Últimas indefectivações

terça-feira, 13 de novembro de 2012

O dia em que a Luz viu o Anjo das pernas tortas

"Manuel Francisco dos Santos nasceu numa terra chamada Pau Grande, a cerca de 70 quilómetros do Rio de Janeiro. Não tardaria a ser chamado por Garrincha, Mané Garrincha.
Há quem diga que só podia mesmo ter nascido numa terra chamada Pau Grande. Como o seu pai, aliás. E até todos os homens da família.
Garrincha foi um jogador tão único que não vale perder aqui tempo a apresentá-lo. Até porque não tenho assim tanto tempo nem tanto espaço. Mas vale a pena, certamente, ler o poema que Vinicius de Moraes lhe dedicou. E que se chamou «O Anjo das pernas tortas»:

«A um passe de Didi, Garrincha avança
Colado o couro aos pés, o olhar atento
Dribla um, dribla dois, depois descansa
Como a medir o lance do momento.

Vem-lhe o pressentimento; ele se lança
Mais rápido que o próprio pensamento
Dribla mais um, mais dois, a bola trança
Feliz, entre seus pés - um pé-de-vento!

Num só transporte a multidão contrita
Em acto de morte e levanta e grita
Seu uníssino canto de esperança.

Garrincha, o anjo, escuta e atende: - Goooool!
É pura imagem: um G que chuta um O
Dentro da meta, um L. É pura dança!»

A carreira de Mané Garrincha, «A alegria do povo» como também foi chamado, foi tão extraordinária como a sua própria vida. E daí talvez não tanto. Mais uma vez falta-lhe o tempo e o espaço. Mas Ruy Castro, o grande biógrafo do inimitável Nelson Rodrigues, o maior cronista do Futebol brasileiro, e também de Garrincha, tem um livro excepcional que é preciso ler: «Estrela Solitária - Um brasileiro chamado Garrincha». Remeto para ele.
E o Benfica?, perguntarão vocês. Onde anda o Benfica?
Perguntam e com razão. Estas crónicas servem para falar do Benfica. Vamos lá falar então de Garrincha e do Benfica. Já aó em baixo, a seguir ao subtítulo...

Garrincha quis jogar no Benfica
Mané Garrincha nasceu em 1933. Entre 1953 e 1965, viveu anos fantásticos no Botafogo. Depois jogou no Corinthians, na Portuguesa do Rio, no Altético Junior e no Flamengo.
Em 1970, Garrincha já era um homem destruído pelo álcool. Vivia com Elza Soares.
Elza Soares: cresceu na favela do Padre Miguel, no Rio de Janeiro, aos treze anos já era mãe, aos catorze surgiu num programa de televisão para caçar talentos decidida a ser cantora de samba; a sua figura enfezada, escura, provocou risos e piadas, o apresentador chegou mesmo a perguntar-lhe:
-Mas de que planeta vem você?,
ao que ela respondeu, altiva:
-Do planeta da fome!
Elza Soares: nos anos 60 estava no auge e o Rio de Janeiro vivia o entusiasmo da sofisticação do samba e da propagação da bossa-nova.
Elza Soares: o amor mais tórrido de Garrincha.
Em 1970, Elza Soares andava em digressão pela Europa: Garrincha andava em digressão com ela. Bebia muito e procurava, desesperadamente, um clube onde pudesse jogar alguns jogos de exibição em troca de punhado de dólares. Em Itália conseguiu actuar por meia-dúzia de clubes amadores no início do ano; em Abril, Elza Soares veio cantar ao Estoril-Sol e Garrincha desembarcou em Lisboa.
O Benfica não quis Garrincha.
O Benfica não aceitava jogadores estrangeiros: nem mesmo Garrincha.
E Garrincha já não era Garrincha; era uma sombra patética de Garrincha.
Garrincha foi ao Estádio da Luz de fato e sapatos trocou umas botas com Eusébio para alegria dos fotógrafos. Foi o mais perto que estiveram ambos de jogar juntos.
Em 1972, Garrincha ainda fez dez jogos pelo Olaria: depois acabou.
Já vos falei de Ruy Castro e da sua biografia de Garrincha. Então aproveito e apresento-vos a forma como ele descreve a passagem de Garrincha por Lisboa e quase pelo Benfica. Leiam-no:
«Garrincha aproveitava as excursões de Elza, dentro e fora da Itália, para ir com ela a procurar os times locais.
Em Abril, Elza foi cantar em Portugal. Garrincha seguiu com ela para Lisboa e, à sua maneira, simulando um olímpico desinteresse, procurou o Benfica. De terno e de sapatos bateu bola com Eusébio no Estádio da Luz. Os portugueses ofereceram-lhe uma bacalhoada regada de vinho Gatão e digestivo de bagaceira, mas argumentaram que o Benfica que o Benfica tinha por tradição não contratar jogadores estrangeiros, nem mesmo brasileiros - o que então era verdade. Não lhe disseram, é claro, mas, mesmo sem essa cláusula, o que um crepuscular Garrincha iria fazer num time que ainda era quase a selecção portuguesa de 1966, terceiro lugar na Copa do Mundo?»
A vida de Garrincha pode não ter ficado ligada ao Benfica, mas ficou ligada a Portugal. Nove anos mais tarde, o Belenenses recrutava um jogador chamado José Geraldo Filipe, conhecido por Neném. Era filho de Garrincha. E morreria em 1992, num acidente de viação perto de Fafe."

Afonso de Melo, in O Benfica

Lixívia 9

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica.........23 (-4 ) = 27
Corruptos......23 (+2 ) = 21
Braga............17 ( 0 ) = 17
Sporting.........10 (+5 ) = 5

Esta semana prova que os 'casos' são só 'casos' quando os jornaleiros ou os treinadores/dirigentes no final do jogo, refilam... se todos ficarem 'calados', independentemente dos erros cometidos pelo apitador, nada se passa...!!! Com os jogos mais importantes a serem jogados quase ao mesmo tempo, ainda se tornou mais evidente a importância, dos protestos. Só em Alvalade houve protestos, e como nem a Académica, nem o Rio Ave se queixaram, os potenciais erros nesses jogos, foram quase esquecidos...
Para os mais distraídos, assim se explica, as repetidas, absurdas declarações de treinadores/dirigentes no final das partidas com o Benfica... O estranho desta vez foi o silêncio do treinador do Rio Ave... já que da parte, da Direcção Vilacondense tenho boa impressão.

Em Vila do Conde tivemos um jogo durinho, com várias entradas perigosas, de ambos os lados, sendo que a falta do Enzo, ainda no 1º minuto foi a mais repetida. Acho que merecia um amarelo - alaranjado -, não acho que seja uma jogada para vermelho, por várias razões: é uma jogada imprudente, mas existe  intenção de jogar a bola, só que o adversário chega primeiro à bola, e coloca a perna no sítio onde a bola estava, sendo que o Enzo ao sentir o contacto 'retira' o pé, se depois do contacto ele tivesse 'carregado' ainda mais no pé, seria vermelho - tal como o André Gomes fez a semana passada. Logo a seguir o Ukra tem uma entrada dura sobre o Melga, a diferença aqui foi que o Paraguaio antecipou a entrada e desviou-se, o nível de intencionalmente desta até é superior à entrada do Enzo, mas como não houve o contacto - por culpa do Melga -, não parece tão perigosa...
Também acho que o Matic não fez penalty. O contacto existe, mas é provocado pelos dois jogadores. O jogador Rio Ave, dá um toque na bola para a frente, e depois deixa-se ir, ao sentir o contacto deixa-se cair...
Ainda existiu um fora-de-jogo mal marcado ao Cardozo.
Não gosto do Bruno Esteves, já prejudicou o Benfica várias vezes - quase sempre em jogos com o Paços de Ferreira!!! -, mas neste jogo independentemente da apreciação individual de cada lance, penso que manteve um critério igual durante os 90 minutos para as duas equipas... Algo muito raro em Portugal...

Como tem sido hábito esta época não vi os jogos dos 'outros', mas vendo os resumos cheguei a conclusões interessantes:
No Dragay os jogadores da Académica isolaram-se 3 vezes, só com o Frangueiro do Helton pela frente, em duas ocasiões o Fiscal levantou a bandeirinha erradamente, numa delas, seria penalty contra os Corruptos e expulsão do central Corrupto!!! No terceiro lance, tivemos um momento de nostalgia!!! Explico: Cissé - gosto deste jogador de 19 anos - ganha a posição no contacto com Otamendi, o Argentino cai, Cissé mais forte isola-se, legalmente, e o árbitro marca falta ofensiva!!! Jorge Costa era especialista nestas jogadas, recordo-me de duas: uma em Guimarães com o João Tomás, e outra no antro das Antas com o 'nosso' Sokota, os avançados ganham o ombro a ombro - ou o defesa escorrega -, isolam-se, mas como o defesa central dos Corruptos cai na piscina, é marcada falta ofensiva. Já o ano passado no Corruptos-Olhanense aconteceu uma jogada igualzinha com o símio do Maicon... Este é um dos exemplos da famosa 'rede de segurança' que protege os jogadores Corruptos, que os transforma artificialmente em 'grandes' jogadores - estilo Rolando o Andebolista!!! -, quando cometem erros infantis, existe sempre um apito salvador!!!
Não acredito que a Académica marcasse golo, nos três lances - isolados... -, mas pelo um teriam marcado, assim temos um jogo, com o resultado adulterado...

Parece que no Alvalixo - e arredores...!!! -, houve gritos de 'campeões'!!! Isto em mais um jogo onde os Lagartos foram claramente beneficiados pelo Desdentado Proença, que continua a sua saga... O golo do Alan é legal, o suposto empurrão do Éder é absurdo, porque a existir falta é o Rojo que empurra o Éder contra o Holandês voador - Schaars -, mas este tipo de contactos, normalmente nunca são assinalados como falta... Na próxima jornada o Braga vai receber os Corruptos, era importante afastar o Braga do 1º lugar - eu como Benfiquista agradeço!!! -, mas como óbvio a intenção era ajudar os Corruptos...

Anexos:
Benfica
1ª-Braga(c) E(2-2), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, (3-2), (-2 pontos)
2ª-Setúbal(f) V(0-5), Jorge Sousa, Nada a assinalar
3ª-Nacional(c) V(3-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
4ª-Académica(f) E(2-2), Xistra, Prejudicados, (0-3), (-2 pontos)
5ª-Paços de Ferreira(f) V(1-2), Marco Ferreira, Prejudicados, (1-5), Sem influência no resultado
6ª-Beira-Mar(c) V(2-1), Rui Costa, Prejudicados, Beneficiados, (3-1), Sem influência no resultado
7ª-Gil Vicente(f) V(0-3), Vasco Santos, Nada a assinalar
8ª-Guimarães(c) V(3-0), João Ferreira, Prejudicados, (4-0), Sem influência no resultado
9ª-Rio Ave(f) V(0-1), Bruno Esteves, Nada a assinalar

Sporting
1ª-Guimarães(f) E(0-0), Capela, Nada a assinalar
2ª-Rio Ave(c) D(0-1), Marco Ferreira, Nada a assinalar
-Marítimo(f) E(1-1), Xistra, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Gil Vicente(c) V(2-1), Vasco Santos, Beneficiados, Prejudicados, (2-2), (+2 pontos)
5ª-Estoril(c) E(2-2), Nuno Almeida, Beneficiados, (2-3), (+1 ponto)
6ª-Corruptos(f) D(2-0), Jorge Sousa, Prejudicados, (1-0), Sem influência no resultado
7ª-Académica(c) E(0-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
8ª-Setúbal(f) D(2-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
9ª-Braga(c) V(1-0), Proença, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)

Corruptos
1ª-Gil Vicente(f) E(0-0), Duarte Gomes, Beneficiado, Prejudicado, (1-1), Sem influência no resultado
2ª-Guimarães(c) V(4-0), Hugo Miguel, Prejudicado, Sem influência no resultado
3ª-Olhanense(f) V(2-3), João Ferreira, Nada a assinalar
-Beira-Mar(c) V(4-0), Manuel Mota, Nada a assinalar
5ª-Rio Ave(f) E(2-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar
6ª-Sporting(c) V(2-0), Jorge Sousa, Beneficiados, (1-0), Sem influência no resultado
7ª-Estoril(f) V(1-2), Capela, Nada a assinalar
8ª-Marítimo(c) V(5-0), Cosme, Nada a assinalar
9ª-Académica(c) V(2-1), Hugo Pacheco, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)

Braga
1ª-Benfica(f) E(2-2), Soares Dias, Beneficiado, Prejudicado, (3-2), (+ 1 ponto)
2ª-Beira-Mar(c) V(3-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
3ª-Paços de Ferreira(f) D(2-0), Pedro Proença, Nada assinalar
4ª-Rio Ave(c), V(4-1), Bruno Paixão, Nada a assinalar
5ª-Guimarães(f), V(0-2), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
6ª-Olhanense(c), E(4-4), Jorge Tavares, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
7ª-Marítimo(f), V(0-2), Benquerença, Nada a assinalar
8ª-Gil Vicente(c) V(3-1), Rui Silva, Beneficiados, Impossível contabilizar
9ª-Sporting(f) D(1-0), Proença, Prejudicados, (1-1), (-1 ponto)

LINK's
1ª jornada
2ª jornada
3ª jornada
4ª jornada
5ª jornada
6ª jornada
7ª jornada
8ªjornada

Épocas anteriores:
2011-2012
2010-2011
2009-2010