Últimas indefectivações

quinta-feira, 14 de março de 2019

O silêncio da Luz

"«Um amigo é aquele com que tu falas em silêncio», disse recentemente Lobo Antunes. Gosto da força dicotómica desta imagem. E gosto porque gosto dos silêncios tanto como do barulho infernal depois de um golo na Luz. Um golo do Benfica na Luz. Um golo do Benfica. Um golo.
O golo é o expoente máximo deste jogo louco (e para loucos) que todos amamos. É assim desde o primeiro dia em que se decidiu que mais do que dar toques, há que meter a bola entre dois postes, duas mochilas ou dois montes de areia. O golo é o expoente máximo. O golo é o orgasmo enquanto serviço público.
Todos crescemos com a ideia de que dificilmente existe comparação a ver a bola (e, naturalmente, celebrar um golo) num estádio na Argentina, Grécia, Turquia, ou mesmo nalguns recintos italianos, ingleses ou alemães. Mas nem sempre foi assim, falamos com saudosismo daqueles tempos remotos do velhinho Estádio da Luz mas a memória é uma coisa tramada e tende a trair-nos. O nosso estádio era imponente, era até avassalador, mas este não é muito menos. Então o que mudou na nossa casa? 
Eu gosto de silêncios. Gosto do silêncio quase sepulcral de um golo do Boca em pleno estádio Monumental, do silêncio incómodo em pleno almoço depois de uma piada mais despropositada do colega da contabilidade, ou do silêncio que antecedia a corrida para a bola num penalty de Cardozo. Gosto de silêncios porque antecedem quase sempre a euforia descontrolada. Menos no caso do colega da contabilidade, diga-se. Abstenho-me de referir que existe um outro silêncio: o que vem com o presente envenenado que é o VAR, esse assassino silencioso que matou o golo no estádio, esse snipper dos orgasmos colectivos.
Então o que mudou na nossa casa para que eu goste tanto de silêncios mas sinta um profundo incómodo com o novo silêncio da Luz? É que não é um silêncio, é um ruído branco. Esse termo já existe há alguns anos e é hoje mais conhecido por quem tem filhos, ele é a solução quase perfeita para quem os quer pôr a dormir. O ruído branco é «um sinal aleatório com igual intensidade em diferentes frequências, o que lhe dá uma densidade espectral de potência constante. Com este significado e outros semelhantes, o termo é usado em muitas disciplinas científicas e técnicas, incluindo física, engenharia acústica, telecomunicações, previsão estatística e muitas outras. O ruído branco refere-se a um modelo estatístico para sinais e fontes de sinal, em vez de qualquer sinal específico.» E dizem que isto faz mesmo adormecer os bebés. É incrível! É verdadeiramente incrível em todas as camas de Portugal, mas é odioso no meu estádio.
O Estádio da Luz assemelha-se demasiadas vezes a um berço para um recém-nascido com 60 mil pessoas (todos sabemos que é raro termos o estádio verdadeiramente esgotado) a tentar adormecer o bebé. E isso é muito bonito, claro que é, mas não sei se é eficaz num jogo do campeonato ou numa eliminatória. Eu sei que as claques fazem o que podem (e não podem) para ir mantendo acordados os restantes adeptos, os nossos jogadores e as equipas visitantes, mas não haverá algo mais que possamos todos fazer?
Há, eu acredito sinceramente que há. A solução passa por gritar o jogo todo que nem uns loucos da cabeça; passa por assobiar a equipa croata como se fossemos um daqueles apitos para patos e fazê-los sentir que estão no meio duma caçada ilegal; passa pelas claques não complicarem as coisas – vamos evitar os cânticos downtempo que isto não é um concerto de trip hop − e facilitarem nas músicas; passa por perceberemos que estar na Luz é um privilégio que não está ao alcance de todos os que amam este clube; passa por todos percebermos que este estádio é construído com o mesmo material que era o anterior: Benfica.
E sexta-feira se não tiverem voz não se preocupem, mandem e-mail."

Time Added On #3

Cassete Vermelha v37

Benfiquismo (MCXXI)

Lá dentro...

Lanças... Reacções...

Qualificação para os Oitavos de Final da Taça de Portugal...

SC Torres 0 - 9 Benfica

Vitória fácil em 'gestão' a preparar o jogo difícil no próximo fim-de-semana na recepção ao Barcelos...

Com o campeonato perdido, a Taça ganhou ainda mais importância!

Empate... 'quase'-perigoso!!!

Belenenses 24 - 24 Benfica
(11-9)

Este empate, acaba por não ter 'impacto' na classificação, pois com o fim da 1.ª fase, os Clubes vão 'levar' 50% dos seus pontos, para a 2.ª fase, sendo o arredondamento feito por cima, sendo assim, vencendo hoje, ou empatando, íamos sempre começar a 2.ª fase, com 36 pontos, a um ponto dos Corruptos e do Cashball... Mas, não era necessário, jogar tão mal... colocando em risco, esta diferença mínima, que poderá ser preciosa nas contas finais!!!
Com este resultado o Belenenses qualificou-se para o Grupo A da 2.ª fase deixando o ABC de 'fora', mas não acredito que por parte do Benfica, tenha havido qualquer intenção de beneficiar os de Belém...

Em relação ao jogo, só deixo duas notas: voltámos a desperdiçar muitos 7 metros... quando chegar os jogos decisivos, este aspecto poderá ser fundamental; será muito importante recuperar os lesionados e principalmente dar ritmo aos ex-lesionados que 'regressaram' mais ainda estão longe da melhor forma!

Decisões chocantes

"Os órgãos da justiça desportiva em Portugal estão a demonstrar uma parcialidade como não há memória. Duas recentes decisões são elucidativas do total descontrolo que existe, com a utilização de argumentos sobre os quais é impossível permanecer em silêncio, por muita moderação que se tenha. 
Primeiro exemplo. Após mais de dois anos a procurar justificar, de forma criativa, os vários arquivamentos ou repreensões mínimas a Brahimi (que bate recordes de reincidência), num recente acórdão do CD da FPF consegue-se descrever uma agressão da seguinte forma: “Brahimi coloca a sua mão direita na zona entre o pescoço e o rosto de Rúben Dias”. Será que esteve em campo algum extraterrestre dotado de características físicas que desconhecemos? A que zona do corpo, afinal, se refere mesmo o CD?
Não, não é notícia de 1 de Abril. É mesmo verdade. Isto está escrito. Aconteceu!
Segundo exemplo. Ontem, no mesmo acórdão em que pune a Benfica SAD com uma multa de 22.950 euros, o CD da FPF, para arquivar o processo sobre declarações injuriosas de Francisco J. Marques para com o Benfica, determina que o futuro… pode vir a dar-lhe razão. Assim, e em resumo, o CD é levado a “fazer um juízo de prognose favorável ao arguido”.
Ou seja, para além de estarmos perante um órgão disciplinar desportivo capaz de prever o futuro, é notável como ainda consegue antecipar-se à justiça cível nas suas próprias decisões!
Não, também não é notícia de 1 de Abril. É mesmo verdade. Isto está escrito. Aconteceu!
Fica provado, por outro lado, que há um regime especial para quem levanta permanentes suspeitas de forma irresponsável. Aqueles que dizem existir jogadores comprados para provocar lesões de forma intencional são os mesmos que também acusam árbitros de forma directa e insistente. E esses, como aqui se vê, beneficiam da “prognose” decretada pelos relatores do CD da FPF.
Em recente caso da justiça cível, existiu um juiz que mereceu público repúdio por parte da sua comunidade. E, como forma de preservar o bom-nome da Justiça, viria a ser afastado de julgar determinadas matérias.
No que se trata da justiça desportiva, um mínimo de decoro e bom senso é cada vez mais urgente! Está em causa a imagem do futebol português, que precisa de transparência e igualdade de critérios. 
Obviamente que, sobre as decisões ontem conhecidas, o Benfica irá recorrer para o TAD e para o Pleno do Conselho de Disciplina da FPF."

Lixívia 25

Tabela Anti-Lixívia
Benfica..... 60 (-7) = 67
Corruptos.. 60 (+24) = 36
Sporting... 52 (+17) = 35

Com algum atraso aqui está o registo de mais uma jornada de roubo total no Tugão:
Na Luz, o festival Capela foi completo: na forma como disciplinarmente foi perdoando cartões ao Belenenses desde do início... a forma como só expulsou o Eduardo no último minuto dos descontos, quando ele devia ter sido expulso 20 minutos mais cedo... Até a forma como nos livres ofensivos a favor do Benfica, 'recuava' a bola, sempre, 1 a 2 metros em relação ao local exacto da falta!!!
Dentro de toda a palhaçada, destaco a forma como permitiu o lateral direito do Belenenses, a marcar, sempre - repito, sempre! - a efectuar lançamentos laterais irregularmente! Inclusive o lançamento que terminou no 2.º golo do Belém... que sendo assim deveria ter sido anulado pelo VAR...
Mas o lance mais absurdo foi o penalty não assinalado por mão do Licá. Está nos 'livros'... No 'desenhos' publicados pelas autoridades internacionais para explicar o que é considerado Bola na Mão, ou Mão na Bola, o lance do Licá está lá: falta, dentro da área, penalty!!!
Aliás, no ridículo Belenenses - Corruptos jogado no Jamor, no início da temporada, com o golo da vitória dos Corruptos a ser marcado num penalty por Mão da Bola, após um remate à queima roupa, o VAR desse jogo, foi o Capela...!!!
Sendo que neste caso a não 'acção' do VAR (Malheiro) é absurda... tão absurda que só pode existe uma explicação: premeditação, com a intenção de prejudicar o Benfica... Seja por corrupção activa, seja por intimidação! Vai dar ao mesmo...

Muitos Benfiquistas têm exigido uma reacção pública do Benfica, sobre todo o que se está a acontecer na arbitragem no Tugão! Pessoalmente, já passei por essa fase, neste momento muito sinceramente, qualquer reacção pública, só vai servir para o Benfica pagar mais algumas multas...
Aquilo que a direcção do Benfica falhou... e aparentemente continua pouco preocupada, tem a ver com a estrutura da Liga e da FPF! A Liga tem que ser extinta!!! Sim, extinta... Até pode mudar de nome, mas tem que sair daquele antro... Podem achar que o mudança de local é irrelevante, mas não é... Nem que seja só para mudar todos os 'quadros' médios e pequenos que 'rodeiam' o lamaçal... E como é óbvio a tal 'ilegal' Comissão de Inquéritos da Liga tem que acabar, pois não passa de um departamento do departamento jurídico dos Corruptos!
E na FPF, o CD e o CA tem que ser todos corridos...
A reacção do Benfica, tem que passar por estes pontos...
E infelizmente, não me parece que exista algum esforço neste sentido...

Sendo assim, continuamos a participar num Campeonato completamente inquinado, desde do primeiro minuto da primeira jornada, até ao último minuto, da última jornada... em todos os aspectos!


No Bessa, o mesmo árbitro que há dois anos em Setúbal não viu o penalty sobre o Carrillo no último minuto, 'inventou' um penalty 'salvador' para o seu Sporting... Isto depois de ter fechado os olhos a um penalty feito pelo Acuña...
Cambalhota total no marcador através do apito!!!

Na Feira, contra o último classificado, os Corruptos, com o efeito da ressaca da Amarelinha dos dois últimos jogos, só sentiram 'tranquilos' com o Soares Dias no apito e o Vasco Santos no VAR!!!
O 2.º golo dos Corruptos é ilegal... o Felipe utilizou o braço para 'amparar' a bola, meteu o braço junto ao corpo, numa quase 'manchete' de Voleibol, para amortecer a bola... E quando o 'ressalto' é favorável aos Corruptos, o Soares ainda faz obstrução sobre o Central do Feirense...
Mas mais do que este lance, a forma como o jogo foi conduzido pelo Soares Dias foi vergonhosa: todas as saídas do Feirense para ataque rápido, foram travadas pelo árbitro: ou por falta defensiva, não dando lei da vantagem; ou por falta ofensiva, 90% delas inexistentes; incluindo a 'inversão' de faltas: faltas dos jogadores Corruptos transformadas em faltas do Feirense!!!
Jogo totalmente controlado pelo apitador a meio-campo...
O Otávio tinha que levar Vermelho directo: meteu o Babanco em K.O. e nem falta marcou: saltou única e exclusivamente para agredir o adversário com o ombro... não teve a mínima intenção de jogar a bola de cabeça, olhou para o adversário, e meteu o ombro à frente... Mas o jogo recomeçou, segundos depois, o apitador mudou de 'opinião' e num lance 'parecido' marcou logo falta contra o Feirense...

Anexo(I):
Benfica
1.ª-Guimarães(c), V(3-2), Pinheiro(Sousa), Nada a assinalar
2.ª-Boavista(f), V(0-2), Mota(Malheiro), Nada a assinalar
3.ª-Sporting(c), E(1-1), Godinho(Sousa), Prejudicados, (2-1), (-2 pontos)
4.ª-Nacional(f), V(0-4), Veríssimo(Xistra), Prejudicados, Beneficiados, (0-7), Sem influência no resultado
5.ª-Aves(c), V(2-0), Rui Costa(Paixão), Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
6.ª-Chaves(f), E(2-2), Capela(Esteves), Prejudicados, (1-3), (-2 pontos)
7.ª-Corruptos(c), V(1-0), Veríssimo(Sousa), Prejudicados, (2-0), Sem influência no resultado
8.ª-Belenenses(f), D(2-0), Soares Dias (V. Ferreira), Prejudicados, (1-0), Impossível contabilizar
9.ª-Moreirense(c), D(1-3), Almeida(Esteves), Prejudicados, (3-3), (-1 ponto)
10.ª-Tondela(f), V(1-3), Pinheiro(Nobre), Prejudicados, (1-4), Sem influência no resultado
11.ª-Feirense(c), V(4-0), Rui Costa(Mota), Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
12.ª-Setúbal(f), V(0-1), Xistra(Sousa), Prejudicados, (0-2), Sem influência no resultado
13.ª-Marítimo(f), V(0-1), Pinheiro(Nobre), Prejudicados, Sem influência no resultado
14.ª-Braga(c), V(6-2), Soares Dias(Esteves), Prejudicados, (7-2), Sem influência no resultado
15.ª-Portimonense(f), D(2-0), Mota(Nobre), Prejudicados, Sem influência no resultado
16.ª-Rio Ave(c), V(4-2), Godinho(Sousa), Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
17.ª-Santa Clara(f), V(0-2), Capela(Rui Costa), Prejudicados, Beneficiados, (0-3), Sem influência no resultado
18.ª-Guimarães(f), V(0-1), Martins(Vasco Santos), Prejudicados, Sem influência no resultado
19.ª-Boavista(c), V(5-1), Rui Costa(Esteves), Prejudicados, (6-1), Sem influência no resultado
20.ª-Sporting(f), V(2-4), Soares Dias(Pinheiro), Prejudicados, (1-6), Sem influência no resultado
21.ª-Nacional(c), V(10-0), Almeida(Pinto), Nada a assinalar
22.ª-Aves(f), V(0-3), Miguel(V. Ferreira), Nada a assinalar
23.ª-Chaves(c), V(4-0), Mota(Esteves), Prejudicados, (6-0), Sem influência no resultado
24.ª-Corruptos(f), V(1-2), Sousa(Martins), Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
25.ª-Belenenses(c), E(2-2), Capela(Malheiro), Prejudicados, (3-1), (-2 pontos)

Corruptos
1.ª-Chaves(c), V(5-0), Almeida(Vasco Santos), Beneficiados, Impossível contabilizar
2.ª-Belenenses(f), V(2-3), Xistra(Capela), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
3.ª-Guimarães(c), D(2-3), Veríssimo(Paixão), Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Moreirense(c), V(3-0), Malheiro(L. Ferreira), Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Setúbal(f), V(0-2), Manuel Oliveira(Vasco Santos), Beneficiados, Impossível contabilizar
6.ª-Tondela(c), V(1-0), Godinho(Malheiro), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
7.ª-Benfica(f), D(1-0), Veríssimo(Sousa), Beneficiados, (2-0), Sem influência no resultado
8.ª-Feirense(c), V(2-0), Rui Oliveira(Vasco Santos), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
9.ª-Marítimo(f), V(0-2), Xistra(Sousa), Beneficiados, Sem influência no resultado
10.ª-Braga(c), V(1-0), Soares Dias(L. Ferreira), Beneficiados, (+2 pontos)
11.ª-Boavista(f), V(0-1), Hugo Miguel(Veríssimo), Beneficiados, (2-1), (+3 pontos)
12.ª-Portimonense(c), V(4-1), Mota(Pinheiro), Beneficiados, (1-2), (+3 pontos)
13.ª-Santa Clara(f), V(1-2), Godinho(Esteves), Beneficiados, (2-1), (+3 pontos)
14.ª-Rio Ave(c), V(2-1), Martins(Malheiro), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
15.ª-Aves(f), V(0-1), Pinheiro(Soares), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
16.ª-Nacional(c), V(3-1), Rui Costa(Vasco Santos), Beneficiados, Impossível contabilizar
17.ª-Sporting(f), E(0-0), Miguel(Martins), Prejudicados, Impossível contabilizar
18.ª-Chaves(f), V(1-4), Almeida(Godinho), Nada a assinalar
19.ª-Belenenses(c), V(3-0), Godinho(L. Ferreira), Beneficiados, (2-1), Impossível contabilizar
20.ª-Guimarães(f), E(0-0), Rui Costa(Rui Oliveira), Beneficiados, Impossível contabilizar
21.ª-Moreirense(f), E(1-1), Sousa(L. Ferreira), Beneficiados, (2-0), (+ 1 ponto)
22.ª-Setúbal(c), V(2-0), Almeida(Rui Oliveira), Beneficiados, (2-1), Impossível contabilizar
23.ª-Tondela(f), V(0-3), Godinho(Xistra), Nada a assinalar
24.ª-Benfica(c), D(1-2), Sousa(Martins), Beneficiados, (0-3), Sem influência no resultado
25.ª-Feirense(f), V(1-2), Soares Dias(Vasco Santos), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)

Sporting
1.ª-Moreirense(f), V(1-3), Martins(Miguel), Nada assinalar
2.ª-Setúbal(c), V(2-1), Manuel Oliveira(L. Ferreira), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
3.ª-Benfica(f), E(1-1), Godinho(Sousa), Beneficiados, (2-1), (+1 ponto)
4.ª-Feirense(c), V(1-0), Rui Oliveira(Esteves), Beneficiados, (1-1), (+ 2 pontos)
5.ª-Braga(f), D(1-0), Soares Dias(Veríssimo), Beneficiados, Sem influência no resultado
6.ª-Marítimo(c), V(2-0), Almeida(Sousa), Beneficiados, (1-0), Impossível contabilizar
7.ª-Portimonense(f), D(4-2), Miguel(L. Ferreira), Nada a assinalar
8.ª-Boavista(c), V(3-0), Xistra(L. Ferreira), Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
9.ª-Santa Clara(f), V(1-2), Mota(V. Ferreira), Beneficiados, (1-0), (+3 pontos)
10.ª-Chaves(c), V(2-1), Martins(M. Oliveira), Beneficiados, (0-1), (+3 pontos)
11.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Xistra(Malheiro), Beneficiados, Prejudicados, (2-3), Impossível contabilizar
12.ª-Aves(c), V(4-1), V. Ferreira(L. Ferreira), Beneficiados, (4-3), Impossível contabilizar
13.ª-Nacional(c), V(5-2), Veríssimo(Miguel), Beneficiados, Prejudicados, (3-2), Impossível contabilizar
14.ª-Guimarães(f), D(1-0), Godinho(Sousa), Nada a assinalar
15.ª-Belenenses(c), V(2-1), Capela(Esteves), Beneficiados, Impossível contabilizar
16.ª-Tondela(f), D(2-1), Almeida(Malheiro), Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
17.ª-Corruptos(c), E(0-0), Miguel(Martins), Beneficiados, Impossível de contabilizar
18.ª-Moreirense(c), V(2-1), Rui Costa(Capela), Beneficiados, (1-2), (+3 pontos)
19.ª-Setúbal(f), E(1-1), Malheiro(V. Santos), Nada a assinalar
20.ª-Benfica(c), D(2-4), Soares Dias(Pinheiro), Beneficiados, (1-6), Sem influência no resultado
21.ª-Feirense(f), V(1-3), Mota(Esteves), Prejudicados, Beneficiados, (2-3), Impossível contabilizar
22.ª-Braga(c), V(3-0), Sousa(Martins), Prejudicados, Sem influência no resultado
23.ª-Marítimo(f), E(0-0), Martins(Rui Oliveira), Beneficiados, Impossível contabilizar
24.ª-Portimonense(c), V(3-1), Capela(Esteves), Beneficiados, (3-2), Impossível contabilizar
25.ª-Boavista(f), V(1-2), Pinheiro(Rui Oliveira), Beneficiados, (2-1), (+3 pontos)

Anexo(II):
Benfica:
Sousa: 1 + 5 = 6
Esteves: 0 + 5 = 5
Rui Costa: 3 + 1 = 4
Pinheiro: 3 + 1 = 4
Mota: 3 + 1 = 4
Soares Dias: 3 + 0 = 3
Capela: 3 + 0 = 3
Nobre: 0 + 3 = 3
Godinho: 2 + 0 = 2
Almeida: 2 + 0 = 2
Malheiro: 0 + 2 = 2
Xistra: 1 + 1 = 2
Martins: 1 + 1 = 2
V. Ferreira: 0 + 2 = 2
Veríssimo: 1 + 0 = 1
Miguel: 1 + 0 = 1
Paixão: 0 + 1 = 1
V. Santos: 0 + 1 = 1
Pinto: 0 + 1 = 1

Corruptos:
Godinho: 4 + 1 = 5
V. Santos: 0 + 5 = 5
Sousa: 2 + 2 = 4
L. Ferreira: 0 + 4 = 4
Almeida: 3 + 0 = 3
Veríssimo: 2 + 1 = 3
Xistra: 2 + 1 = 3
Malheiro: 1 + 2 = 3
Rui Oliveira: 1 + 2 = 3
Miguel: 2 + 0 = 2
Rui Costa: 2 + 0 = 2
Soares Dias: 2 + 0 = 2
Capela: 1 + 1 = 2
Martins: 1 + 1 = 2
Esteves: 0 + 2 = 2
M. Oliveira: 1 + 0 = 1
Mota: 1 + 0 = 1
Paixão: 0 + 1 = 1
Pinheiro: 0 + 1 = 1

Sporting:
Martins: 3 + 2 = 5
Sousa: 1 + 4 = 5
Miguel: 2 + 2 = 4
L. Ferreira: 0 + 4 = 4
Pinheiro: 2 + 1 = 3
Malheiro: 1 + 2 = 3
Rui Oliveira: 1 + 2 = 3
Esteves: 0 + 3 = 3
Xistra: 2 + 0 = 2
Godinho: 2 + 0 = 2
Almeida: 2 + 0 = 2
Soares Dias: 2 + 0 = 2
Mota: 2 + 0 = 2
V. Ferreira: 1 + 1 = 2
Veríssimo: 1 + 1 = 2
M. Oliveira: 1 + 1 = 2
Capela: 1 + 1 = 2
Rui Costa: 1 + 0 = 1
V. Santos: 0 + 1 = 1
Épocas anteriores:

Natal

"Bem sei que estamos em Março, mas se não é Natal, parece. Estão reunidas todas as condições para uma grande consoada. O Sporting leva o Pinheiro (perdão, pinheiro) que em Janeiro de 2011 foi prometido ao então treinador Paulo Sérgio e que, oito anos depois, foi finalmente entregue, no Estádio do Bessa, ainda a tempo de ajudar os leões a ganhar o jogo. Convida-se Tales de Souza, o baixinho que em 2011 chegou em vez do Pinheiro (perdão, pinheiro). Como está a jogar na Finlândia, pode trazer o bacalhau. Em último caso, Sérgio Conceição leva aquele que ficou a dever a João Félix. O peru, nem há discussão, Vlachodimos fez um tempero de chorar por mais (ou por menos, no caso dos adeptos do Benfica), e Rúben Dias trata das prendas - mas não vale Silas desembrulhar e dizer que não é oferta. Neymar fica encarregue da bebida, Sérgio Ramos filma tudo e José Mourinho faz os comentários. Não pode é falar muito alto para não acordar Muller, Boateng e Hummels, que provavelmente vão adormecer no sofá com uma mantinha e uma botija de água quente providenciadas por Joachim Low. Nos tempos mortos pode jogar-se ao verdade ou consequência (o V. Setúbal fica de fora), às cartas (se fizessem batota com Sérgio Conceição, já sabem, golo do Éder) ou visionar-se o filme espanhol sobre o fantasma do VAR, um alucinante thriller sem personagens e numa sala vazia (a versão portuguesa tem pessoas na sala mas o enredo é igual). Sé é preciso ter cuidado a sentar os convivas, há sempre os desavindos recentemente o V. Guimarães faltou ao respeito ao Sporting por reclamar o dinheiro que os leões lhe devem (se a música de Conan Osíris chegou às crianças do Quénia, o dinheiro também há de chegar à Cidade Berço). Ronaldo leva o bolo-rei e dá a fava a Florentino Pérez, que também faz de burro no presépio. Se não há Jesus, está na Arábia Saudita, mas chama-se o Espírito Santo porque a vantagem de fazer o Natal nesta altura é que não há boxing day. A despesa? Fala-se com o gestor de conta de Bruno Fernandes."

Gonçalo Guimarães, in A Bola

Massada da Champions e maçada da Liga Europa

"Fico sempre hesitante entre passar eliminatórias ou concentrar as forças para o que é mais determinante: o título

1. O dinheiro, só por si, ainda não erradicou a contingência de resultados surpreendentes no futebol. A semana passada foi fértil em desfechos inesperados nas provas europeias. Na Liga dos Campeões, o Ajax de jovens promessas humilhou o Real Madrid dos milhões. A equipa holandesa - a mais notável escola de formação - é, aliás, a que melhor traduz uma hipotética 'teoria de ciclos' no futebol. A seguir a um período resplandescente e vitorioso vem sempre um outro de sangria dos melhores jogadores com o consequente apagamento e vice-versa. Em Madrid estiveram em campo dois expoentes, direi opostos: o do Ajax, que forma talentos e os 'exporta' para clubes ricos e o Real Madrid que vive sobretudo da 'importação' de craques pagos a peso de ouro. O que se viu na capital espanhola foi o esplendor de onze rapazes que jogaram sem vícios adquiridos, na fruição plena da alegria de jogar, e, ao invés, foi flagrante o conformismo de jogadores cansados de ganhar, jogando burocraticamente à espera que os 'súbditos' se ajoelham perante suas excelências. É claro que tal diferença é, de seguida, capturada pela força do dinheiro que compra, sem limitações, o génio e o talento, embora nem sempre adquira a alma e a genuinidade.
O modo como está estruturado o futebol europeu, as regras que o determinam, os poderes estabelecidos fazem o resto. A Champions está feita para reproduzir, consecutivamente, a vitória dos mesmos poderosos. Só admite - tal como a regra - a excepção, como que para nos dizer que é 'democrática'. Por isso, toleta que nos quartos-de-final haja um ou outro intruso. De ora em vez, lá aparece um clube português (este ano, com mérito, o FC Porto), holandês, turco ou ucraniano. Nesta segunda década do século, só o Shakhtar, o Galatasaray, o Benfica e o Porto (que este ano repete) e o referido Ajax. Já a Liga Europa é uma prova manifestamente secundária, sobretudo na injusta e exagerada diferença de recursos financeiros postos à sua disposição face à Champions. A Liga Europa está para o Champions, tal qual a Taça da Liga está para o nosso campeonato. Entretém o futebol menor e engalana-se apenas nas meias-finais e final. É uma espécie de prémio de consolação para os clubes que podendo, em tese, estar na disputa da Liga dos Campeões, caíram para esta prova, pelo que a UEFA lhe dá a oportunidade de a poderem vencer. Foi o caso, por exemplo, do Atlético de Madrid no ano passado, ou é a possibilidade este ano dos desencantados Arsenal, Chelsea e Nápoles. a vencerem. Apesar de alguns esforços feitos há uns anos, as competições europeias servem para reproduzir e mesmo ampliar o fosso entre países e entre clubes. E basta fazer uma conta: uma equipa que passe aos quartos-de-final da Liga dos Campeões recebe só por esse facto (10,5 M euros) quase o dobro do que ganha um clube que vença a Liga Europa (6,5 M euros)!

2. Quando comecei a ver o Dínamo Zagreb - Benfica, na passada quinta-feira, confesso que a principal preocupação que me acompanhou foi a de eventuais lesões dos mais decisivos jogadores encarnados. Evidentemente que, nem a feijões, gosto que o meu Benfica perca. Todavia, fico sempre hesitante entre passar eliminatórias ou concentrar as forças para o que é mais determinante: o título nacional. Aliás, outra característica da Liga Europa - não justificável - é a de haver mais uma eliminatória quando comparada com a prova máxima da UEFA. A partir de Fevereiro, chegar à final da Liga Europa significa jogar de 3 ou 4 em 3 ou 4 dias até quase ao final de Maio, o que, muitas vezes, é o caminho directo para abandonar competições nacionais. A não ser que o título já esteja determinado (é o caso da equipa croata que sempre o conquista e está, como de costume, com fartos pontos de avanço) e o clube se possa dar ao luxo de jogar com a 'equipa B' no plano doméstico e com a 'equipa A' na ribalta europeia.
Escrevo este texto antes do jogo (de ontem) contra o Belenenses SAD, na natural expectativa de mais uma vitória do Benfica. Setenta e duas horas depois, voltará o Dínamo de Zagreb e setenta e oito horas após, um jogo com grau de dificuldade relativamente elevado em Moreira de Cónegos. A Liga Europa tem também essa coisa detestável de jogos à quinta-feiras, à noite, o que leva a haver encontros para o campeonato em excêntricas segundas-feiras e depois de todas as outras equipas já terem jogado.
Apesar da derrota (merecida) na capital croata e da lesão de Seferovic, um ponto deve ser considerado para 'memória futura' nesta época: qualquer relaxamento ou menos enfoque pode ser danoso. Depois da vitória contra o FC Porto, fora de casa, toda a concentração é necessária para os jogos da nossa Liga.
Em Zageb, no onze inicial, e numa equipa acentuadamente jovem (22,7 anos de média e nenhum trintão), jogaram apenas 3 jogadores titulares do início da época: Vlachodimos, Rúben Dias e Grimaldo. Os restantes, ou jogavam na equipa B, ou nos juniores, ou eram muito pouco utilizados, ou estavam para ser dispensados, ou estavam ainda em longa recuperação (Krovinovic). Acho que o treinador fez bem, com e senão de insistir sempre na dupla João Félix/Seferovic, para cujos lugares não abundam as alternativas. E foi aqui que o azar bateu mesmo à porta: a lesão do ponta-de-lança suíço e líder dos marcados, num momento crucial do campeonato. Aqui chegado, manifesto a minha estranheza pela facto de Ferreyra e ter sido emprestado e andar lá para as bandas do modesto Espanhol. Bem sei que Bruno Lage disse que tem cinco atacantes. È verdade, mas pontas-de-lança só há Seferovic e meio Jonas, dada a sua quase permanente condição física precária. E dificilmente se descobre, para tal tarefa, qualquer surpresa talentosa à não de jogar, na equipa B.

3. A fazer fé na catadupa de notícias e na repescagem constante de comentários e de 'mais transferências', os jogadores do Benfica estão todos à beira de sair. A começar pelos talentosos João Félix e Rúben Dias, ou pelos promissores Ferro, Florentino e Gedson, ou ainda e sempre pelo veterano Jonas, pelo magnífico Grimaldo, pelo polivalente André Almeida, pelo recuperado Samaris ou pelo adiado Zivkovic, etc. É um ver se te avias, milhões para aqui, milhões para ali, a ver quem dá mais. Todos os clubes tubarões 'perguntam' (é assim que se diz, não é?) pelo jogador A, B ou C, com os respectivos empresários sempre atentos ao que podem vir a ganhar (ou a perder) de comissões e 'custos associados a transferências' (também é assim que se diz, não é?).
Estou cansado deste 'não-mercado' entre mercados (o de Verão e o de Inverno). Não há sossego possível, com a UEFA e nada fazer contra estes assédios ilegítimos por parte dos endinheirados e que deixam qualquer jovem em turbilhão.
Bem sei que o que tem de acontecer, mais tarde ou mais cedo, vai acontecer. Os talentos de formação do Benfica sairão um dia, com retorno financeiro irrecusável. Mas importa 'blindar' as suas cabeças enquanto cá estão. E a história tem sempre registado que saídas precoces (de jogador e de homem) raramente são benéficas. Tirando o incomparável caso de Cristiano Ronaldo (que, em parte significativa, beneficiou do acolhimento paternal do mestre Alex Ferguson) e Bernardo Silva (que se vê que tem cabeça segura), constatem-se desilusões totais ou decepções parciais. Que o diga Renato Sanches que saiu para a racionalmente fria Baviera antes do tempo. Pois bom seria, na minha opinião, que os jovens do Benfica - em especial João Félix - não tenham a pressa do tempo antes do tempo certo. Têm uma longa carreira à frente e só têm a beneficiar permanecendo o tempo necessário para a maturação etária e profissional num clube como o Benfica, que lhes dá plenas condições de progressão.

Contraluz
- Critérios I
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol puniu Brahimi com uma 'repreensão» no jogo Porto-Benfica, assim tendo descrito o seu motivo: «num primeiro momento, Brahimi colocou a mão direita sobre a parte esquerda do pescoço de (...) Rúben Dias, puxando-lhe a camisola e, cerca de cinco segundos depois, quando Rúben Dias tenta afastar Brahimi com as duas mãos, este coloca a sua mão direita na zona entre o rosto e o pescoço de Rúben Dias, tentando, com tal gesto, puxá-lo para si». Fiquei comovido depois de ler tal fantasia. Bofetada? Nem pensar. Um simples afago, um acto de quase afecto que se pode entrever nos verbos usados (colocar a mão, puxá-lo para si). E já agora, poder-se-á saber o que é «a zona entre o rosto e o pescoço de Rúben Dias»? Delirantemente enviesado o tal Conselho!!!
- Critérios II
limites para o erro e descricionaridade arbitrais. O penálti contra o Boavista ao cair do pano é de bradar aos céus, com João Pinheiro a desvairar e o VAR a fingir. Imagine-se o que já teriam dito os rivais se tal tivesse acontecido com o Benfica! Lembram-se que foi este árbitro que fez vista grossa a um penálti claríssimo, há dois anos, no Vitória de Setúbal 1 - Benfica 0 (também no último minuto)? Vale a pena revisitar este significativo lance (http://videos.sapo.pt/3ZD1OT8ePRQlauskFDti) e compará-lo com o de sábado passado. Inadmissível!"

Bagão Félix, in A Bola