Últimas indefectivações

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Primeiros jogos

"1. Aí estão os primeiros jogos da época, sempre avidamente seguidos pelos adeptos, já que (infelizmente) são sempre bastantes as novidades nas equipas. Claro que ainda é cedo para conclusões. Houve motivos para satisfação (alguns dos reforços deram indicações positivas mas nem sempre quem mais se distingue na pré-época confirma depois...), houve motivos para insatisfação (naturais deficiências nas marcações por parte da defesa, golo do empate frente ao Bordéus já para além da hora - os jogos são a feijões mas gostamos sempre de ganhá-los!).
Em suma, mais vitória, menos empate (escrevo antes do jogo de terça-feira), foram dois jogos-treino e há motivos para acreditar numa época bem positiva... mesmo até no fim! Apesar de termos ainda quase mês e meio até sabermos em definitivo quais dos principais 'craques' saem e ficam.
Tanto mal fazem ao Futebol - constantes transferências, milionários que fazem e desfazem clubes e equipas, estrangeiros a mais, cá e lá fora - e, apesar de tudo, não conseguimos passar sem os jogos e sem sofrermos pelos nossos emblemas!...

2. Não alinho no grupo daqueles que consideram os empresários de Futebol uma espécie a abater. Compreendo que eles são necessários aos jogadores e, portanto, têm de existir. E, como em todas as profissões, há os bons e os maus, os honestos e os desonestos. Nos últimos tempos, a propósito de Bruma e de Oblak, os empresários (e seus colaboradores...) voltaram a estar em foco. Resta saber se por bons ou maus motivos.

3. As coisas na Arbitragem parecem novamente quentes e agora por causa da classificação dos árbitros. Só espero é que não seja oportunidade para regressos ao passado. É que fiquei bem preocupado quando li, no fim-de-semana passado, que a cabeça de Vítor pereira poderia rolar e que um forte candidato seria... Carlos Carvalho. Carlos Carvalho, presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Porto durante longos anos, incluindo os do... Apito Dourado, e que também aparece nas Escutas da época. A ver vamos no que isto dará...

4. Paulo Pereira Cristóvão, ex-vice-presidente do Sporting, vai mesmo ser julgado. E lembrar-me eu que a Direcção de Godinho Lopes, da qual ele fazia parte, nunca tomou qualquer posição, tornando-se, na prática, conivente..."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Objectivamente (Bana)

"Esta semana ficou marcada pelo desaparecimento de um dos nomes mais importantes da cultura lusófona. BANA, ou Adriano Gonçalves, como queiramos. Era uma figura notável da música de Cabo Verde e de África que se radicou em Lisboa desde os anos 70, bem perto do Estádio da Luz, onde fez questão de viver por ser um fervoroso adepto benfiquista. Era, aliás, esta faceta como benfiquista que o tornou ainda mais popular junto dos seus amigos e admiradores quando já à frente do conhecido bar «Monte Cara», em Campo de Ourique, fazia questão de exteriorizar os seus sentimentos de forma bem sofrida quando o SLB perdia ou bem divertida e eufórica quando havia razões para festejar!
Mais tarde foi também ele que inaugurou o B.LEZA no largo do Conde Barão, em Lisboa, com tanto sucesso para a cultura africana e lusófona, que lançou a moda dos bares, discotecas e «noite africana» com o sucesso que hoje é reconhecido.
Bana acompanhava de perto tudo o que dizia respeito ao Benfica. Frequentava o Estádio com os seus amigos na bancada como dizia sentir-se melhor e viver mais intensamente os jogos.
Pode dizer-se que são figuras como Bana que ajudam na divulgação do nome do Benfica pelo Mundo. Dos milhares e milhares de espectáculos que fez por todos os continentes havia sempre uma conversa com os seus compatriotas sobre o Glorioso. Sendo ele um ídolo tinha muitos seguidores que gostavam de o imitar em tudo. Até na sua paixão clubística. O Benfica esteve representado nas cerimónias fúnebres e até o presidente da República de Cabo Verde se deslocou a Lisboa para se despedir de Bana em representação de todos os seus compatriotas.
Foi cremado e as suas cinzas irão para Cabo Verde. Paz à sua alma!"

João Diogo, in O Benfica

Já falta pouco...



Como Benfiquista estou bastante ansioso em relação à inauguração do Museu Cosme Damião. Será difícil agradar a todos, dentro do Benfica isso, é praticamente impossível!!! Mas como Benfiquista exijo rigor na informação prestada, no futuro Museu, é o mínimo exigível. O Benfica não precisa de interpretações falaciosas, para engrandecer a História do Benfica, basta contar a verdade. Esse comportamento é típico de outros...
Um video colocado no youtube, sobre a trágica morte do Francisco Lázaro deixou-me preocupado. O Francisco Lázaro foi atleta do SL Benfica, várias temporadas (e não do Futebol Benfica - que nem existia na altura -, como os antis ignorantes alegam), nas no ano dos Jogos Olímpicos de 1912, não era atleta federado no SL Benfica... Merece ser recordado como Benfiquista, a sua História de vida, merece ser relembrada no Museu do Benfica, mas a informação sobre a sua filiação clubística no momento da sua prematura morte, não pode ser escondida...