Últimas indefectivações

sábado, 5 de maio de 2018

Vitória...

Benfica 95 - 91 CAB Madeira
27-24, 22-19, 17-29, 29-19

Não foi fácil, aquele 3.º período foi mau... mas ainda fomos a tempo da recuperação!

Fim da 2.ª Fase, vamos para o play-off, muito provavelmente contra a Ovarense... sendo que nas Meias iremos ter um muito provável encontro com os Corruptos, e uma suposta Final com a Oliveirense sem o factor casa... O cenário podia ter sido mais agradável!

Não abusem do Jonas, se faz favor

"Não tem acontecido nestes últimos anos, e ainda bem, mas o maior regalo de o próximo jogo do Benfica ser uma visita ao Lumiar é, sem sombra de dúvida, o facto da importância de mais um derby ser sempre suficientemente transcendente para nos permitir o luxo – bendito luxo – de ignorar, por falta de espaço, o jogo anterior. Deu-se o caso de ser com o Tondela. E sentenciou exemplarmente esta Liga na semana passada. Adiante. Sobre o jogo nem uma palavra, não há espaço. Sobre o significado do "score", sim, algumas palavras. Veio dar razão à corrente de pensamento pouco valorizada que defende um princípio de trazer por casa porque é, exactamente, em casa que se ganham e perdem campeonatos.
Os jogos chamados "fora" são para ir ganhando, empatar às vezes e até perder de vez em quando. Mas são os jogos em casa que decidem a coisa. Quanto mais imaculado o percurso dentro de portas mais perto se está do título. Ora no tal frente-a-frente na Luz com o Tondela conseguiu o Benfica a triste proeza de somar mais 0 pontos aos 0 pontos somados no jogo com o Porto e ao pontito solitário do derby da primeira volta. E lá se foram, assim, 8 pontos ao ar e o sonho da revalidação do título pelo 5.º ano consecutivo.
Muito mais do que um clube, o Benfica é uma obra social. Por falta de espaço face à iminência do derby desta noite, o dissecar das minudências do último jogo disputado no Estádio da Luz não acrescentaria nada de muito elevado à tese, qualquer que seja a tese. Mas não deixa de ser curioso o facto contabilístico – nada de técnico-tácticas… - apurado nessa derradeira sessão. O Tondela rematou 4 vezes à baliza dos ainda campeões e a bola entrou por 4 vezes. Como o árbitro invalidou um desses remates a ficha do jogo acabou por registar apenas 3 golos, do mal o menos. É esta a obra social a que me referia. Já no jogo anterior, na Amoreira, acontecera parecido. O Estoril rematou 2 vezes à baliza do Benfica, a bola entrou 2 vezes e o árbitro anulou um desses golos com o auxílio do VAR. Também no jogo anterior ao da Amoreira, na recepção ao Porto na Luz, a equipa visitante limitou-se a rematar uma única vez à baliza do Benfica e não é que a bola entrou? Lá está a obra social de que vos falava.
Garantem os teóricos, os apaixonados e até os diletantes que a ausência de Jonas explica cabalmente o colapso da equipa do Benfica no momento em que, sem saber verdadeiramente como, se viu dependente apenas do seu esforço para levar de vencida mais um campeonato que iniciou de modo muito pouco convincente. É profundamente injusto pensar-se assim. Não abusem do Jonas, um dos melhores futebolistas que alguma vez passou pelo futebol português. Não lhe exijam que seja o goleador-mor da equipa, o médio de construção inigualável e ainda guarda-redes, defesa, comunicador, apanha-bolas e paladino do Benfica na CMVM e no Banco de Portugal. Acabou-se-me o espaço, pronto."

Tanga de tribo

"Somos habituados ao longo da vida a ver e ouvir os maiores disparates, sem que ninguém se preocupe com isso.
Balazs Aczel, professor do Instituto de Psicologia da Univerdidade Eotvos Loránd de Budapeste (Hungria), Bence Palfi e Zoltan Kekecs, outros dois especialistas da universidade, analisaram o que significa ser estúpido!
Num primeiro tipo de situações englobaram aquelas que chamaram a 'ignorância confiante'. Acontece quando a capacidade que uma pessoa pensa ter para fazer algo ultrapassa de longe a sua real capacidade de o fazer - e está associado ao mais alto nível de estupidez.
Num segundo tipo de situações englobaram quando alguém faz alguma coisa porque perdeu, em certa medida, a capacidade de agir de outra maneira. Aczel fala aqui em 'falta de controlo' e caracteriza a situação como sendo o resultado de 'comportamentos obsessivos, compulsivos ou de toxicodependência'.
Num terceiro tipo de situações englobaram aquelas que deram o nome de 'falta de atenção - falta de sentido prático'. Trata-se de situações em que alguém faz uma coisa claramente irracional, mas por uma de duas razões: ou porque não estava a prestar atenção ou, simplesmente, porque não estava ciente de alguma coisa importante.
Vejamos:
O presidente do rival teve necessidade de escrever um texto sobre a situação económica (a que está na cabeça dele) da SAD e do clube. Desde logo, como se verá, coloca como pressuposto o que designou Grupo Sporting.
Começa por mencionar: 'Temos o reequilíbrio da situação económica-financeira de todo o Grupo Sporting, garantindo uma sustentabilidade associada a um crescendo de sucesso desportivo. Crescimento sustentado de todas as linhas de receitas comerciais - direitos TV, merchandising, bilheteira, quotizações, publicidade e patrocínios, entre outros; redução/controlo de custos, seguido de uma fase de investimento com um aumento de custos de forma controlada e sustentada; forte crescimento das receitas de venda de direitos económicos de atletas (...), recuperação dos direitos económicos de 37 jogadores (...), melhor contrato de direitos TV em Portugal resultante da negociação com a NOS num total global de 515 milhões; aumento de números de sócios, tendo já ultrapassado os 170 000 e mantendo um objectivo de crescimento continuado'.
Onde, como e quando?
Em primeiro lugar mete tudo dentro do mesmo saco!
O valor dos rendimentos e ganhos operacionais, na época de 2015/2016, foi de 68,75 milhões, e na época de 2016/2017, foi de 80 milhões. E a que se deveu essencialmente este aumento? Ao aumento das receitas com participação nas provas da UEFA, que passou de 8,4 milhões para quase 15 milhões. Correlativamente, os direitos de TV aumentaram em 1 milhão, por força do market pool e das transmissões televisivas - muito pouco!
Mas os custos?
Isto é um aumento de custos de forma controlada e sustentada?
(Total: 2015/16 - 78.494M€; 2016/17 - 96.926M€)
E depois escreve esta patacuada enorme:
'Na avaliação prévia a toda a 'crise' institucional do Sporting, os assessores financeiros do Sporting já tinham antecipado alguns riscos relacionados com operações de empréstimos obrigacionistas pelas seguintes razões: há um ricsoreputacional associado ao SLB (Sport Lisboa e Benfica) relacionado com tudo o que tem vindo a ser divulgado em termos de investigações por parte do Ministério Público (..). A propósito de o Sporting ter apresentado uma proposta de 60 milhões, o SLB também fez em 2013 e 2014 um pedido de autorização de empréstimos obrigacionistas até 130 milhões, que foi o compromisso que assumiu com o Novo Banco depois de ter sido apanhado na hecatombe do BES e de ter de reembolsar quase 150 milhões de obrigações emitidas particularmente e que estavam colocadas nos fundos da ESAF (...). O SLB tem três emissões que tem de renovar anualmente de 45+50+6 milhões = 155 milhões. Actualmente o SLB não tem exposição à banca o que limitará qualquer tipo de apoio caso haja defaults (...)'.
O que tem que ver a investigação do Ministério Público ao Benfica com o risco da operação obrigacionista do Sporting? Por acaso não será exactamente o contrário? O problema, a existir, será para o Benfica e, pelo contrário, o Sporting só beneficiará com isso.
Afirma ainda o dito senhor que aumentou o património com o Pavilhão João Rocha.
Ora vejamos:

O Sporting vai pedir em termos práticos um empréstimo obrigacionista de 60 milhões. Se 'acreditarmos' em tudo o que é dito, a venda de João Mário e Adrien seria mais do que suficiente para pagar grande parte dos VMOC, o pavilhão e suportar o aumento significativo, descontrolado, dos custos. Mas não... O que se vê é uma necessidade de recorrer ao mercado e aumentar a dívida obrigacionista em mais de 30 milhões!
Ora, quem apregoa liquidez e saúde financeira não precisa de ir buscar ao mercado mais 30 milhões para pagar o aumento das dívidas e o aumento dos custos, operacionais e do investimento. Principalmente para valores de activos, que é menos de metade dos activos do Benfica. E não precisa de chutar o actual empréstimo obrigacionista para a frente!

Este filme vimos nós muitas vezes em Portugal e levou à intervenção da Troika que hoje ainda se sente, principalmente para quem rendimentos do trabalho maiores. Mas sabemos o número de insolvências que isso custou!
Tudo o que este senhor disse é somente um cometa, um raciocínio tautológico.
A coisa não tem nada que ver com isso, mas, sim, única e exclusivamente com um jogo de futebol. Se no sábado o Benfica ganhar, o sistema financeiro do Sporting não vai prestar para nada. Se perder, o sistema financeiro do Sporting é um prodígio!"

Pragal Colaço, in O Benfica

Sabe quem é? Até a polícia bateu... - Ângelo Martins

"A pancadaria no Sporting - Benfica que começou a arder no vendedor de gelados; O quartel onde o foram salvar

1. O pai era sapateiro na Travessa das Antas e, a ele, quando alguém o via a tirar encanto da bola no pé e lhe dizia: «Ainda o vamos ver no FC Porto» - solene e pomposo, afirmava: «Qual FC Porto, qual quê! Do Benfica, senhor!»

2. Acrísio, irmão que também jogava futebol, levou-o para o Académico do Porto.Tão bom se mostrou que, não podendo jogar pelos juniores por ter menos de 16 anos, um director puxou de uma manigância: pô-lo a jogar a final do campeonato, contra o FC Porto, com identidade falsa, como se tivesse 18. E não foi só...

3. Tinha tio fanático portista que não descansou enquanto não o arrastou à Constituição, a teste no FC Porto. Nem precisou de treinar para que logo lhe dessem ficha a assinar. Ao sabê-lo, o director do Académico fez pior do que já fizera ao pô-lo a jogar com nome que não era o seu - assinou por ele ficha que, de pronto, enviou para a AFP. Vendo-se duas nos serviços, abriu-se o imbróglio - e não foi apenas o director do Académico que acabou irradiado, irradiado também foi ele, por via das duas fichas e da falsificação da idade.

4. Passou a jogar apenas «futebol popular» pelo clube do bairro, o Monte Aventino. «Depois o filho do dono da Fábrica Ranito convidou-me para lá de modo a jogar pela sua equipa no Campeonato Corporativo». Ao bater dos 20 anos apuraram-no para a tropa, destacaram-no para o Regimento de Cavalaria 4 de Santarém - e o destino voltou a dar-lhe a volta à vida.

5. Pelo quartel apareceu-lhe, sorrateiro, alguém a perguntar-lhe: «O senhor pode dispor do seu tempo amanhã par vir comigo a Lisboa? É que o Benfica quer vê-lo treinar». Surpreendido, murmurou-lhe: «Não vale a pena, fui irradiado do futebol» - e Abílio Santos exclamou-lhe: «Se ficar aprovado, pode ser que deixe de estar irradiado, acredite». Os treinos saíram-lhe tão a primor que o Benfica correu a levar o pedido de amnistia à DGD. Com o caso resolvido, o FC Porto ainda tentou, em vão, desviá-lo de lá.

6. Pelo Benfica fez o primeiro jogo em Novembro de 1952, contra o Barreirense. Não tardou, passaram a tratá-lo como «Serrafeiro» - e seu primeiro de 7 títulos de campeão, o de 54/55, começou a desenhar-se com vitória por 1-0 em Alvalade. Campeão voltou a ser com Otto Glória em 56/57. A caminho desse título, com o FC Porto a morder-lhe os calcanhares, o Benfica tremeu ao empatar com o Belenenses por 2-2, depois de estar a ganhar por 2-0. Otto zangou-se: «Os jogadores não cumpriram o que lhes disse, deve ter-lhes dado alguma coisa na cabeça» - e, no dia seguinte, cada um tinha no seu cacifo multa de 500 escudos: «por negligência e não terem acatado as ordens do treinador».

7. Não, o chicote passava por isso e pelo Lar dos Jogadores que Otto criara: «Quem não cumprisse horários de repouso também era multado a doer. E não acontecia apenas aos solteiros do Lar. Uma vez, fui apanhado em casa duma vizinha às 23.10, na sua festa de anos, aplicaram-me 1000 escudos de multa - e eu ganhava 750 por mês».

8. Pior lhe sucedeu em Março de 59: o Benfica perdeu em Alvalade por 2-1, essa foi a derrota que abriu caminho ao título que o FC Porto ganhou no ano do «caso Calabote» - e a dado instante do jogo com o Sporting, a bola saiu do campo, o apanha-bolas que era vendedor de gelados, não lhe quis dar, ele correu pela pista para lha arrancar das mãos, Libório escorregou e caiu - incendiou-se a ira, no estádio.

9. Apesar da escaramuça continuou em jogo, a 25 minutos do fim acabou expulso: «Foi a primeira injustiça: quem fez falta sobre o Travassos foi o Alfredo, eu até estava longe. Como venderam bilhetes a mais, a pista estava cheia - e ao sair do relvado fui barbaramente agredido. O Artur Santos quis ajudar-me, levou cacetada de um polícia, ficou logo estendido no chão. Foram os jogadores do Benfica que o colocaram na maca, e levaram-no para o balneário...»

10. Mais contou da sua odisseia nesse Sporting-Benfica de ânimos a arder: «Com o Artur desmaiado, eu é que apanhei mais porque não desmaiei - e ainda me culparam de toda a confusão. Juntaram à ideia a agressão ao homem dos gelados, agressão que não houve, que só lhe tirei a bola e ele é que caiu. E foi assim que, tendo sido mais vitima que culpado, a FPF me suspendeu por um ano - foi uma vergonha»."

António Simões, in A Bola

Benfiquismo (DCCCXVIII)

Cardozogolo!!!

Uma Semana do Melhor... com fumaças !!!

Jogo Limpo... Guerra & Fanha

Segundo lugar é mau

"FC Porto é um justo vencedor. Muito mérito de Sérgio Conceição. Ganhar com menos recursos aumenta o merecimento.

O FC Porto é um justo vencedor deste campeonato. Tem razões para festejar e todas importantes. Primeiro porque vence uma prova nacional - não acontecia há 17 competições, acabando com o segundo período de maior jejum da sua história. Só uma vez participou em mais de 17 provas seguidas sem vencer. Depois vence com merecimento, numa altura em que tem o clube intervencionado e com um investimento gigante de um adversário e uma overdose de vitórias e de ânimo noutro. Em rigor, este ano o FC Porto ganhou o campeonato, perdei-o e voltou a ganhá-lo. Como digo aos meus amigos portistas, este devia valer por dois. Muito mérito de Sérgio Conceição e gerir os seus recursos. Ganhar com menos recursos aumenta e não diminui o merecimento.
Já o Benfica perdeu-o bem cedo, recuperou-o, para voltar a entregá-lo. O Sporting nunca permitiu que o seu treinador tivesse condições de o vencer, pois mal chegou à liderança desatou a convocar assembleias-gerais.
Este fim-de-semana há um Sporting-Benfica, que para mim tem diminuto interesse, embora o queira vencer. Não festejo segundos lugares e sempre vi coberto de ridículo esse regozijo em clubes que se dizem grandes. Para mim o segundo lugar é mau. Para se ter a noção do que se joga no sábado, o Benfica tenta ficar em segundo lugar para igualar o pior ano dos últimos oito campeonatos. O Sporting tenta ser segundo, para igualar o melhor ano dos últimos 16. Vamos então disputar um jogo carregado de história, com a obrigatória ilusão de vencer. Não sabemos se habemus Jonas, nem que Jonas pode haver, mas temos que mostrar uma ambição e uma garra dignas da camisola. No Benfica o futuro é hoje e, por isso, não há longo prazo que faça os adeptos esquecer o presente. Agora, é vencer em Alvalade e mostrar a qualidade que já vimos várias vezes no Benfica desta época.
Real Madrid - Liverpool numa final da Liga dos Campeões é uma das maiores homenagens à velha Taça dos Campeões Europeus. Os dois já estiveram em mais de 30 finais, não são uma parte muito grande dela. Dizer que o Real Madrid é o grande favorito só aumenta a probabilidade de haver magia dos reds, habituados a lutar contra o destino e a estatística."

Sílvio Cervan, in A Bola

PS: Este politicamente correcto faz-me um pouco de confusão...
Existe também uma 'falsidade' nesta coluna: a estória dos Corruptos terem menos recursos, porque estão intervencionados, é treta!
A maior parte dos jogadores do plantel dos Corruptos foram contratados nas épocas do Lopetegui... muito provavelmente, nessas duas épocas, tivemos o maior investimento de um clube português na história do Tugão!!! É verdade que houve má gestão, alguns jogadores não foram aproveitados e até foram emprestados...
Aquilo que os Corruptos fizeram esta época, foi 'recuperar' alguns desses jogadores, algo que não se irá repetir: primeiro porque não tem mais jogadores de qualidade emprestados; segundo porque têm muitos jogadores em fim de contrato, que vão sair...
Portanto, se continuarem 'limitados' pela UEFA (o que parece provável, porque os dois jogadores onde podiam 'encaixar' mais dinheiro estão lesionados), aí sim, vamos ver os Corruptos, com 'menos' recursos...!!!

17m95 !!!

E pronto, o inevitável aconteceu!!!
Pedro Pablo Pichardo bateu o Recorde Nacional do Triplo-Salto, com 17m95, no 1.º Metting da Diamond League de 2018.
Logo, num novo duelo com o Cristhian Taylor, que ainda deu maior brilho à vitória!
Concurso praticamente todo feito acima dos 17m44, só um salto abaixo (onde nem pisou a tábua!!!). Sem lesões, vai-nos trazer muitas alegrias, se calhar o próprio recorde do Mundo!!! Mesmo que isso vá criar azia em muita gente na FPA e afins...!!!

PS: O Benfica anunciou hoje a contratação da Victoria Kaminskaya, para o nosso projecto Olímpico. A nadadora nascida na Rússia, mas que se mudou para a 'minha região' ainda criança, tem de facto muito talento, e com trabalho pode chegar longe nos grandes campeonatos... mas, é preciso entre outras coisas alguma humildade!
Não conheço a Victoria pessoalmente, mas tenho amigos em comum... e todos falam de alguma arrogância! Nesta coisa da alta competição, é preciso ter muito cabecinha... e infelizmente o historial da natação portuguesa não ajuda a dar confiança!!!

Golos...

Quinta dos Lombos 0 - 10 Benfica

Cabazada, na última jornada da Fase Regular, a confirmar um bom momento da equipa... com um brinde: o regressdo de Chaguinha à competição! Grande reforço, para a Taça e especialmente para o Play-Off...