Últimas indefectivações

sábado, 29 de agosto de 2020

Também gostaria de ter Messi


"Sei que não é possível ter Messi, mas sei também que são cada vez mais possíveis jogadores que para outros se tornaram impossíveis

Não concordo com algumas análises feitas por muitos adeptos do Benfica sobre o dossier Cavani. Registo de interesses: Cavani é, para mim, um jogador fabuloso, seria fantástico se tivesse sido possível vê-lo com a camisola do Benfica. Mas é tranquilizador saber que administração do Benfica tenta contratar um dos melhores jogadores do mundo, vai até ao seu limite financeiro para o conseguir, mesmo que no final tal não seja possível.
Fico satisfeito e tranquilo porque contratámos um internacional brasileiro, um internacional belga, um internacional alemão e falhámos um internacional uruguaio. Ficava deprimido se o Benfica festejasse a contratação do Carraça, não por ter falhado a do Cavani. Não tenho saudades de Escalona, tenho saudades de Pablo Aimar.
Esteve muito bem Rui Costa a esclarecer, com verdade, que o Benfica foi até ao limite do que podia para ter um jogador de categoria mundial. Não foi pelo Benfica que Cavani não joga de manto sagrado. Também gostava de Messi no Benfica e sei que não é possível, mas sei também que não são cada vez mais possíveis jogadores que para outros se tornaram impossíveis. Festejo isso. Espero que o Benfica mantenha o nível de exigência até agora demonstrado nas aquisições em falta. Não precisamos de muito, precisamos de muito bom.
Enquanto segue a animação do defeso, começaram os jogos-treino, por agora sem transmissão televisiva. Não vi como foram os 4-1 ao Estoril, nem os 4-0 ao Belenenses, nem ainda os 5-1 ao Farense. Fica a curiosidade de querer sintonizar a BTV para assistir aos próximos jogos com o Bournemouth, domingo, e com o SC Braga, quarta-feira.
Chegámos pela terceira vez a uma final da Youth League e, mesmo sem a vitória na final, pode esta geração ter a certeza do futuro. Alguns vão jogar na principal equipa do Benfica, outros vão ser vendidos e seguir carreiras em bons clubes, mas quase todos terão percursos de sucesso. O Benfica é, por agora, conjuntamente com o Red Bull Salzburgo, a melhor escola de formação de futebol do mundo.
Hoje há sorteio do campeonato em que iremos conquistar o 38 e segunda as bolas internacionais escolhem entre Rapid de Viena, AZ Alkmaar e PAOK para um início de época a valer quase 50 milhões.
Jorge Jesus já deixou indicações que este ano é «rumo a tudo»."

Sílvio Cervan, in A Bola

Cadomblé do Vata (biaites...)


"1. O TAD confirmou a descida administrativa do Vitória de Setúbal... ou como se diz em futebolês-português; o TAD confirmou o alargamento da I Liga no prazo máximo de 10 anos.
2. Ontem surgiu a noticia de que o Sporting CP está a tentar desviar Taremi do FC Porto... portanto, o Rio Ave já tem garantido que vai vender o iraniano, só não sabe quem lhe vai ficar a dever 5 milhões de euros. 
3. Apesar de Mariano Diaz não querer sair do Real Madrid, mesmo sabendo que não entra nas contas do Zidane, o SL Benfica continua muito interessado no dominicano... o avançado merengue é uma excelente alternativa a Zivkovic para a posição de "estou-me a cagar se jogo, quero é o meu todo certinho na conta ao fim do mês".
4. Em 2019 a Liga de Clubes distinguiu Joaquim Oliveira. Este ano o contemplado foi Valentim Loureiro... curiosamente, o prémio foi uma bola dourada, mas vá... coincidências...
5. Brincadeiras à parte, desde o primeiro dia desta página que tenho tentado passar uma mensagem de fair play, porque é assim que devemos estar no desporto... é por isso e porque nunca devemos guardar rancores de ninguém que desejo aqui publicamente, as maiores felicidades e sucessos ao Makaridze nos derbys contra Pinhalnovense, Amora e Olímpico do Montijo."

A novela Cavani


"Estava na altura de escrever sobre o Cavani não estava?
Eu ainda evitei durante alguns anos que foi o tempo que isto tem durado.
Mas antes de tudo parece-me importante dizer o seguinte.
A minha novela preferida foi a Tieta do Agreste.
Ai Betty Faria, Betty Faria.
O que eu faria naqueles tempos.
Enfim.
Como novela achei mais completa.
A Única Mulher da Rita Pereira e a Vingança com o Diogo Morgado também não eram más.
Mas esta do Benfica com o Cavani tem mais acção.
É suspense e ao mesmo tempo tem um argumento recheado com mentiras e traições.
Como uma boa novela deve ter.
Mas vamos lá por partes.
Primeiro uma dúvida que me assombra.
Qual a diferença da Novela Cavani.
Para a Novela Taremi?
Será por uma ser dobrada em uruguaio e a outra em iraniano?
Porque se fala tanto do avançado do PSG e das suas indecisões em aceitar.
E não se fala mais no avançado do Rio Ave e nas suas iguais indecisões.
São negócios díspares.
De acordo.
Mas se tivermos em conta a música do genérico “vai ser apresentado amanhã”.
Acho que andam muito equiparados.
Talvez um passe mais em horário nobre na Rede Globo.
E o outro às cinco da manhã na RTP2.
A dança até pode ser diferente.
Mas o baile parece-me o mesmo.
Cavani foi claramente um passo maior que a perna de Luís Filipe Vieira.
As eleições obrigavam a isso.
Mas era o único passo possível para meter o pé no coração dos benfiquistas.
Os valores parecem-me incomportáveis para o futebol português.
Se for o que o irmão e empresário pede.
Até para o futebol chinês.
E duvido bastante que uma estrela desta dimensão aceite jogar no campeonato português.
Assim como não acredito que algum dia jogue por cá um tal Peter Schmeichel.
Ou um super titulado Iker Casillas.
Já nem falando em Aimar ou Saviola.
Portanto acho que a nível de mediatismo ficamos apresentados.
Se é verdade que o uruguaio é de outro mundo.
Já cá tivemos outros de outras galáxias.
Sobre o negócio.
Parece-me simples.
O Benfica fez uma proposta.
E Cavani virá se não tiver uma superior.
E quando digo superior não me refiro apenas a dinheiro.
Que na minha opinião é algo que não será determinante na sua escolha.
Falo em campeonatos mais atractivos.
E em projectos onde a Liga dos Campeões não seja apenas um sonho.
Cavani não está a dormir.
Até agora ainda não teve nada deste género.
E sabe que o tempo está a esgotar-se.
O Benfica até contratar outro ponta de lança vai sempre esperar.
E este é o impasse. Cavani acha a hipótese Benfica a melhor.
Dentro de todas as que não teve.
Mas isso são todos os jogadores com o chamado “mercado dos tubarões”.
Que é muito raro nos nossos oceanos.
Normalmente pescamos petinga.
O Benfica quis pescar este tubarão com a mão e com uma linha de pesca.
E tem que o aguentar e cansar até o puxar para terra.
Até lá.
É rezar para não aparecer um navio com canas maiores."

Miguel Oliveira, o orgulho dos motards portugueses


"Ouvir o hino português cantado no mais reconhecido certame deste desporto e assistir à coroação no mais alto lugar do pódio de uma pessoa de caráter, com quem nós nos revemos e que tão bem exemplifica a nossa raça. A raça de um falcão que ataca no momento certo. Como dizia o meu professor Joaquim Bento “somos só dez milhões. A maioria não acredita nas suas potencialidades. Mas há sempre quem da lei da morte se liberta”.

O país rendeu-se definitivamente ao piloto português da prova rainha de motociclos, o MotoGP. E se alguns fieis seguidores já acompanhavam as incidências desta competição há largos anos em boa verdade a grande maioria são fãs que Miguel Oliveira conquistou agora com o seu sorriso simpático e a sua feroz competitividade. Portugal sempre se mostrou mais atento às provas de automóveis como a Formula 1 ou até aos ralis relegando os motociclos para segundo plano, embora exista por cá uma comunidade de motards muito interessante e activa, que neste momento estará com toda a certeza em êxtase com o aparecimento da nossa nova estrela.
É sobretudo desses que eu falo e nos quais não me incluo. Embora tenha tido uma mota CRM-50 quando era mais novo, da qual guardo muitas e boas recordações, assumo que nunca fui um aficionado, talvez por achar que o perigo que representam não compensa a liberdade que sentimos em cima delas. Ainda assim sei reconhecer o prazer de guiar uma, a sensação única de aventura e emoção. E sei também reconhecer que à exceção de uns quantos energúmenos temos vários clubes e associações motards que exemplificam todo o espírito de camaradagem, respeito e valores que a sociedade devia ter por adquirida.
Para estes a mota é muito mais que um motociclo, é um culto, uma tribo feita de sentimentos e causas onde o respeito, a irmandade, a solidariedade e a igualdade assumem importância central. São muitas vezes mal vistos pelas más praticas de alguns motoqueiros mas regra geral são pessoas animadas que estimulam a protecção e a segurança e que invariavelmente demonstram um amor e uma cumplicidade pela sua de uma forma única. É por isso que acho ser este um prémio justo e merecido para quem há tantos anos defende este desporto de duas rodas, o estima e o promove. O Miguel é por isso o justo reconhecimento para os verdadeiros motards portugueses e um embaixador singular que representará um crescimento brutal dos que seguem este desporto com paixão e emoção. Quantos de nós é que não vibraram com aquela ultrapassagem histórica de olhos embaciados e pele de galinha?
Mas o Miguel Oliveira representa muito mais do que isso. Representa a dignidade e a humildade na vitória, o respeito pelos outros e a inteligência que marca a diferença entre o “quase” e a verdadeira conquista. Isso é um duplo prazer. Ouvir o hino português cantado no mais reconhecido certame deste desporto e assistir à coroação no mais alto lugar do pódio de uma pessoa de carácter, com quem nós nos revemos e que tão bem exemplifica a nossa raça. A raça de um falcão que ataca no momento certo. Como dizia o meu professor Joaquim Bento “somos só dez milhões. A maioria não acredita nas suas potencialidades. Mas há sempre quem da lei da morte se liberta”. É por isso um justo prémio para uma sociedade em sofrimento neste tempo tão sombrio e em especial uma satisfação merecida para os motards portugueses que são dignos desse nome.
«Ele é fixe, polido, inteligente e bem educado. Há pessoas que pensam que um corredor de topo deve ser duro, nem sempre polido e não muito bem educado; por isso, olhavam para o Miguel e pensavam, “ok, ele nunca será um vencedor”», disse Hervé Poncharal, patrão da equipa Tech3 KTM."

João & Patrick... França!

O desporto e as empresas


"Hoje em dia, é banal verificar-se a aproximação entre a prática desportiva e as empresas. Mas nem sempre foi assim. Com a profissionalização desportiva, houve uma aproximação das organizações desportivas com as lógicas empresariais (Barbusse, 2009). Podemos situar este fenómeno, consoante os países, a partir da década de 1980. Ao caracterizarmos a instrumentalização do desporto por determinadas empresas, podemos constatar que ele serve, internamente, em quatro domínios que pertencem à função de recursos humanos: o recrutamento, a formação, a comunicação interna e o desenvolvimento social.
O desporto, enquanto “ferramenta” e modelo, é visto como uma forma de mobilização do pessoal e um meio de melhorar a sua performance económica. No entanto, um exame detalhado sobre a “oferta” permite verificar que a instrumentalização do desporto pelas empresas é muito frágil. Algumas empresas podem “oferecer” aos seus trabalhadores a prática regular de actividades físicas e desportivas ou podem colocar à disposição espaços para o efeito (no seio da empresa ou fora dela, recorrendo a parcerias com clubes ou ginásios). A prática desportiva permite manter o corpo em forma e de ser mais resistente ao esforço, logo para o trabalho.
Ele pode ser também “prescrito” numa perspectiva de gestão do stresse. Tanto no plano físico, como mental, o desporto é considerado como uma fonte de equilíbrio pessoal, traduzido na fórmula latina “mens sana in corpore sano” (mente sã num corpo são), atribuída ao poeta romano Juvenal. Para além das virtudes físicas e mentais, é preciso não esquecer que existem as virtudes simbólicas. Ao examinar o caso da Adidas, o sociólogo Julien Pierre (2006) revela que a oferta desportiva é interpretada pelos trabalhadores, em particular os dirigentes, como uma vantagem social que funciona segundo um processo de “dom coercitivo”.
O desporto na empresa permite, de facto, aumentar a coesão interna, com a criação de redes informais, de identificação comum, etc. Não existem em Portugal muitos estudos sobre a importância do desporto nas empresas."

Plantel Andebol 2020-21


"A equipa de Andebol retoma actividade hoje num jogo a contar para a qualificação da EHF European League, a nova prova da EHF que vai substituir a antiga EHF Cup. É altura de avaliar o que aconteceu no plantel e fazer algumas previsões para a época.

Guarda-Redes
Sergey Hernández (ex-Logroño), Gustavo Capdeville e Pedro Tonicher (equipa juniores)
Saídas: Borko Ristovski (Vardar) e Miguel Espinha (Huesca)
Foi um ano com muitas novidades para o Andebol. A começar na baliza, onde Borko Ristovski saiu ainda antes da época passada terminar e, já durante o verão, saiu Miguel Espinha, um guarda-redes que foi aposta por Carlos Resende na sua passagem pelo Benfica. Vamos continuar com Gustavo Capdeville como segundo guarda-redes. É um luxo termos um guarda-redes tão talentoso como Capdeville numa posição mais de rotação. É o futuro titular do Benfica e da selecção nacional. Além Capdeville, contratámos Sergey Hernández, um guarda-redes internacional pela seleção principal espanhola. Costuma ser o terceiro guarda-redes da seleção. É um excelente carimbo de qualidade. E por último, teremos Pedro Tonicher, um jovem de 17 anos, que irá ter aqui uma boa oportunidade para evoluir e que poderá aparecer em jogos de menor importância.

Central
Lazar Kukic (ex-Logroño) e Francisco Pereira
Saídas: Romé Hebo (1º Agosto) e Pedro Seabra (Águas Santas)
Esta é uma das posições onde houve maiores mudanças. Lazar Kukic será à partida o principal central da equipa. É um internacional sérvio, muito forte a atacar e que poderá ser interessante para defender caso o Benfica opte por uma defesa em 5x1. Parece-me uma boa aposta para combinar com Petar Djordjic, o nosso melhor marcador na época passada. Uma pena não ter mais uns centímetros. No geral é o que falta a esta equipa. Alguma altura e peso. Pois os nossos principais rivais têm muita altura e muito peso e numa modalidade como o Andebol isso faz diferença. A rodar com Kukic teremos Francisco Pereira. Um jovem de 21 anos da nossa formação. Vai ter funções acrescidas este ano. Vai ter mais tempo de jogo. Parece-me neste momento um jogador que defende melhor do que ataca. Vamos ver como evolui ao longo do ano. Saíram Romé Hebo, que raramente jogou, e Pedro Seabra, que é um jogador que tem o melhor problema de Lazar Kukic na minha opinião. Ataca muito bem, não defende tão bem. Ainda assim, é o jogador que melhores memórias me deixa destes três anos de Carlos Resende. Era uma aula de Andebol vê-lo jogar. Não ficaria surpreendido em ver Bélone a amealhar algum tempo de jogo como central.

Lateral Direito
Bélone Moreira, Kévynn Nyokas e Guilherme Tavares (equipa juniores)
É a única posição que não terá caras novas no plantel. A mim parece-me que é a posição que mais desespera por um reforço neste momento, porque nem Bélone, nem Nyokas conseguem ajudar o Benfica defensivamente. Guilherme Tavares será o terceiro elemento. À partida aparecerá em jogos de menor importância ou na eventualidade de alguma lesão. Tem 18 anos.

Lateral Esquerdo
Arnau García (ex-Toulouse), Petar Djordjic e Dilan Belalcázar (equipa juniores)
Saídas: Nuno Grilo (Águas Santas) e Carlos Molina (sem clube)
Nesta posição, vamos continuar a contar sobretudo com Petar Djordjic, que foi o melhor marcador da nossa equipa na maioria dos jogos da época passada. A rodar com o sérvio teremos Arnau García que é na verdade mais um especialista defensivo - a posição que Carlos Molina ocupou no ano passado - , no entanto também ataca e que poderá ficar com as sobras de Djordjic. Arnau vai ter muito tempo de jogo porque irá ser sempre a primeira opção para uma eventual substituição defesa-ataque com qualquer um dos nossos jogadores da primeira linha. Dilan Belalcázar é uma aposta do clube. É um colombiano que chegou para a nossa formação na época passada. Tem apenas 20 anos. À primeira vista, parece-me que terá algumas oportunidades para jogar visto que o espaço na equipa estará lá caso Arnau fique mais para jogar à defesa. Mas não conheço bem o que vale. Quanto a Nuno Grilo e a Carlos Molina não há muito a dizer. São dois jogadores que não corresponderam às expectativas.

Ponta Direita
Carlos Martins e Ola Rahmel (ex-Kiel)
Saídas: Davide Carvalho (ano sabático)
É a par da posição da guarda-redes a nossa melhor posição a nível de talento. Temos um ponta direita da seleção nacional e um ponta direita alemão que chega de uma das melhores equipas do mundo. Acho que aqui vamos ver algo que não é muito costume ver no Andebol. Rahmel é alto. Tem 1,90m. É mais alto do que quer Nyokas, quer Bélone. E como tal não seria de surpreender vermos Rahmel a defender a posição que normalmente é defendida por um lateral, enquanto Nyokas/Bélone defende a ponta. Davide Carvalho acaba por sair com Carlos Resende. É um jogador da formação. Não se encaixa no perfil que o Benfica neste momento parece estar à procura.

Ponta Esquerda
Mahamadou Keita (ex-Ivry) e João Pais
Saídas: Fábio Vidrago (retirou-se)
Keita é um francês que à primeira vista vai trazer algum espectáculo aos pavilhões da Luz. É muito atlético. Vai acumular grande parte do tempo de jogo. João Pais ficará com as sobras. É um dos nossos capitães. Para uma vaga na rotação, é um jogador útil. Aqui também poderá acontecer a situação do ponta defender como segundo (no lugar do lateral), visto que Keita é alto também e Djordjic não é espetacular a defender. Fábio Vidrago decidiu retirar-se da modalidade. Parece-me um pouco cedo. Tem apenas 31 anos. Mas de certeza que foi a melhor opção para ele e há que respeitar.

Pivot
Matic Suholeznik (ex-Dunkerque), Pedro Loureiro (emp. Belenenses) e Paulo Moreno
Saídas: René Toft Hansen (Bjerringbro) e Ricardo Pesqueira (ano sabático)
Chegamos finalmente à posição que mais mexidas teve e que se tem discutido mais. Matic Suholeznik é um esloveno de 2.00m e que aparece no site da EHF European League com 141kg. Um pouco pesado, mas nada impossível de recuperar. Os pivots facilmente têm 120-130kg. Parece-me um jogador muito interessante e que muito provavelmente vai perder algum peso ao longo da época, se é que já não perdeu. Perdendo peso passa a ser uma opção válida para o ataque, que era onde se destacava mais quando estava na Eslovénia, antes de rumar a França onde provavelmente por opção do Dunkerque ganhou mais peso. Paulo Moreno é um jogador que não é tão alto (1.93m) mas que tem ganho boa estampa física. Ataca bem e acho que é uma questão de oportunidade para mostrar que também poderá defender bem. Pedro Loureiro é um jovem de 21 anos que regressa de um empréstimo. Pelas fotos, parece que também perdeu algum peso. É alto (2.03m) e parece estar no peso ideal. Na formação nunca mostrou ser tecnicamente muito evoluído. Mas é um jogador que estou curioso para ver visto que Chema Rodriguez, o novo treinador do Benfica, com a selecção da Hungria, onde era treinador-adjunto, utilizava muita vez sistemas com dois pivots e como tal, Pedro Loureiro poderá ter algum tempo de jogo extra.

- Previsões para a época
Eu gosto do plantel. Acho que é um plantel estruturado com base naquilo que o Benfica se tem proposto (qualidade em simultâneo com uma aposta na formação). Se Dilan, Guilherme Tavares e Pedro Loureiro contarem de facto para as opções de Chema e mostrarem porque é que o clube apostou neles, creio que teremos uma boa época. Por outro lado, sinto que mais do que mais um pivot ou mais um central - que o clube precisa por uma questão de profundidade -, esta equipa precisa de um bom lateral direito com impacto nos dois lados do campo. Provavelmente o clube não conseguiu desfazer-se do contrato com Kevynn Nyokas, mas é neste momento um jogador que não se encaixa muito bem nesta equipa. Oxalá que ele recupere os níveis que teve no passado, mas não estou a contar muito com isso. É um plantel jovem (média de idades 26 anos) onde apenas quatro jogadores têm 30 ou mais anos (Nyokas 34 e Pais 32 são os mais velhos). O que parece-me que poderá ser uma vantagem para nós no decorrer da época.
A nível de previsões, continuamos a estar atrás do Porto. O Porto trocou o guarda-redes suplente, o principal pivot e dois laterais. Substituir Alexis Borges será sempre difícil e talvez estejam piores nessa posição. Mas para as laterais arranjaram Ivan Sliskovic, um internacional croata, e Diogo Silva, uma das maiores promessas do Andebol Mundial. Parecem-me muito mais fortes aqui. Além de terem já juntado Martim Costa, um jovem de 17 anos que no ano passado já era dos melhores marcadores da Liga. Continuam a ser os grandes favoritos ao título.
O Sporting trocou Carlos Carneiro por Nuno Roque, perdeu dois pontas estrangeiros e só foi buscar Darko Djukic (ponta internacional sérvio), perdeu Luís Frade para o Barcelona e arranjou um internacional ucraniano de 33 anos para o substituir e dos seis laterais que tinha, só ficaram dois, tendo contratado Jens Schongarth, um alemão gigante, e recuperado Salvador Salvador, um jovem muito talentoso. Parece-me que a equipa perdeu alguma qualidade. É uma equipa mais velha, com nove jogadores com 30 anos ou mais. Muito dependente de Carlos Ruesga. Mas que no entanto tem muita altura e muito peso na primeira linha. Parecem-me perfeitamente ao nosso alcance caso os nossos reforços confirmem as nossas expectativas. No entanto a diferença de alturas e de peso poderá pesar.
O nosso plantel foi construído para lutar por um segundo lugar. Acho que temos hipóteses. Mas não é certinho. Não consigo dizer já que somos favoritos ou não, sem ver os jogadores primeiro em acção. É uma equipa que quero muito ver jogar para ver se é desta que o ano zero resulta ou não. Além de que o projecto para já parece ser muito interessante."

Modalidades: Andebol...

Calendário...

Calendário da I Liga:
1.ª FC Famalicão-Benfica 18.ª
2.ª Benfica-Moreirense 19.ª
3.ª Benfica-Farense 20.ª
4.ª Rio Ave-Benfica 21.ª
5.ª Benfica-Belenenses 22.ª
6.ª Boavista-Benfica 23.ª
7.ª Benfica-SC Braga 24.ª
8.ª Marítimo-Benfica 25.ª
9.ª Benfica-Paços Ferreira 26.ª
10.ª Gil Vicente-Benfica 27.ª
11.ª Benfica-Portimonense 28.ª
12.ª Santa Clara-Benfica 29.ª
13.ª Benfica-Tondela 30.ª
14.ª FC Porto-Benfica 31.ª
15.ª Benfica-Nacional 32.ª
16.ª Sporting-Benfica 33.ª
17.ª Benfica-Vitória SC 34.ª

Calendário da II Liga:
1.ª Benfica B-Vilafranquense 18.ª
2.ª Casa Pia-Benfica B 19.ª
3.ª Benfica B- GD Chaves 20.ª
4.ª CD Mafra-Benfica B 21.ª
5.ª Benfica B-Estoril Praia 22.ª
6.ª Arouca-Benfica B 23.ª
7.ª Benfica B-AC Viseu 24.ª
8.ª Leixões-Benfica B 25.ª
9.ª Cova Piedade-Benfica B 26.ª
10.ª Benfica B-Varzim 27.ª
11.ª Feirense-Benfica B 28.ª
12.ª Benfica B-Vizela 29.ª
13.ª Penafiel-Benfica B 30.ª
14.ª Benfica B-Oliveirense 31.ª
15.ª SC Covilhã-Benfica B 32.ª
16.ª Benfica B-Académica 33.ª
17.ª FC Porto B-Benfica B 34.ª

Elogio à formação


"Diz-se que 'à terceira é de vez', assim como se evoca que 'não há duas sem três'. Estes dois aforismos contradizem-se, mas ao povo pouco ou nada interessa e credibilidade das suas máximas, nem tal afecta, que se saiba, o omnipresente PIB, o sacrossanto saldo da balança comercial ou as inúteis sondagens online de jornais. Mas hoje, enquanto escrevo esta crónica - falta agora meia hora para o início da final da UEFA Youth League - torna-se problemático encontrar conforto na sabedoria popular supostamente inerente à consagração de aforismos, especialmente de antitéticos.
É de ressalvar, no entanto, que a terceira final disputada em sete edições da UEFA Youth League, independentemente do seu desfecho, justifica o elogio ao projecto de formação que tem sido desenvolvido pelo Sport Lisboa e Benfica.
Embora considere que o 'resultadismo' e a 'campeonite' podem prejudicar o retorno que a formação deve dar, há que reconhecer que os títulos são uma consequência natural do trabalho bem feito. Não po acaso, desde que a aposta benfiquista na formação passou a dar retorno, também os títulos surgiram e a presença em finais da 'champions' dos juniores passou a ser quase normal.
Do meu ponto de vista, a formação serve unicamente para aumentar a competitividade do nosso plante profissional. Seja pelo contributo desportivo de atletas formados no Benfica Campus, seja porque, pela alienação de passe destes atletas, aumentamos a nossa capacidade de investimento, é-me indiferente. Só me importa que, no final de cada temporada, a nossa equipa sénior arrecade troféus. E é inegável que, nos últimos sete anos, a nossa formação tenha sido instrumental nos muitos títulos conquistados. Obrigado!"

João Tomás, in O Benfica