Últimas indefectivações

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Leonor...

Eliminação...

Kairat 6 - 2 Benfica

Não se pode oferecer golos da forma como o Benfica o fez, no 2-2 no fim do tempo regulamentar, 'oferecermos' os dois golos (mesmo que no 2.º eu acho que o Cecílio foi primeiro empurrado e só depois é que houve disputa de bola...!)
Mas além desta estranha forma de 'altruísmo', também tivemos muito azar, foram pelo menos 4 bolas em cima da linha que não entraram só por milagre... num jogo, onde só fomos inferiores no início da 2.ª parte!
E em cima disto tudo, mais uma vez, uma arbitragem típica da UEFA, onde valeu tudo! Já estava à espera de muita agressividade, e foi praticamente impossível aos nossos Pivot controlarem uma bola, tal a porrada que levavam sempre que a bola lá chegava... Nós já íamos com jogadores recentemente recuperados de lesões prolongadas, e durante o jogo ainda tivemos o Robinho e o Arhur a fazerem gelo! A falta que deu a lesão do Arthur nem sequer foi assinalada... e depois, com 3-2 no marcador, em prolongamento, marcam aquela falta contra o Benfica que dá o livre directo de forma absurda!

Foi uma eliminação muito ingrata, que começou com o sorteio, passou pelas muitas lesões que temos tido, que retiraram 'rodagem' a vários jogadores para este jogo, e culminaram, nos nossos erros, nos postes e nos apitos deste jogo... Agora, é importante recuperar a confiança para o Campeonato!

Andrija Radulovic | Prodígio sérvio a caminho da Luz?


"Andrija Radulovic está a ser apontado ao SL Benfica desde há umas semanas e prevê-se um mercado de Verão bastante movimentado para o prodígio da Sérvia. Radulovic tem apenas 18 anos, joga no Estrela Vermelha e é uma das maiores promessas do país dos Balcãs.
Apesar de não ser uma primeira opção no plantel sénior do campeão sérvio, o extremo tem vindo a destacar-se na equipa sub-19, mas foi na Taça da Sérvia que fez um golo e uma assistência esta época, além dos três minutos disputados na Liga Europa.
Esta jovem promessa atua preferencialmente no lado direito, onde flete muito para o corredor central e investe no drible e na progressão com bola. No entanto, o jogador também pode jogar do lado esquerdo do ataque numa função de extremo onde progride mais junto à linha e cruza para um jogador na zona central. 
Radulovic tem vindo a ser apontado a outros grandes clubes da Europa como Valência CF, FC Schalke 04, FC Inter de Milão, Tottenham Hotspur FC, FC Barcelona e Manchester City FC, sendo este último um dos favoritos a ganhar a “corrida” na contratação do extremo.
O jogador está avaliado em 1,30 milhões de euros pelo Transfermarkt, mas o Estrela Vermelha pede cerca de cinco milhões pelo passe da nova promessa europeia. Contudo, os clubes interessados em Radulovic irão ter em conta que o seu contrato expira em junho de 2022 e isso poderá dificultar a vida ao emblema de Belgrado nas negociações."

Bastidores...

105x68...

Democracia em jogo


"Uma final histórica, em que não houve vencedores nem derrotados, pois encerrava em si o movimento estudantil

A Taça de Portugal de 1968/69 evoca mais memórias do que o que se passou dentro das quatro linhas de jogo, sendo indissociável da crise académica que se vivia na altura. É um exemplo do poder agregador e democrático do desporto e de como o património desportivo pode reflectir a sociedade, contextualizada num determinado período histórico.
A crise académica de 1969 começou quando não foi permitido ao presidente da Associação de Coimbra o uso da palavra, durante a inauguração do Departamento de Matemática, em 17 de Abril desse ano, numa época em que a contestação estudantil estava em alta. A Assembleia Magna decretou luto académico, e o 'futebol aderiu de imediato. Os jogadores decidiram que sim, e assim foi', testemunhou Mário Campos, antigo jogador da Académica de Coimbra. Com uma equipa fortíssima, o 'braço armado dessa academia', como expressou Toni, os 'estudantes' apuraram-se para a fase final da Taça de Portugal. A 'festa do povo' era uma grande oportunidade para darem visibilidade ao movimento estudantil na capital portuguesa.
Na meia-final, frente ao Sporting, no Estádio de Alvalade, utilizaram um equipamento branco e braçadeiras pretas, o que criou um grande impacto. Cientes da importância de chegarem à final, os jogadores superam o seu adversário e apuraram-se para o jogo decisivo, que teria lugar em 22 de Junho, frente ao Benfica, no Estádio Nacional. Como recordou Mário Campos: 'Nós entrámos lentamente (...) Essa final foi a primeira em que se entrou lado a lado. Não fizemos minuto de silêncio, mas levámos a capa em sinal de luto, o que deu um efeito excepecional e foi bonito'. A emoldurar, nas bancadas eram visíveis os cartazes de contestação de imensa comunidade académica, e, inclusive, 'os próprios adeptos do Benfica se aperceberam daquilo que estava a acontecer e deixaram-se levar também nesse movimento', testemunhou Toni. O Benfica venceu o encontro por 2-1, o que não significou a derrota da Académica, pois, mesmo sem a presença do chefe de Estado e sem transmissão televisiva, a voz dos estudantes fez-se ouvir através do futebol, retumbando na sociedade portuguesa.
Saiba mais sobre as diferentes dimensões desta prova na reflexão 'A Taça de Portugal 1968/69: um passado complexo que abre portas para o futuro', realizada no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021, disponível no site oficial do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Emoções fortes


"Com o término da temporada a aproximar-se, sucedem-se as grandes decisões nas várias modalidades. 
 No futebol teremos a deslocação a Tondela, englobada na 30.ª jornada da Liga NOS. Os tondelenses ocupam a nona posição da tabela classificativa a somente seis pontos do sexto classificado. O jogo será realizado na sexta-feira, dia 30, às 19h00.
A equipa B visitará a Oliveirense e a equipa feminina atuará na Madeira, frente ao Marítimo, na antepenúltima jornada da fase de apuramento do campeão. As "Inspiradoras" lideram a classificação com dois pontos de avanço sobre o segundo classificado, mas com mais um jogo disputado.
O futsal reunirá muita da atenção dos amantes do desporto ao longo dos próximos dias, em virtude da disputa da final 8 da Liga dos Campeões na Croácia. Para já a nossa equipa está focada unicamente no primeiro adversário, o Kairat, do Cazaquistão, e entra em ação hoje, às 14h00.
No basquetebol, a nossa equipa tem duas partidas agendadas (quinta-feira e sábado), ambas em Oliveira de Azeméis com a Oliveirense, a contar para os quartos de final dos play-offs. A eliminatória está empatada com uma vitória para cada lado e são necessários mais dois triunfos para seguir em frente na competição.
Também na mesma fase do Campeonato se encontra a nossa equipa de hóquei em patins. O segundo jogo, com a Oliveirense, terá lugar em Oliveira de Azeméis no sábado, às 14h00. Na primeira partida não fomos felizes e estamos em desvantagem na eliminatória.
Relativamente às equipas femininas, o destaque recai na bola ao ar da final dos play-offs da Liga Skoiy de basquetebol (domingo, 15h00). O outro finalista é o União Sportiva e o desafio será na Luz. No andebol jogaremos com o SIR 1.º Maio, também na Luz, em mais uma jornada do Campeonato. No hóquei, as heptacampeãs nacionais em título procurarão somar mais um triunfo no rinque do Vilafranquense e, no futsal, as já tetracampeãs nacionais cumprirão calendário em Porto Salvo, frente aos Leões locais.
Haverá assim muito Benfica para apoiarmos ao longo dos próximos dias, fazendo votos para que possamos celebrar o pleno de triunfos que todos desejamos.
De Todos Um, o Benfica!"

Modalidades #44: Semanada...

Testes de alcoolemia


"O Arquivo da Fruta pode adiantar que a próxima medida da Liga será substituir os testes de anti-doping pelos testes de alcoolemia. Há muitos jogadores com dificuldades de equilíbrio evidentes. Quem não gosta de emborcar um Porto de penalty antes de fazer uma perninha.
Em todos os jogos a dar projeção ao néctar que é imagem de marca da cidade invicta.
Um Porto de penalty e é penalty para o putedo."

Prestígio...!!!


"O prestígio europeu do Calor da Noite. Até quando vamos todos (FPF, LPF, Governo) assobiar para o lado com este elefante na sala?


Benfica Podcast #406 - Counting down the days

O Cantinho Benfiquista #50 - We Are So Inconsistent

Visão Vermelha S2E30 - Portimão, Santa Clara...

Sagrado Balneário - João Vieira Pinto...

Benfica à Benfica - Elzo...

Fever Pitch - João, Pedro & Miguel... Trio!

Fever Pitch - João & João... Espanha!