Últimas indefectivações

sábado, 11 de agosto de 2012

De dedo em riste

"Jorge Jesus, após um jogo de preparação, de dedo em riste, deu um ralhete a um futebolista seu, Ola John. Foi o escândalo, o horror e a indignação! O país desportivo acordou em choque. Os três molhos de folhas tintadas a que chamam jornais desportivos fizeram do acto capa. Os comentadores teorizaram sobre o treinador carrasco e sobre o jogador vítima. Segundo me pareceu, nunca os jornalistas portugueses tinham visto um treinador a dar um ralhete, em público, a um jogador. Nunca. E o acto chocou-os. E o acto indignou-os. E o acto permitiu-lhes tecer comentários sobre o valor do treinador como homem. No dia seguinte, perguntaram à pobre vítima o que achava do vil verdugo. A pobre vítima, para espanto dos inquiridores, não se achava vítima de coisa alguma. Achava normal e nada de especial que o seu treinador o tivesse corrigido com mais veemência.
Em seguida, apurou-se a forma de acertar no alvo: não era o ralhete que se questionava, era o facto de ter sido em público e não no recato do balneário. Garanto que, perante o alarido causado, se fosse agora, o treinador do nosso Benfica certamente teria feito os reparos longe dos olhares sensíveis dos jornalistas sensíveis. Mas, possivelmente, o treinador em causa terá visto anteriores ralhetes públicos que foram encarados como normais pela chusma que agora se indigna. A título de exemplo, a dita chusma não se indignou quando, no dia 7 de Abril, durante um jogo entre o clube do sr. Salvador e o clube do sr. Costa, o treinador Vítor Pereira, aos 25 minutos de jogo e com o resultado empatado, deu um ralhete, de dedo em riste e aparentemente com ameaças, ao árbitro Olegário Benquerença. Também foi em público, foi transmitido pela televisão em sinal aberto para todo o país e, pelos vistos, também foi um treinador a corrigir alguém do seu clube. Não fez capa de nenhum jornal e a chusma achou normal..."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Parcerias de sucesso...

"1. Pelos vistos, andámos todos a pagar o Centro de Treinos do FC Porto ao longo destes anos! E eu que julgava que aquilo era um 'jeito' da Câmara de Gaia... ou de Luís Filipe Meneses, há muito desejoso de 'saltar' para a autarquia vizinha do Porto. Enquanto o Benfica e o Sporting tiveram de investir a sério nos seus centros de treino do Seixal e Alcochete, respectivamente, e mês após mês têm que pagar a manutenção daquelas úteis infra-estruturas, o FC Porto viu ser-lhe oferecido um centro de treinos de mão beijada e, agora, até viemos a saber que a Fundação PortoGaia, que está na base daquelas instalações, recebeu, entre 2008 e 2010, nada menos de 4,2 milhões de euros de 'apoios financeiros públicos', ou seja, de todos nós... Luís Filipe Meneses, interrogado sobre esses 4,2 milhões (e quando não terá sido pago antes?...), lá explicou que eram as 'últimas prestações' daquele equipamento municipal. E Pinto da Costa, que receber a medalha de ouro daquela cidade no decorrer da cerimónia do 10.º aniversário do centro de treino que o FC Porto passou a ter sem nada gastar, classificou a ligação com a Câmara de Gaia de 'parceria de sucesso'. Pudera...

2. Matias Fernandez foi, ao longo das últimas épocas, menino querido dos adeptos do Sporting e era sempre apontado como jovem jogador de grande potencial e uma grande mais-valia para o clube, susceptível de vir a dar uma grande receita. De repente, foi vendido por 'tuta e meia' (três milhões de euros, pouco mais do que custou), com promessa de mais um milhão e meio caso a Fiorentina venha a ter êxitos na Europa. A notícia, ao contrário do que se esperaria, não foi que o Sporting tinha ficado mais fraco e tinha vendido mal. Não, o que foi dado a entender é que tinha sido um excelente negócio, pois o jogador iria terminar o contrato no final da época e depois sairia a custo zero. Mas não vi escrito, em lado nenhum, que o Sporting falhou (é o termo...) a renovação com o jogador.
Outra: Onyewu, tão elogiado na época passada, está agora com um pé fora do Sporting porque é caro e a muito elogiada política do Sporting, agora, é 'emagrecer a folha salarial'. Mas quem foi que, ainda há um ano, resolveu pagar 900 mil euros/ano ao jogador?
Enfim, naquela SAD tudo parece perfeito. É o que dizem os jornais..."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Um "treino" agradável

"1. Gostei da exibição e da atitude da equipa na Eusébio Cup, com o Real Madrid. O resultado fez-me lembrar velhos (e saudosos) tempos. Claro que os 5-2 têm pouco significado, embora o jogo não tenha sido propriamente o treino que Mourinho, sempre com muito mau perder, refere. Mas agradou...

2. Não dá para perceber. Os dirigentes do Sporting andaram toda a semana antes do jogo na Luz - o célebre jogo do fogo nas bancadas - a 'incendiar' os ânimos a propósito da caixa de segurança que o Benfica estreou nesse dia e que não é mais que a utilização de um dispositivo já habitual em muitos estádios por esse Mundo fora. Depois, com dirigentes do Sporting presentes, os seus adeptos, descontentes com a derrota, pegaram fogo às bancadas e o seu não menos célebre vice-presidente, Paulo Pereira Cristóvão, veio com muito infelizes declarações à Imprensa. Passados uns meses, o que se passa? O Sporting ainda não foi julgado pelos actos dos seus adeptos, nem tão pouco foi obrigado a pagar as elevadas despesas a que o Benfica se viu obrigado para repor as bancadas em condições. Os seus dirigentes, que antes incendiaram os ânimos e depois tentaram justificar o injustificável, nada sofreram. E o castigado, por um pequeno arrufo com um dirigente do Sporting, foi... Luís Filipe Vieira. Enfim...

3. Já aqui o disse e repito. Quando quero comprar sapatos desportivos opto pela Adidas, pois é a marca que apoia o Benfica. O que não quer dizer que não critique a demasiada utilização de equipamentos alternativos e não venha agora aqui mostrar o meu profundo desagrado pela escolha do equipamento da Selecção de Atletismo que estará nos Jogos Olímpicos. Já achei muito mal (apesar de todo vermelho) o equipamento (de outra marca) no Europeu. Agora, a Selecção de Atletismo vai toda de verde, neste caso, não acho bem pelas mesmas razões (Portugal é vermelho e verde e deveria ser obrigatório a camisola ser vermelha e os calções verdes), a que se junta (e aqui é uma questão de gosto pessoal) a cor escolhida. Seria bom que houvesse legislação obrigando a uma uniformização.
Depois, em matéria de golas, rebordos, riscas, etc., cada marca seria livre de escolher. A Adidas esteve muito infeliz neste caso. E a Federação de Atletismo idem."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Super-finalista !!!



Independentemente daquilo que acontecer daqui bocado - às 10:14 da matina!!! -, estes Jogos Olímpicos confirmaram a grande qualidade da Teresa Portela. Participou em 3 provas, e conseguiu 2 Finais A, e uma Final B...
Amanhã, depois daquilo que se passou nas eliminatórias, não é favorita, de todas as 8 finalistas, foi aquela que fez o pior tempo. O programa muito pesado desta semana, pode explicar as dificuldades que a Teresa teve em qualificar-se - a diferença para a Australiana que ficou em 4.º, foi somente de 0.33 seg.!!! -, algo que em competições futuras deve ser equacionado...
Mas as diferenças são pequenas, entre a All-Black Carrington - com o melhor tempo -, e a Teresa, ficaram 1,34 seg. !!! A canoísta da Nova Zelândia é a única 'não europeia', e no último Europeu - em Junho -  a Teresa ganhou o Bronze, nesta prova, atrás da Húngara e da Polaca, mas várias atletas que parecem estar agora em grande forma, não estiveram na Final do último Europeu, como a Ucraniana e a Espanhola, homónima da Teresa!!!
Uma curiosidade: em todas as regatas de K1 que a Teresa participou, ficou sempre em 3º lugar!!! Tanto nos 500m como nos 200m!!! A diferença foi que nos 200m, o tempo que fez foi suficiente para ser qualificada como uma das terceiras com o melhor tempo... Amanhã, se a coincidência voltar a repetir-se, todos ficaremos muito contentes!!!
Força e Parabéns antecipados...