Últimas indefectivações

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Ajax e Aquiles contra os Filhos de Lisboa

"Na Holanda, os clubes tiveram uma tendência especial em ir buscar nomes aos heróis da «Ilíada» do grande Homero. Um deles fará sempre parte da história do Benfica e, não por acaso, esteve presente na Luz para mais uma «Taça Eusébio».

Ajax: Amsterdamshe Football Club Ajax. Chamaram-lhe os Godenzonen, Os Filhos de Deus. Só a camisola é mítica. Aquela risca vermelha em fundo banco encantou a minha adolescência. No corpo de Cruyff, balançava como uma cobra, hipnotizando adversários e voava depois como uma flecha em direcção aos golos.
Filhos de Deus: filhos dos deuses do futebol. Filhos de judeus, também, mas não logo desde a origem, em 1900, mais depois de o clube se ter mudado para o bairro judeu de Amesterdão, Amsterdam-Oost.
Convidado do Benfica para a «Taça Eusébio» desta época, o Ajax ficará para sempre ligado à história dos Filhos da Águia de Lisboa, sobretudo após duas extraordinárias eliminatórias da Taça dos Campeões Europeus, a primeira em 1969, que obrigou a um jogo de desempate em Paris (depois de o Benfica ter ganho por 3-1 num campo de neve na Holanda e ter perdido na Luz pelo mesmo resultado), a segunda em 1972, nas meias-finais, com 0-1 lá e 0-0 cá. De alguma forma, foi a passagem de testemunho. A melhor equipa da Europa dos anos-60 dava passagem à melhor equipa da Europa dos anos 70 - opinião de quem escreve, lá está, privilégio de rabiscador de linhas...
Ajax: filho de Telamon e Periboea. Personagem inesquecível da «Ilíada» (ainda se lê nas escolas?), heróis da Guerra de Tróia, a fatal vingança do rapto da bela Helena.
Era grande, enorme, colossal! Pelo menos assim o descreve Homero, já que o cinema lhe deu a cara de Tyler Mane. O maior dos Aqueus. Era de tal cepa que nunca foi ferido em qualquer das batalhas em que se envolveu.

E Hércules! E Esparta! Xerxes!
Foi no herói de Homero que o Amsterdamsche Football Club Ajax se inspirou no momento da sua fundação. E era precisamente aqui que eu queira chegar. O mestre de combate de Ajax foi Chiron, o centauro. O mesmíssimo Chiron que treinou Hércules, ou Heracles (calma que também o filme está quase a chegar...), e Peleus, pai de Aquiles, que teve mais sorte no que ao universo feminino diz respeito e ganhou a cara de Brad Pitt.
Na mesma semana que o Benfica defrontou Ajax, o Sporting defrontou Aquiles. Companheiros da Guerra de Tróia e companheiros do Futebol holandês. Sim, porque esta coisa de heróis gregos, para os holandeses e para o seu Futebol tornou-se uma espécie de mania.

Pois o Achilles '29 está na segunda divisão holandesa mas já foi um clube com peso no país. O nome não deixa dúvidas. Foi tirado de Aquiles, o personagem principal da «Ilíada», filho da ninfa Thetis e do já falado Peleus, rei dos Mirmidões. Vencedor de Heitor e morto por Paris com um golpe no único ponto vulnerável do seu corpo imbatível - o calcanhar, pois claro!
Podem ter sido os únicos heróis gregos a defrontar os dois grandes de Lisboa na mesma semana, mas a Holanda tem outros para oferecer. Se Hércules, ou Heracles, foi um semi-deus filho de Zeus, o Heracles é um clube filho da cidade de Almelo e fundado em 1903 e que milita na primeira divisão da Holanda e já foi até campeão. Por isso, não podia faltar aqui nesta pequena crónica greco-luso-holandesa. E, já agora, não esqueçamos outro histórico clube dos Países Baixos, o Sparta de Roterdão, um dos poderosos do início do século, criado por um grupo de estudantes admiradores da história de Esparta, cidade-estado rival da antiga Atenas.

Para que tudo não se resuma a figuras da velha Hélade, também Roterdão viu nascer o RFC Xerxes, em 1904, tendo como inspiração o sucessor de Dário, rei da Pérsia, e pai de Artaxerxes.
Um gosto especial por gente especial. Vinda do mundo fantástico das lendas ao qual o futebol é sempre grato."

Afonso de Melo, in O Benfica

Desculpa lá Artur...

Mas sinceramente pá...

Definições

Benfica 1 - 3 Valência

O Jesus tinha dito antes da Emirates Cup, que estes jogos iriam servir para definir as coisas, e aparentemente não se enganou!!! Que o digam Luís Filipe e Artur!!! Aquelas substituições não enganam ninguém...!!!
É verdade que perdemos - novamente -, é verdade que voltámos a sofrer 3 golos em 10 minutos - ontem foram 4 !!! -, mas este jogo foi bastante diferente. E mesmo que isso pareça 'estranho', gostei da maioria dos momentos do jogo!!! Que acabou por ser estragado, pelos erros individuais do Artur... com alguma ajuda do mau posicionamento do Luís Filipe...!!!

Marcámos logo no 2.º minuto, numa recuperação alta... o Valência 'pegou' no jogo, mas o Benfica foi sempre perigoso nas transições, e apesar da posse de bola ser maioritariamente Espanhola, as oportunidades eram poucas... Aliás as melhores oportunidades do Valência na 1.ª parte, foram após um erro do Cancelo, e outro do Artur!!! De resto foi sempre o Benfica a estar mais perto do golo... com o Derley, e o Bebé em destaque... e com o Jara a demonstrar - mais uma vez -, que aquela cabeça não trabalha!!! É capaz do melhor (assistência para o golo, remate à barra...), e depois isolado perante o guarda-redes resolve dar um toque de calcanhar para ninguém!!!
A grande melhoria do Benfica nesta 1.ª parte, na minha opinião deveu-se essencialmente à entrada do André Almeida na equipa. O André não é um predestinado, mas luta, decide quase sempre bem, e tacticamente é muito bom, sabe definir o seu posicionamento defensivo e é extremamente solidário nas compensações. Neste momento, é nosso melhor Trinco... por larga margem.
Destaco também três boas exibições, de 3 jovens da Formação: o Lindelof a Central fez um grande jogo, não merecia aquela substituição...; o João Teixeira voltou a estar muito bem, com vários passes, pelo chão, a rasgar a defesa do Valência... na parte final, quando baixou para '6' cometeu alguns erros, provando que não é um Trinco...; e ainda um bom jogo do Cancelo. É verdade que a melhor oportunidade do Valência na 1.ª parte foi após um erro do Cancelo, mas no resto esteve quase sempre, e noto nele uma enorme contenção para não exagerar nos slalom's... mas quando lhe dão espaço não é fácil ao rapaz contrair as suas tendências!!!

Todo este excelente trabalho no 1.º tempo, foi atirado fora, em 10 minutos!!! Como já referi, erros individuais, indesculpáveis!!!
Com as substituições 'castigadoras' a equipa voltou a ganhar 'calma' e tentou sempre reduzir, tivemos várias hipóteses, mas a bola não entrou... mesmo assim, a melhor oportunidade foi do Valência num contra-ataque, após um canto, mal marcado, a favor do Benfica!!!

Não foi só pelo golo, mas o nosso melhor em campo, foi o Derley, que conseguiu fazer várias arrancadas muito boas, o golo deu-lhe alguma confiança, mas precisa de ganhar mais... com aquela força, e com aquela velocidade, pode rematar mais...

Na conferência de imprensa, o Jesus acabou por fazer algumas declarações relevantes:
1) Garantiu a permanência do Enzo... e do Gaitán!!! A confirmar-se serão os nossos melhores 'reforços'!!! Em jeito de piada, o Jesus acrescentou que se mais alguém saísse, ele também saía!!! Espero que esta piada, não seja transformada em anedota!!!
2) Garantiu a contratação de mais 3 jogadores: guarda-redes, médio defensivo, avançado. Já o referi nos últimos dias, o guarda-redes e o médio, são prioritários, e obrigatórios; em relação ao avançado, acho que temos algumas boas opções no plantel, e num cenário de orçamento curto, acho que não devemos precipitar-nos... Só valerá a pena contratar alguém, se for um daqueles jogadores, que faça mesmo a diferença, imediatamente, e esses normalmente são caros!!! E volto a recordar que o Bebé e o Talisca podem jogar na posição do Rodrigo!!! Além do Gaián, do Bernardo, do Frisenbichler...

Sem mais jogos da pré-época no calendário, é tempo de começar a pensar no 11 titular na Final da Supertaça. Não é um exercício fácil!!! Além das 3 contratações pré-anunciadas, ainda temos os lesionados, os dispensados, e os potencialmente 'vendáveis'...!!! Saber qual será o plantel, daqui a 1 semana, é uma incógnita!!!
GR: (?) (opção: Artur)!!!;
Centrais: César, Lindelof (opção: Sidnei) (isto se Luisão, Lisandro ou Jardel não recuperarem!!!);
DD: Maxi;
DE: Benito;
Médios: Almeida, Enzo (opção: Teixeira);
Alas: Salvio, Gaitán;
Avançados: Lima, Derley;
- Nos rumores online, fala-se na contratação do guarda-redes Alemão, Loris Karius do Mainz. O seu Clube contratou o internacional Grego, Kapinos, e o Karius só tem mais um ano de contrato. Portanto faz sentido a sua saída... Por acaso, vi o Bayern-Mainz da época passada, um autêntico massacre durante 90 minutos do Bayern!!! A bola simplesmente recusava-se entrar, com o Karius a defender tudo, com a ajuda dos Deuses...!!! Não posso fazer uma avaliação definitiva com 1 jogo, mas se isso fosse possível, o jovem Alemão estava mais do que aprovado!!! Se não for este, quem vier, tem que ter qualidade para ser titular de 'caras', e como o guarda-redes não tem o problema das 'rotinas' que existem nas outras posições, se chegar até Quarta, é para ser titular no Domingo!!!
- A questão dos Centrais é muito delicada, é verdade que a dupla César/Sidnei não convenceu ninguém, mas não existe (praticamente) mais ninguém!!! O Lindelof na minha opinião devia ser titular, mas não acredito que o Jesus vá arriscar em Aveiro... E mesmo se alguns dos lesionados recuperar, o facto é que Luisão e Lisandro não fizeram 1 único minuto nesta pré-época, e o Jardel já está há mais de 2 semanas no estaleiro!!!
- Nas laterais parece existir poucas dúvidas, com a lesão do Eliseu tudo ficou definido na esquerda, o Benito ainda denota alguma inexperiência, mas...; na direita o Maxi é dono do lugar, com o Cancelo a ser a 1.ª opção, e ainda com o Almeida e o próprio Lindelof como opções de emergência.
- No miolo, os melhores nesta pré-época foram claramente o Almeida e o Teixeira. O Talisca não me convenceu como médio (acho que deverá render mais, como '10', atrás do ponta de lança), e o Amorim perde na mobilidade para os outros dois portugueses. Mas se o Enzo estiver disponível, mesmo sem pré-época, será sempre titular...
- Mesmo com as lesões do Pizzi e do Sulejmani, é nas Alas que temos mais opções, acho mesmo que existe a possibilidade de alguém ser dispensado/emprestado/vendido até ao final de Agosto!!! O Toto e o Nico serão sempre titulares, só se o Nico for utilizado no meio, poderá abrir uma vaga... e neste momento, parece que essa vaga-extra, está a ser discutida entre o Ola John e o Bebé!!! O Candeias parece que perdeu o comboio...!!!
- Já me tentaram convencer que o Derley e o Lima não são compatíveis!!! Mas não me conseguiram mudar de opinião!!! O Lima actualmente passa o tempo a descair para as Alas, portanto podem jogar perfeitamente os dois... O Jara, com a saída do Cardozo até pode ficar no plantel, mas terá pouca oportunidades, se chegar um avançado novo, então sairá seguramente!!! Creio que a dúvida do Jesus neste sector, será na utilização do Nico ou do Talisca na posição de 2.º avançado: quantas vezes, e em quais jogos onde isso poderá acontecer!!!

Jogadores pouco utilizados nesta pré-época como o Nelson Oliveira, o Victor Andrade, o Cavaleiro, o Candeias, o Pizzi, o Steven, e mesmo o Bernardo dificilmente ficarão no plantel... podem ser emprestados, ou podem mesmo 'voltar' à equipa B. Pessoalmente acho que o empréstimo é a melhor opção, em alguns casos até defendo a venda... depende das circunstâncias. O Luís Filipe não vai ficar de certeza, e o Artur duvido que fique como 2.º guarda-redes... acho mesmo que só ficará, se ninguém o quiser!!!
Assim o plantel ficaria:
GR: Karius(?), Lopes, Varela
Centrais: Luisão, Lisandro, Jardel, César, Lindelof
Laterais: Maxi, Cancelo, Eliseu, Benito, Sílvio?
Médios: Almeida, Amorim, Enzo, Teixeira, Fejsa, (?)
Alas: Salvio, Bebé, Gaitán, Ola, Sulejmani, Candeias?, Pizzi?
Avançados: (?), Lima, Derley, Talisca, Bernardo?, Jara?

PS: Parabéns à Marta Pen pela medalha de Bronze nos Ibérios-Americanos a decorrer em São Paulo, no Brasil, na prova dos 800m...
Igualmente de parabéns está o nosso Judoca Célio Dias, que após longa ausência devido a lesão (e problemas burocráticos!!!) competiu no Open Pan-Americano em Miami, e conseguiu também uma medalha de Bronze...!!!