Últimas indefectivações

domingo, 18 de agosto de 2013

Época nova, nada de novo !!!

Marítimo 2 - 1 Benfica

Não sou bruxo, mas aquilo que escrevi poucos minutos antes de começar o jogo do Benfica, tornou-se realidade. Mas tenho que admitir, que não fiz nada de especial. Pensar que as coisas podiam ser diferentes, isso sim, seria uma atitude parva...

Só vi com atenção a 1.ª parte do jogo dos Barreiros, na 2.ª o trabalho não me permitiu acompanhar o jogo como desejava. O Jesus fez a vontade a muitos dos técnicos de bancada - apesar de agora ninguém o querer reconhecer!!! -, reforçou o meio-campo. Com a ausência do Salvio, podia ter feito uma substituição directa, mas resolveu colocar o Amorim. Eu próprio já tenho reclamado esta opção em alguns jogos. Mas a consequência natural desta opção, é a falta de jogadores na área (como eu também tenho recordado em várias ocasiões). Ainda por cima com o Djuricic no lugar que deverá ser do Markovic, ficámos com pouca presença na área. O jogo ficou lento, e com poucas oportunidades. O Benfica na 1.ª parte teve o domínio territorial, criou as jogadas mais perigosas (poucas), mas notava-se a ausência do Salvio, para carregar a equipa para a frente, e do Cardozo para marcar o território junto dos centrais.
O empate até seria justo ao intervalo. O penalty caiu literalmente do céu para o Marítimo. O Derley não está fora-de-jogo (apesar da SportTV ter-se esquecido de mostrar a repetição para o provar), o Garay atrasou-se a subir, também é óbvio que a queda foi teatral, mas existe contacto do braço do Artur com a coxa do Derley. O problema é que esta jogada tem início numa claríssima falta (empurrão e pontapé) sobre o Gaitán, no bico da grande área do Marítimo, que deu um contra-ataque perigoso do Marítimo, que o Garay ainda conseguiu o corte na 1.ª vaga, mas numa 2.ª vaga, com a equipa do Benfica ainda desequilibrada o Marítimo sacou a falta. Nada de novo, logo nos primeiros minutos quando vi o Enzo recuperar uma bola sobre o Danilo, na meia-lua do Marítimo, com a bola a sobrar para o Lima, em situação de remate, e o Jorge Sousa a interromper imediatamente a jogada marcando falta contra o Benfica, fiquei esclarecido: o jogo iria ser exactamente como eu pensava que seria!!!
Como não acompanhei o jogo com atenção na 2.ª parte, não vou entrar em pormenores. O Benfica entrou a marcar, mas pareceu-me que o jogo ficou mais partido, com ataques e contra-ataques. Com as substituições o Jesus voltou a táctica habitual. Até que o Sami, em fora-de-jogo, milimétrico, marcou... O guarda-redes adversário, 'mixou-se' todo, pelo menos em duas ocasiões, e a bola não entrou. No último minuto, o Lima sofre penalty, e o Jorge Sousa não marca. Não existe rasteira no pé, mas existe contacto na coxa do Lima, tal como o Artur tocou na coxa do Derley no penalty contra o Benfica... Mas também seria ingénuo da nossa parte pensar que alguém marcaria este penalty a favor do Benfica!!!
O Benfica jogou mal?!!! Provavelmente... O Benfica podia ter jogado melhor?!!! Provavelmente... As opções podiam ser outras?!!! Provavelmente... Agora a cantiga de quando jogamos menos bem, não nos podemos queixar dos árbitros, é completamente absurda. É daqueles argumentos fatais, pois contribui efectivamente para o branqueamento, jornada após jornada, da farsa que é o Campeonato Nacional... Quem quiser continuar a ser cúmplice está à vontade. Eu nunca serei...

Enquanto isso, em Setúbal, expulsa-se o guarda-redes do Setúbal, de uma forma totalmente absurda, e não se valida aquele que seria o golo do empate do Setúbal, a 2 (quando o Setúbal já jogava com menos um)!!! E assim o Capela voltou a cair nas graças do Sistema, não foi preciso esperar muito... É a palhaçada do costume... nada de novo.
Como já referi, não advogo ter a solução mágica... mas como Benfiquista, tenho a obrigação de exigir a todos: Militância... 

PS: Peço desculpa de ofendo alguém, mas os post's a pedir o despedimento do Jesus, depois deste resultado, ou são a concretização das obsessões mais pessoais... ou então é de gente atrasada mental. Quem quiser continuar a martelar no treinador nos dirigentes, ou nos jogadores, pode continuar a fazê-lo, mas não tenho muita paciência para os aturar... O Benfica começa esta época, com grande parte dos jogadores, com o treinador e com os dirigentes, que levaram o Benfica a ser no Ranking oficial da UEFA a 6.ª equipa Europeia (que entre todos os ranking's subjectivos, é o mais objectivo!!!). Não é um título. Mas é um indicador. Nem os jogadores são 'peseteiros', nem o treinador é incompetente, nem os dirigentes são criminosos, como vocês o querem fazer passar...

Começa...

... hoje, muito provavelmente, mais uma palhaçada Tuga.
Não, não estou a ser pessimista. Nada indica, que alguma coisa tenha mudado, bem pelo contrário. A pré-época, foi bem elucidativa: o jogo do Celta no antro; confissão do Vitinho Cócoras, que alguém - superior - martelou as classificações dos árbitros!!!
Alguns continuam a discutir contratações, vendas, jogadores, treinadores, directores, tácticas, substituições, politicas de comunicação, etc... No Benfica além dos habituais treinadores de bancada, nos últimos tempos desenvolveu-se uma nova espécie: os gestores de teclado (infalíveis, obviamente)!!!
Ainda ontem vi o Olarápio apitar mais um jogo da Liga... Durante os jogos, e alguns minutos após sermos mais uma vez roubados os Benfiquistas (todos) lembram-se que é esta gentalha que decide os Campeonatos, mas algumas horas depois, esquecem tudo, e voltam às recriminações internas, às tácticas, às vendas e contratações, aos directores e aos treinadores.
Vivemos numa República das Bananas, temos prova disso todos os dias... só em Portugal, é que um Campeonato com 30 jornadas, pode ser decidido à 3.ª !!!
Não estou pessimista, por causa do Jesus ou do Vieira, ou do Salvio, ou do Matic, ou mesmo do Cardozo, isso é indiferente, os Ladrões continuam todos no activo - impunemente -, nada mudou. O ano passado mesmo sendo cerca de 12 pontos superior ao adversário, não fomos Campeões, nada indica que isso, se vai alterar...
A nomeação de Jorge Sousa (Super-Dragay) é disso o melhor exemplo. O jogo em Leiria em 2009, quando fomos Campeões, onde ele marcou um penalty (evidente), a nosso favor, que nos deu a vitória, provocou uma 'espera' na sua casa (pelos seus antigos companheiros de claque), onde a sua família foi ameaçada. Nos jogos seguintes, a ira com que apitava os jogos do Benfica, parecia ter acalmado, talvez irritado pela tal 'espera'... Mas, na Final da Taça do ano passado, ficou demonstrado que já esqueceu tudo: o golo em fora-de-jogo nem foi responsabilidade directa dele, mas o critério disciplinar absurdo foi só da responsabilidade dele. Enquanto o Matic e o Enzo foram amarelados à primeira, os vimaranenses foram impunemente distribuindo porrada, com especial evidência para o Leonel Olímpio, e só nos últimos 20 minutos resolveu mostrar amarelos aos nossos adversários. Este tipo de comportamento não se deve a decisões, difíceis de julgar, os tais erros humanos, este tipo de critério torto, é consequência de estratégias bem cozinhadas, com a clara intenção de prejudicar uns, para beneficiar os outros... E é com esta gentinha que temos que viver...
A desvalorização destes factos, ou é ignorância, ou então corresponde a agendas escondidas... A solução, não a tenho, mas aquilo que se exige aos Benfiquistas: é Militância.