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sábado, 29 de agosto de 2020

O desporto e as empresas


"Hoje em dia, é banal verificar-se a aproximação entre a prática desportiva e as empresas. Mas nem sempre foi assim. Com a profissionalização desportiva, houve uma aproximação das organizações desportivas com as lógicas empresariais (Barbusse, 2009). Podemos situar este fenómeno, consoante os países, a partir da década de 1980. Ao caracterizarmos a instrumentalização do desporto por determinadas empresas, podemos constatar que ele serve, internamente, em quatro domínios que pertencem à função de recursos humanos: o recrutamento, a formação, a comunicação interna e o desenvolvimento social.
O desporto, enquanto “ferramenta” e modelo, é visto como uma forma de mobilização do pessoal e um meio de melhorar a sua performance económica. No entanto, um exame detalhado sobre a “oferta” permite verificar que a instrumentalização do desporto pelas empresas é muito frágil. Algumas empresas podem “oferecer” aos seus trabalhadores a prática regular de actividades físicas e desportivas ou podem colocar à disposição espaços para o efeito (no seio da empresa ou fora dela, recorrendo a parcerias com clubes ou ginásios). A prática desportiva permite manter o corpo em forma e de ser mais resistente ao esforço, logo para o trabalho.
Ele pode ser também “prescrito” numa perspectiva de gestão do stresse. Tanto no plano físico, como mental, o desporto é considerado como uma fonte de equilíbrio pessoal, traduzido na fórmula latina “mens sana in corpore sano” (mente sã num corpo são), atribuída ao poeta romano Juvenal. Para além das virtudes físicas e mentais, é preciso não esquecer que existem as virtudes simbólicas. Ao examinar o caso da Adidas, o sociólogo Julien Pierre (2006) revela que a oferta desportiva é interpretada pelos trabalhadores, em particular os dirigentes, como uma vantagem social que funciona segundo um processo de “dom coercitivo”.
O desporto na empresa permite, de facto, aumentar a coesão interna, com a criação de redes informais, de identificação comum, etc. Não existem em Portugal muitos estudos sobre a importância do desporto nas empresas."

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