Últimas indefectivações

sábado, 29 de agosto de 2020

Plantel Andebol 2020-21


"A equipa de Andebol retoma actividade hoje num jogo a contar para a qualificação da EHF European League, a nova prova da EHF que vai substituir a antiga EHF Cup. É altura de avaliar o que aconteceu no plantel e fazer algumas previsões para a época.

Guarda-Redes
Sergey Hernández (ex-Logroño), Gustavo Capdeville e Pedro Tonicher (equipa juniores)
Saídas: Borko Ristovski (Vardar) e Miguel Espinha (Huesca)
Foi um ano com muitas novidades para o Andebol. A começar na baliza, onde Borko Ristovski saiu ainda antes da época passada terminar e, já durante o verão, saiu Miguel Espinha, um guarda-redes que foi aposta por Carlos Resende na sua passagem pelo Benfica. Vamos continuar com Gustavo Capdeville como segundo guarda-redes. É um luxo termos um guarda-redes tão talentoso como Capdeville numa posição mais de rotação. É o futuro titular do Benfica e da selecção nacional. Além Capdeville, contratámos Sergey Hernández, um guarda-redes internacional pela seleção principal espanhola. Costuma ser o terceiro guarda-redes da seleção. É um excelente carimbo de qualidade. E por último, teremos Pedro Tonicher, um jovem de 17 anos, que irá ter aqui uma boa oportunidade para evoluir e que poderá aparecer em jogos de menor importância.

Central
Lazar Kukic (ex-Logroño) e Francisco Pereira
Saídas: Romé Hebo (1º Agosto) e Pedro Seabra (Águas Santas)
Esta é uma das posições onde houve maiores mudanças. Lazar Kukic será à partida o principal central da equipa. É um internacional sérvio, muito forte a atacar e que poderá ser interessante para defender caso o Benfica opte por uma defesa em 5x1. Parece-me uma boa aposta para combinar com Petar Djordjic, o nosso melhor marcador na época passada. Uma pena não ter mais uns centímetros. No geral é o que falta a esta equipa. Alguma altura e peso. Pois os nossos principais rivais têm muita altura e muito peso e numa modalidade como o Andebol isso faz diferença. A rodar com Kukic teremos Francisco Pereira. Um jovem de 21 anos da nossa formação. Vai ter funções acrescidas este ano. Vai ter mais tempo de jogo. Parece-me neste momento um jogador que defende melhor do que ataca. Vamos ver como evolui ao longo do ano. Saíram Romé Hebo, que raramente jogou, e Pedro Seabra, que é um jogador que tem o melhor problema de Lazar Kukic na minha opinião. Ataca muito bem, não defende tão bem. Ainda assim, é o jogador que melhores memórias me deixa destes três anos de Carlos Resende. Era uma aula de Andebol vê-lo jogar. Não ficaria surpreendido em ver Bélone a amealhar algum tempo de jogo como central.

Lateral Direito
Bélone Moreira, Kévynn Nyokas e Guilherme Tavares (equipa juniores)
É a única posição que não terá caras novas no plantel. A mim parece-me que é a posição que mais desespera por um reforço neste momento, porque nem Bélone, nem Nyokas conseguem ajudar o Benfica defensivamente. Guilherme Tavares será o terceiro elemento. À partida aparecerá em jogos de menor importância ou na eventualidade de alguma lesão. Tem 18 anos.

Lateral Esquerdo
Arnau García (ex-Toulouse), Petar Djordjic e Dilan Belalcázar (equipa juniores)
Saídas: Nuno Grilo (Águas Santas) e Carlos Molina (sem clube)
Nesta posição, vamos continuar a contar sobretudo com Petar Djordjic, que foi o melhor marcador da nossa equipa na maioria dos jogos da época passada. A rodar com o sérvio teremos Arnau García que é na verdade mais um especialista defensivo - a posição que Carlos Molina ocupou no ano passado - , no entanto também ataca e que poderá ficar com as sobras de Djordjic. Arnau vai ter muito tempo de jogo porque irá ser sempre a primeira opção para uma eventual substituição defesa-ataque com qualquer um dos nossos jogadores da primeira linha. Dilan Belalcázar é uma aposta do clube. É um colombiano que chegou para a nossa formação na época passada. Tem apenas 20 anos. À primeira vista, parece-me que terá algumas oportunidades para jogar visto que o espaço na equipa estará lá caso Arnau fique mais para jogar à defesa. Mas não conheço bem o que vale. Quanto a Nuno Grilo e a Carlos Molina não há muito a dizer. São dois jogadores que não corresponderam às expectativas.

Ponta Direita
Carlos Martins e Ola Rahmel (ex-Kiel)
Saídas: Davide Carvalho (ano sabático)
É a par da posição da guarda-redes a nossa melhor posição a nível de talento. Temos um ponta direita da seleção nacional e um ponta direita alemão que chega de uma das melhores equipas do mundo. Acho que aqui vamos ver algo que não é muito costume ver no Andebol. Rahmel é alto. Tem 1,90m. É mais alto do que quer Nyokas, quer Bélone. E como tal não seria de surpreender vermos Rahmel a defender a posição que normalmente é defendida por um lateral, enquanto Nyokas/Bélone defende a ponta. Davide Carvalho acaba por sair com Carlos Resende. É um jogador da formação. Não se encaixa no perfil que o Benfica neste momento parece estar à procura.

Ponta Esquerda
Mahamadou Keita (ex-Ivry) e João Pais
Saídas: Fábio Vidrago (retirou-se)
Keita é um francês que à primeira vista vai trazer algum espectáculo aos pavilhões da Luz. É muito atlético. Vai acumular grande parte do tempo de jogo. João Pais ficará com as sobras. É um dos nossos capitães. Para uma vaga na rotação, é um jogador útil. Aqui também poderá acontecer a situação do ponta defender como segundo (no lugar do lateral), visto que Keita é alto também e Djordjic não é espetacular a defender. Fábio Vidrago decidiu retirar-se da modalidade. Parece-me um pouco cedo. Tem apenas 31 anos. Mas de certeza que foi a melhor opção para ele e há que respeitar.

Pivot
Matic Suholeznik (ex-Dunkerque), Pedro Loureiro (emp. Belenenses) e Paulo Moreno
Saídas: René Toft Hansen (Bjerringbro) e Ricardo Pesqueira (ano sabático)
Chegamos finalmente à posição que mais mexidas teve e que se tem discutido mais. Matic Suholeznik é um esloveno de 2.00m e que aparece no site da EHF European League com 141kg. Um pouco pesado, mas nada impossível de recuperar. Os pivots facilmente têm 120-130kg. Parece-me um jogador muito interessante e que muito provavelmente vai perder algum peso ao longo da época, se é que já não perdeu. Perdendo peso passa a ser uma opção válida para o ataque, que era onde se destacava mais quando estava na Eslovénia, antes de rumar a França onde provavelmente por opção do Dunkerque ganhou mais peso. Paulo Moreno é um jogador que não é tão alto (1.93m) mas que tem ganho boa estampa física. Ataca bem e acho que é uma questão de oportunidade para mostrar que também poderá defender bem. Pedro Loureiro é um jovem de 21 anos que regressa de um empréstimo. Pelas fotos, parece que também perdeu algum peso. É alto (2.03m) e parece estar no peso ideal. Na formação nunca mostrou ser tecnicamente muito evoluído. Mas é um jogador que estou curioso para ver visto que Chema Rodriguez, o novo treinador do Benfica, com a selecção da Hungria, onde era treinador-adjunto, utilizava muita vez sistemas com dois pivots e como tal, Pedro Loureiro poderá ter algum tempo de jogo extra.

- Previsões para a época
Eu gosto do plantel. Acho que é um plantel estruturado com base naquilo que o Benfica se tem proposto (qualidade em simultâneo com uma aposta na formação). Se Dilan, Guilherme Tavares e Pedro Loureiro contarem de facto para as opções de Chema e mostrarem porque é que o clube apostou neles, creio que teremos uma boa época. Por outro lado, sinto que mais do que mais um pivot ou mais um central - que o clube precisa por uma questão de profundidade -, esta equipa precisa de um bom lateral direito com impacto nos dois lados do campo. Provavelmente o clube não conseguiu desfazer-se do contrato com Kevynn Nyokas, mas é neste momento um jogador que não se encaixa muito bem nesta equipa. Oxalá que ele recupere os níveis que teve no passado, mas não estou a contar muito com isso. É um plantel jovem (média de idades 26 anos) onde apenas quatro jogadores têm 30 ou mais anos (Nyokas 34 e Pais 32 são os mais velhos). O que parece-me que poderá ser uma vantagem para nós no decorrer da época.
A nível de previsões, continuamos a estar atrás do Porto. O Porto trocou o guarda-redes suplente, o principal pivot e dois laterais. Substituir Alexis Borges será sempre difícil e talvez estejam piores nessa posição. Mas para as laterais arranjaram Ivan Sliskovic, um internacional croata, e Diogo Silva, uma das maiores promessas do Andebol Mundial. Parecem-me muito mais fortes aqui. Além de terem já juntado Martim Costa, um jovem de 17 anos que no ano passado já era dos melhores marcadores da Liga. Continuam a ser os grandes favoritos ao título.
O Sporting trocou Carlos Carneiro por Nuno Roque, perdeu dois pontas estrangeiros e só foi buscar Darko Djukic (ponta internacional sérvio), perdeu Luís Frade para o Barcelona e arranjou um internacional ucraniano de 33 anos para o substituir e dos seis laterais que tinha, só ficaram dois, tendo contratado Jens Schongarth, um alemão gigante, e recuperado Salvador Salvador, um jovem muito talentoso. Parece-me que a equipa perdeu alguma qualidade. É uma equipa mais velha, com nove jogadores com 30 anos ou mais. Muito dependente de Carlos Ruesga. Mas que no entanto tem muita altura e muito peso na primeira linha. Parecem-me perfeitamente ao nosso alcance caso os nossos reforços confirmem as nossas expectativas. No entanto a diferença de alturas e de peso poderá pesar.
O nosso plantel foi construído para lutar por um segundo lugar. Acho que temos hipóteses. Mas não é certinho. Não consigo dizer já que somos favoritos ou não, sem ver os jogadores primeiro em acção. É uma equipa que quero muito ver jogar para ver se é desta que o ano zero resulta ou não. Além de que o projecto para já parece ser muito interessante."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!