Últimas indefectivações

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Onda...

Capela na Luz: mais "limpinho" não podia ser

"O coro de virgens ofendidas já está por aí a cantar.
Mas o que aconteceu foi apenas isto: uma grande arbitragem de João Capela e um grande golo do Benfica. 
O resto é conversa da treta só para justificar 37 pontos de diferença e a necessidade mórbida de falar do acessório e não do principal, isto é, de árbitros e não de futebol.
Capela definiu bem cedo um critério largo, ou seja, arriscou falhar algumas faltas em favor da fluidez do jogo. É um critério que normalmente os nossos adeptos aplaudem quando vêem jogos disputados em Inglaterra mas que, está visto, é altamente contestado quando nos toca alguma coisa.
Vamos ver o que aconteceu.
A televisão mostra-nos um lance (Maxi) que podia ter dado origem a uma grande penalidade para o Sporting logo no início do jogo. Falta saber se o penálti era convertido mas essa é outra história.
Capel é um artista ao nível de Mossoró na fabricação de faltas. Não é uma crítica que faço, até é um elogio, pois não é para todos.
Os outros "penáltis" reclamados surgem já na parte final do jogo, quando o Benfica vencia por 2-0, com dois grandes golos, num jogo até aí sem grandes oportunidades do Sporting.
Estes são os factos. O que agora está a acontecer é o folclore do costume. Até Pinto da Costa já se pronunciou sobre a arbitragem do clássico. Faltava apenas esta isenta opinião para ficarmos todos esclarecidos.
PS - Só mais uma coisa. Alguém me pode informar se ainda existe na Luz a capela ali instalada pela esposa de Manuel Damásia, a dona Margarida Prieto?"

Canal Taveira

"O Canal do Porto continua a publicitar serviços de acompanhamentos e de serviços sexuais. Faz todo o sentido e é até de louvar. Não é por acaso que o Porto Clube é conhecido em toda a parte como o Clube da Fruta, como pudemos comprovar pelos cartazes exibidos na recente viagem a Málaga. No fundo, é como se fosse uma mercearia a fazer publicidade às suas maçãs ou aos seus repolhos. Democraticamente, os serviços são prestados por raparigas e rapazes porque, tal como acontecia com os árbitros, há gostos para tudo.
Infelizmente teve de deixar cair o que prometia ser uma interessantíssima série de programas com o Padre da Freguesia das Antas durante a qual ficaríamos a saber segredos ainda por revelar como a confissão do Augusto Duarte sobre os pecadilhos eróticos do pai com a amante deste. É pena. Na certa que o valor da publicidade dos serviços de acompanhantes no intervalo destes programas subiria em flecha.
Estando, de momento, o Bufarinheiro (e não garanto que o nome lhe encaixe por vender bufarinhas) sem tempo nem pachorra para segredos de alcofa que não seja a sua, o Canal do Porto corre menos riscos de se transformar em definitivo no Canal Taveira. Ou no Canal Caveira, sinónimo de cozidos e de cozinhados. 
P.S.- O SC Braga ganhou a Taça da Liga sem precisar de trafulhices. O FC Porto perdeu a Taça da Liga apesar de chegar à final por decreto do Conselho de Justiça. Não sei se foi justo. Mas foi higiénico.
P.S.1- O presidente da Liga garante Taça da Liga para o ano, com patrocínio ou sem ele. Não garantiu é que as regras sejam iguais para todos. As 72 horas já não valem ou continuam a valer só para o FC Porto? Por uma questão de higiene convém esclarecer."

Afonso de Melo, in O Benfica

Recta final

"1. A época está a correr muito bem e o jogo em Newcastle, que poderia ter ficado resolvido na 1.ª parte, foi mais um passo importante. A recta final da época vai ser exigentíssima, mas a equipa respira saúde e confiança. Teremos que continuar assim. Sporting, Fenerbahçe, Marítimo, novamente Fenerbahçe, Estoril. Para já, cinco encontros quase sem hipóteses de respirar pelo meio mas que nos podem conduzir ao título nacional e a uma Final europeia. Concentração máxima da equipa, apoio máximo dos adeptos é o que se pede.

2. O Benfica atingiu meias-finais europeias pela 13.ª vez, mais que todos os outros clubes nacionais juntos (FC Porto, seis, Sporting, quatro, Boavista e Sp. Braga, um). Nessas 13 vezes, a grande maioria (oito) foi na Liga dos Campeões/Taça dos Clubes Campeões Europeus, sendo a terceira vez que atingimos as meias-finais na Liga Europa/Taça UEFA (as duas outras foi na extinta Taça das Taças). Mais: nas 12 vezes anteriores, o nosso Clube passou à Final em oito ocasiões, mais do que as vezes em que qualquer um dos outros clubes chegou às meias-finais. Vamos agora tentar melhorar este excelente palmarés!

3. O FC Porto bem apostou na vitória na Taça da Liga, face à época menos conseguida que a equipa tem protagonizado. A prova, de repente, passou a ser vista com outros olhos pelos responsáveis do clube, que tanto a denegriram no passado. Mas ainda não foi este ano... Teve piada.

4. Foi um êxito mais uma Corrida do Benfica, que novamente homenageou António Leitão. Milhares de concorrentes, muita animação, uma boa organização. Só não gostei da cor (preta) das t-shirts oferecidas a todos. São bonitas mas... a cor do Benfica é o vermelho. E, por isso, preferi fazer os 5 Km com a camisola oferecida numa das edições anteriores...

5. Infelizmente, temos que continuar a fazer contas. Em Olhão, os petardos lançados pela nossa claque custaram ao Clube mais 7650 euros (quotas mensais de 637 sócios). Ao todo, em 25 jornadas, já vão 117.378 euros. Estiveram 9781 sócios do Benfica a pagar para isso. Até quando?"

Arons de Carvalho, in O Benfica

Quinze dias 'à Benfica'

"Passamos já o meio de Abril, e temos um Mundo diante de nós. Recordo-me como, não há muitos anos atrás, esta era normalmente uma fase de resignação, e de esperança... na temporada seguinte.

Neste momento, com nove jogos oficiais por disputar, podemos estar a caminho da melhor época de todos os tempos. Sim, de todos os tempos!
Este sonho pode, porém, desmoronar-se num ápice  Como disse nestas páginas Pedro Ferreira, estamos entre um 'quase tudo' e um 'quase nada', não sabendo ainda em que ponto exacto iremos terminar tão estimulante (e angustiante...) caminhada. Estou convicto que os próximos quinze dias darão respostas mais conclusivas.

Acredito, por exemplo, que, ganhando ao Sporting na Luz, e ao Marítimo no Funchal, o Campeonato dificilmente nos irá escapar. Ultrapassando os turcos do Fenerbahce, voltaremos a uma Final Europeia - quase um quarto de século depois da derrota de Viena ante o AC Milan de Gullit, Rijkaard e Van Basten -, na qual tudo será possível. Estes quatro jogos (a que devemos acrescentar um quinto: a recepção a um surpreendente Estoril.Praia), jogam-se em apenas quinze dias. Quinze loucos dias, que podem deixar-nos à beirinha do paraíso, mas, durante os quais, qualquer passo em falso nos fará cair no inferno, ou, pelo menos, num purgatório difícil de gerir e digerir.
Fui defendendo, ao longo da época, que, dada a Sonho vermelho das provas europeias (decididas por detalhes), a prioridade deveria ser posta no Campeonato. Disse também que, eventualmente chegados a umas meias-finais, a equação poderia ter de ser reformulada. Ora aí estamos nós, com (os) três troféus para conquistar, e jogos decisivos atrás uns dos outros. Ninguém me peça agora para escolher. Quero ganhar tudo. Queremos ganhar tudo. E podemos ganhar tudo. Acredito na equipa. Acredito no treinador. Acredito na estrutura. Só não sei como o meu coração irá resistir a cada jogo, a cada minuto e a cada lance, sabendo que de todos esses instantes dependerá este nosso encontro com a História."

Luís Fialho, in O Benfica

Bola com (boa) bola

"É já um hábito, hábito saudável. O Futebol não é uma ciência oculta, mas há quem saiba mais da matéria do que outros, de muitos outros, de tantos outros. Falar de bola com gente de bola dá mais bola, dá melhor bola. Foi assim há dias, num almoço com o Eusébio, o Simões e o Artur Jorge.
Completei o quarteto de comensais, confirmado-me a um papel subalterno, afinal estava na presença de três históricos do Futebol nacional e mundial.
Falou-se do Benfica? Falou-se muito do Benfica. Deste Benfica que garantiu a presença na Final da Taça de Portugal, deste Benfica que garantiu a presença nas meias-finais da Liga Europa, deste Benfica que lidera a Liga Nacional já na sua fase conclusiva. A opinião foi unânime. Este Benfica tem tudo para repetir registos fenomenais justamente do tempo em que o Eusébio, o Simões e o Artur Jorge, de traje vermelho, cimentaram superioridade, venceram jogos de enxurrada, conquistaram troféus em série.
Ainda faltam alguns embates decisivos, a excitação no universo 'encarnado' é enorme. Rejeita-se o triunfalismo exacerbado, apela-se à humildade, estimula-se o arrimo.
Cada jogo, doravante, não é só um jogo, um mero jogo. É um jogo porventura decisório. No tempo do Eusébio, do Simões, do Artur Jorge, tivemos ocasião de o recordar, foi assim, era assim.
E agora? Também tem que ser assim, também vai ser assim. Até porque os melhores da bola raramente se equivocam..."

João Malheiro, in O Benfica

Sonho vermelho

"Na semana de Abril  daquele que abriu horizontes de esperança tantas vezes magoada, mais ainda nos tempos recentes, o episódio até teve graça. Dois militares fardados a rigor, num restaurante em Caneças, com excitabilidade patente, começaram por pedir um autógrafo ao Eusébio, depois ao Simões, a seguir ao Artur Jorge, finalmente a mim. “Eu? Nem joguei à bola, muito menos com estes grandes senhores do futebol”. Não fui convincente, juntei o meu nome a três dos meus ídolos da puberdade.
O quarteto reuniu-se a meu convite. Foram horas de parlatório sobre a redonda. Do passado à actualidade  o desfile contemplou acontecimentos, confidências, opiniões. Eusébio, Simões e Artur Jorge remeteram-me para o período em que o futebol exerceu maior fascínio sobre mim, naquele começo da década de 70, altura em que o Benfica hegemonizava, sem contestação, o panorama da bola nacional. Nessa altura, a Selecção  recordo a Minicopa de 72, no Brasil, a cuja final chegamos, orientada por José Augusto, tinha doze jogadores encarnados, número impressionante, tanto mais que Simões, Rui Rodrigues e Vítor Baptista, lesionados, não puderam responder à convocatória.
No país do samba, que por essa altura exibia os galões de campeão do Mundo, lá estiveram José Henrique, Artur, Humberto Coelho, Messias, Adolfo, Matine, Toni, Jaime Graça, Nené, Eusébio, Artur Jorge e Jordão no maior contingente rubro de que há memória. Há dias, evocamos o momento, concluindo que era a melhor equipa do Benfica de todos os tempos e com matriz exclusivamente lusitana.
O Eusébio, o Simões e o Artur Jorge fizeram-me soltar o menino benfiquista que transporto dentro de mim. Eles que tanto ajudaram ao sonho vermelho, quiçá irrepetível, pelo menos com os contornos dessa época imperial."

Cada vez mais perto... (no meio de uma monstruosa, procura, de Rennie's) !!!


Benfica 2 - 0 Sporting

Fomos obrigados a assistir nas últimas duas semanas, a um dos maiores festivais do disparate Tuga dos últimos anos, por toda a (des)comunicação social desportiva: jornais, rádios, televisão... Até o Ola John, que ainda 'arranha' mal o português, exclamou na Net a surpresa, pelo teor das pseudo-notícias - pseudo-opiniões - na antevisão deste derby, onde aparentemente o Sporting, tinha tudo para vencer !!! Havia mesmo aqueles que garantiam, sem qualquer hesitação, que o Sporting não perdia (em vez de se preocupar com os jogos dos outros, em vez de andar a fazer reuniões com Presidentes dos adversários, devia era ter estado concentrado em treinar a sua suposta equipa, para não fazer as figuras tristes, que acabou por fazer!!!). Pelo menos serviu, mais uma vez, para provar que os Lagartos estão infiltrados por tudo o que é Pasquim, em todas as plataformas, são como um vírus, espalham incompetência!!!
Mas não contentes com todos os disparates ditos na antevisão, no rescaldo do jogo, no meio de muita azia, continuaram os dislates... Quem não teve o privilégio de ouvir o Joaquim Rita na Antena 1, ficará para sempre amputado, dum dos maiores festivais de alergia anti-Benfiquista da história da rádio em Portugal!!! Acredito, conhecendo as peças, que outros, noutros espaços, repetiram as 'graças'...!!!
Esta época vai ficar para história, como o ano, onde os Lagartos e os Corruptos, conseguiram dominar, massacrar mesmo, o Benfica na Luz, e ao mesmo tempo, não conseguiram criar uma única oportunidade de perigo, construída por eles (com uma única excepção, esta noite, na jogada que o Garay deixou-se ultrapassar), em 180 minutos, o Artur foi obrigado a fazer uma defesa complicada!!! Conclusão: Benfica massacrado!!!
Este elogio à posse de bola, ao rodriguinho, ao passe lateral e para trás, é mais uma das características Tugas, do famoso Futebol sem balizas, onde os Lagartos e Corruptos são Campeões!!! Acredito mesmo, que dentro de pouco tempo, vamos ter juízes na linha lateral, a dar notas para a nota artística, estilo Ginástica, ou Patinagem Artística... Serão mais uns clientes para a Fruta e os Envelopes!!! Os golos, e os remates à baliza, vão ser secundarizados!!! Facilita as coisas...
A confissão do Presidente Pavão, no final da partida, mostrando-se orgulhoso... dizendo que o resultado não interessava (mais uma vez), é significativo!!! Esta noite, ficou com mais uma história para contar, daquelas onde ninguém goza com o Sporting (foram só 60 mil vozes, em uníssono!!!) à frente dele, e onde mais uma vez, o resultado - a derrota - não interessa!!!



Tacticamente, como em muitos jogos anteriores, a grande diferença, teve na estratégia, na filosofia das duas equipas: enquanto o Juju medroso, joga num suposto 4-3-3, que não é mais do que um 4-5-1 disfarçado, o Benfica de Jesus (uma das maiores conquistas de Jesus, muitas vezes esquecida...aliás o próprio Jesus já afirmou que o 4-3-3 é para equipas pequenas!!! Já ninguém se lembra do desespero dos Benfiquistas, porque os nossos treinadores não apostavam num sistema com 2 avançados!!!), joga sempre com 2 avançados...!!! Não é preciso ser um génio, para perceber que esta diferença, tem duas consequências, o Benfica perde homens no meio-campo, mas ganha eficácia nos últimos metros, junto da baliza adversária; os Lagartos ganham a luta do meio-campo, mas perdem profundidade... Isto é tão óbvio, que até mete nojo, ouvir o incompetente do Juju, a desculpar a sua cobardia táctica, com a ingenuidade/incompetência dos seus jogadores. Uma coisa é jogar num 4-3-3, onde pelo menos um dos avançados pelas 'bandas', é um jogador como o Ronaldo, que não é mais do que um ponta-de-lança disfarçado de extremo, outra coisa completamente diferente é jogar no mesmo 4-3-3 onde os dois extremos, passam a maior parte do tempo, a defender junto dos laterais!!!



O Benfica esta noite, ao contrário de muitos outros jogos, não facilitou no remate, foi eficaz, e depois controlou... podia ter tido mais posse de bola na parte final, mas analisar este jogo, só pelos 90 minutos, sem considerar o calendário das duas equipas, é um acto canalha... Os lagartos tiveram 16 dias para preparar este jogo, enquanto isso o Benfica venceu em Olhão, qualificou-se para as Meias-finais da Liga Europa, e para a Final da Taça de Portugal, enquanto os Lagartos vão passar a semana a afogar as mágoas, desviando todas as culpas para o Capela, o Benfica parte já na Quarta para a Turquia... Comparar a pressão de vencer um Campeonato, um título Europeu, e a Taça de Portugal, com a pressão da qualificação para as competições Europeias, é comparar o incomparável... A felicidade dos Lagartos, por não terem sido goleados - sim, eles não diziam, mas era disso que eles tinham medo!!! -, a 'sorte' de o jogo ter tido vários contactos não assinalados, podendo assim, apontar todas as armas ao Capela, é a demonstração da pequenez da instituição... mas os seus adeptos não merecem mais...



Falarei mais tarde dos casos - na Lixívia -, mas aquilo que ficou claro, para quem viu o jogo no Estádio, é que o árbitro decidiu antes da partida não marcar faltas!!! Poderei discutir lance, a lance... mas entre todas as más decisões, o foram muitas, pareceu-me consistente - no negativo!!! -, aliás os tais pseudo-ataques perigosos do Sporting, na maior parte dos casos, nasceram em recuperações de bola, em falta, que não foram assinaladas - e do Benfica também!!! Até no capitulo disciplinar manteve o critério: perdoou vários cartões, às duas equipas. Sim, às duas equipas, houve vários lances - contra-ataques - onde deu, bem, a lei da vantagem, mas depois esqueceu-se de mostrar os respectivos amarelos...



O golo Enzo-Nico-Salvio-Nico-Lima irá ser recordado por muito tempo... aliás com um golo destes, nada mais deveria ser discutido, mas... O golo do Salvio, já tinha sido bonito - como todos os golos do Benfica -,  aliás o Salvio tem subido muito de forma nos últimos tempos. O Nico, que fez duas assistências, para os dois golos, fez na minha opinião um dos seus piores jogos ao serviço do Benfica!!! Se o 3.º anel fosse treinador aos 15 minutos, já o Nico tinha sido substituído!!! Pena que aquele cérebro não funcione sempre ao mesmo nível!!! O Matic fez mais um jogão, incansável a tapar buracos...



Todos os adversários são diferentes, na Quinta em Istambul, vamos defrontar uma boa equipa, que tem um estilo 'Italiano'. Não têm a capacidade física do Newcastle, não têm se calhar, jogadores tão habilidosos como o Bordéus, mas são cínicos, gostam de jogar em contra-ataque, não se importam de dar a bola ao adversário... tenho a certeza que será isso que o Jesus vai transmitir aos jogadores, mas é importante os adeptos também estarem alertados, porque a gestão da expectativas também é um processo importante. O adiamento do jogo dos Barreiros para Segunda-feira, é a prova clara que o Benfica considera a Liga Europa, uma competição secundária (é discutível, mas essa é a verdade dos factos... eu por acaso, concordo... apesar da enorme vontade que tenho em ganhar a Liga Europa!!!). Jogando o 2.º jogo com o Fernebache, na Luz, com 72 horas de descanso, independentemente do resultado na Turquia, será sempre muitíssimo complicado... O jogo com o Marítimo, vai ser ainda mais difícil do que o do Sporting, será a última oportunidade do Sistema 'roubar' pontos ao Benfica - não acredito que o Benfica perca pontos em casa com o Estoril e com o Moreirense, independentemente do árbitro!!! -, no meio de dois jogos Europeus, num relvado habitualmente em muito mau estado... Todos os cuidados são poucos, se vencermos no Funchal deixarei de ser um dos pessimistas, e passarei a pertencer ao clube dos optimistas, mas até lá...


Encaminhado...


Benfica 92 - 64 Lusitânia
26-16, 15-9, 22-19, 29-20

Jogo, um pouquinho mais complicado, mas totalmente controlado... É verdade que o Lusitânia tem um jogador importante lesionado, mas o Benfica tem 2 (Doliboa e Andrade)!!! É óbvio que o nosso plantel tem mais opções, mas as lesões fazem parte do jogo...
Agora, para a semana, nos Açores, é para carimbar o passaporte para as Meias-finais. No Ovarense-Guimarães vai sair o nosso próximo adversário, e após os dois primeiros jogos em Ovar, a eliminatória está empatada, com uma vitória para cada lado.

Deygoloson !!!


Marítimo B 1 - 1 Benfica B

Mais um pontinho, num jogo feio, com o desajeitado, mas concretizador Deyverson, a marcar!!!

Bronze, que vale liderança...


João Silva voltou a ficar em 3.º lugar numa etapa da Taça do Mundo de Triatlo, desta vez em San Diego, na Califórnia.  Com esta classificação, e após duas provas, o João Silva lidera o ranking mundial. A concorrência é forte, ainda estamos no início da época, mas estes resultados são excelentes indicadores... E a próxima prova é no Japão, local onde o João, tem dominado, nos últimos anos!!!
O João Pereira não participou nesta prova devido à lesão sofrida na Nova Zelândia - queda no segmento de Ciclismo -, o Bruno Pais acabou por ser o seu substituto, mas não terminou a prova.