Últimas indefectivações

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Desporto Profissional e Corrupção


"A Democracia começa a estar em perigo, já que os escolhidos, se são os melhores, então depois de “escrutinados”, alguns levariam o carimbo de “não presta, e não pode exercer funções públicas”… . Depois de sabermos, há muitos anos, que existe muita interacção entre Futebol Profissional e Política e vice-versa, então precisamos de “limpar” esse horizonte, pois é difícil viver uma “paz podre”, assobiar para o lado e dizer “o rei vai nu”, ou será, que para alguns, ele vai vestido de nu?... Veremos.

“Os valores morais e as regras sociais são a pré-condição essencial a qualquer espécie de empreendimento cooperativo” (Francis Fukuyama). A diferença entre a ética e a estética é que a ética é um predicado do carácter, é da pessoa para se respeitar a si próprio, enquanto que a estética é só para os outros verem (Max Cunha). O Desporto Profissional (Futebol, etc.) tem como objectivo o ganho imediato de dinheiro, de bens materiais, enquanto que o Desporto Amador vive de valores morais e éticos, as pessoas respeitam-se a si próprias e ainda pagam para praticar Desporto. A diferença é abissal, e a consolação é o prémio maior que se recebe que premeia a vitória dos princípios sobre o vil metal e as honrarias dos homens muitas vezes compradas em troca da desonra.
A imprensa desportiva (Futebol Profissional) noticiou que a “Justiça”, está a averiguar possível corrupção com árbitros a receberem dinheiro de clubes para influenciarem resultados e compras de jogadores adversários para facilitarem resultados. Enfim, é a degradação moral total, é de facto a vingança dos ídolos do Futebol-Espectáculo, quando recordam a miséria em que viveram na sua juventude, as dificuldades, a falta de tudo o que os outros tinham, e eles sem nada até chegarem às Academias. É Sociologia pura e aplicada a reacção do filho de Ronaldo, este hoje multimilionário, quando o pai lhe mostrou a casa em que viveu em criança com os pais … ! Certos jornalistas, bem instalados na vida, começam a dizer que o Ronaldo vendeu a Pátria por 200 milhões. Não fosse o “engenho e a arte” estaria na miséria e os outros a assobiar para o lado. Que moral têm hoje, pessoas que se venderam, no passado, ou no presente se isso vier a ser provado na Justiça, para criticar CR7, por ter aceite 200 milhões, para trabalhar como profissional da bola, e depois como empresário e promotor desportivo?. Chamam-lhe “traidor” e coisas semelhantes, mas alguns, desses, que não fizeram o Serviço Militar, não pagam a Taxa Militar, não foram à Guerra e chamam “traidor” ao CR7, só porque está a trabalhar para ficar rico, ou será inveja?. Seria bom que fosse criado um organismo oficial para averiguar da honestidade, ou não, de certas que pessoas, que, de um momento para o outro, se arvoram em campeões da honestidade, da moral e da ética, mas depois, às vezes, têm um passado cheio de vergonha. Continuamos a acreditar em António Costa, como Primeiro-Ministro, embora seja difícil deglutir, “tantos casos e casinhos”, ao mesmo tempo, e ninguém sabia de nada… . “Sem capital social não pode haver sociedade civil, e sem sociedade civil não pode haver democracia bem sucedida” (Francis Fukuyama).
Pensamos, sinceramente, que a Democracia começa a estar em perigo, já que os escolhidos, se são os melhores, então depois de “escrutinados”, alguns levariam o carimbo de “não presta, e não pode exercer funções públicas”… . Depois de sabermos, há muitos anos, que existe muita interacção entre Futebol Profissional e Política e vice-versa, então precisamos de “limpar” esse horizonte, pois é difícil viver uma “paz podre”, assobiar para o lado e dizer “o rei vai nu”, ou será, que para alguns, ele vai vestido de nu?... Veremos."

23.ª Taça de Portugal

Imortal 74 - 75 Benfica
27-18, 8-25, 21-21, 18-11

Apesar da vitória de ontem no derby, de forma convincente, estava com algum receio do jogo de hoje. A habitual descompressão após estas vitórias nos derbys, supostas facilidades, e até a rotação curta que foi feita nestes dois jogos! E infelizmente, o jogo deu-me razão...
Começamos a perder por 14 pontos(!!!), demos a volta, e até liderámos por 13 pontos, mas no último período voltámos a permitir a aproximação do Imortal, e acabámos por vencer por 1 ponto de forma dramática, com o adversário a ter o último lançamento, que felizmente, falharam...!!!

Mais um 'caneco', justo, no caminho para a Final derrotámos os Corruptos e o Sporting, e num período onde nas diversas modalidades de pavilhão temos falhado alguns objectivos, é sempre bom ganhar, para não perder o hábito...

Agora, terminar a fase regular no 1.º lugar, recuperar o Ivan, e manter nos play-off's o bom momento que temos demonstrado nos últimos tempo...

Eliminação da Taça!!!

Famalicão 2 -Benfica
Cintra


Difícil de aceitar esta eliminação, contra uma equipa muito mais fraca, que no 1.º jogo aproveitou alguma rotação/desinspiração nossa, e alguns 'frangos' da Rute, e hoje, fazendo um anti-jogo nojento conseguiu levar água ao moinho, com mais uma dose de falta eficácia nossa monstruosa...

Mais uma época, sem ir ao Jamor...!!!

Vitória em Penafiel...

Penafiel 0 - 3 Benfica


Vitória algo surpreendente, que em conjunto com a derrota da B Sad, dá-nos uma margem de 8 pontos para a linha de água, dando alguma segurança para a recta final da II Liga!

Jogo com uma dinâmica completamente diferente do habitual, com o Benfica a aproveitar bem, com eficácia, os contra-ataques, e a defender relativamente bem o ataque posicional do adversário!!! Em 90% das partidas anteriores, tem sido exactamente ao contrário...

Juvenis - 15.ª jornada - Fase Final

Estoril 2 - 3 Benfica
Gustavo(2), G. Moreira


7 pontos de vantagem a 3 jornadas do fim (o Sporting tem um jogo em atraso e pode ficar a 6 pontos), com a recepção aos Corruptos no Seixal na próxima jornada, a poder ser definitiva! Mas pelo meio, vamos ter um Europeu de sub-17, com muitos benfiquistas, e isso pode afectar o nosso rendimento...

Em relação ao jogo de hoje, o normal: jogos com equipas mais fracas, em sintéticos, têm sido os mais apertados!!!

Vitória merecida


"O triunfo, por 0-2, em Barcelos ante o Gil Vicente e as vitórias no basquetebol e voleibol são os destaques nesta edição da News Benfica. Hoje há uma Taça para conquistarmos!

1
A nossa equipa somou mais três pontos, desta feita numa deslocação onde ninguém ganhara desde novembro passado. Na opinião de Roger Schmidt, "foi um jogo difícil. O Gil Vicente é uma boa equipa. Tem uma boa abordagem tática, sobretudo nos jogos em casa. Não é nada fácil de derrotar. Já sabíamos que poderíamos precisar de muita paciência. Na primeira parte, criámos muitas e boas oportunidades. Infelizmente não conseguimos concretizar nenhuma delas, o que nos teria facilitado a vida. Na segunda parte tivemos de demonstrar personalidade e paciência, e depois, na altura certa, também tivemos de mostrar qualidade. Foi importante contar com quem estava no banco".
Roger Schmidt enfatiza mais uma jornada de grande apoio: "Quando um jogo fora tem a presença de tantos Benfiquistas, para nós é fantástico. É uma motivação extra. Queríamos dar-lhes essa alegria. Marcar. Vencer. Esta atmosfera é um ímpeto adicional para todos."
Veja a conferência de imprensa do nosso treinador.

2
O autor do golo inaugural, Chiquinho, releva a importância de ganhar, com mérito, numa deslocação complicada: "Sabíamos que ia ser um jogo difícil. Estamos felizes por mais uma vitória. Na primeira parte fizemos o suficiente para ir para o intervalo a ganhar. Não conseguimos, continuámos a tentar... Eu entrei, felizmente consegui marcar o golo e desbloquear o resultado."

3
Um triunfo por 3-0 na Luz dá-nos vantagem na final do Campeonato Nacional de voleibol ante o Fonte do Bastardo. Ao fim de três jogos, a nossa equipa comanda por 2-1 e está a uma vitória do inédito tetracampeonato.
Marcel Matz elogia a exibição e mostra-se confiante na renovação do título: "Parabéns para a equipa, que fez um jogo sensacional. Jogámos bem. A confiança está alta, agora é continuar e trabalhar bem para o jogo 4 e, se for preciso, para o jogo 5, de novo com o apoio dos adeptos."

4
Estamos na final da Taça de Portugal de basquetebol. Ontem ganhámos ao Sporting, por 80-96. O derradeiro adversário é o Imortal, hoje, às 19h00, em Sines.
Norberto Alves enaltece o triunfo, mas realça que ainda há uma final para vencer: "Foi um bom jogo, ganhámos esta meia-final frente ao Sporting com toda a justiça. Mas não ganhámos nada ainda, temos de ser humildes para vencer o Imortal, uma equipa muito talentosa, na final. Teremos de estar ao nosso melhor nível. Agora é recuperar os jogadores, porque teremos de dar tudo e queremos muito ganhar esta Taça para os nossos adeptos."

5
Outros resultados: no futsal vencemos, por 4-0, o Eléctrico; ganhámos 24-32 ao ABC nos quartos de final da Taça de Portugal de andebol no feminino; nas meias-finais da WSE Champions League Women de hóquei em patins fomos derrotados por 3-2 pelo CP Vila-Sana; em futsal feminino triunfámos, por 0-7, no reduto do EDC Gondomar; esta manhã não fomos felizes no primeiro jogo com o GDESSA da final dos playoffs do Campeonato Nacional de basquetebol (75-67). As tricampeãs nacionais de polo aquático empataram a final dos playoffs ao vencerem, por 7-7 (2-4 g.p.), na deslocação ao Fluvial Portuense. O jogo decisivo está agendado para 6 de maio.

6
Outros jogos agendados para hoje: a equipa B visita o Penafiel, às 14h00; a equipa feminina de voleibol defronta, na Luz, o Leixões, às 16h00, no jogo 1 da final da Taça Federação."

Escolham...

Ouçam o apito!!!! Não fosse dar golo...!!!

Sérgio pede. Sérgio tem.


"FCP x Santa Clara - 2 penáltis
Paços Ferreira x FCP - 1 penálti
FCP x Boavista - 1 penálti"

E joga este palhaço na seleção de Portugal!! VERGONHA!!

Visão: Milão...

VAR da Sporttv


"1- Musa não comete falta.
2- Jogador do Gil também não.
3- Penálti CLARÍSSIMO sobre Otamendi.
4- Cartão vermelho por mostrar ao jogador do Gil, pois já tinha visto amarelo aos 58 minutos.
Citando os VAR da Sport TV, "acabou por se escrever direito por linhas tortas, embora devesse ter existido a expulsão de Carraça no penálti que deveria ter sido assinalado"."

Apito Final...


"Que ambiente fantástico hoje. Uma vez mais, o nosso obrigado aos melhores adeptos do mundo. Apoiaram do início ao fim estes guerreiros! 👏
Quanto ao penálti e à choradeira dos corruptos, o penálti que deveria ter ido a VAR é aquele que é cometido sobre Otamendi na sequência desse lance. E esse sim, é PENÁLTI CLARÍSSIMO e além da grande penalidade ainda levaria à expulsão do jogador do Gil Vicente, que já tinha amarelo!
Partilhem em força isto e não deixem que a narrativa dos cartilheiros da Torre das Antas passe!
3 Pontos, ganhar a próxima final. Jogo a jogo, unidos! 🔴⚪️

Águia: Gil...

Terceiro Anel: Gil...

Terceiro Anel: Diário...

Gil Vicente 0-2 SL Benfica: Na cabeça da águia estava a cruz do galo


"Crónica: À Terceira Foi A Contar E A Ansiedade Passou A Euforia Do Benfica

Depois da vitória na última jornada na receção ao GD Estoril Praia por 1-0, o SL Benfica deslocava-se a Barcelos à procura dos três pontos, contra um Gil Vicente FC que não conhecia o sabor da derrota – no seu terreno – desde a chegada de Daniel Sousa.
Contagiados pela grande falange de apoio, o Benfica entrou com tudo no jogo, remetendo a equipa da casa para o seu próprio meio-campo. Apesar disso, o Gil dispôs do primeiro disparo de aviso, com o remate de Murilo a sobrevoar a baliza de Odysseas. Dez minutos depois do apito inicial, os adeptos das duas partes ainda não se tinham calado um segundo.
O Gil Vicente conseguiu estabilizar o jogo e tentava ter bola com segurança, com dois médios a ajudar a sair e dar linha de passe, com os restantes a dar mais largura.
Os comandados de Roger Schmidt estavam por cima, porém sem criar grandes oportunidades na partida. Aursnes a defesa direito dava mais presença no corredor central e Neres assumia um papel ‘vagabundo’ – tanto a cair para o centro como a abrir na ala -, sendo fundamental na manobra ofensiva.
Numa primeira parte disputada num ritmo altíssimo, o melhor ficou reservado para os últimos dez minutos, já depois dos encarnados terem dois golos anulados por fora de jogo. Primeiro, aos 37, Neres teve a grande oportunidade da partida, ao ficar cara a cara com Andrew e a desperdiçar. Aos 43, dupla oportunidade: – Florentino remata nas orelhas da bola para defesa, com Neres na recarga a desperdiçar também. O nulo persistia ao intervalo.
Na segunda parte, manteve-se a toada. Benfica com bola, a circular pelos médios, e o Gil a ser aquele adversário ‘chato’, sempre no encalço, a perturbar as ações ofensivas. Neste segundo tempo, a equipa visitante continuava a colocar vários homens no meio-campo do adversário e a aproximar-se à área.
Foi precisar esperar, mas aos 72 o estádio explodiu mesmo. Incursão de Aursnes na direita e bola na medida certa para a cabeça de Chiquinho, que saiu do banco para dar a vantagem às águias.
Com mais coração do que cabeça, o Benfica continuava a ter bola e aos 84 minutos dispôs duma grande penalidade para aumentar a vantagem. Sem João Mário, assumiu Grimaldo, que bateu Andrew e fez o 0-2 para as águias.
Depois desse momento, o Gil Vicente assumia ainda mais as despesas do jogo e tentava ao máximo chegar à área do Benfica, conseguindo, pelo menos, empurrar a linha defensiva encarnada mais para trás. 
Com este resultado, o SL Benfica fica – pelo menos para já – com sete pontos de vantagem em relação a FC Porto e com seis do SC Braga, que já venceu nesta jornada, enquanto o Gil Vicente FC mantém os mesmos seis pontos de vantagem em relação ao Estoril, nove em relação à manutenção, porém agudiza a série de jogos sem vencer, com sete.

A Figura
João Neves Foi crescendo com o decorrer do jogo e revelou-se decisivo com a sua capacidade de ter bola e fazê-la girar com mestria. O médio foi bastante competente no momento defensivo também, fulcral no momento de recuperar a redondinha. Destaque também para Andrew, que fez o que pôde para evitar este desfecho, sem ser suficiente.

O Fora de Jogo
Rúben Fernandes Se a equipa esteve bem no momento defensivo com a linha alta e a colocar o adversário em fora de jogo, o central não deu as soluções necessárias com bola e passou por algumas dificuldades a defender o um para um, ao dar demasiado espaço aos homens do ataque do Benfica.

BnR na Conferência de Imprensa
Gil Vicente FC 
BnR: Falou da questão de jogar igual para igual, não sentiu de alguma forma que por vezes, com o jogo empatado, no momento ofensivo, faltou algum sentido de urgência para produzir mais e criar mais oportunidades de golo?
Daniel Sousa: Não, não faltou sentido de urgência. Faltou alguma eficácia, uma coisa é jogarmos contra equipas com objetivos diferentes e que a nossa capacidade de criar oportunidades vem mais ao de cima, contra o Benfica naturalmente não conseguimos ter tantas oportunidades, mas acabamos por ter e faltou concretizá-las.

SL Benfica
BnR: Com o decorrer do jogo e com a equipa sem marcar, o que lhe passava pela cabeça nesses momentos?
Roger Schmidt: Antes do jogo tens sempre um plano e falas como jogar, claro esperamos marcar e o jogo e fica numa boa direção, mas estou sempre pronto para aceitar que é difícil, às vezes tens que esperar por golos, às vezes sofres golos, tens que estar sempre focado. Estou sempre com confiança nos meus jogadores, nos suplentes, acredito sempre na vitória, mesmo que seja no fim. Criámos muitas oportunidades e no fim marcámos um golo muito bom, aceito este tipo de jogos."

Chiquinho foi lá acima tirar o complexo do líder perseguido da cabeça do Benfica


"Um golo do médio aos 73’ abriu caminho para o triunfo (2-0) dos líderes da I Liga contra o Gil Vicente, resultado selado por um penálti de Grimaldo. A equipa de Schmidt mantém a distância para o SC Braga antes do duelo da próxima jornada e pressiona o FC Porto, após um jogo em que o banco fez a diferença

O desconforto do Benfica é evidente. Já não se trata de uma crise pontual, de uma semana de dúvidas depois de uma derrota contra o FC Porto. É algo mais profundo: trata-se da sensação de ir à frente da corrida e ter ali alguém a respirar-lhe na nuca, de olhar para o retrovisor e ver o adversário bem perto, de estar há tanto tempo a liderar a maratona que essa solidão pesa nas pernas.
Este complexo do líder perseguido, esta sensação de predador que está a ser caçado, voltou a entrar em campo em Barcelos. Viu-se na apatia dos primeiros 30 minutos, quando a equipa não rematou à baliza rival; na ansiedade na finalização no final da etapa inicial; nos receios nas faces de João Mário e Gonçalo Ramos, que subitamente passaram de certezas goleadoras para fontes de interrogações perto da baliza adversária.
Quanto o tempo apertava e o Gil até estava atrevido, Roger Schmidt fez quatro alterações entre os 62' e os 73'. Tantas vezes criticado por não mexer na equipa, o alemão lançou Gilberto e Gonçalo Guedes, primeiro, e Chiquinho e Musa, depois. E, desta feita, os suplentes fizeram a diferença.
Nas primeiras vezes em que tocaram na bola, Chiquinho e Musa deram continuidade a um lance no corredor central. Oxigenaram a ação para a direita, onde Aursnes, que começara a lateral mas já atuava mais à frente, recebeu. O norueguês olhou e cruzou com precisão.
O passe do todo-campista pedia uma finalização, uma entrada de cabeça, um rematador que transformasse aquele convite em plano concreto. Com os dois melhores marcadores do campeonato já no banco, com Rafa novamente ausente do golo, foi o homem cujo nome, a dado momento da temporada, gerou trocadilhos com certo Bola de Ouro francês a ir aos céus de Barcelos buscar aquela gola.
Agressivo e contundente, autoritário e oportunista, Chiquinho usou a cabeça para limpar a cabeça do Benfica do complexo do líder perseguido. Ainda não tinha marcado na I Liga mas ali, aos 73' da deslocação ao terreno do Gil Vicente, fez um dos golos mais importantes da época do Benfica. Aos 86', Grimaldo, de penálti, selou o 2-0 final. O festejo de Roger Schmidt foi um profundo grito de alívio. O perigo de Barcelos está salvo. Faltam quatro jornadas para o final.
Perante um estádio cheio e em ambiente de jogo grande, sentindo-se que passava por aqui o cozinhar da decisão da I Liga, o Benfica começou a dominar, mas os primeiros avisos de perigo foram do Gil Vicente. Primeiro num remate forte de Adrián Marín, depois num cruzamento de Carraça desviado por Grimaldo e de seguida num tiro de Boselli defendido com aperto por Vlachodimos, os locais arrancaram mostrando argumentos para terminar com a série de cinco jogos sem marcar. Não o conseguiram, agravando o péssimo momento, com apenas dois pontos somados nos últimos sete encontros.
A equipa de Daniel Sousa apresentou uma linha defensiva muito subida, que apanhou Gonçalo Ramos por duas vezes em fora de jogo em lances que acabaram dentro da baliza do Gil. Andrew, o jovem guardião da casa, começou por se destacar por cortar, fora da área, bolas colocadas nas costas da sua defesa, mas terminou o primeiro tempo evitando o 1-0 entre os postes.
Aos 37’, o primeiro remate do Benfica à baliza adversária foi, simultaneamente, uma soberana oportunidade de golo. Rafa serviu Neres, mas o brasileiro, sozinho perante Andrew, viu o compatriota negar-lhe o golo.
Em cima do descanso, um cruzamento atrasado de Aursnes, novamente lateral, encontrou um remate enrolado de Florentino, daqueles que saem mordidos e em que fica evidente que o médio não é um finalizador. Andrew fez uma defesa incompleta, mas evitou a recarga de Neres, voltando a demonstrar a sua invulgar agilidade. O descanso chegou com 0-0.
O segundo tempo começou, novamente, com o Gil mais perigoso. Fran Navarro, que secou nos 17 golos na época, atirou ao lado, Boselli, após atrapalhação entre António Silva e Vlachodimos, falhou o alvo com o grego fora da baliza e Tiba, de longe, forçou o dono da baliza do Benfica a defesa apertada.
Depois vieram as substituições e a tentativa de agitar por parte de Roger Schmidt. O Benfica não acumulava oportunidades e o alemão, desta vez, não ficou parado, tirando os 34 golos só no campeonato que João Mário e Gonçalo Ramos somam entre si.
Aos 73', quando os nervos poderiam começar a toldar o discernimento, veio 1-0. A partir daí, Barcelos tornou-se num pequeno Estádio da Luz. Grimaldo, de penálti, fez o 2-0 final e Musa, o outro suplente com impacto, acertou na barra.
A partida terminou com um momento de união entre adeptos e equipa, um sinal importante depois das grandes dúvidas recentes. As decisões da I Liga estão aí, o momento em que tudo parece custar mais. Faltam quatro jornadas e o Benfica vai para a próxima ronda, em que recebe o Sporting de Braga, com seis pontos de vantagem para os minhotos e pressionando o FC Porto. O líder pode sentir-se perseguido, mas ter esse desconforto significa que é líder. Como diz Schmidt, está tudo nas mãos do Benfica."

Scof: Neves...

BF: Neves...

BF: Golo...

Fura Redes: E o Benfica ganhou...!!!

Bigodes: Gil...

BI: Gil...

BTV, excerto...

Sábado, excerto...

RTP, excerto...

5 minutos: Gil...