de loucura». E ao longo dos anos, nas redes sociais ou em entrevistas, várias vezes Bernardo Silva disse coisas sensatas revestidas de loucura. De humor e inteligência. Sei que nem sempre lhe saiu bem, o humor é gelo fino, o preço do génio é o risco de quedas aparatosas. Pago...
«Uma vez, na formação do Benfica, disseram-me que filho de doutor não dá jogador», conta Bernardo Silva. Na verdade, filho de um pai que trabalha numa empresa de segurança digital e de uma mãe professora de história de arte. E Bernardo, que um dia, acredito, irá concluir o curso de Estudos Europeus — talvez depois do de treinador — terá aliado o raciocínio mais analítico da profissão do pai com o artístico da profissão da mãe. E isso nota-se na forma como joga. Na forma como percebe o jogo, como o executa com a precisão de um matemático, aliado a um sentido estético de um pintor, num constante fascínio e prazer que retira do que faz.

Bernardo Silva não toca de ouvido
Se fosse músico, Bernardo Silva não tocava de ouvido… Saberia ler e interpretar as pautas, perceber os andamentos das peças musicais e, devido a esse domínio, ousaria depois improvisar, num velho conceito de que o melhor improviso é aquele que é preparado. Não é por acaso que Bernardo Silva é o músico que mais vezes Pep Guardiola fez subir ao palco em toda a carreira de maestro.
Há jogadores cujo prazer e validação se alimentam apenas das vitórias ou dos títulos. Para Bernardo, o processo é o prazer, o conhecimento é a validação, os títulos são apenas a consequência. E é esse domínio e conhecimento do jogo que o levou a atingir um estado de maturidade que o coloca imune a crises existenciais e necessidade de validação pelos outros.
Saber que é dos melhores do Mundo, com a humildade e serenidade dos grandes, coloca Bernardo Silva, também, imune às verdades que se dizem nas costas, ao cinismo ou aos eufemismos. Um grito de Pep Guardiola não o incomoda. A sinceridade das verdades ditas e assumidas nos olhos é um valor inestimável para quem sabe que é bom no que faz. Estar rodeado dos melhores, trabalhar com quem é ainda melhor, nunca foi um risco para o sucesso e progressão de uma pessoa. Sós os inseguros se regozijam com os erros do outro; só os maus profissionais bajulam gratuitamente; só os bons se exasperam com a mediocridade, a bajulação, ou os eufemismos.
É por tudo isto, e mais, que considero Bernardo Silva um dos homens mais inteligentes e bem resolvidos que conheci e um digno discípulo de Guardiola quando decidir, como o próprio admite, ser treinador. Afinal, caro Bernardo, filho de doutor pode dar jogador.

Verdadeiro dia das mentiras
Se mandasse, trocava o Dia das Mentiras de 1 de abril para 31 de dezembro. Porque não há dia do ano em que se minta mais: «vou deixar de fumar; vou perder peso; vou começar a poupar; vou dar mais atenção à família; vou ajudar mais o próximo; etc…» Resultado: o dia 1 de janeiro transformou-se num cemitério de resoluções de fim de ano... No dia 31 de dezembro confrontamos aquilo que somos e tempos com aquilo que gostaríamos de ser e ter. Já o 1 de janeiro marca a fronteira entre a força de vontade e a… vontade de ter força.
Já dei por mim a ser provocador ao desejar aos outros, na passagem de ano, «que a vida seja justa contigo». Mas poucos entendem a provocação por interpretarem este voto como «que a vida te dê o que mais queres», quando o que eu estou a desejar mesmo é «que a vida te dê o que mereces». Porque conheço as minhas limitações e fragilidades, nunca desejo isso para mim, receberia sempre menos do que gostaria.
Também nunca desejo a maldade de realizar todos os sonhos. A vida já nos ensinou que algumas das melhores coisas que nos aconteceram foi mesmo a não realização de um sonho que, percebemos mais tarde, ou iria dar em pesadelo ou nos impediria de embarcar num sonho ainda maior. Não tenho a veleidade de saber sempre o que é melhor para mim. Veleidade de querer prever, controlar e exigir. Só assim estarei mais disponível para aproveitar as oportunidades e as boas surpresas que a vida sempre reserva e mais protegido das agruras e deceções. No mais, é como canta Jorge Palma: «Reduz as necessidades se queres passar bem».
Que 2024 nos inspire a todos a ser mesmo boas pessoas. É mais simples que sermos más pessoas, dá menos trabalho e é a maneira mais fácil de termos o que realmente precisamos e merecemos."

Novo ano, o mesmo foco


"Esta edição da BNews aborda vários temas da atualidade benfiquista, com destaque para a entrevista concedida por Aursnes.

1. Compromisso e ambição
"Queremos a primeira posição" é uma das frases fortes da entrevista a Aursnes, que considera jogar no Benfica "incrível desde o primeiro dia".

2. 300 jogos
Rafa atingiu a marca dos 300 jogos oficiais de águia ao peito e é elogiado por colegas. Veja no BPlay.

3. Baterias carregadas
Aproximam-se desafios importantes para as Inspiradoras, numa altura em que o Benfica voltou a subir no ranking europeu de clubes de futebol no feminino.

4. Agenda desportiva
Fique a par dos horários dos jogos previstos para o fim de semana. Em futebol, o Benfica visita o Arouca no sábado, às 18h00. No mesmo dia, na Luz, há partidas de hóquei em patins (com o Famalicense às 17h00) e de futsal no feminino (Povoense, 20h00). E a equipa B recebe o Belenenses, no Benfica Campus, às 15h30. A equipa feminina de futebol enfrenta o Valadares Gaia, no Benfica Campus, domingo às 11h00.
Para conhecer os horários de todos os jogos, consulte o Site Oficial.

5. Bom desempenho
Isaac Nader ganhou a São Silvestre de Lisboa, a qual foi dominada por atletas do Benfica (cinco nos primeiros oito classificados).

6. Protagonista
Mário Madeira, coordenador técnico das equipas de competição da natação benfiquista, é o entrevistado da semana, para ver na BTV ou ler no jornal O Benfica.

7. Representação significativa
O Benfica é o clube com mais futebolistas convocados na mais recente chamada à Seleção Nacional Sub-16.

8. Iniciativa importante
O Sport Lisboa e Benfica e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação juntaram esforços para uma dádiva coletiva de sangue e registo na base nacional de dadores de medula óssea, uma iniciativa realizada no Museu Benfica – Cosme Damião."

Betano: S02E23 - Mercado de Inverno aberto! Novas apostas dos 3 grandes e Vítor Roque promete no Barça

5 minutos: Diário...

Águia: Diário...

Terceiro Anel: Diário...

Zero: Mercado - Álvaro Fernández, Çaglar Soyuncu, Tajon Buchanan

Zero: Saudade - S02E18 - Perigo de extinção: estes são os «10» das nossas vidas

ESPN: Futebol no Mundo #300 - Vitor Roque no Barcelona, a volta de Vini Jr e mais

Hora 2, excerto...

Mercados, excerto...

6, excerto...

Lanças, excerto...

Hora, excerto...

Contas Feitas, Dúvidas Desfeitas, excerto...