Últimas indefectivações

terça-feira, 1 de junho de 2021

Ação redobrada: Crianças sempre!


"Sabemos que são difíceis os tempos que correm. Isso não é novidade, mas a nossa resiliência também não! Para mais, o pior poderá já ter passado no que à saúde diz respeito, todos o queremos e todos acreditamos nisso, mas as ondas de choque da terrível pandemia começam a fazer-se sentir na vida das famílias e assim continuarão a desafiar-nos, impacto após impacto, por algum tempo.
Aprender-se-á nos manuais de História que uma vez mais o jogo cruel da seleção natural pôs à prova a resistência e o engenho humanos. O Benfica soube pensar além de si próprio e superar-se na sua ação humanista, atuando de forma pronta e musculada.
O Benfica agiu, como sempre. Porque o Benfica tem uma coisa dentro de si, a que os benfiquistas gostam de chamar Mística, e que o obriga a superar-se a cada obstáculo do caminho e a acreditar nas pessoas e dar-lhes tudo de si para que se realizem plenamente e protagonizem na vida de cada um a divisa de excelência que a todos nos impele: "De Muitos Um!", cada um de nós!
Por isso, para isso, o Sport Lisboa e Benfica instituiu a Fundação Benfica há 12 anos, tendo já envolvido em projetos de apoio e desenvolvimento social mais de 210 000 beneficiários em 10 países desde então, com um crescimento de atividade e escala, impactando diretamente mais de 34 000 pessoas em 2020, a maioria das quais em Portugal.
O foco dos projetos da Fundação são as crianças e jovens, combatendo todas as formas de exclusão e a pobreza infantil e promovendo a sua inclusão educativa como passaporte para o futuro. Em Portugal, a Fundação atua junto de diferentes públicos, do 1.º, 2.º, 3.º ciclos e ensino profissional, sendo já bem conhecidos dos benfiquistas projetos como:
- "Para ti Se não faltares!"
- "Community Champions League"
- "Hat-Trick: Treinar, Jogar e Vencer"
- "Benfica Faz Bem"
- "KidFun – Educação para Valores"
- "Show Racism the Red Card"
Mas o Benfica é enorme e olha para o país como um todo, por isso, não descurando a aposta central na educação, leva ainda a Fundação a acompanhar as dores do país, levando-lhes como bálsamo a solidariedade infinita dos benfiquistas e a vontade indómita de vencer, sem nunca desistir, que nos caracteriza. Por isso mantemos e intensificamos ainda a nossa ação em projetos de Desporto Inclusivo como:
- "Walking Football" – Seniores (+50)
- "Futebol Adaptado" – pessoas portadoras de deficiência
- "Futebol de Rua" – jovens apoiados por projetos sociais
- "Welcome through Football" – refugiados
Mas também e crescentemente no futuro, nas áreas da sustentabilidade e educação ambiental com projetos nascidos da nossa reação aos terríveis incêndios de 2017, que mantemos ainda hoje como prevenção porque a memória benfiquista não é curta, como não é fugaz ou apenas de circunstância a nossa ação. O projeto "Faz da tua Escola um viveiro!" é disso um exemplo vivo, como o é a ação contínua da Fundação Benfica ao longo de todo o ano ao nível da assistência humanitária e do projeto Benfica Contigo.
São estes os projetos que mantemos durante esta dura provação, depois de uma reação à pandemia que levou o Benfica a duplicar o investimento social e a superar-se num apoio efetivo de mais de 1 200 000 euros ao SNS em material indispensável ao salvamento de tantas e tantas vidas por entre a trágica pandemia que ceifou a vida a tantos dos nossos entes queridos.
Redobraremos a nossa ação porque da solidariedade ativa e da tenacidade das organizações e dos cidadãos depende o futuro de todos nós e porque já todos sabem, benfiquistas ou não, que o nosso Benfica é fiável, sabe fazer e faz. Mais, está sempre lá quando é preciso!"

Benfica FM #161 - Temporada...

Benfica

SL Benfica | O regresso de Tiago Dantas

"A temporada a nível de clubes está oficialmente terminada e recomeçam os rumores de mercado, bem como o regresso “a casa” dos jogadores emprestados. E ao que tudo indica, o FC Bayern Munique não exercerá a cláusula de compra por Tiago Dantas, pelo que o jogador português deverá regressar aos encarnados, podendo ser opção para Jorge Jesus.
Os bávaros teriam de desembolsar 7,5 milhões de euros para poder ficar com o passe de Tiago Dantas, o que não acontecerá. Segundo a imprensa alemã, o médio era uma aposta de Hansi Flick, que está de partida do comando técnico do clube bávaro e para o seu lugar chegará Julian Nagelsmann, treinador que orientou o RB Leipzig durante duas temporadas.
Pois bem, com a saída de Flick, Tiago Dantas perde o pouco espaço que tinha no plantel dos campeões alemães e, por essa razão, regressará a Lisboa para saber o seu destino. Ainda assim, Dantas sai da Alemanha como campeão nacional e campeão mundial de clubes. Contudo, pouco ou nada acrescentou ao FC Bayern Munique, equipa que representou por apenas duas vezes.
De resto, jogou pela equipa secundária do clube por sete vezes não tendo registado nenhum golo ou assistência. De volta a Lisboa, Tiago Dantas terá de conquistar um lugar no plantel principal dos encarnados, onde terá imensa concorrência. Ainda assim, o português tem a qualidade necessária para ser opção para Jorge Jesus. Não sendo um titular indiscutível, julgo que poderia ser uma opção “barata” para mexer com o jogo quando assim necessário.
Com apenas 20 anos, o médio português procura iniciar-se e afirmar-se ao nível do seu talento e no Sport Lisboa e Benfica não vejo isso a acontecer, pelo menos não imediatamente e não regularmente. Neste idade os jogadores precisam de minutos, precisam de se desenvolver e, infelizmente, o clube da Luz não parece ser o lugar ideal para Tiago Dantas.
A equipa secundária dos encarnados, caso o jogador fique contratualmente ligado ao clube, parece ser a opção mais válida com chamadas pontuais à equipa principal, bem como realizar os treinos com a equipa A.
Também não está descartada a hipótese de uma transferência, quer seja a título definitivo ou de empréstimo, se bem que o empréstimo será a opção que agradará mais às águias. Dantas parece ter ganho novos admiradores na Alemanha e fala-se no interesse de clubes não só da Bundesliga, como do resto da Europa.
Tiago Dantas é um jogador elegante que destila qualidade cada vez que toca na bola. O seu físico franzino é o seu maior defeito, até porque num futebol que depende cada vez mais do físico, jogadores que são menos portentosos acabam por ser colocados de parte. No entanto, Dantas sempre conseguiu contornar essa sua debilidade com a sua técnica aprimorada.
Faz do seu passe e visão de jogo os seus pontos mais fortes e é capaz de pautar o jogo a seu belo prazer. Transborda qualidade pelos pés e é um dos jovens jogadores portugueses a acompanhar nos próximos tempos.
Após ter percorrido todos os escalões de formação do SL Benfica, clube onde está desde os seus quatro anos de idade, Dantas procura chegar ao plantel principal e jogar de forma regular."

É de família (literalmente) – Há outro Félix por aí à solta na formação


"“Com a idade dele, eu nem tinha o caparro que ele tem, nem fazia coisas que ele faz. Ele bate melhores livres do que eu e eu bato melhor penáltis, mas jogamos mais ou menos nas mesmas posições. No futebol, é preciso jogar simples, mas gostamos de fazer algo diferente, que anime o público e nisso temos algumas parecenças. Desde pequenos vimos um e outro a jogar e tentamos fazer igual.”
João Félix, sobre o irmão.

Devido a questões pandémicas e quase mais de um ano depois, regressaram as competições oficiais nos escalões de formação com a realização dos Torneios Nacionais (sub-15, sub-17 e sub-19), provas organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol. Uma oportunidade para estes jovens voltarem a ter o estímulo competitivo em jogo (que por si só constitui também uma componente formativa) tendo em vista o seu desenvolvimento e também para voltarmos a ter um pequeno vislumbre daquilo que serão as gerações de futuro do futebol nacional. E é no Seixal que tem andado à solta um dos maiores talentos da geração de 2004: Hugo Félix. O irmão do jogador do Atlético de Madrid (quem não se lembra do terno abraço entre ambos na Luz) tem estado recentemente em destaque no escalão de Juvenis, mas já atuou pelos Juniores e inclusive já fez a sua estreia pelos sub-23 (com apenas 16 anos!) em Fevereiro, frente ao Cova da Piedade. Atuando normalmente como médio-interior de características mais ofensivas na estrutura de 1-4-3-3 padrão dos escalões de formação do SL Benfica, o jovem criativo apresenta já algumas características que o distinguem dos demais: a relação com bola, expoente máximo de uma coordenação motora que lhe confere um jogar muito elegante; a relação com o golo, seja pela espontaneidade de remate exterior ou pela capacidade de chegada à área partindo da posição de interior; a execução nos esquemas táticos, seja em ações de remate em distância ou cruzamento.
Convocado para o estágio de preparação tendo em vista o Europeu de Sub-17, é de esperar que Hugo Félix continue tranquilamente a sua evolução (de preferência como atualmente, em contextos de escalão acima que lhe causem mais e diversos tipos de problemas) e que possa ser mais um produto do Benfica Campus a bater à porta da equipa principal a médio prazo. Deixamos então alguns momentos do jovem médio nos Torneios Nacionais da presente época."