Últimas indefectivações

domingo, 28 de outubro de 2018

Primeiro derby !!!

Benfica 4 - 0 Sporting B
Pauleta, Daiane, Geyse, Darlene


Primeiro jogo mais a 'sério' e nova vitória, que pecou por escassa... contra um adversário jovem, mas com alguma qualidade...

Realçar a lesão grave da Evy, durante os treinos, que irá ficar de fora vários meses.

As novas disputas

"O Benfica não ultrapassou a SAD do Belenenses e não chegou, por perturbante e dolorosa culpa própria, à liderança isolada da Liga

1. Por cá, e neste regresso aos pontos difíceis da nossa Liga, e após o jogo de ontem no emblemático Estádio Nacional - num largo final de tarde de vento intenso também na zona do Jamor - em que o Benfica não ultrapassou a SAD do Belenenses - já que o clube só joga no âmbito competitivo da Associação de Futebol de Lisboa - e não chegou, por perturbante e dolorosa culpa própria, à liderança isolada da Liga NOS, constatamos a revelação que é o Santa Clara, a dupla vitória do Portimonense afastando a desilusão da Taça de Portugal e a situação bem complicada de Nacional e Desportivo das Aves. E hoje teremos no Dragão e em Alvalade o regresso à competição das duas outras marcas que representam Portugal nas duas competições europeias de clubes.
E, assim, se entre nós está sedimentada a Liga principal acredito que uma disputa próxima passará, ou não, pela manutenção da segunda Liga como competição profissional, pela continuidade da Liga Revelação e pela extinção, ou não, a prazo das equipas B. E esta luta, que antecipo, não deixará de envolver, de forma indirecta, o campeonato nacional de seniores. Afinal a reformulação dos modelos competitivos do futebol português, tantas vezes anunciada e tantos anos adiada.

2. No âmbito externo, e como consequência do Congresso da FIFA que decorreu esta semana na capital do Ruanda, Kigali, percebemos a disputa intensa entre a FIFA e a UEFA acerca do nascimento, sob a égide da FIFA, de um Mundial de Clubes que seria (será?) um directo concorrente da europeia Liga dos Campeões. Para já o projecto foi para «discussão aprofundada». A mesma que, em termos similares, ocorre no âmbito da UEFA, e suscitada pela Associação da europeia Liga de Clubes, e que tenta diminuir o peso das quatro grandes ligas na fase de grupos da Liga dos Campeões. E assim se sente a relevância do futebol como âncora dos novos produtos que a industria do prazer - que já não apenas do espectáculo - quer ter na sua forte e atractiva carteira. E daí que o futebol chegue às novas plataformas digitais, com todas as consequências para os operadores televisivos que pensam, e bem, na verticalização dos seus produtos. Mesmo que certos reguladores, literal e normativamente condicionados, não tenham capacidade para antecipar o próximo - futuro. Como é, entre nós, a Lei da Televisão, mas também a ERC, a ANACOM ou a Autoridade da Concorrência. E tudo se vai manter, antecipo, apesar da capacidade e da vontade da nova Ministra da Cultura - que vivamente cumprimento já que lhe reconheço visão, modernidade e sentido estratégico -, já que viveremos um intenso ano eleitoral. E estas matérias não são nada fáceis... em tempo de eleições. Europeias e nacionais!

3. Uma outra luta, e que afecta milhares de consumidores portugueses, tem que ver com o acesso aos principais jogos de futebol da Europa. Quem assinou a Sport TV acreditava que teria acesso às principais ligas europeias, incluindo a Liga dos Campeões. E acreditava que a Sport TV tudo faria para lhes proporcionar esses produtos. Em razão da sua fidelidade, razão do crescimento e da manutenção da empresa. Hoje decorre um universalmente atractivo Barcelona - Real Madrid. A Eleven, a nova e motivadora plataforma, detém os direitos da Liga espanhola. Como os da francesa. Como os da Liga dos Campeões. E perante esta nova indústria do prazer, que não apenas do espectáculo, temos acrescidas despesas em que tenha sido alterado o preço de assinaturas da Sport TV. Que proporciona golfe, motociclismo, por ora Fórmula 1 e as ligas que estavam esquecidas no seu cardápio, como a chinesa ou a turca. E, assim, sem que os reguladores digam algo - ou sejam sem que sejam, aqui, proactivos! - temos o regresso aos tempos iniciais da Sport TV. Temos mesmo. Como a curto prazo, e em razão de novas (velhas alianças!), todos irão perceber. Incluindo alguns clubes - mesmo certos ditos grandes! - que andam distraídos ou... então são coniventes com estas novas (velhas) alianças- Que aí estão, sob a capa de novos e interessantes produtos!

4. Uma outra luta, interna, tem que ver com a manutenção ou larga reformulação do Tribunal Arbitral do Desporto. Os interesses, subtilmente difusos, multiplicam as suas actividades, os seus seminários e  as suas naturais perplexidades. E os seus dizeres! E há seminários intelectualmente orientados e em que, mesmo em instalações de instituições de referência do nosso desporto, o pensamento único domina e, sob a capa das orientações subjectivas do organizador do evento/seminário, só se convidam oradores que pensem de maneira conforme. Como certo Brasil está tão perto de nós... Bem perto! Ali ao virar da esquina... Mesmo ao pé da Cruz Quebrada!!!!

5. Outra luta, esta mais relativa, terá que ver com a crescente afirmação do futebol feminino e com a consciência por parte dos principais clubes, seus adeptos e novos patrocinadores que o futebol inclusivo determina, a curto prazo, crescentes orçamentos. O Barcelona, o Real Madrid, o PSG, o Bayern ou o Lyon já têm orçamento para o futebol feminino que vão dos três aos oito milhões de euros. E os espectadores nos estádios estão a crescer todos os anos. Em rigor neste âmbito tudo cresceu mais nos últimos cinco anos do que nos últimos trinta! O Benfica já o percebeu, e bem, e está a fazer uma aposta séria, acompanhando Sporting, Boavista, Marítimo, Estoril e Sporting de Braga. E o Futebol Benfica, o Valadares-Gaia, a Ovarense ou o Clube Albergaria, entre outros, vão resistindo. Mas as grandes marcas do futebol português vão, também elas, dominar, a curto/médio prazo o futebol feminino em Portugal. E eu não esqueço, por ter acompanhado de perto, a década gloriosa do 1.º Dezembro, ali nesse palco singular e único, verdadeira paisagem cultural da Humanidade, que é Sintra.

6. Luta foi a construção do Estádio da Luz. Contra um estádio municipal em e de Lisboa o Benfica avançou, acreditou e construiu. Com o empenho de Luís Filipe Vieira e Mário Dias e com a anuência de Vítor Santos, Humberto Pedrosa, Manuel Vilarinho e José Guilherme, entre outros relevantes benfiquistas.
Luta quotidiana te Cristiano Ronaldo. Cada jogo é mais uma vitória. De querer e força. De entrega e de vontade. Com golos do outro mundo, como o de ontem frente ao Empoli. Que vale a pena ver e rever. Aqui, e por ser de justiça, na Sport TV.

7. Aquilo que aconteceu com os adeptos do Braga em Guimarães não é luta. É ou incompetência ou vergonha. E esta envolve, sempre, um desagradável sentimento. Que se sente ou se virá a sentir a bem curto prazo!"

Fernando Seara, in A Bola

A eficácia e a identidade

"O domínio sufocante, a falta de equilíbrios defensivos, e por fim, a anarquia táctica

A pressão alta
1. Entrada pressionante do Benfica, obrigando o Belenenses a defender muito próximo da sua baliza. A equipa encarnada a demonstrar que queria chegar cedo ao golo, e para isso contribuiu a pressão alta exercida logo na primeira fase de construção do Belenenses.

Os corredores
2. O Benfica apresentava uma dinâmica colectiva muito forte, com o corredor central muito activo, quer a encurtar espaços sem bola, quer a servir os corredores laterais, corredores esses a funcionar de forma distinta: no esquerdo, Rafa ou Salvio a procurarem espaços interiores para libertar o flanco para Grimaldo; no direito, solicitava-se mais o passe na profundidade, aproveitando o espaço nas costas da linha defensiva do Belenenses.

Os golos
3. Circulação, posse de bola, cantos, penáltis, tudo isto se traduziu em oportunidades, ou seja, 30 minutos de bom nível do Benfica, mas a faltar quem ligasse todo este domínio com as redes adversárias. E depois aparece a eficácia do Belenenses, a levar uma vantagem de dois golos para o intervalo e a obrigar o Benfica a abdicar dos princípios que o levaram ao domínio sufocante nos primeiros 30 minutos.

Os equilíbrios
4. Perante a exibição da primeira parte, uma questão se coloca? O que falhou no Benfica? Parece-me que foram os equilíbrios defensivos, e para validar isso mesmo podemos recorrer a um desses princípios, que nos diz que devemos manter a superioridade numérica, o que se verificou, por exemplo, no segundo golo sofrido, já que, num contra-ataque, o Belenenses conseguiu ficar com quatro contra três, contrariando esse princípio.

A identidade
5. Com as alterações introduzidas, o passar do tempo e a desvantagem de dois golos, deu para perceber três coisas: em primeiro lugar, o Benfica não conseguiu corrigir a questão dos equilíbrios defensivos; em segundo lugar, a ansiedade em querer fazer tudo muito rápido em nada contribuiu para a criação de situações de golo; por último, importa referir a falta de identidade estrutural e automatismos, isto porque para se ganhar uma identidade e automatismos, quer sejam sectoriais ou intersectoriais, é necessário muito tempo de treino e jogos, e na verdade foi a primeira vez que o Benfica jogou com três avançados em simultâneo, e o que gerou alguma anarquia táctica."

Armando Evangelista, in A Bola

Algumas novidades

"O Conselho da FIFA esteve reunido no Ruanda, onde foram tomadas algumas decisões relevantes para o futuro da modalidade, algumas delas com impacto na estrutura normativa do futebol a nível mundial.
Foram tomadas algumas decisões relevantes quanto ao futuro das competições, designadamente quanto ao Mundial de Futebol Feminino e aos prémios a atribuir no âmbito dessa prova e outras relativas ao calendário internacional de jogos. Foram também decididos alguns pontos relevantes relacionados com o desenvolvimento da modalidade.
No que concerne à reforma do sistema de transferências, os membros do Conselho da FIFA apoiaram o pacote de alterações recentemente tornado público e que dizem respeito, entre outras, às seguintes matérias: criação de uma clearing house para processar as transferências com o objectivo de proteger a integridade do futebol e evitar a conduta fraudulenta; introdução obrigatória de um sistema de transferência electrónica a nível nacional, seguindo o modelo em vigor para as transferências internacionais, bem como de um sistema de registo electrónico nacional; regulamentos novos e mais fortes relacionados com a actividade dos intermediários; regras quanto aos empréstimos de jogadores; alterações ao regime de contribuição de solidariedade.
Relativamente à possibilidade de existirem jogos da La Liga a serem disputados fora do território espanhol, a FIFA enfatizou, a este propósito, que os jogos oficiais devem ser jogados dentro do território da respectiva associação-membro. Tal circunstância vem reforçar o princípio de unicidade e territorialidade das federações desportivas."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola

Benfiquismo (CMXCII)

Golos...

Vermelhão: Desperdício de várias formas !!!

Belenenses 2 - 0 Benfica


Esta tarde a falar com alguns Benfiquistas, avisei das armadilhas desta noite, mas era o único que demonstrava receio, o resto mostrava-se muito confiante... e mais uma vez, não gosto nada de ter razão!!!
As jornadas pós-Champions são sempre 'complicadas' e nem sequer é a questão física, a maior parte das vezes é a mudança do 'chip'... os jogos são completamente diferentes! Hoje, até entrámos bem, e criámos vários oportunidades de perigo, mas quando se começa a falhar em quantidade industrial, inclusive um penalty (tanto tempo para este corno levou para marcar um penalty a favor do Benfica!), e no outro lado, em 3 remates marca-se 2 golos, tudo fica muito difícil...
Mas até não era impossível dar a volta, voltámos a entrar bem, no 2.º tempo, com oportunidades consecutivas, algumas falhadas de forma inacreditável... Mas depois, o treinador 'sabotou' a equipa, com substituições aparvalhadas!!!
Já não é a primeira vez que isto acontece: não é por termos avançados a jogar em posições mais recuadas, que a equipa fica mais ofensiva!!! Sem desequilibradores em campo, a equipa ficou totalmente partida... tornando os últimos minutos os piores da equipa!!!

Não vou fazer análises individuais, porque isso seria injusto... hoje perdemos todos!
Depois de tanto esforço, perder a liderança desta forma é frustrante... Se no passado recente, devido a lesões ou a plantéis mal construídos, tínhamos poucas opções, hoje não é o caso... Se o ano passado, mudámos o 'estilo' de jogo em Guimarães, e a equipa melhorou muito... está na altura de voltar a 'tirar' um (ou mais) coelhos da cartola, senão será uma época muito longa e dolorosa (0 golos em dois jogos consecutivos é indicador de alguma coisa)!!! E nem sequer está em causa, o facto dos Corruptos também já terem perdido jogos com equipas teoricamente mais fracas (e em casa!), o problema é que o Benfica para ser Campeão tem que ser muitíssimo melhor que todos os outros... porque senão, existem sempre outro tipo de 'desequilibradores'!!!

6.ª Supertaça

Benfica 14 - 2 Carvalhos

Mais um caneco, para uma das nossas secções mais vitoriosas! Que merece ir à Argentina disputar a Intercontinental...